2013
Honestidade e Integridade
Julho de 2013


Para o Vigor da Juventude

Honestidade e Integridade

Imagem
Élder Christoffel Golden Jr.

Como discípulo de Cristo, esses atributos pessoais são uma expressão de quem você realmente é.

Num campeonato de futebol americano, Joseph B. Wirthlin teve o que chamou de “experiência decisiva” durante um jogo importante.

Imagem

Ilustrações: Ben Simonsen

“A jogada pedia que eu corresse com a bola pelo meio dos outros jogadores para marcar um touchdown que nos colocaria à frente da outra equipe”, disse ele. “Peguei o passe e corri para o meio da linha adversária. Eu sabia que estava bem perto da linha do gol, mas não sabia o quanto. Embora estivesse preso embaixo daquele monte de jogadores, estendi a mão alguns centímetros e procurei senti-la. A linha do gol estava a cinco centímetros de distância.

Naquele momento, fiquei tentado a empurrar a bola um pouco mais para frente. Eu poderia ter feito isso. (…) Mas então me lembrei das palavras da minha mãe. ‘Joseph’, ela sempre me dizia, ‘faça o que é certo, sem se importar com as consequências. Faça o que é correto, e as coisas darão certo no final’.

Eu queria desesperadamente marcar aquele touchdown. Porém, mais do que ser um herói aos olhos de meus amigos, eu queria ser um herói aos olhos da minha mãe. Por isso, deixei a bola onde estava. A cinco centímetros da linha do gol.”1 O Élder Wirthlin (1917–2008) serviu anos depois como membro do Quórum dos Doze Apóstolos.

Fazer o Que É Certo

A decisão do Élder Wirthlin é um excelente exemplo de alguém que não quis comprometer sua integridade. A honestidade e a integridade testam nosso caráter. Elas exigem que uma pessoa sempre faça ou diga a coisa certa, sejam quais forem as consequências ou seja o que for que as pessoas venham a pensar.

Um dos padrões de Para o Vigor da Juventude é a honestidade e a integridade. Como santo dos últimos dias e seguidor de Cristo, espera-se que você seja “honesto(a) com você, com os outros e com Deus, o tempo todo. Ser honesto(a) significa decidir não mentir, roubar, enganar ou trapacear de modo algum. (…)

Algo intimamente associado à honestidade é a integridade. Integridade significa pensar e fazer o que é certo o tempo todo, sejam quais forem as consequências. Quando somos íntegros, estamos dispostos a viver segundo nossos padrões e nossas crenças, mesmo que ninguém esteja observando”.2

Tornar-se um Discípulo

Nosso propósito durante este estado probatório da vida mortal é o de tornar-nos “[santos] pela expiação de Cristo” (Mosias 3:19). Tornar-nos santos nada mais é do que tornar-nos verdadeiros discípulos de Cristo. Isso não é tão difícil quanto você imagina. É provável que você já saiba como fazê-lo. Contudo, é preciso esforço, e às vezes esse esforço exige muito de nós. Mas é possível.

O Livro de Mórmon ensina: “Pois eis que o Espírito de Cristo é concedido a todos os homens, para que eles possam distinguir o bem do mal; portanto vos mostro o modo de julgar; pois tudo o que impele à prática do bem e persuade a crer em Cristo é enviado pelo poder e dom de Cristo; por conseguinte podeis saber, com um conhecimento perfeito, que é de Deus” (Morôni 7:16).

Como discípulo de Cristo, você pode descobrir como falar e agir perguntando a si mesmo: “O que Jesus faria?” Você terá inspiração e, se a colocar em prática, receberá um testemunho por si mesmo de que agiu corretamente. Contudo, também é verdade que às vezes você pode ter que esperar um pouco para ver as verdadeiras consequências e bênçãos de suas ações honestas.

Ser Completamente Honesto

Para o Vigor da Juventude nos lembra: “A desonestidade prejudica você e as outras pessoas também. Se mentir, roubar, furtar ou trapacear, estará prejudicando seu espírito e seu relacionamento com as pessoas. Ser honesto(a) aumentará suas oportunidades futuras e sua capacidade de ser guiado(a) pelo Espírito Santo”.3

A verdadeira medida da integridade sincera e da completa honestidade é o que você faz quando não há ninguém por perto para saber o que você pensa, diz ou faz. Como verdadeiros discípulos do Senhor Jesus Cristo, não podemos ser nem fazer menos do que o Salvador nos mostrou. Temos o incomparável dom do Espírito Santo. O Salvador ensinou: “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito” (João 14:26).

Nosso Salvador também nos concedeu uma grande força que advém da oração diária, do estudo das escrituras e da leitura das palavras dos profetas e apóstolos vivos. Essas práticas diárias positivas edificam a honestidade e a integridade em nós. Lembre-se, como verdadeiro discípulo de Cristo e membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, sua honestidade é uma expressão de sua integridade e de quem você realmente é.

Notas

  1. Joseph B. Wirthlin, “Lições Que Aprendi na Vida”, A Liahona, maio de 2007, p. 45.

  2. Para o Vigor da Juventude, livreto, 2011, p. 19.

  3. Para o Vigor da Juventude, p. 19.

A oração diária, o estudo das escrituras e a aplicação prática dos ensinamentos dos profetas vivos edificam a honestidade e a integridade em nós.