2015
Atributos Divinos de Jesus Cristo: Manso e Humilde
Agosto de 2015


Mensagem das Professoras Visitantes

Atributos Divinos de Jesus Cristo: Manso e Humilde

Em espírito de oração, estude este artigo e decida o que compartilhar. De que modo a compreensão da vida e dos papéis do Salvador aumentará sua fé Nele e abençoará as pessoas sob sua responsabilidade como professora visitante? Acesse reliefsociety.LDS.org para mais informações.

Fé, Família, Auxílio

Imagem
Jesus Christ with the twelve apostles. Christ (depicted wearing a white robe with a yellow sash), is kneeling before one of the apostles as He washes the feet of that apostle. The other eleven apostles are gathered around a table (having just completed the last supper). They are watching Christ. (John 13:1-20)

Jesus Lavando os Pés dos Apóstolos, de Del Parson

Jesus disse: “O maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve. Pois qual é maior: quem está à mesa, ou quem serve? Porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve” (Lucas 22:26–27).

“O Salvador é nosso exemplo supremo do poder da humildade e submissão. Afinal de contas, Sua submissão à vontade do Pai levou a efeito o maior e mais poderoso acontecimento de toda a história. Talvez algumas das palavras mais sagradas das escrituras sejam simplesmente: ‘Todavia não se faça a minha vontade, mas a tua’ (Lucas 22:42).”1

Como discípulos de Jesus Cristo, sempre procuramos ser como Ele. “A mansidão é vital para nos tornarmos mais semelhantes a Cristo”, afirmou o Élder Ulisses Soares, dos Setenta. “Sem ela não podemos desenvolver outras virtudes importantes. Ser humilde não significa fraqueza, mas, sim, comportar-nos com bondade e amabilidade, mostrando força, serenidade, amor-próprio e autocontrole.”2 Ao nos empenharmos para desenvolver esse atributo, vamos descobrir que “submetermos humildemente nossa vontade à do Pai proporciona-nos o poder de Deus — o poder da humildade, que é o poder de enfrentar as adversidades da vida, o poder da paz, o poder da esperança, o poder de um coração pulsando cheio de amor pelo Salvador Jesus Cristo, o poder da redenção”.3

Escrituras Adicionais

Mateus 26:39; João 5:30; Mosias 3:19; Helamã 3:35

Das Escrituras

Um dos momentos mais doces e marcantes do ministério de Cristo foi quando Ele lavou os pés de Seus discípulos. “Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido” (João 13:4–5).

Quando o Salvador introduziu essa ordenança, os discípulos devem ter ficado surpresos ao verem seu Senhor e Mestre ajoelhar-Se perante eles e prestar mansamente um serviço dessa natureza. Em seguida, Jesus explicou as lições que desejava que eles e todos nós aprendêssemos:

“Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.

Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” (João 13:14–15).

Notas

  1. Richard G. Edgley, “O Poder da Humildade”, A Liahona, novembro de 2003, p. 99.

  2. Ulisses Soares, “Ser Manso e Humilde de Coração”, A Liahona, novembro de 2013, p. 9.

  3. Richard G. Edgley, “O Poder da Humildade”, p. 99.