2015
Buscar a Deus Todos os Dias
Fevereiro de 2015


Buscar a Deus Todos os Dias

Extraído do discurso proferido em 9 de janeiro de 2011, em um serão do Sistema Educacional da Igreja.

Ao prover-nos sustento diário, um dia de cada vez, Deus está tentando ensinar-nos fé.

Na oração do Pai Nosso, está incluído o pedido: “O pão nosso de cada dia nos dá hoje” (Mateus 6:11) ou “Dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano” (Lucas 11:3). Creio que todos reconhecemos prontamente que a cada dia temos necessidades para as quais desejamos contar com a ajuda do Pai Celestial. Para alguns, em certos dias, trata-se literalmente do pão, ou seja, do alimento necessário para o sustento naquele dia. Pode também ser a força espiritual e física para lidar com mais um dia de enfermidade crônica ou de uma convalescença dolorosamente lenta. Em outros casos, podem ser necessidades menos tangíveis, como coisas relacionadas às obrigações pessoais ou às atividades cotidianas: dar uma aula ou fazer um exame, por exemplo.

Jesus ensina a nós, Seus discípulos, que devemos buscar em Deus a cada dia o pão — a ajuda e o sustento — de que precisamos naquele dia específico.

O convite do Senhor para buscarmos nosso pão de cada dia das mãos de nosso Pai Celestial deixa transparecer um Deus amoroso, ciente até das pequenas necessidades diárias de Seus filhos e ansioso para auxiliá-los, um a um. Indica que podemos fazer pedidos com fé àquele Ser “que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto” (Tiago 1:5). Isso é, sem dúvida, tremendamente tranquilizador, mas implica algo bem mais significativo do que um simples auxílio para a sobrevivência diária. Ao buscarmos e recebermos diariamente o pão divino, nossa fé e nossa confiança em Deus e em Seu Divino Filho crescerão.

Nutrimos a Fé Rogando a Deus Diariamente por Nossas Necessidades

Vocês devem lembrar-se do grande êxodo das tribos de Israel do Egito e dos 40 anos passados no deserto antes de entrarem na terra prometida. Aquela imensa multidão de mais de um milhão de pessoas tinha de ser alimentada. Sem dúvida aquele grande número de pessoas reunidas num só lugar não poderia subsistir da caça, e seu estilo de vida seminômade na época não era condizente com a lavoura e a pecuária em qualquer quantidade significativa. Jeová solucionou esse problema provendo milagrosamente do céu o pão de cada dia: o maná. Por intermédio de Moisés, o Senhor instruiu o povo a coletar diariamente o suficiente para o dia, exceto na véspera do Sábado, quando deveriam coletar o suficiente para dois dias (ver Êxodo 16:19–29).

Provendo o sustento diário, um dia por vez, Jeová estava tentando ensinar fé a uma nação que ao longo de um período de 400 anos perdera grande parte da fé que seus pais tinham. Estava ensinando-os a confiar Nele, a “[buscá-lo] em cada pensamento; [a] não [duvidar], [e] não [temer]” (D&C 6:36). Estava provendo-lhes o suficiente para um dia a cada vez. Exceto no sexto dia, eles não podiam armazenar o maná para usá-lo no dia seguinte. Basicamente, os filhos de Israel tinham de andar com Ele naquele dia e confiar que Ele lhes daria uma quantidade suficiente de alimento para o dia seguinte no dia seguinte e assim por diante. Desse modo, Ele nunca estava muito longe do pensamento e do coração deles.

Confiar no Senhor — As Soluções Podem Demorar

Antes de eu ser chamado autoridade geral, tive problemas financeiros por vários anos. Às vezes, esse problema ameaçava meu bem-estar e o de minha família, e achei que talvez estivéssemos à beira da ruína financeira. Orei para que fôssemos salvos por alguma intervenção milagrosa. Embora eu tivesse orado muitas vezes com grande sinceridade e seriedade, a resposta no final era: “Não”. Por fim, aprendi a orar como o Salvador: “Todavia não se faça a minha vontade, mas a tua” (Lucas 22:42). Busquei a ajuda do Senhor a cada pequeno passo do caminho até a solução final.

