2010
Milagre no Semáforo
Setembro de 2010


Do Campo Missionário

Milagre no Semáforo

Ele estava numa lambreta, esperando o semáforo abrir. Eu tinha apenas alguns segundos para falar com ele.

Quando meu companheiro missionário, o Élder Platt, e eu caminhávamos por uma feira livre nas ruas de Taichung, Taiwan, paramos num cruzamento movimentado e esperamos o sinal mudar. Pouco depois de parar, ouvi um som bem conhecido atrás de nós. Quando várias lambretas pararam a nosso lado, olhei em volta para ver se havia alguém com quem falar. Naquele momento, tive uma impressão muito clara no coração e na mente. Não ouvi nenhuma voz, nenhuma palavra foi proferida, mas senti que precisava conversar com o homem da lambreta que estava a poucos passos a minha esquerda.

Com um sentimento de urgência, fui falar com ele. Senti como se alguém realmente me desse um empurrão e movesse meus pés por mim. Abri a boca e perguntei: “Está tendo um bom dia hoje?” Ele me olhou e disse que estava tendo um dia ruim. Naquele instante o semáforo abriu, e senti meu ânimo diminuir. Temi que o homem fosse embora. Não tinha lhe dito nada sobre a Restauração da Igreja verdadeira e viva de Jesus Cristo, sobre o Profeta Joseph Smith ou sobre o Livro de Mórmon. Nem sequer lhe dissera o nome da Igreja.

As pessoas a nosso redor começaram a ir embora, mas o homem ficou. Sugeriu que fôssemos para o acostamento para conversar mais. Fiquei surpreso, mas concordei, agradecido por sua sugestão. No acostamento, o Élder Platt e eu dissemos a ele o nome da Igreja e muitas outras coisas.

Poucas semanas depois, aquele homem, Su Meng-Wei, e seus dois filhos e duas filhas foram batizados e confirmados membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Com aquela experiência pessoal, aprendi que, se nos esforçarmos diligentemente para realizar a obra do Senhor à maneira Dele e no tempo Dele, teremos, às vezes, o privilégio de testemunhar milagres. O profeta Morôni declarou que “Deus não deixou de ser um Deus de milagres. Eis que não são maravilhosas aos nossos olhos as coisas que Deus fez?” (Mórmon 9:15–16.) Os milagres podem tocar o coração e mudar vidas.

O guia Pregar Meu Evangelho contém esta promessa para os missionários e membros da Igreja: “O Senhor está preparando pessoas para receber você e o evangelho restaurado. Ele irá guiá-lo a essas pessoas ou Ele as guiará até você. (…) Essas pessoas reconhecerão que vocês são servos do Senhor. Elas estarão dispostas a aceitar e viver sua mensagem”.1 Não foi por acaso que o Élder Platt e eu estávamos especificamente naquele semáforo naquele exato momento.

O Pai Celestial conhece e ama cada um de nós, individualmente. Não é por coincidência que Ele providencia um meio para que todos conheçamos o evangelho restaurado. O Senhor estava ciente dos desafios e das dificuldades que Su Meng-Wei enfrentava em sua vida. Ele sabia que Su Meng-Wei tinha perdido o emprego. Sabia que palavras rudes tinham sido proferidas na casa da família Su naquela manhã.

O evangelho trouxe mais paz à família Su e fortaleceu seu relacionamento familiar. Ajudou-os a ter felicidade e direção na vida. Encontraram forças para enfrentar os desafios da vida com esperança e destemor.

Talvez não vejamos a princípio, mas aqueles que foram preparados vão reconhecer que somos servos do Senhor. Perceberão algo diferente em nós. Verão as boas qualidades e desejarão conhecer mais a esse respeito. Ao sentirem o Espírito Santo, terão o desejo de aceitar e viver nossa mensagem. Assim como essa mensagem tocou o coração e mudou a vida da família Su, em Taiwan, pode e vai tocar o coração e mudar a vida das pessoas que conhecemos, onde quer que estejamos neste mundo.

Ao orarmos pedindo orientação, podemos perguntar-nos todos os dias: quem em meu círculo de conhecidos o Senhor está preparando para conhecer o evangelho restaurado? Se exercermos nossa fé desse modo, estaremos prontos para seguir os sussurros do Espírito Santo e abrir a boca para compartilhar as verdades preciosas que temos a bênção de conhecer.

Sem dúvida surgirão oportunidades maravilhosas.

Nota

  1. Pregar Meu Evangelho: Guia para o Serviço Missionário 2004, pp. 167–168.

Ilustração: Michael Parker