2013
O Senhor Retornará à Terra em Grande Glória
Dezembro de 2013


Nossa Crença

O Senhor Retornará à Terra em Grande Glória

Tudo o que fazemos na Igreja — a obra missionária, o trabalho do templo e a história da família, o ensino do evangelho, a conduta pautada por princípios cristãos — prepara a nós e aos outros para a vida eterna e a Segunda Vinda do Senhor.1

A primeira vinda Dele — Sua vida mortal — foi presenciada por um número relativamente pequeno de pessoas. Quando Ele voltar “com poder e grande glória”, toda a humanidade testemunhará esse momento (D&C 29:11). A Segunda Vinda dará início ao Milênio, quando o Salvador “em justiça [habitará] com os homens na Terra por mil anos” (D&C 29:11).

As escrituras descrevem muitos acontecimentos que ocorrerão antes da Segunda Vinda. Alguns deles são:

Embora nos seja possível ver sinais da iminência da Segunda Vinda, ninguém sabe exatamente quando o Senhor voltará: “A hora e o dia nenhum homem sabe, nem os anjos nos céus; nem o saberão até que ele venha” (D&C 49:7).

Alguns não estarão preparados para a volta do Salvador. Será um momento terrível para os iníquos, mas uma ocasião de paz e triunfo para os justos. Assim, as escrituras e os profetas modernos nos ensinaram a viver de modo a estar preparados para encontrar nosso Salvador quando Ele regressar. O Senhor ensinou:

“E nesse dia, quando eu vier em minha glória, cumprir-se-á a parábola de que falei, concernente às dez virgens.

Pois aqueles que são prudentes e tiverem recebido a verdade e tomado o Santo Espírito por seu guia e não tiverem sido enganados—em verdade vos digo que não serão cortados e lançados no fogo, mas suportarão o dia” (D&C 45:56–57; ver também Mateus 25:1–13).

  • Antes da Segunda Vinda, haverá terremotos, tempestades, trovões e relâmpagos, e as ondas do mar se elevarão “além de seus limites” (ver D&C 88:89–90).

  • “O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor” (Joel 2:31).

  • O Salvador voltará em glória: “E tão grandiosa será a glória de sua presença, que o sol esconderá a face de vergonha” (D&C 133:49).

  • O Salvador irá ao Monte das Oliveiras, e os judeus perguntarão: “Que feridas são essas em tuas mãos e em teus pés?” Ele responderá: “Estas são as feridas com que fui ferido na casa de meus amigos. (…) Eu sou Jesus, que foi crucificado” (ver D&C 45:48–52).

  • Os justos ressuscitarão e serão arrebatados para encontrar o Salvador nas nuvens (ver D&C 88:95–97).

Nota

  1. Ver, por exemplo, David A. Bednar, “O Coração dos Filhos Voltar-se-á”, A Liahona, novembro de 2011, p. 24; e Neil L. Andersen, “Preparar o Mundo para a Segunda Vinda”, A Liahona, maio de 2011, p. 49.