2015
Receita para uma Família Feliz
Agosto de 2015


Receita para uma Família Feliz

A seguir estão nove maneiras de fortalecer sua família.

Imagem
Group portrait of family in Australia

No tocante a doutrinas importantes no evangelho de Jesus Cristo, a família definitivamente ocupa uma posição privilegiada no topo da lista. Vocês, moças, recitam regularmente seu compromisso de “fortalecer o lar e a família”;1 vocês, rapazes, são convidados a preparar “uma lista de maneiras de ajudar a edificar um lar feliz”;2 e tanto os rapazes quanto as moças recebem a seguinte promessa: “Sua família será abençoada se você fizer sua parte para fortalecê-la”.3

Então qual é a melhor maneira de fortalecer sua família e ajudar a criar um lar feliz? “A Família: Proclamação ao Mundo” contém a resposta! Esse importante documento ensina por que a família é tão importante no plano do Pai Celestial e descreve em detalhes o que podemos fazer para fortalecer nossos relacionamentos familiares. Também explica exatamente como podemos ser mais felizes em nossa família. Não há receita secreta, mas apenas os princípios básicos do evangelho que nos foram ensinados desde o início: “A felicidade na vida familiar é mais provável de ser alcançada quando fundamentada nos ensinamentos do Senhor Jesus Cristo. O casamento e a família bem-sucedidos são estabelecidos e mantidos sob os princípios da fé, da oração, do arrependimento, do perdão, do respeito, do amor, da compaixão, do trabalho e de atividades recreativas salutares”.4

Essa é a fórmula simples para criar uma família feliz e melhorar seus relacionamentos familiares eternos. Isso, porém, não significa que não é preciso esforçar-se. No entanto, todo o empenho envidado para fortalecer sua família deixará todos mais felizes: tanto você quanto eles.

Seguem-se algumas ideias sobre a aplicação prática desses princípios.

  • Participe do estudo das escrituras pessoal e em família e da noite familiar.

  • Trace com sua família a meta de guardar melhor um mandamento, como a lei do jejum ou a lei do dízimo.

  • Faça planos com a família para assistir à próxima conferência geral ou estudar a última conferência geral juntos.

Oração

Imagem
Family praying.
  • Participe da oração familiar.

  • Em suas orações pessoais, ore especificamente por todos os familiares, chamando-os pelo nome. Pense nas necessidades de cada um ao orar por eles.

Arrependimento

  • Peça perdão com frequência. E faça-o com sinceridade.

  • Estude com a família sobre a importância da Expiação de Cristo e do sacramento e sobre o papel que ambos desempenham no processo de arrependimento.

Perdão

  • Seja humilde e reconheça que todos, até mesmo os pais, cometem erros.

  • Lembre-se das qualidades de que você gosta nas pessoas que magoaram ou ofenderam você.

  • Ore e peça ajuda para perdoar aos outros.

Respeito

  • Obedeça a seus pais.

  • Não fale de ninguém da família de maneira maldosa ou indelicada.

  • Identifique qualidades em cada familiar. Conte-lhes o que você admira neles.

Amor

Imagem
Brother and sister interacting.
  • Ore para ter caridade — o amor do Salvador — por seus familiares.

  • Encontre maneiras de servir à sua família.

  • Escreva bilhetes de incentivo e amor. Esconda-os em lancheiras, bolsas ou carteiras de seus familiares para que os encontrem depois.

Compaixão

  • Incentive os familiares a externar seus sentimentos e a tentar compreender uns aos outros.

  • Consolem-se mutuamente em momentos difíceis e tentem carregar os fardos uns dos outros (ver Mosias 18:8–9).

Trabalho

  • Ofereça-se para preparar uma refeição para a família.

  • Ajude em tarefas domésticas, como aparar a grama, arrancar o mato do jardim ou limpar as janelas.

  • Ajude seus irmãos mais novos a fazer a lição de casa.

Atividades Recreativas Salutares

Imagem
Parents and teenage daughter standing together and laughing.
  • Ajude a planejar passeios, férias e atividades em família que sejam do agrado de todos.

  • Ponha limites no mundo digital. Desligue a televisão e outros aparelhos eletrônicos quando a família estiver reunida.

Experiências dos Jovens

Perguntamos a alguns jovens como aplicam esses princípios em sua própria família. Eis o que disseram sobre suas experiências:

Resolvi tomar a dianteira das duas noites familiares seguintes e abordar a fé. Comecei preparando as lições e tentando aprender os acordes de violão das músicas que íamos cantar.

A primeira lição foi sobre a fé. Perguntei o que poderíamos mudar como família para aumentar nossa fé. Eles responderam: “Orar, estudar as escrituras, jejuar, ir à Igreja” e assim por diante. Concordamos que há muitas coisas que podemos fazer para aumentar a fé, mas o mais importante é partir para a ação. Isso é essencial para fortalecer a fé.

A segunda lição foi sobre os dons espirituais. Falamos da inter-relação entre a fé e os dons espirituais.

