2013
Tornar-se um Missionário Pregar Meu Evangelho
Outubro de 2013


Tornar-se um Missionário Pregar Meu Evangelho

Extraído de um devocional realizado no Centro de Treinamento Missionário de Provo, em 24 de junho de 2011.

Imagem
Élder David A. Bednar

Vocês conseguem! O Senhor que vocês representam e a quem servem sabe que vocês conseguem. Sei que vocês conseguem!

Um apóstolo é em primeiro lugar e acima de tudo um missionário. Por esse motivo, tenho especial satisfação em dirigir-lhes a palavra como conservidores nesta magnífica obra dos últimos dias.

Imagem
Elder missionaries teaching people outdoors.

O Que É um Missionário Pregar Meu Evangelho?

Um missionário Pregar Meu Evangelho é um servo do Senhor, chamado por profecia e autorizado pela imposição de mãos, que proclama o evangelho eterno e restaurado do Salvador à maneira Dele (ver D&C 50:13–14, 17–24; 68:1).

O real propósito do missionário descrito em Pregar Meu Evangelho é “convidar as pessoas a achegarem-se a Cristo, ajudando-as a receber o evangelho restaurado por meio da fé em Jesus Cristo e em Sua Expiação, do arrependimento, do batismo, de se receber o dom do Espírito Santo e de perseverar até o fim”.1

A sagrada responsabilidade de proclamar o evangelho com autoridade e administrar as ordenanças de salvação está em andamento desde que Adão foi expulso do Jardim do Éden e continuará até que “o grande Jeová diga que o trabalho está terminado”.2

Requisitos para Tornar-se um Missionário Pregar Meu Evangelho

Quero abordar cinco requisitos básicos para alguém se tornar um missionário Pregar Meu Evangelho.

Requisito nº 1: Os missionários Pregar Meu Evangelho compreendem que servem e representam Jesus Cristo.

Imagem
Jesus Christ with His arm around the shoulder of the Apostle Peter. Christ points to a large number of fish lying on the beach as He speaks to Peter. Two other men and a ship sit on the beach in the background.

Os missionários Pregar Meu Evangelho sabem e compreendem quem eles representam, por que servem e o que devem fazer. Os missionários de tempo integral são chamados e devidamente designados como servos e representantes do Senhor Jesus Cristo. Prestamos testemunho de Seu nome e da realidade, divindade e missão de Jesus Cristo a toda nação, tribo, língua e povo (ver D&C 133:37).

Amamos o Senhor. Nós O servimos. Nós O seguimos. Nós O representamos.

Seus propósitos devem ser os nossos propósitos. Seus interesses devem ser os nossos interesses. Seu trabalho deve ser o nosso trabalho. Seus caminhos devem ser os nossos caminhos. Sua vontade deve ser cada vez mais a nossa vontade.

Como representantes do Redentor, pregamos as doutrinas e os princípios fundamentais de Seu evangelho restaurado de modo simples e claro. Não apresentamos opiniões pessoais ou especulações. Proclamamos e prestamos testemunho da simples verdade restaurada, à maneira do Senhor e pelo poder de Seu Espírito.

Os missionários Pregar Meu Evangelho compreendem que a responsabilidade de representar o Salvador e prestar testemunho Dele nunca acaba. Lembrem-se Dele em tudo que pensarem, em tudo que fizerem e em tudo que se esforçarem por tornar-se, e representem-No adequadamente perante todos os filhos do Pai Celestial com quem interagirem agora e sempre.

Requisito nº 2: Os missionários Pregar Meu Evangelho são dignos.

Imagem
A young man in Fiji praying.

Um requisito essencial para tornar-se um missionário Pregar Meu Evangelho é a dignidade pessoal perante o Salvador.

Deixem-me declarar várias verdades simples do modo mais claro que me é possível.

  • Somos representantes autorizados do Redentor e Salvador do mundo.

  • Fomos chamados para declarar Seu evangelho restaurado e eterno.

