2011
Perguntas e Respostas
Dezembro de 2011


Perguntas e Respostas

“Como posso manter uma atitude positiva em relação ao futuro?”

Todos nós passamos por momentos em que temos a impressão de ser atingidos em cheio pelo desânimo e por notícias ruins em âmbito pessoal e às vezes até mundial. Mas devemos lembrar que há motivo para termos esperança devido a nossa fé no Senhor Jesus Cristo.

Na conferência geral de abril de 2009, o Presidente Thomas S. Monson relembrou o mandamento do Senhor de termos “bom ânimo” (D&C 68:6) e deixou-nos as seguintes palavras de incentivo: “Embora se formem nuvens de tempestade, embora a chuva seja derramada sobre nós, nosso conhecimento do evangelho e nosso amor pelo Pai Celestial e por nosso Salvador vão consolar-nos e dar-nos alento e alegria ao coração, se andarmos em retidão e guardarmos os mandamentos. Não haverá nada neste mundo que possa nos derrotar”.

Mesmo quando as coisas parecem mais sombrias, sem o menor indício de luz no fim do túnel, nossa compreensão do evangelho pode ajudar-nos a manter uma atitude positiva em relação ao futuro. Como disse o Presidente Monson no mesmo discurso: “O futuro é tão brilhante quanto sua fé” (“Tenham Bom Ânimo”, A Liahona, maio de 2009, p. 92).

Ler, Orar, Sorrir

Há alguns anos, a presidência geral das Moças nos fez o desafio dos 100 por cento: ler o Livro de Mórmon todos os dias, orar todos os dias e sorrir. Resolvi encarar o desafio e ver até onde chegaria. Para minha surpresa, esse desafio provocou uma mudança maravilhosa em minha vida. Passei a sentir mais felicidade, a contar com a presença do Espírito e a ter uma atitude positiva. Embora ainda houvesse adversidades em meu caminho, a força do Espírito ajudou-me a perseverar com alegria.

Ariana G., 16 anos, Virgínia, EUA

Ter Esperança

A meu ver, o melhor remédio para mantermos a atitude positiva é sorrir e ter esperança! A esperança me ajudou no decorrer da vida de inúmeras formas. Também devemos pensar no quanto somos abençoados e lembrar o quanto o Pai Celestial nos ama. Podemos recorrer a Ele em busca de paz em qualquer situação. Seu Filho sofreu por nós, assim Ele conhece nossas dores. Por meio Dele podemos alcançar esperança, ser curados e, é claro, ser felizes.

Corey D., 18 anos, Utah, EUA

Pensar na Expiação

Refletir sobre a Expiação do Salvador sempre nos trará alegria e nos ajudará a ser otimistas. Todos nós passamos por provações nesta vida. Mas por meio da Expiação, todos os contratempos e problemas, tanto temporais como espirituais, têm solução. A Expiação nos permite enxergar essas soluções. A Expiação é uma demonstração grandiosa do amor de Deus por Seus filhos. Ela é infinita, tal como Seu amor por nós. Isso nos dará coragem e força para enfrentar o futuro sem medo.

Daryl A., 18 anos, Laguna, Filipinas

Permanecer Fiel

Estes tempos desconcertantes fazem parte do plano do Senhor e já estavam previstos desde a época do Velho Testamento. Em várias passagens das escrituras, o Senhor promete que os justos serão abençoados e preservados. Se permanecermos fiéis, o Espírito Santo estará a nosso lado para nos guiar nesta época conturbada, a fim de consolar-nos e ajudar-nos a lembrar que o Senhor tem um plano para nós. Se já tiver tirado a bênção patriarcal, estude-a para ver o que o Senhor tem reservado para você.

Rae B., 17 anos, Washington, D.C., EUA

Pense em Suas Bênçãos

Algo que me dá alegria e esperança nestes tempos difíceis é reservar tempo para parar e pensar em minhas bênçãos e em meu conhecimento do evangelho. Algo simples como ter um melhor amigo ou algo grandioso como o plano de salvação me enche de alegria e me dá o desejo de partilhá-la. É isso que mantém minha atitude positiva.

Annette M., 15 anos, Michigan, EUA

Lembrar-se do Templo

Quando fico desanimada, medito sobre as palavras que estão no fim do tema das Moças: “Cremos que, ao aceitar e agir de acordo com esses valores, estaremos preparadas para fortalecer o lar e a família, fazer e guardar convênios sagrados, receber as ordenanças do templo e desfrutar as bênçãos da exaltação”. Acho consolo nessas palavras e sei que se cumprirão em minha vida e na vida de todas as moças virtuosas. Sem dúvidas, tenho esperança nas ordenanças sagradas do templo. As bênçãos de uma vida justa são infinitas e ao recordá-las meu coração se enche de alegria, esperança, amor e coragem.

Nathalia M., 18 anos, Mérida, Venezuela

Estar na Equipe Vencedora

Para mantermos uma atitude positiva, é preciso conhecer esta verdade simples: a equipe do Senhor é a que vencerá no final. É simples assim. Satanás não tem poder algum sobre Deus. Como já conhecemos o vencedor, precisamos concentrar-nos em permanecer do lado do Senhor. Quando vivemos de modo a sermos dignos de entrar no templo, estamos usando nosso uniforme que mostra ao Senhor que pertencemos a Sua equipe. Ao lermos as escrituras, orarmos e servirmos a nossos irmãos, encontramos a verdadeira felicidade e assim é mais fácil ter uma atitude positiva.

Brayden F., 17 anos, Utah, EUA

Desenvolver uma Atitude de Gratidão

Não pense demais nos momentos difíceis. Tenho um “Diário da Gratidão”. A cada dia escrevo pelo menos uma coisa pela qual sou grato naquele dia. Por mais terrível que pareça o dia, posso sempre achar algo para valorizar. Conte suas bênçãos. Desenvolver uma atitude de gratidão pode ajudá-lo a concentrar-se nas coisas positivas de sua vida.

Ashlee H., 18 anos, Oklahoma, EUA