2011
Aprender a Ouvir e Compreender o Espírito
Fevereiro de 2011


Aprender a Ouvir e Compreender o Espírito

Uma das coisas mais importantes que podemos fazer é aprender a ouvir e seguir os sussurros do Espírito.

Imagem
David M. McConkie

Meu pai foi criado na cidadezinha de Monticello, Utah. Quando tinha sete anos de idade, uma de suas tarefas diárias era levar as vacas do pasto para a propriedade. Seu bem mais precioso era seu canivete, que sempre levava consigo. Certo dia, ao sair para buscar as vacas a cavalo, pôs a mão no bolso para pegar o canivete. Desconsolado, percebeu que o perdera ao longo do caminho. Ficou arrasado, mas acreditava no que aprendera com o pai e a mãe: Deus ouve e atende nossas orações.

Montado sem sela, parou o cavalo e apeou. Ali mesmo, ajoelhou-se e pediu ajuda ao Pai Celestial para achar seu canivete. Montou de novo no cavalo, deu meia volta e refez o percurso anterior. Depois de certa distância, o cavalo parou. Meu pai apeou e pôs a mão na espessa poeira do caminho. Bem no meio da poeira, achou seu estimado canivete. Sabia que o Senhor ouvira e atendera sua oração.

Como tinha aprendido a ouvir e seguir os sussurros do Espírito, meu pai foi abençoado a ponto de ver a mão do Senhor em muitas ocasiões no decorrer da vida. Testemunhou muitos milagres. Contudo, quando reunia a família para nos ensinar o evangelho, sempre falava do que lhe acontecera no caminho poeirento em Monticello, quando o Senhor ouvira e atendera a oração de um “menino sardento de sete anos de idade”.

No fim da vida, disse-nos que aprendera outra coisa com essa experiência da infância. Com uma piscadela, disse: “Aprendi que Deus pode comunicar-se com os cavalos!”

A experiência pessoal de meu pai quando menino o marcou de modo duradouro, pois foi o início de sua educação espiritual pessoal. Foi então que aprendeu por si mesmo que Deus ouve as orações. Foi aí que começou, nas palavras do Profeta Joseph Smith, a conhecer o Espírito de Deus.1

O Dom do Espírito Santo

O Salvador prometeu aos apóstolos que, após Sua partida, eles desfrutariam o dom do Espírito Santo. Afirmou: “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito” (João 14:26). Essa promessa foi cumprida no dia de Pentecostes.

Os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias têm direito a esse mesmo dom. Depois que somos batizados, o dom do Espírito Santo nos é conferido pela imposição de mãos por alguém que possui autoridade para administrar as ordenanças do evangelho. Esse dom é o direito de contar com a companhia constante do terceiro membro da Trindade, quando somos dignos.

A companhia do Espírito Santo é uma das maiores bênçãos que podemos desfrutar na mortalidade. O Élder Bruce R. McConkie (1915–1985), do Quórum dos Doze Apóstolos, declarou:

“Os homens devem — acima de todas as coisas neste mundo — buscar a orientação do Espírito Santo. Nada é mais importante do que ter a companhia do Espírito Santo. (…)

Não há preço demasiado alto, trabalho demasiado árduo, luta demasiado severa, sacrifício demasiado grande se com isso recebermos e desfrutarmos o dom do Espírito Santo.”2

O Profeta Joseph Smith ensinou que o Espírito de Deus pode ser conhecido e que, “por conhecer e aceitar o Espírito de Deus, poderemos crescer no princípio da revelação até que [cheguemos] a ser perfeitos em Cristo Jesus”.3

Uma das coisas mais importantes que podemos fazer é passar a conhecer o Espírito de Deus — aprender a ouvir e seguir os sussurros do Espírito. Caso assim desejemos e sejamos dignos, o Senhor nos instruirá no princípio da revelação.