  • Não podemos estar maculados pelas manchas do mundo e representá-Lo com autoridade e agir com poder em Seu santo nome.

  • Não podemos ajudar outras pessoas a vencer o cativeiro do pecado se nós mesmos estivermos enredados no pecado (ver D&C 88:86).

  • Não podemos ajudar outras pessoas a se arrepender se nós mesmos não aprendemos a nos arrepender de modo adequado e completo.

  • Só podemos proclamar e pregar com poder aquilo que estamos nos esforçando por nos tornar.

  • Prestaremos contas a Deus por nossos desejos justos e por nossa dignidade para agir como Seus agentes.

Não nos é exigido atualmente que sejamos perfeitos. Mas recebemos o mandamento de ser limpos e de andar em retidão perante o Redentor de Israel. “Sede limpos, vós que portais os vasos do Senhor” (D&C 38:42).

O arrependimento é um princípio de esperança e cura: não de desânimo e desespero. O arrependimento realmente nos torna humildes, mas não é algo atemorizante. O arrependimento é ao mesmo tempo árduo e consolador, rigoroso e confortador. O arrependimento é uma dádiva inestimável que se tornou possível graças à Expiação Daquele que amamos, a quem servimos e seguimos.

Mesmo que vocês tenham cometido pecados graves, por meio da Expiação de Jesus Cristo e do arrependimento sincero, vocês se tornaram ou podem se tornar limpos e dignos novamente.

Há jovens que ainda precisam se arrepender plenamente. A hora é agora! Peço encarecidamente que não procrastinem o dia de seu arrependimento.

Há jovens que se arrependeram e que continuam a se arrepender, mas que se perguntam se já fizeram todo o necessário para ser aceitos pelo Senhor (ver D&C 97:8). Por favor, lembrem que o Senhor exige que sejam limpos, mas não perfeitos. A influência do Espírito Santo agindo novamente em sua vida é o indicador mais seguro do perdão do Senhor, pois “o Espírito do Senhor não habita em templos impuros” (Helamã 4:24). E reconhecemos que o mandamento de “[perdoar] a todos os homens” (D&C 64:10) inclui perdoar-nos a nós mesmos.

Os missionários Pregar Meu Evangelho são discípulos do Senhor Jesus Cristo que honram seus convênios e obedecem aos mandamentos. Por favor, lembrem-se sempre Dele e sejam puros e dignos de representá-Lo.

Requisito nº 3: Os missionários Pregar Meu Evangelho entesouram as palavras de vida eterna.

Imagem
Young man reading the scriptures.

Convido-os a “[entesourar] sempre em vossa mente as palavras de vida” (D&C 84:85). O empenho de entesourar as palavras de vida eterna é mais do que apenas estudar ou decorar, assim como “[banquetear-se] com [as palavras] de Cristo” (2 Néfi 31:20; ver também 2 Néfi 32:3), é mais do que simplesmente provar ou fazer um lanchinho. Para mim, entesourar sugere concentrar-se e trabalhar, explorar e absorver, ponderar e orar, aplicar e aprender, valorizar e apreciar, desfrutar e regozijar-se.

Relembrem como os filhos de Mosias — quatro missionários verdadeiramente extraordinários chamados Amon, Aarão, Ômner e Hímni — “haviam-se fortalecido no conhecimento da verdade; porque eram homens de grande entendimento e haviam examinado diligentemente as escrituras para conhecerem a palavra de Deus” (Alma 17:2).

Aqueles valorosos missionários de fato entesouraram continuamente as palavras de vida eterna. Não negligenciaram ou simplesmente agiram mecanicamente em seu estudo das escrituras individual ou com o companheiro. A compreensão e o conhecimento espirituais penetraram profundamente em sua alma, e as doutrinas e os princípios do evangelho foram confirmados em seu coração como verdade pelo poder do Espírito Santo.

