2010
Não Temas
Dezembro de 2010


Eles Falaram para Nós

Não Temas

Com Maria e José aprendemos que não precisamos temer, pois para cada problema há uma solução.

Maria e José aprenderam ainda bem jovens que, para cada problema Deus tem uma solução. A Maria, o anjo disse: “Não temas. (…) Porque para Deus nada é impossível” (Lucas 1:30, 37).

Às vezes os jovens adultos deparam-se com um problema que parece tão intransponível quanto o Monte Everest. Acham-no alto demais e muito difícil de escalar. Como não veem solução, ficam desanimados — talvez até negativos e pessimistas — em relação ao futuro. No entanto, assim como Maria e José, podemos aprender que, por mais insolúveis que pareçam os problemas da vida, Deus sempre tem uma solução.

Quando Maria tomou conhecimento de seu chamado divino de ser mãe do Filho de Deus, sem dúvida sua mente foi inundada por preocupações e dúvidas. Afinal, ela estava noiva de José — o que ele acharia? Foi então que o anjo do céu a aconselhou: “Não temas” (Lucas 1:30). Quando José foi informado da gravidez de Maria, não viu nenhuma solução satisfatória a não ser romper o noivado. Mas novamente o anjo aconselhou: “Não temas” (Mateus 1:20). Foi a mesma orientação divina dada anteriormente a Zacarias (ver Lucas 1:13) e que depois seria transmitida aos pastores: “Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria” (Lucas 2:10).

Há muito medo no mundo hoje — medo de casar-se, de ter filhos, de assumir compromissos, de defender o que é certo e de resistir à pressão negativa dos amigos. Há temores ligados à situação econômica e a desastres naturais. Mas o conselho do Senhor para nós hoje é semelhante ao oferecido a Maria e a José: “Portanto tende bom ânimo e não temais, porque eu, o Senhor, estou convosco” (D&C 68:6; grifo do autor).

O conselho do anjo a Maria e a José de “não temer” foi mais do que uma orientação sob medida para seus problemas individuais. Foi uma exortação universal para todas as pessoas, pois Maria e José desempenhariam um papel único no ministério do Salvador. E esse ministério permitira eliminar todos os temores de todas as pessoas de todas as épocas.

Em virtude do nascimento, da vida e da Expiação do Salvador, não há problemas insolúveis. É claro que há tragédias e dificuldades temporárias, mas elas não precisam ser permanentes ou insuperáveis. Seria possível imaginar alguém com um problema que Deus não possa resolver? Ele sempre terá uma solução que contribuirá para nosso progresso eterno. Essa é a razão e a essência da Expiação. É por isso que Mórmon disse: “Deveis ter esperança (…) por intermédio da expiação de Cristo” (Morôni 7:41).

Não restam dúvidas da capacidade da Expiação de trazer soluções para nossos problemas. As escrituras são claríssimas nesse ponto. O cerne da questão é: Será que aceitaremos essas soluções? Escolheremos a resposta do mundo ou a de Deus? Vamo-nos arrepender ou racionalizar? Vamos buscar a graça de Deus para superar nossas fraquezas ou “nos virar sozinhos”? Vamos reconhecer o amor de Deus em momentos trágicos ou maldizê-Lo em cada contratempo da vida?

A Expiação é o meio de resolvermos os grandes problemas da vida. Com a Expiação, Deus nos põe no comando de nosso destino divino, contanto que sigamos Sua vontade. Maria foi um exemplo excelente desse tipo de obediência. Ela disse ao anjo: “Cumpra-se em mim segundo a tua palavra” (Lucas 1:38). Não houve racionalização, procrastinação nem reclamação, — mas simplesmente a humilde submissão à vontade de Deus. José também era de natureza obediente. Embora racionalmente tudo levasse a crer na infidelidade de Maria, ele “fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher” (Mateus 1:24).

Maria e José aprenderam uma das lições mais importantes da vida: se crermos na Expiação e fizermos a vontade de Deus, não precisaremos temer, pois sempre haverá solução para nossos problemas.

