2014
O Que Você Vê?
Julho de 2014


O Que Você Vê?

Quando estudamos e ponderamos os símbolos contidos nas ordenanças do evangelho, nossos pensamentos se centralizam em Jesus Cristo.

Pelo fato de os símbolos estarem em toda a nossa volta, geralmente não refletimos muito sobre eles. Mas, ao prestarmos atenção aos símbolos do evangelho, essa pode ser a chave para um maior entendimento.

As escrituras utilizam palavras como modelo, imagem, emblema, exemplo, sinal, parábola, semelhança, testemunha ou testemunho para descrever algo que visa a direcionar nossos pensamentos para outra coisa (ver Moisés 6:63). Por exemplo, quando introduziu o sacramento na Última Ceia, Jesus partiu e serviu o pão para Seus discípulos, dizendo: “Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim” (Lucas 22:19). É óbvio que o pão não era literalmente Seu corpo. Como Ele disse, isso servia para nos lembrar de Seu corpo — e muito mais. É isso que torna os símbolos tão poderosos — eles comunicam algo sem usar linguagem e desencadeiam de uma só vez uma série de pensamentos relacionados entre si, dando-lhes mais profundidade e significado.

Evidentemente, as ordenanças não são meramente gestos simbólicos; elas têm verdadeiro poder de nos abençoar por meio da autoridade do sacerdócio. Mas elas também contêm símbolos que nos ensinam sobre o Salvador e sobre nossos convênios. Até o ato de nos submeter e de receber uma ordenança do sacerdócio é um sinal externo de nossa fé e humildade. Seguem-se, então, vários dos símbolos ligados às ordenanças do batismo, da confirmação e do sacramento, assim como algumas das ideias associadas a eles.

Batismo

Água: Lavagem, limpeza e purificação do pecado

Roupas brancas: Pureza (“ninguém pode ser salvo sem que suas vestimentas tenham sido lavadas até ficarem brancas (…) [e] purificadas (…) pelo sangue [de Cristo]” [Alma 5:21]); igualdade (sejam ricos ou pobres, todos vestem a mesma roupa no batismo, pois “todos são iguais perante Deus” [2 Néfi 26:33])

Mão direita erguida: Apontar para o céu, testemunhar para o céu; também símbolo de um juramento (ver Gênesis 14:22; Daniel 12:7)

Imersão: A morte, o sepultamento e a Ressurreição de Cristo (ver Romanos 6:3–4); nosso renascimento espiritual em Cristo (“nascer da água” [João 3:5])

Confirmação

Imposição de mãos: Contato físico por aqueles que representam Deus, transferindo as bênçãos de Deus para outras pessoas

Receber o dom do Espírito Santo: O assim chamado “batismo de fogo” (ver 2 Néfi 31:13); purificação e renascimento espiritual em Cristo

Sacramento

Distribuir o pão e a água para a congregação: Emblemas do sacrifício de Cristo, que deu fim ao sacrifício por derramamento de sangue (ver Alma 34:13–14); agora oferecemos “um sacrifício ao Senhor (…) [de] um coração quebrantado e um espírito contrito” (D&C 59:8)

Partir o pão: O sofrimento físico de Cristo em nosso favor, Sua morte física, Sua Ressurreição para podermos viver novamente

Ajoelhar-se para orar: Humildade, submissão à vontade de Deus; um sinal do convênio eterno (ver D&C 88:131)

Comer o pão: Lembrar-nos do corpo de Jesus Cristo (ver Mateus 26:26–29), o pão da vida (“aquele que vem a mim não terá fome” [João 6:35], “quem comer este pão viverá para sempre” [João 6:58])

Beber a água (originalmente vinho): O sangue de Cristo (derramado no Getsêmani, durante Seu sofrimento nas mãos dos soldados e na cruz), que “nos purifica de todo o pecado” (I João 1:7) e “está no convênio do Pai para a remissão de [nossos] pecados” (Morôni 10:33); o sangue como “a fonte da vida ou energia vital de toda a carne” (Guia para Estudo das Escrituras, “Sangue”; scriptures.LDS.org) e que expia nossos pecados por meio de sacrifício (ver Levítico 17:11); águas vivas (ver João 4:14)