2015
Os Atributos de Jesus Cristo: Longânimo e Paciente
Março de 2015


Mensagem das Professoras Visitantes

Os Atributos de Jesus Cristo: Longânimo e Paciente

Em espírito de oração, estude este artigo e decida o que compartilhar. De que modo o fato de entender a vida e a missão do Salvador aumentará sua fé Nele e abençoará as pessoas sob sua responsabilidade como professora visitante? Acesse reliefsociety.LDS.org para mais informações.

Fé, Família, Auxílio

Tendemos a pensar na paciência como uma característica serena e passiva, mas, conforme declarou o Presidente Dieter F. Uchtdorf, Segundo Conselheiro na Primeira Presidência: “A paciência não é resignação passiva nem é deixar de agir por temor. A paciência significa esperar ativamente e perseverar. Significa permanecer em algo (…) mesmo que os desejos de nosso coração demorem a ser cumpridos. A paciência não é apenas suportar, mas suportar bem!”

Em nossa vida pré-mortal, nosso Pai Celestial preparou um plano para nós, Seus filhos espirituais, e bradamos de alegria pela oportunidade de virmos à Terra (ver Jó 38:7). Ao decidirmos alinhar nossa vontade à Dele nesta nossa vida terrena, Ele “[fará] de [nós] instrumentos em [Suas] mãos para a salvação de muitas almas” (Alma 17:11).

O Presidente Uchtdorf prosseguiu, dizendo: “Paciência significa aceitar o que não pode ser mudado e enfrentar isso com coragem, graça e fé. Significa estarmos ‘[dispostos a submeter-nos] a tudo quanto o Senhor achar que [nos] deva infligir, assim como uma criança se submete a seu pai’ (Mosias 3:19). Em suma, paciência significa estar ‘firme, constante e imutável em guardar os mandamentos do Senhor’ (1 Néfi 2:10) todas as horas, de todos os dias, mesmo quando isso seja difícil”.1

Escrituras Adicionais

Salmos 40:1; Gálatas 5:22–23; II Pedro 1:6; Alma 17:11

Das Escrituras

As escrituras nos dizem que em nossa vida terrena devemos ser “[pacientes] nas aflições, pois [teremos] muitas”. Deus então nos faz esta consoladora promessa: “Suporta-as contudo, pois eis que estou contigo até o fim dos teus dias” (D&C 24:8).

A seguinte história da Bíblia é um exemplo de paciência e fé.

Imagem

“E uma mulher, que tinha um fluxo de sangue, havia doze anos, (…) tocou na orla do (…) vestido [de Cristo], e logo estancou o fluxo do seu sangue. (…)

E disse Jesus: Alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude.

Então, vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se tremendo e, prostrando-se ante ele, declarou-lhe diante de todo o povo a causa por que lhe havia tocado, e como logo sarara.

E ele lhe disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz” (Lucas 8:43–48).

Tal como ela, podemos encontrar bênçãos e consolo, e até cura, se estendermos o braço para Jesus Cristo, cuja Expiação pode curar-nos.

Nota

  1. Dieter F. Uchtdorf, “Prosseguir com Paciência”, A Liahona, maio de 2010, p. 56.