2014
Liderar à Maneira do Salvador
Julho de 2014


Servir na Igreja

Liderar à Maneira do Salvador

Imagem
J. Kirk Richards painting of the Savior helping lift a woman.

A Mulher Curada, de J. Kirk Richards

Há um nítido contraste entre os piores líderes do mundo e o líder perfeito, o Salvador do mundo. O Presidente Spencer W. Kimball (1895–1985) explicou: “Na história do mundo, os líderes que tiveram a mais trágica repercussão sobre a humanidade foram precisamente aqueles que careciam quase absolutamente das qualidades do Homem da Galileia. Jesus era abnegado, ao passo que eles eram egoístas. Jesus preocupava-Se com a liberdade, ao passo que eles se preocupavam com o domínio. Jesus preocupava-Se em servir, ao passo que eles se preocupavam em ter prestígio. Jesus atendia às necessidades genuínas dos outros, ao passo que eles estavam preocupados com suas próprias necessidades e seus desejos. Jesus preocupava-Se com o desenvolvimento de Seus discípulos, ao passo que eles procuravam manipular as pessoas. Jesus estava cheio de compaixão temperada com justiça, ao passo que eles com muita frequência estavam cheios de aspereza e injustiça”.1

Para ter sucesso como líderes na Igreja do Senhor, precisamos seguir Seu exemplo. Seguem-se sugestões que podem ajudar-nos a tornar-nos mais semelhantes a Cristo em nossa liderança.

Os líderes que são semelhantes a Cristo servem “com os olhos fitos na glória de Deus” (D&C 4:5), procurando fazer a vontade do Pai Celestial. O Salvador disse: “Eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou” (João 6:38).

Os líderes que são semelhantes a Cristo não confiam no “braço de carne” (2 Néfi 4:34). Eles oram humildemente pedindo orientação. Esperam no Senhor e procuram fazer Sua obra no tempo Dele e à maneira Dele em vez de confiar em seus próprios talentos e em suas habilidades.

Os líderes que se assemelham a Cristo não buscam cargos na Igreja, mas os veem como oportunidades de servir, e não como promoções. Tampouco consideram as desobrigações como rebaixamentos. A desobrigação é inerente a todo cargo.

Os líderes que se assemelham a Cristo são servos. Eles ajudam, ensinam e incentivam as pessoas a quem eles servem. Procuram abençoar os outros, como fez o Salvador: “Ele nada faz que não seja em benefício do mundo” (2 Néfi 26:24). Eles se veem como representantes do Senhor para ajudar as pessoas a retornar a Ele.

Os líderes que se assemelham a Cristo ajudam os outros a se desenvolverem. O Presidente Kimball também ensinou:

“Jesus confia em Seus seguidores o suficiente para partilhar Seu trabalho com eles a fim de poderem crescer. Essa é uma das maiores lições de Sua liderança. Se afastarmos as outras pessoas para que o trabalho seja realizado mais depressa e perfeitamente, pode ser que a tarefa seja feita, sem dúvida, mas desprovida do tão importante desenvolvimento e progresso dos seguidores. (…)

Jesus ensinava verdades e dava tarefas que se adequavam à capacidade de cada um. Ele não as subjugou com mais do que eram capazes de suportar, mas deu-lhes o suficiente para que expandissem a alma”.2

O Profeta Joseph Smith descreveu como liderava tão bem as pessoas: “Ensino-lhes princípios corretos, e eles governam-se a si mesmos”.3 Essa é a essência de como o Senhor exerceu Sua liderança.

Notas

  1. Spencer W. Kimball, “Jesus: The Perfect Leader”, Ensign, agosto de 1979, p. 7.

  2. Spencer W. Kimball, “Jesus: The Perfect Leader”, p. 6.

  3. Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 295.

  4. Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Lorenzo Snow, 2012, p. 154.

  5. Thomas S. Monson, “O Dever Chama”, A Liahona, julho de 1996, p. 44.