Como representantes do Salvador, temos a responsabilidade contínua de trabalhar diligentemente e de incutir em nosso coração e nossa mente as doutrinas e os princípios fundamentais do evangelho restaurado, principalmente do Livro de Mórmon. Ao fazermos isso, a bênção prometida é a de que o Espírito Santo “[nos] fará lembrar de tudo” (João 14:26) e nos dará poder quando ensinarmos e testificarmos. Mas o Espírito Santo só pode trabalhar conosco e por nosso intermédio se Lhe dermos algo com o que trabalhar. Ele não pode ajudar-nos a lembrar coisas que não aprendemos (ver Alma 31:5).

Os missionários Pregar Meu Evangelho entesouram continuamente as palavras de vida eterna, confiam na virtude da palavra e têm o poder da palavra neles. Por favor, lembrem-se sempre Dele, sejam sempre dignos de representá-Lo, entesourem a palavra e confiem na virtude dela.

Requisito nº 4: Os missionários Pregar Meu Evangelho compreendem que o Espírito Santo é o principal e verdadeiro professor.

Imagem
Sister missionaries reading scriptures.

O Espírito Santo é o terceiro membro da Trindade e é testemunha de toda verdade e o principal e verdadeiro professor. As lições que ensinamos e os testemunhos que prestamos são uma preparação para que o pesquisador aja e aprenda por si mesmo.

Como missionários, um dos papéis mais importantes que desempenhamos é o de convidar o pesquisador a exercer seu arbítrio moral e agir de acordo com os ensinamentos do Salvador. Os compromissos espirituais que eles assumem e cumprem, como orar por um testemunho da verdade, estudar e orar a respeito do Livro de Mórmon, frequentar as reuniões da Igreja e guardar os mandamentos, exigem que os pesquisadores exerçam fé, ajam e mudem.

Por mais sinceros que sejamos ao servir, simplesmente não podemos forçar ou obrigar a verdade a entrar no coração do pesquisador. Nosso maior empenho somente pode apresentar a mensagem da verdade ao coração deles (ver 2 Néfi 33:1). No final, o pesquisador precisa agir em retidão e assim convidar a verdade a entrar em seu próprio coração. Somente dessa maneira as pessoas que sinceramente buscam a verdade e os recém-conversos desenvolvem a capacidade espiritual de encontrar as respostas por eles mesmos.

Como nossa responsabilidade é ajudar os pesquisadores a aprender pela fé e pelo poder do Espírito Santo, este trabalho não gira em torno de mim ou de vocês. Precisamos fazer tudo a nosso alcance para cumprir nossa responsabilidade missionária e ao mesmo tempo “sair da frente” para que o Espírito Santo possa desempenhar Sua função e trabalho sagrados. Na verdade, tudo o que fazemos como representantes do Salvador que deliberada e intencionalmente chame a atenção para nós mesmos — nas mensagens que apresentamos, nos métodos que usamos ou em nossa aparência e conduta pessoais — é uma espécie de artimanha sacerdotal que inibe o ensino eficaz do Espírito Santo.

“[Ele] prega-a pelo Espírito da verdade ou de alguma outra forma? E se for de alguma outra forma, não é de Deus” (D&C 50:17–18).

Por favor, lembrem-se sempre Dele, sejam dignos de representá-Lo, entesourem Sua palavra e permitam que o principal e verdadeiro professor, o Espírito Santo, preste testemunho de toda verdade.

Requisito nº 5: Os missionários Pregar Meu Evangelho compreendem que ensinar é muito mais que conversar e dizer.

Imagem
Two elder missionaries visiting with a man in his home.

Quando o Salvador estava no Monte das Oliveiras, declarou: “Não estejais solícitos de antemão pelo que haveis de dizer, nem premediteis; mas, o que vos for dado naquela hora, isso falai, porque não sois vós os que falais, mas o Espírito Santo” (Marcos 13:11).

