2015
Por Causa de Joseph
Abril de 2015


Por Causa de Joseph

Descubra seis maneiras pelas quais sua vida é (ou pode ser) diferente por causa do Profeta Joseph Smith.

Imagem
Painting of a young boy kneeling looking up at a grove of trees. At the center of the painting is a young boy (age 14) kneeling. His hands are resting on his thighs and he looks up at a light source above his head. The boy wears grey trousers (with suspenders) and grey vest and an off-white shirt. The shirt has a collar and two button placket at the front and the sleeves are rolled. The young boy had blond hair that is slightly rumpled. The background his a grove of trees, almost all with no leaves. There are some low saplings immediately behind the boy. The foreground has rocks, twings and small plants sprouting. "Walter Rane 04" appears in the lower right corner in red.

Joseph Smith morreu há mais de 170 anos. Viveu apenas 38 anos e passou a maior parte da vida em lugares tão obscuros que talvez só apareçam nos mapas mais detalhados. E talvez você conheça muitas coisas que ele fez na vida. Mas já parou para pensar sobre como elas o afetam pessoalmente? Embora seja impossível enumerar todas as maneiras, você poderia começar com estas seis.

Por causa de Joseph Smith:

1. Compreendemos quem Deus e Jesus Cristo realmente são.

Mesmo sem Joseph Smith, é provável que você acreditasse em Deus, o Pai, e em Jesus Cristo. Você teria os testemunhos da Bíblia. Mas pense no quanto sua compreensão é mais profunda e mais rica graças ao que Joseph Smith restaurou — os testemunhos destemidos e confirmadores do Livro de Mórmon, de Doutrina e Convênios e de Pérola de Grande Valor. Você sabe, por exemplo, algo que a maioria do mundo não sabe: que o Salvador ressuscitado apareceu nas Américas, o que prova, nas próprias palavras Dele, que Ele não é apenas “o Deus de Israel, [mas também] o Deus de toda a Terra” (3 Néfi 11:14).

Pense em como seu testemunho do Pai Celestial e de Jesus Cristo é fortalecido pelo testemunho contundente de profetas como Néfi, Alma e Morôni — para não citar o próprio Joseph Smith, que declarou: “Ele vive! Porque o vimos, sim, à direita de Deus” (D&C 76:22–23). Numa época em que a fé em Deus e Jesus Cristo está sendo desafiada e muitas vezes abandonada, que bênção é contar com essa luz adicional!

2. Você sabe que é filho de Deus, assim como todos os outros humanos.

Imagem
Youth in the Philippines are walking in a line and laughing and holding hands.

Talvez a verdade mais importante restaurada por Joseph Smith seja a relativa a nosso relacionamento com Deus.1 Ele é literalmente nosso Pai. Já parou para pensar nas consequências desse fato? Ele muda a maneira de você ver a si mesmo: a despeito do que o mundo pense a seu respeito, você sabe que é um filho amado de Deus, com qualidades divinas. Muda também sua forma de enxergar os outros: repentinamente todos — todos mesmo — são seus irmãos. Muda seu jeito de encarar a própria vida: todas as suas alegrias e provações fazem parte do plano do Pai Celestial para ajudá-lo a tornar-se mais semelhante a Ele. Nada mal para algo que se canta na Primária!2

3. Sua família pode ser eterna.

Imagem
Family posing together on a street in Hong Kong.

Por que tantas pessoas ficam confusas sobre a importância do casamento e da família? Talvez por desconhecerem a doutrina, restaurada por meio de Joseph Smith, de que o casamento e a família foram ordenados por Deus e devem ser eternos (ver D&C 49:15; 132:7). Não se trata simplesmente de tradições criadas pelos homens e que não têm mais serventia em nossa sociedade. Na verdade, fazem parte da ordem eterna do céu. E graças às chaves do sacerdócio e às ordenanças do templo restauradas por meio de Joseph Smith, sua família eterna pode começar aqui na Terra.

4. Você tem acesso ao sacerdócio e a suas bênçãos.

Imagem
Filipino church members during a sacrament meeting.

Por Deus ter restaurado Seu sacerdócio por meio de Joseph Smith, você pode ser batizado e receber o dom do Espírito Santo. Pode buscar as bênçãos do sacerdócio de cura, consolo e orientação. Pode fazer convênios sagrados que o unem a Deus. E pode renovar seus convênios todas as semanas ao tomar o sacramento. Por meio das ordenanças do sacerdócio, o poder de Deus entra em nossa vida (ver D&C 84:20–21). Nada disso seria possível sem o trabalho realizado por meio de Joseph Smith.

5. Você está livre da dependência de substâncias prejudiciais.

Imagem
Two young men in DR Congo playing basketball.

Ou pelo menos pode estar caso obedeça à revelação recebida por Joseph em 1833, muito antes de provar-se clinicamente que o tabaco causa câncer de pulmão e o álcool está ligado a doenças no fígado. Quando temos um profeta que revela a sabedoria de Deus, por que esperar a sabedoria do mundo chegar ao mesmo patamar? A Palavra de Sabedoria mostra que Deus não Se importa apenas com nosso espírito, mas também com nosso corpo (ver D&C 89). Afinal de contas, como demonstraram as revelações a Joseph Smith, ter um corpo nos torna mais — e não menos — semelhantes ao Pai Celestial, que também tem um corpo de carne e ossos (ver D&C 130:22).

6. Você pode saber a verdade por si mesmo por meio do Espírito Santo.

Imagem
A young Polynesian woman kneeling in prayer beside her bed.

Quando o jovem Joseph entrou no Bosque Sagrado em 1820, a crença comum de muitas igrejas era que as revelações tinham cessado. A Primeira Visão de Joseph Smith provou que não tinham razão. Os céus estão abertos — e não somente para os profetas. Qualquer pessoa que tiver perguntas pode receber respostas ao buscar com humildade e diligência (ver D&C 42:61; 88:63). Você pode, por exemplo, descobrir por si próprio se Joseph Smith foi um profeta de Deus usando o mesmo método empregado por ele: a consulta direta a Deus.

Essa lista é apenas o início. O que você acrescentaria? Como sua vida é diferente por causa de Joseph Smith? 

Notas

  1. Ver Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, pp. 39–47.

  2. “Sou um Filho de Deus”, Hinos, nº 193.