2015
Envolvidos em Seus Braços Gentis
Março de 2015


Mensagem da Primeira Presidência

Envolvidos em Seus Braços Gentis

Imagem
An angel comforting Jesus Christ in the Garden of Gethsemane. "The Gospel of Luke describes the Savior's dark hours in Gethsemane: 'And there appeared an angel unto him from heaven, strengthening him' (Luke 22:43). Here the angel stands above the kneeling Christ, enveloping Him in a warm embrace. With wings extended, the angel seems to banish the darkness, if only for a moment." (description from https://store.moa.byu.edu/agony-in-the-garden.html)

The Agony in the Garden [A Agonia no Jardim], de Frans Schwarz

Como muitos outros, fui inspirado diversas vezes por belas obras de arte e pela música. Uma dessas ocasiões foi quando eu estava diante de uma obra-prima da pintura criada pelo artista dinamarquês Frans Schwarz, intitulada A Agonia no Jardim.1

Essa pintura de pungente beleza retrata o Salvador ajoelhado no Jardim do Getsêmani. Enquanto Ele orava, um anjo se postou a Seu lado, envolvendo-O em seus braços gentis, oferecendo consolo, socorro do céu e apoio.

Quanto mais eu contemplava aquela pintura, mais meu coração e minha mente se enchiam de sentimentos inexprimíveis de ternura e gratidão. Posso sentir, em parte, o que deve ter sido estar presente quando o Salvador iniciou Sua maior e mais importante obra na mortalidade, ao tomar sobre Si os pecados do mundo. Maravilho-me com o infinito amor e a compaixão que o Pai tem por Seus filhos. Sinto-me tomado de profunda gratidão pelo que o Filho sem pecados fez por toda a humanidade e por mim.

O Sacrifício do Filho de Deus

A cada ano, nesta época, comemoramos e ponderamos o sacrifício que Jesus Cristo realizou por toda a humanidade.

O que o Salvador fez desde o Getsêmani até o Gólgota em nosso benefício está além de minha capacidade de compreensão. Ele tomou sobre Si o fardo de nossos pecados e pagou um resgate eterno e válido não apenas pela transgressão original de Adão, mas também pelos pecados e pelas transgressões dos bilhões e bilhões de almas que já viveram. Esse sacrifício sagrado e eterno fez com que Ele, mesmo sendo “Deus, o mais grandioso de todos, tremesse de dor e sangrasse por todos os poros; e sofresse, tanto no corpo como no espírito” (D&C 19:18).

Ele sofreu por mim.

Ele sofreu por você.

Minha alma transborda de gratidão quando contemplo o precioso significado desse sacrifício. Sinto-me humilde por saber que todos os que aceitam essa dádiva e inclinam o coração a Ele podem ser perdoados e purificados de seus pecados, por mais escura que seja sua mancha ou por mais opressivo que seja seu fardo.

Podemos nos tornar imaculados e puros novamente. Podemos ser redimidos pelo sacrifício eterno de nosso amado Salvador.

Quem Nos Consolará?

Embora nenhum de nós tenha jamais sentido a profundidade do que sofreu nosso Senhor, cada um terá suas próprias horas amargas e sombrias — ocasiões em que nosso sofrimento e nossa dor podem parecer maiores do que podemos suportar. Haverá ocasiões em que o peso e o remorso por nossos pecados nos oprimirão sem piedade.

Mesmo assim, se elevarmos o coração ao Senhor nesses momentos, sem dúvida Ele saberá e compreenderá. Ele que sofreu tão abnegadamente por nós no jardim e na cruz não nos deixará sem consolo nesse momento. Ele vai nos fortalecer, encorajar e abençoar. Ele vai envolver-nos em Seus braços gentis.

Ele será mais do que um anjo para nós.

Ele vai nos proporcionar abençoado consolo, cura, esperança e perdão.

Porque Ele é nosso Redentor.

Nosso Libertador.

Nosso misericordioso Salvador e nosso abençoado Deus.

Nota

  1. O sacerdote que falou no funeral de Frans Schwarz disse que “sua arte era divinamente dotada e parecia mais valiosa do que muitos sermões” (Emmilie Buchanan-Whitlock, “History of Artists’ Lives Gives Greater Context for Exhibit”, Deseret News, 29 de setembro de 2013, deseretnews.com).