2014
O Pai Celestial Disse ‘Não’ e ‘Sim’
Agosto de 2014


O Pai Celestial Disse “Não” e “Sim”

A autora mora na Califórnia, EUA.

Achei que o Pai Celestial dissera “não”, mas na verdade estava dizendo “sim” para um plano ainda maior para minha vida.

Imagem
Portrait of a young family (parents and two young boys).

Na Suécia, durante meu último ano do Ensino Médio, decidi me candidatar a uma vaga na Universidade Brigham Young, em Utah. Só havia um problema: por mais que eu orasse a Deus para receber a confirmação de minha decisão, simplesmente não me sentia bem. Pensei: “A resposta não poderia ser ‘não’, não é mesmo? Por vários motivos, a BYU parecia ser a decisão certa, sobretudo porque eu queria me casar no templo e minhas perspectivas na BYU eram bem melhores do que na Suécia”. Só que não era o certo. Não para mim. Não naquele momento.

Decepcionada, descartei meus planos de estudar na BYU e me matriculei numa universidade na Suécia. Por volta da mesma época em que eu teria ido para minha aventura na BYU, apaixonei-me por Jonas, um ex-missionário recém-chegado. Embora devamos ter participado juntos de várias atividades antes de Jonas sair para a missão, eu nunca tinha reparado nele. Até hoje não sei como naquela época deixei passar despercebidos seu carisma e seu riso contagiante!

Logo no início de nossa relação, Jonas me contou que mandara sua inscrição para a BYU e esperava estudar lá no semestre seguinte. Depois de seu primeiro semestre em Provo, casamo-nos no templo e começamos a frequentar a BYU juntos, e nos formamos no mesmo dia.

Hoje ao olhar para trás vejo por que o Pai Celestial disse “não” no início — na verdade “ainda não” — para minha oração fervorosa sobre os estudos na BYU. Embora Ele tivesse dito “não” a meu desejo naquele momento, na verdade estava dizendo “sim” a um desejo muito mais importante. Quando menina, eu sempre orava para que meu futuro marido e eu nos encontrássemos quando chegasse a hora certa. Poderíamos ter-nos conhecido na BYU, mas estou convencida de que, como parte de um plano maior, Jonas e eu precisávamos nos conhecer na Suécia. Talvez muitas das respostas negativas do Pai Celestial a nossas orações são parte integrante de suas respostas positivas para planos maiores para nossa vida.

Seja Feita Tua Vontade

No Getsêmani, Jesus Cristo orou com grande fervor: “Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice”. Em seguida, acrescentou: “Todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres” (Mateus 26:39). Jesus Cristo optou por beber a taça amarga, pois sabia que fazia parte do plano maior de Deus de prover um Salvador, que expiaria os pecados da humanidade (ver 3 Néfi 11:11).

Da mesma forma, sabemos que o Pai Celestial tem um plano para nossa vida. Embora desconheçamos os detalhes do plano de Deus para nós, podemos confiar nas respostas do Pai Celestial a nossas orações e dizer: “Seja feita Tua vontade”.

Cristo submeteu Sua vontade à de Deus, e o grandioso plano que incluía a Expiação do Salvador para toda a humanidade se concretizou. Da mesma forma, ao alinharmos nossa vontade com a de Deus, o Pai Celestial pode revelar um plano maior para nós. No decorrer de nossa vida, podemos receber as bênçãos que Jesus Cristo pediu em Sua Oração Intercessória: “Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós” (João 17:21).

Como sou grata ao Pai Celestial por sussurrar amorosamente “não” a algumas orações para poder dizer um “sim” retumbante a outras.