Nossas noites familiares sobre a fé correram muito bem. Melhoramos algumas coisas em nossa família, divertimo-nos e não tivemos a impressão de que era uma mera obrigação. Sentimos o Espírito juntos em família.

Riza S., 16 anos, Roskilde, Dinamarca

Oração

Decidi pôr minha fé em prática orando e pedindo auxílio e orientação a Deus. No início não percebi o impacto de minhas orações, mas, após alguns dias, constatei que passou a haver mais paz em casa.

Mas então minha fé foi posta à prova. Meu irmão mais novo sofreu uma lesão e precisou fazer uma cirurgia de emergência, um de meus amigos também teve um acidente grave e minha mãe ficou com a garganta inflamada e febre alta. Todas essas circunstâncias horríveis afastaram a paz que eu vinha sentindo. Fiquei triste, mas continuei a orar. O poema predileto de minha avó me veio à mente. Ele diz que Deus conhece todas as coisas melhor do que nós e que devemos confiar Nele. Assim, comecei a pôr minha fé ainda mais em prática e a fazer tudo a meu alcance. Pouco depois meu irmão recebeu alta do hospital. Os ferimentos de meu amigo revelaram-se menos graves do que se achava inicialmente. Minha mãe se recuperou.

Agora, quando oro pelos outros, oro com mais intenção e mais fé do que antes. Devemos ter fé em Deus, sobretudo quando é difícil crer Nele e em Seus planos, e nunca reclamar, pois Ele sabe o que é melhor.

Jarom K., 18 anos, Graz, Áustria

Arrependimento

Dei-me conta de o quanto o arrependimento afeta tudo. Por alguns meses, por exemplo, eu estava cometendo pecados sem me arrepender e custava-me quebrar esse ciclo. Mas, depois de conversar com o bispo e outros amigos próximos, consegui aplicar o processo de arrependimento e me sentir bem mais perto de Deus e mais feliz de novo. Ao orar com fervor e passar bastante tempo lendo as escrituras, percebi que precisava mudar minha maneira de viver algumas coisas em minha vida. Dou-me conta de o quanto cresci por causa disso. Com essa experiência consegui aproximar-me muito mais da minha mãe e, em especial, do meu pai.

Embora eu ainda enfrente tentações e ainda cometa pecados, consigo tirar proveito da Expiação do Salvador para me arrepender e avaliar como agi a cada dia. E tento sempre ter o desejo de melhorar. Sempre serei grato pela Expiação em minha vida.

Billy P., 17 anos, Ipswich, Inglaterra

Trabalho

Já que considero a história da família um tipo de trabalho, decidi fazer meu próprio livro de história da família. Assim, fiz uma compilação de todas as fotografias de meus familiares. Minha intenção foi permitir que meus filhos e bisnetos conhecessem a aparência de seus antepassados. E ao fazer isso, senti muita paz, pois sabia que não estava agindo só em meu benefício, mas também para o das gerações futuras.

Glory S., 18 anos, Joanesburgo, África do Sul

Atividades Recreativas Salutares

Minha primeira tentativa de fazer atividades recreativas com meus irmãos foi, no mínimo, difícil. Mas um divisor de águas foi uma viagem para as Montanhas Blue Ridge. As folhas das árvores estavam de todas as cores, e o passeio no parque de diversões foi muito divertido, mas volta e meia palavras ásperas, atos egoístas e brincadeiras de mau gosto acabavam estragando o ambiente. Antes de irmos embora, minha irmã e eu escalamos um pequeno monte e ficamos sentadas em silêncio por alguns instantes, ouvindo a natureza à nossa volta. Era a primeira vez que nos sentávamos lado a lado sem discussões, falando serenamente do futuro e das dificuldades que enfrentávamos naquele momento. O Espírito estava presente, trazendo uma paz que eu até já esquecera.

Comecei a me esforçar para conversar com meus irmãos, perguntar sobre o dia deles, dar-lhes abraços — uma tentativa simples de envolver-me na vida deles. Ajudei meu irmão mais novo, autista, a fazer a lição de casa. Ajudei minha irmã mais nova a fazer cartões de gramática e a criar rimas bobas para memorizar as diferentes partes do corpo. Na prova seguinte, ela subiu mais de 20 pontos e tirou sua nota mais alta. A alegria que senti por causa desses momentos era diferente e a mais profunda que eu já vivenciara.

O convívio familiar às vezes é difícil, mas momentos assim fazem tudo valer a pena. Esses pequenos momentos levam a outros de diversão, brincadeiras e risadas. Senti uma união inédita em minha família.

Emily C., 17 anos, Carolina do Norte, EUA

Notas

  1. “Tema das Moças”, Progresso Pessoal das Moças, livreto, 2009, p. 3.

  2. Dever para com Deus, livreto, 2010, p. 80.

  3. Para o Vigor da Juventude, livreto, 2011, p. 14.

  4. “A Família: Proclamação ao Mundo”, A Liahona, novembro de 2010, última contracapa.