Os críticos do mundo nunca aprenderam essa lição. Definitivamente, eles costumam ser brilhantes e perspicazes. Eles veem a profusão e complexidade dos problemas que nos assolam, mas não raro desanimam, desesperados, pois não enxergam solução. Isso acontece porque não compreendem a Expiação. Enxergam o problema enorme a sua frente, mas sua visão é limitada. É como se um muro lhes bloqueasse a visão do horizonte: eles só veem o problema. Consequentemente, tornam-se céticos, desiludidos e pessimistas. A perspectiva deles está ilustrada no diagrama 1.

Diagrama 1: Críticos

olhos naturais

problemas

soluções

Por outro lado, há muitos outros que são espiritualmente analíticos sem serem críticos. Eles também são brilhantes e perspicazes. Eles também veem os problemas complexos e difíceis da vida, mas têm uma visão totalmente diferente. Não há um muro que lhes impeça a visão. Na verdade, eles têm uma espécie de lente telescópica que os ajuda a ver não só os problemas, mas ainda mais além. Em outras palavras, eles também veem as soluções oferecidas pela Expiação. A perspectiva deles sobre a vida é mostrada no diagrama 2.

Diagrama 2: Espiritualmente analíticos

olhos espirituais

problemas

soluções oferecidas pela Expiação

Consequentemente, essas pessoas têm poucos temores, se é que os têm. Apresentam uma atitude positiva, otimista e entusiasta em relação à vida, pois têm absoluta certeza de que, para cada problema, há um remédio espiritual. O Salvador declarou: “Tende bom ânimo, eu venci o mundo” (João 16:33). Portanto, não há lugar para o negativismo na Igreja de Cristo. O negativismo e o ceticismo vêm de Satanás. A alegria e o otimismo provêm de Cristo.

Todos os problemas do mundo parecem enquadrar-se em quatro categorias principais, e o Salvador desceu abaixo de todas elas e as sobrepujou, por isso ordenou: “Tende bom ânimo”.

  • Primeiramente, a morte. As escrituras declaram: “Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo” (I Coríntios 15:22).

  • Em segundo lugar, o pecado. O anjo disse a José que Jesus “[salvaria] o seu povo dos seus pecados” (Mateus 1:21).

  • Em terceiro lugar, as fraquezas. O Salvador ensinou a Morôni: “Minha graça [o poder capacitador da Expiação] basta a todos os que se humilham perante mim; porque caso se humilhem perante mim e tenham fé em mim, então farei com que as coisas fracas se tornem fortes para eles” (Éter 12:27).

  • Em quarto lugar, problemas comuns da vida que podem não estar relacionados ao pecado (como doenças, rejeição, depressão, desemprego e assim por diante). Isaías profetizou que o Salvador “[restauraria] os contritos de coração”, “[consolaria] todos os tristes” e “lhes [daria] glória em vez de cinza” (Isaías 61:1–3; ver também Alma 7:9–13).

Para toda aflição que o mundo lança sobre nós, o Salvador tem um remédio com sublime poder de cura. Não é de estranhar que Maria tenha exclamado: “A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador” (Lucas 1:46–47). Ele é o Salvador porque de fato pode salvar-nos da morte, do pecado, das fraquezas e dos problemas comuns da vida.

O Pai Celestial queria que Maria e José começassem o caminho incerto da vida sem temores, cientes de que Seu Filho estava ao lado deles com todos os Seus poderes de salvação. Da mesma forma, Ele deseja que aprendamos esta lição bem cedo na vida: “Não temas. (…) Porque para Deus nada é impossível” (Lucas 1:30, 37).

Segundo Tua Palavra, de Elspeth Young, reprodução proibida; ilustrações de Steve Kropp

A Maria, o anjo disse: “Não temas. (…) Porque para Deus nada é impossível”.

Ele é o Salvador porque de fato pode salvar-nos da morte, do pecado, das fraquezas e dos problemas comuns da vida.

Não Se Faça a Minha Vontade, Mas a Tua, de Harry Anderson © Pacific Press Publishing Association, reprodução proibida; ilustração fotográfica de Matthew Reier