Houve momentos em que esgotei todos os meus recursos, em que não tinha para onde ir nem a quem recorrer no momento. Em mais de uma ocasião, ajoelhei-me diante do Pai Celestial, implorando em meio a lágrimas Seu auxílio. E Ele me ajudou. Às vezes não passava de um sentimento de paz, a certeza de que tudo terminaria bem. Mesmo sem ver como isso aconteceria ou qual seria o caminho, Ele me mostrava, direta ou indiretamente, que abriria um caminho. A situação mudava, uma ideia nova e útil me vinha à mente ou uma renda inesperada ou outro recurso aparecia no momento certo. De alguma forma, havia uma solução.

Embora eu tenha sofrido naquele período, quando me recordo, sinto-me grato por não ter havido uma solução rápida para meu problema. O fato de eu ter sido obrigado a voltar-me para Deus em busca de ajuda quase diariamente por um extenso período de anos ensinou-me verdadeiramente como orar e obter respostas para as orações e ensinou-me, de uma maneira bem prática, a ter fé em Deus. Conheci meu Salvador e meu Pai Celestial de um modo e num nível que não me teria sido possível de outra forma — ou teria levado bem mais tempo. Aprendi que o pão de cada dia é um bem precioso. Aprendi que o maná de hoje pode ser tão real quanto o maná tangível da história bíblica. Aprendi a confiar no Senhor de todo o coração. Aprendi a andar com Ele dia a dia.

Trabalhar com Problemas Grandes em Porções Pequenas e Diárias

O fato de pedirmos a Deus o nosso pão de cada dia, em vez de nosso pão semanal, mensal ou anual, também é um meio de concentrar-nos nas porções menores e mais administráveis de um problema. Quando lidamos com algo muito grande, talvez tenhamos de trabalhar nele em porções pequenas e diárias. Às vezes, tudo o que podemos fazer é lidar com um dia (ou mesmo só parte de um dia) por vez. Deixem-me dar-lhes um exemplo que não consta das escrituras.

Na década de 1950, minha mãe sobreviveu a uma cirurgia radical de câncer, mas, como se não bastasse, seguiram-se dezenas de sessões de radioterapia em condições médicas que hoje seriam consideradas um tanto primitivas. Ela conta que sua mãe lhe ensinou algo naquela época que a ajudou muito a partir dali: “Eu estava tão fraca e doente que lhe disse um dia: ‘Ah, mãe, não vou suportar mais 16 sessões assim’. Ela perguntou: ‘Consegue aguentar a de hoje?’ ‘Consigo.’ ‘Então, querida, por hoje é o que basta.’ Algo que me ajudou em muitas ocasiões foi lembrar de viver um dia ou uma coisa por vez”.

Ao orarem por seu pão de cada dia, pensem com cuidado em suas necessidades, tanto no que lhes falta quanto nas coisas contra as quais precisam se proteger. Ao se deitarem, pensem nos sucessos e fracassos do dia e nas coisas que tornarão o dia seguinte um pouco melhor. E agradeçam ao Pai Celestial pelo maná que Ele colocou em seu caminho e que os sustentou durante o dia. Suas reflexões vão aumentar sua fé Nele ao verem que a mão Dele os ajudou a suportar algumas coisas e a mudar outras. Vocês conseguirão regozijar-se em mais um dia, em mais um passo rumo à vida eterna.

Jesus Cristo É o Pão da Vida

Acima de tudo, lembrem-se de que contamos com Aquele que o maná simbolizava, o próprio Pão da Vida, o Redentor.

“E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. (…)

Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.

Eu sou o pão da vida” (João 6:35, 47–48).

Presto-lhes meu testemunho da realidade viva do Pão da Vida, Jesus Cristo, e do poder e do alcance infinitos de Sua Expiação. Em última análise, é Sua Expiação, Sua graça, que é nosso pão de cada dia. Devemos buscá-Lo diariamente e fazer Sua vontade a cada dia a fim de tornar-nos um com Ele, como Ele é um com o Pai (ver João 17:20–23). Eu os abençoo para que, ao buscarem seu pão de cada dia junto ao Pai Celestial, Ele o conceda a vocês.