2013
Perguntas e Respostas
Fevereiro de 2013


Perguntas e Respostas

“Um amigo meu me ofendeu de verdade. Sei que devo perdoar, mas como faço para superar a mágoa?”

Pode ser difícil perdoar a seu amigo e superar a mágoa. Para perdoar e superar a mágoa será preciso misericórdia: sua e do Senhor. Sua tarefa não é tentar superar a mágoa, mas perdoar: mostrar misericórdia para seu amigo (ver D&C 64:8–10). Ao fazê-lo, o Senhor manifestará Sua misericórdia por você, se buscar a ajuda Dele. Ou seja, Ele pode substituir sua mágoa por amor e paz.

Converse com seu amigo. Procure entender o que aconteceu. Pode ser que descubra que seu amigo não quis magoá-lo, o que talvez torne mais fácil perdoar-lhe e superar a mágoa.

Mesmo que o perdão seja difícil ou leve muito tempo, continue tentando. Por fim, você vai querer que seu amigo saiba que você o perdoou e que ainda quer ser amigo dele. Se guardar ressentimentos à custa de uma amizade, você jamais terá a paz que advém do verdadeiro perdão.

Lembre-se de que todos nós dependemos da Expiação do Salvador para ser perdoados de nossos pecados. Ore para conseguir perdoar e tenha fé que o Senhor vai abençoá-lo. Ele tem o poder de curar a mágoa em seu coração.

Deixe o Senhor Julgar

Deixe o Senhor ser o juiz de atos prejudiciais cometidos por outros. Lembre-se de que o Senhor disse: “Eu, o Senhor, perdoarei a quem desejo perdoar, mas de vós é exigido que perdoeis a todos os homens” (D&C 64:10). É difícil esquecer a mágoa, mas se orar pedindo ajuda, você se dará conta de que o perdão pode curar feridas terríveis e substituir o ódio pela paz e pelo amor que só Deus pode conceder.

Genessis H., 16 anos, Antofagasta, Chile

Perdoar a Todos

O sofrimento do Senhor Jesus Cristo fez com que Ele sangrasse por todos os poros, mas Ele superou a dor e teve forças para perdoar quando estava na cruz. Não porque não sentisse dor, mas porque para Ele, a única coisa que importava era a vontade do Pai. Da mesma forma conosco, a única coisa que deve importar é a vontade de Deus, e Ele exige que perdoemos a todos. Mesmo que nossas feridas se curem lentamente, podemos superar a dor por meio da oração e do perdão sinceros aos que nos prejudicaram.

Ahou O., 17 anos, Costa do Marfim

Ame-os

Descobri que a melhor maneira de lidar com a mágoa é amar quem nos ofendeu. Depois que uma pessoa me ofende, tento cumprimentá-la e demonstrar o máximo de bondade para ela. Fazendo isso, a raiva não se agrava dentro de você. Muito pelo contrário: ela desaparece completamente. Você terá um relacionamento fortalecido com quem quer que o tenha ofendido.

Katie A., 18 anos, Utah, EUA

Veja-os pelos Olhos do Senhor

Jesus Cristo sentiu suas dores para permitir que você seja perdoado de seus pecados e também perdoe aos outros. Quando orar pedindo a capacidade de ver alguém pelos olhos Dele, passará a compreendê-los melhor. À medida que as semanas passarem, perceberá que sua mágoa terá sumido.

Kimberly B., 18 anos, Nebraska, EUA

Ore para Ter Vontade de Perdoar

Ore a nosso amoroso Pai Celestial para que você e seu amigo tenham a coragem de perdoar-se mutuamente. Perdoar a alguém que o magoou é um ato cristão. O perdão cura até a mágoa mais profunda.

Lehi E., 16 anos, Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos

Lembre-se da Caridade

Néfi ensinou: “Portanto deu o Senhor Deus um mandamento de que todos os homens tenham caridade; e a caridade é amor” (2 Néfi 26:30). Para mim, a caridade é a melhor maneira de superar a mágoa quando algum de meus amigos me ofende. Caridade significa aceitar as fraquezas de alguém, ter paciência com alguém que nos decepcionou e resistir ao impulso de nos ofender quando alguém não faz as coisas da maneira que esperávamos. Se tivermos caridade com nossos amigos, seremos abençoados.

Liezel V., 21 anos, Negros Occidental, Filipinas

Ore para Aprender a Perdoar

Você tem que orar para aprender a amar e perdoar às pessoas. Embora o perdão possa às vezes ser muito difícil, nosso Pai Celestial está sempre disposto a nos ajudar. Lembre-se do exemplo deixado pelo Salvador ao perdoar a todos. Colossenses 3:13 diz: “Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também”. O perdão verdadeiro é um processo, às vezes bem longo. Mas quando perdoamos de verdade, sentimos grande alívio e alegria. Sei que com esforço você conseguirá livrar-se da mágoa e encontrar a verdadeira felicidade.

Leonardo L., 20 anos, Buenos Aires, Argentina

Confie na Expiação

Meu coração se enche de alegria quando lembro que o poder da Expiação de Jesus Cristo pode eliminar nossa dor. Todos passamos por experiências dolorosas de tempos em tempos, mas se nos apegarmos firmemente à palavra do Pai Celestial, podemos receber as forças de que necessitamos para perseverar. Mesmo quando os soldados O pregavam na cruz, Jesus Cristo pediu ao Pai que lhes perdoasse. Suas entranhas estavam cheias de amor e misericórdia por todos os homens. Sei que se nos achegarmos a Ele e pedirmos Sua ajuda, seremos envolvidos por Seu infinito amor.

Virginia M., 20 anos, Peru