2012
Ideias para a Noite Familiar
Fevereiro de 2012


Ideias para a Noite Familiar

Esta edição contém atividades e artigos que podem ser usados na noite familiar. Seguem-se alguns exemplos.

“A Doutrina do Pai”, página 20: Comece perguntando aos familiares o que sabem a respeito da natureza do Pai Celestial. Debata o artigo, resumindo os pontos apresentados em cada seção que dão uma perspectiva de quem é Deus, o Pai. Você pode concluir prestando testemunho do amor do Pai Calestial e de Seu Filho, Jesus Cristo.

“Este Trabalho É de Vocês”, página 42: Primeiro, leia o quadro intitulado “O Que Posso Fazer?” e escolha uma das ideias que vão ajudar sua família a envolver-se no trabalho do templo e de história da família (ver também LDS.org/familyhistoryyouth). Leia o artigo com sua família e depois pergunte que bênçãos a irmã Beck prometeu àqueles que participam desse importante trabalho. Coloque em prática a ideia que planejou e continue esse projeto nas semanas seguintes.

“As Ternas Misericórdias do Senhor”, página 48: Leia a história da jovem família que recebeu um cartão de Natal especial e a história do líder do sacerdócio que aprendeu o nome dos jovens de sua estaca. Peça aos membros da família que pensem nas ternas misericórdias que já receberam do Senhor. Pergunte: “O que são ternas misericórdias? Quem recebe ternas misericórdias? Como vocês podem demonstrar gratidão pelas ternas misericórdias que recebem?” Você pode conferir as respostas do Élder Bednar a essas perguntas no artigo.

“Desplugados”, página 61: Leia o que esses filhos e sua família estão fazendo para absorver uma porção saudável da mídia. Vocês poderão conversar sobre como sua família mantém um equilíbrio saudável entre o tempo que passam na frente da TV, do computador e de outras formas de “telinha”. Na conferência geral de outubro de 2011, o Élder Ian S. Ardem, dos Setenta, falou a respeito de usar sabiamente as diversas tecnologias: “Por melhor que sejam essas coisas, não podemos permitir que empurrem para o lado as coisas de maior importância” (“Tempo de Preparação”, A Liahona e Ensign, novembro de 2011, p. 31). Estabeleça metas semelhantes às citadas nesse artigo, a fim de fazer do seu lar um local onde o Espírito possa habitar.

Aulas de Domingo na Noite de Segunda-Feira

Eu queria realmente ter uma aula eficaz na noite familiar a cada semana, mas imaginar um assunto e preparar uma aula sempre foi desafiador para mim.

Certa segunda-feira, dei-me conta de que tinha esquecido de preparar a aula. Então percebi uma bênção oculta, por ser professora da Primária. Eu tinha sido chamada recentemente para ensinar as crianças de cinco anos e tinha acabado de dar uma aula no dia anterior. Decidi usar na Noite Familiar uma versão abreviada (e apropriada à idade) do que havia ensinado no domingo. Naquela noite de segunda-feira, falamos a respeito da obediência, e repeti três histórias que havia contado na Primária, no dia anterior.

Adaptar minha aula da Primária para minha família foi uma grande maneira de realizar minha meta de ter uma aula bem preparada e eficaz na noite familiar todas as semanas.

Christina Sherwood, Arizona, EUA