Tema da Mutual de 2015

Young Men and Young Women General Presidencies

Ouvir Baixar Imprimir Compartilhar

“Portanto, ó vós que embarcais no serviço de Deus, vede que o sirvais de todo o coração, poder, mente e força, para que vos apresenteis sem culpa perante Deus no último dia” (D&C 4:2).

Servir com Toda a Alma

Como aprendemos no tema da Mutual de 2015, servir a Deus é um privilégio sagrado. Esperamos que neste ano cada uma de nós aprenda a servir com maior comprometimento da maneira que o Senhor instruiu — de todo o coração, poder, mente e força. Como podemos fazer isso? Eis algumas ideias.

Primeiro, servimos de todo o coração. Isso quer dizer que seu serviço a Deus deve ser motivado por seu amor a Ele e Seus filhos. “Nosso amor pelo Senhor governará os anseios de nosso afeto, as exigências de nosso tempo, os interesses que buscamos e nossa ordem de prioridades.”1 Você demonstra seu amor ao Senhor quando guarda Seus mandamentos (ver D&C 42:29). Você serve no lar e fortalece sua família. Magnifica seu chamado e estende a mão para as pessoas que precisam de uma amiga. Encontra nomes de familiares para levar ao templo.

Segundo, servimos com todo o nosso poder. É preciso esforço físico e empenho diligente. O trabalho missionário exige resistência e perseverança. Você serve com poder quando atende às necessidades dos outros, “alimentando os famintos, vestindo os nus, visitando os doentes e aliviando-lhes os sofrimentos, tanto espiritual como materialmente” (Mosias 4:26).

Em seguida, servimos com toda a nossa mente. Seus pensamentos devem ser limpos e puros, centrados no Senhor. Você fez o convênio de recordá-Lo sempre. Você busca a orientação do Espírito Santo por meio do estudo das escrituras e da oração. Ao harmonizar seus pensamentos, suas palavras e seus atos com a mente e a vontade de Deus, você reconhecerá as necessidades das pessoas e será digna de servir e estará pronta para fazê-lo.

Por fim, servimos a Deus com toda a nossa força. Uma maneira de obter força é exercer fé na Expiação do Salvador. Você se arrepende e se santifica por meio da obediência a Seus mandamentos. Você sente o poder capacitador do Salvador e testemunha milagres ao servir na força do Senhor (ver Alma 26:12).

Ao servir ao Senhor de toda a alma, Ele promete que você será purificada do pecado e estará preparada para comparecer perante Ele e receber Sua glória eterna.

Nota

  •   1.

    Ezra Taft Benson, “O Grande Mandamento — Amar o Senhor”, A Liahona, julho de 1988, p. 3.

  • Esta Obra Maravilhosa

    Ao ouvir o verbo embarcar, o que lhe vem à mente? Um navio zarpando? A adesão a uma causa grandiosa? O início de uma jornada?

    Quando você “[embarca] no serviço de Deus”, está unindo-se à jornada mais grandiosa de todas. Está ajudando Deus a acelerar Sua obra, e é uma experiência grandiosa, alegre e maravilhosa.

    Mas não precisa acreditar em nós. Ano passado numa cidadezinha de Utah, os rapazes de um quórum de mestres visitaram o site de atividades dos jovens (LDS.org/youth/activities) em busca de ideias para uma atividade. Uma delas chamou-lhes a atenção: “Sete Dias de Serviço”.

    Esses rapazes decidiram fazer algo de proporções ainda maiores: prestar serviço todos os dias durante uma semana inteira para qualquer pessoa na ala que pedisse. Quando 19 famílias se inscreveram, os rapazes ficaram um pouco surpresos e talvez até um pouco assustados. Como é que conseguiriam servir tanto num tempo tão curto? Mas, como tinham assumido o compromisso, decidiram servir a todas as famílias.

    Em apenas uma semana, doaram no total mais de 250 horas de serviço, realizando projetos como remover uma enorme pilha de pedras, cavar um buraco, limpar sarjetas e empilhar madeira. E isso também transformou os rapazes.

    Eles ficaram maravilhados com a força que sentiram e as bênçãos que receberam. Descreveram a união que sentiram no quórum e o auxílio divino que receberam para fazer as tarefas escolares e cuidar de suas demais responsabilidades. Agora, quando a ala precisa de serviço, o quórum dos mestres atende com entusiasmo. Eles não só serviram durante uma semana, mas tentam servir todos os dias.

    O ato de servir e edificar o reino de Deus é verdadeiramente uma obra maravilhosa. Foi algo que trouxe alegria a esses rapazes e que trará alegria a você quando se dispuser a erguer os outros e ver a vida deles transformada por esforços puros e honestos. Como observa a presidência geral das Moças na página 48, servir a Deus é um privilégio.

    Embarque agora em seu serviço a Deus “de todo o coração, poder, mente e força” (D&C 4:2). Gostaríamos de conhecer suas experiências de serviço! Faça vídeos ou tire fotos de seu serviço, divulgue-os nas redes sociais, mostre-os a seus familiares e amigos e mande-os por e-mail para liahona@LDSchurch.org. Você também pode falar deles no site de atividades dos jovens. Não deixe de convidar mais pessoas para unir-se a você nesta obra maravilhosa e veremos o quanto podemos mudar o mundo.