Nos primeiros dias desta dispensação, o Salvador instruiu os missionários, dizendo: “Abri vossa boca e ela encher-se-á” (D&C 33:8, 10); e também: “Clamai a este povo; expressai os pensamentos que eu vos puser no coração e não sereis confundidos diante dos homens; pois naquela mesma hora, sim, naquele mesmo momento, ser-vos-á dado o que dizer” (D&C 100:5–6).

Essas escrituras destacam um padrão extremamente rigoroso e exigente para pregar e ajudar os pesquisadores a aprender a verdade. Os missionários Pregar Meu Evangelho sabem que não ensinamos lições; ensinamos pessoas. O que fazemos não é apenas recitar ou apresentar mensagens decoradas sobre tópicos do evangelho. Convidamos as pessoas que buscam a verdade a vivenciar uma vigorosa mudança no coração. Compreendemos que apenas conversar e dizer não é ensinar.

Para pregar o evangelho à maneira do Senhor é preciso observar, ouvir e discernir, antes de conversar. A sequência desses quatro processos inter-relacionados é muito significativa. Notem que observar e ouvir ativamente vêm antes de discernir; e que observar, ouvir e discernir vêm antes de falar. A utilização desse padrão permite que os missionários identifiquem e ensinem de acordo com as necessidades dos pesquisadores.

Se observarmos, ouvirmos e discernirmos, podemos receber “a porção que será concedida a cada homem” (D&C 84:85) — as verdades a serem enfatizadas e as respostas a serem dadas que vão atender às necessidades específicas de determinado pesquisador. Somente observando, ouvindo e discernindo poderemos ser guiados pelo Espírito para dizer e fazer as coisas que serão mais úteis para as pessoas a quem servimos.

A observação é uma preparação essencial para recebermos o dom espiritual do discernimento. Discernir é ver com os olhos espirituais e sentir com o coração — ver e sentir a falsidade de um conceito, a bondade que há na outra pessoa ou o princípio seguinte que será necessário para auxiliar o pesquisador. Discernir é ouvir com os ouvidos espirituais e sentir com o coração — ouvir e sentir a preocupação não proferida num comentário ou pergunta, a veracidade de um testemunho ou uma doutrina, ou a certeza e a paz que vêm pelo poder do Espírito Santo.

Os missionários Pregar Meu Evangelho agem com fé e são guiados pelo Espírito para ajudar os pesquisadores a aprender a verdade. Por favor, lembrem-se sempre Dele, sejam dignos de representá-Lo, entesourem Sua palavra, permitam que o Espírito Santo preste testemunho de toda verdade e observem, ouçam e discirnam ao testificarem a respeito de Jesus Cristo aos que buscam sinceramente a verdade.

Vocês Conseguem!

Imagem
Two elder missionaries walking along a dirt road.

Vocês podem ler minha mensagem e acreditar que todos os jovens podem fazer isso e que farão as coisas que descrevi. Mas talvez se perguntem se vocês mesmos conseguirão fazer isso. Prestem atenção. Vocês conseguem!

Se eu pudesse realizar um desejo de meu coração, seria o de passar alguns momentos com cada um de vocês, individualmente. Eu apertaria sua mão, me aproximaria, olharia dentro de seus olhos e diria: “Você consegue! O Senhor que você representa e a quem serve sabe que você consegue. Eu sei que você consegue! E como Seu servo, prometo que terá a ajuda Dele. Lembre-se sempre de que com Sua ajuda e na Sua força, você consegue fazer isso!”

Amo vocês e oro para que, ao se esforçarem para se tornar o que precisam se tornar, vocês reconheçam a voz e a orientação do Senhor e atendam a esse chamado. Então, vocês realmente se tornarão vigorosos e eficazes representantes do Senhor Jesus Cristo.

Ilustrações Fotográficas: Departamento de Serviços de Publicação; Amas-me Mais do Que Estes? de David Lindsley

Notas

  1. Pregar Meu Evangelho: Guia para o Serviço Missionário, 2004, p. 1.

  2. Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 149.