2010
Ele Tomará Sobre Si as Dores de Seu Povo
Abril de 2010


Falamos de Cristo

Ele Tomará Sobre Si as Dores de Seu Povo

Poucos anos depois que minha mulher, Gisèle, e eu voltamos para casa, após presidir a Missão Fiji Suva, ficamos sabendo que Gisèle estava com câncer no estômago. Aquela provação incluiria três cirurgias delicadas e algumas complicações que resultariam na remoção completa de seu estômago. Ao observar o sofrimento de minha mulher, compreendi melhor a Expiação de Jesus Cristo.

Lembro que me senti completamente arrasado pelo que Gisèle estava sofrendo. O que ela havia feito para merecer tamanha aflição? Ela não havia servido ao Senhor fielmente? Não tinha cumprido a Palavra de Sabedoria? Por que Ele não havia impedido que essa enfermidade a acometesse? Por quê?

Numa noite, deixei meu coração e meus sentimentos extravasarem em oração, expressando ao Senhor todas as minhas frustrações. “Não aguento mais ver minha mulher ter de suportar tanta dor!” disse eu. Então, decidi abrir as escrituras. Encontrei estes versículos consoladores sobre Jesus Cristo em Alma 7:11–12:

“E ele seguirá, sofrendo dores e aflições e tentações de toda espécie; e isto para que se cumpra a palavra que diz que ele tomará sobre si as dores e as enfermidades de seu povo.

E tomará sobre si a morte, para soltar as ligaduras da morte que prendem o seu povo; e tomará sobre si as suas enfermidades, para que se lhe encham de misericórdia as entranhas, segundo a carne, para que saiba, segundo a carne, como socorrer seu povo, de acordo com suas enfermidades.”

Até aquele momento não tinha refletido sobre tudo o que a maravilhosa Expiação do Salvador implicava. Não me tinha realmente dado conta de que Jesus Cristo tomaria sobre Si a dor de Gisèle, ou a minha. Depositei toda a minha aflição e temor Naquele que toma sobre Si “as dores e as enfermidades de seu povo”. Com essa nova compreensão, senti um pesado cargo ser tirado de minhas costas!

Hoje, Gisèle está passando muito bem, como se nunca tivesse tido câncer. Nos exames médicos regulares, o médico diz que ela é “um milagre”. Sinto-me extremamente grato por sua cura física, mas também me sinto grato pela cura que eu senti, uma cura do coração. O consolo que somente podemos sentir por intermédio do Salvador deu-me a serena confirmação de que tudo ficaria bem.

Agora, sempre que enfrento tribulações, lembro-me daquela vigorosa lição e do que o Senhor disse ao Profeta Joseph Smith: “O Filho do Homem desceu abaixo de todas elas. És tu maior do que ele?” (D&C 122:8). A lembrança do sacrifício de Jesus Cristo invariavelmente me consola.

Sinto-me eternamente grato pela disposição que o Salvador teve de passar por aquela excruciante agonia. Presto testemunho de Seu amor, de Sua misericórdia e de Seu cuidado carinhoso por Seus filhos. Ele é nosso Salvador, e eu O amo.

Ó Meu Pai, de Simon Dewey, reprodução proibida