2013
Perguntas e Respostas
Outubro de 2013


Perguntas e Respostas

“O que digo aos não membros que perguntam por que alguns membros da Igreja não vivem nossos padrões?”

Seria maravilhoso se todo membro da Igreja vivesse plenamente o evangelho. Eles não apenas desfrutariam mais bênçãos na vida, mas também seriam um grande exemplo para as pessoas a seu redor. Mas somos mortais, portanto todos falhamos de uma forma ou de outra. O principal motivo pelo qual alguns vivem o evangelho mais plenamente que outros é que cada um de nós está em um ponto diferente de nossa conversão e da força de nosso testemunho. Cada um tem provações diferentes e recursos e pessoas diferentes para nos ajudar.

Os não membros talvez não entendam palavras como “conversão” e “testemunho”, mas compreenderão que cada pessoa pode escolher como viver. Você pode explicar que o Pai Celestial queria que fosse assim. Ele nos deu o arbítrio para que pudéssemos crescer espiritualmente escolhendo o certo. Mas o Pai Celestial também sabia que todos, exceto Jesus Cristo, cometeriam erros, por isso Ele nos providenciou um Salvador. Graças à Expiação, podemos nos arrepender, ser perdoados, aprender com nossos erros e seguir adiante na vida.

Você também pode explicar que não julgamos as pessoas que não seguem os padrões da Igreja. Em vez disso, tentamos ajudá-las, compreendê-las e ser pacientes com elas. Embora não toleremos o pecado, não condenamos o pecador (ver João 8:11). O arrependimento ainda é possível, para todos nós.

Estudo das Escrituras

A resposta para essa pergunta pode ser encontrada nas escrituras. Se as pessoas não guardam os mandamentos, não devemos julgá-las (ver Mateus 7:1). Romanos 3:23 diz: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Contudo, é verdade que os membros da Igreja devem procurar ser obedientes.

Madison M., 13 anos, Texas, EUA

Ensine a respeito da Expiação

Quando as pessoas dizem coisas assim, em vez de apontar os defeitos do membro que não está seguindo as regras, aproveito essa oportunidade para ensinar a respeito da Expiação. Digo-lhes que simplesmente por sermos mórmons não quer dizer que sejamos perfeitos, e que temos a Expiação para podermos nos arrepender de nossos pecados e consertar esses erros. Isso geralmente abre as portas para muitas outras perguntas.

Jayde H., 16 anos, Oregon, EUA

A Igreja Nos Ensina a Fazer o Bem

Como todo mundo, os membros da Igreja vivenciam desafios e tentações. Todos temos fraquezas, mas isso não significa que a Igreja não seja verdadeira. Esta é a Igreja de Jesus Cristo, que está ajudando as pessoas a conhecer o evangelho verdadeiro e a receber a exaltação. É o homem natural que desobedece aos mandamentos (ver Mosias 3:19), e isso não é culpa da Igreja. A Igreja nos ensina a fazer boas obras. Mas todos temos a escolha.

Lavinia S., 19 anos, Bulacan, Filipinas

Os Padrões São para Nossa Felicidade

Eu me identifico muito com essa pergunta, porque conheço algumas pessoas que fizeram escolhas que as levaram para longe do evangelho. O Senhor nos dá mandamentos para nossa felicidade e para “levar a efeito a imortalidade e a vida eterna do homem” (Moisés 1:39). O Senhor quer que retornemos à presença Dele. No entanto, Ele deseja que façamos nossas próprias escolhas. É por isso que algumas pessoas não vivem nossos padrões. Os padrões me ajudam pessoalmente porque sei que o Pai Celestial os deu para mim de modo que eu possa voltar a viver com Ele e ser feliz. Eles são a prova de Seu amor por mim.

Morgane D., 18 anos, Languedoc-Roussillon, França

Orar por Eles e Visitá-los

Os membros que não vivem nossos padrões talvez não tenham um testemunho centralizado em Jesus Cristo. Devemos orar por eles, para que busquem a orientação do Espírito e para que adquiram seu próprio testemunho. Devemos visitar essas pessoas e ajudá-las a achegar-se a Cristo.

Andrea C., 13 anos, Lima, Peru

Ser um Exemplo

Esta Igreja é essencial para ajudar-nos a cumprir os mandamentos de nosso Pai Celestial e voltar a viver com Ele. Mas o simples fato de alguém pertencer à Igreja não significa que essa pessoa sempre vai ser boa. Veja o nosso mundo de hoje, cheio de iniquidade e abominações, mesmo que seja cheio de pessoas que decidiram seguir Jesus Cristo na vida pré-mortal. Acho que a melhor coisa que podemos fazer é dar um bom exemplo para nossos amigos.

Kaden S., 15 anos, Utah, EUA

Viver Nossos Padrões

Assim como em qualquer outra organização ou religião, há algumas pessoas que são mais dedicadas ou menos dedicadas. Simplesmente temos que viver nossos padrões da melhor forma possível e esperar e orar para que os outros façam o mesmo.

Maren S., 16 anos, Arizona, EUA