Aprender a Ouvir e Agir

Para conhecermos o Espírito de Deus, precisamos aprender a ouvir com o coração. O Presidente Boyd K. Packer, Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos, disse: “A voz do Espírito é mansa e delicada, uma voz que mais se sente do que se ouve. É uma voz espiritual que vem à mente na forma de pensamentos instilados no coração”.4

O Presidente Packer ensinou também: “Recebe-se mais facilmente inspiração em lugares tranquilos. As escrituras estão repletas de palavras como calma, mansa, pacífica, Consolador: ‘Aquietai-vos, e sabei que sou Deus’ (Salmos 46:10; grifo do autor). E a promessa: ‘[Recebereis] meu Espírito, o Espírito Santo, o Consolador, que [vos] ensinará as coisas pacíficas do reino’ (D&C 36:2; grifo do autor)”.

O Presidente Packer acrescentou: “Embora seja possível convidar essa comunicação, nunca podemos forçá-la! Caso tentemos forçá-la, é bem provável que nos decepcionemos”.5

Algo de suma importância em nosso processo de aprendizado é a responsabilidade de agir, sem demora, de acordo com os sussurros espirituais recebidos. O Presidente Thomas S. Monson afirmou: “Observamos. Esperamos. Ouvimos aquela voz mansa e delicada. Quando ela fala, os homens e mulheres sensatos dão ouvidos. Não devemos adiar nossa obediência aos sussurros do Espírito”.6

Aprender a ouvir e compreender o Espírito é um processo gradual e contínuo. O Salvador afirmou: “Aquele que recebe luz e persevera em Deus recebe mais luz; e essa luz se torna mais e mais brilhante, até o dia perfeito” (D&C 50:24). “Pois a quem recebe darei mais” (2 Néfi 28:30).

Assim como Cristo “no princípio (…) não recebeu da plenitude, mas recebeu graça por graça” (D&C 93:12), nós também, ao guardarmos Seus mandamentos, “[receberemos] graça por graça” (D&C 93:20; ver também João 1:16) e “linha sobre linha, preceito sobre preceito” (2 Néfi 28:30). Nosso processo de aprendizado costuma ser gradual como o orvalho a destilar-se do céu (ver D&C 121:45; 128:19).

O Élder Richard G. Scott, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou que “não existe uma fórmula ou técnica simples que, de imediato, [permita-nos] dominar a capacidade de ser orientado pela voz do Espírito”. Na verdade, “nosso Pai espera que [aprendamos] a obter essa ajuda divina pelo exercício da fé Nele e em Seu Santo Filho, Jesus Cristo”.

O Élder Scott prosseguiu, dizendo: “O que, a princípio, parece ser uma tarefa temerária, torna-se muito mais fácil com o tempo, se você se esforçar consistentemente para reconhecer e seguir os sentimentos propiciados pelo Espírito. Sua confiança na orientação recebida do Espírito Santo também se fortalecerá” e “sua confiança nesses sussurros se tornará maior do que sua dependência daquilo que você vê ou ouve”.7

Como parte de nosso processo de aprendizado, o Senhor nos ajudará a ver os resultados de nossa obediência aos sussurros recebidos do Espírito, em nossa própria vida e na vida dos outros. Essas experiências pessoais fortalecerão nossa fé e nos darão mais coragem para agir no futuro.

Aprender a ouvir e compreender o Espírito exige um esforço considerável. Mas o Senhor prometeu que os fiéis “[receberão] revelação sobre revelação, conhecimento sobre conhecimento, para que [conheçam] os mistérios e as coisas pacíficas — aquilo que traz alegria, que traz vida eterna” (D&C 42:61).

Notas

  1. Ver Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 138.

  2. Bruce R. McConkie, A New Witness for the Articles of Faith, 1985, p. 253.

  3. Ensinamentos: Joseph Smith, p. 138.

  4. Boyd K. Packer, “Línguas Repartidas Como que de Fogo”, A Liahona, julho de 2000, p. 10.

  5. Boyd K. Packer, “A Reverência Convida à Revelação”, A Liahona, janeiro de 1992, p. 23.

  6. Thomas S. Monson, “The Spirit Giveth Life”, Liahona, junho de 1997, p. 4.

  7. Richard G. Scott, “Receber Orientação Espiritual”, A Liahona, novembro de 2009, p. 6.

Ilustrações: Greg Newbold

Retrato de Brigham Young de Dan Weggeland, cortesia do Museu de História da Igreja