2015
Rapazes e Moças Extraordinários das Escrituras
Outubro de 2015


Rapazes e Moças Extraordinários das Escrituras

A autora, que foi professora do Seminário, morava na Alemanha e faleceu em 2012.

Você pode aprender com o exemplo de muitos jovens justos cuja história foi preservada nas escrituras e seguir esse exemplo.

Imagem
illustration of scenes from the Bible

Ilustração: Andrew Bosley

O Senhor ama a juventude da Igreja. Ele tem grande confiança em você. Em todas as épocas, o Senhor inspirou rapazes e moças corajosos a liderar e a abençoar Seu povo. Ele precisa da criatividade, coragem e originalidade deles. Sempre foi assim e continuará a ser assim.

Os muitos exemplos de jovens heróis permeiam todas as escrituras. Embora tenham vivido há muito tempo, você pode seguir o exemplo deles e identificar-se com a vida deles. Eles tinham problemas familiares, moravam em meio a pessoas iníquas e enfrentavam “Golias”, mas sua coragem, obediência e fé em Jesus Cristo os ajudavam a superar seus desafios — da mesma forma com que essas qualidades podem fazer o mesmo por você também.

Abraão

A determinação, coragem e disposição que Abraão teve de erguer a voz contra a iniquidade eram assombrosas — ainda mais levando-se em consideração que o pai dele adorava ídolos. Quando jovem, ele defendeu tão vigorosamente a retidão que quase foi morto em sacrifício (ver Abraão 1:2–7).

José do Egito

Ele tinha 17 anos quando seus irmãos mais velhos o venderam como escravo, mas, com as bênçãos do Senhor, José conseguiu transformar aquela situação difícil em algo bom. Ele não foi derrotado, porque jamais desistiu. Sua confiança no Senhor era contínua. A grandeza interior de José se manifestou quando ele perdoou as injustiças que lhe foram feitas (ver Gênesis 37; 45).

Davi

Quando adolescente, Davi era pastor, e lutou contra um urso e um leão para proteger as ovelhas de seu pai. Sua autoconfiança não vinha de sua habilidade como pastor, mas de sua fé no Pai Celestial, conforme demonstrado ao lutar contra Golias (ver I Samuel 17:32–54).

Ester

Ela teve a determinação de colocar a própria vida em risco para salvar seu povo. Não foi a beleza de Ester, mas suas características espirituais que a tornaram uma grande pessoa (ver Ester 4–5).

Daniel

Imagem
Illustration of scenes from the Bible, Book of Mormon and Church history.

Ilustração: Andrew Bosley

Ele obedeceu à lei de saúde do Senhor embora as outras pessoas a seu redor não o fizessem. Ele orou mesmo quando orar ao Pai Celestial contrariava as ordens do rei. Devido a sua retidão e receptividade à inspiração do Espírito, Daniel foi abençoado pelo Senhor com o dom de interpretar sonhos e visões. Ele recebeu poder e sabedoria do Pai Celestial de tal modo que, nos momentos de perigo, os poderes do céu estavam a sua disposição (ver Daniel 1; 6).

Néfi

Néfi foi outro exemplo incrível quando disse: “Eu irei e cumprirei as ordens do Senhor” (1 Néfi 3:7). Ele teve a coragem de fazer o que lhe foi pedido. Será que ele morava numa casa confortável? Não, ele morou no deserto por muitos anos. A vida era fácil para ele? Não, seus irmãos com frequência se zangavam com ele e muitas vezes até tentaram matá-lo. Ao longo de tudo isso, ele obedeceu aos mandamentos do Senhor.

Os Dois Mil Jovens Amonitas

Esses rapazes foram criados por pais fiéis, e sua fé nas palavras de sua mãe os abençoou. Eles aprenderam a ouvir e a obedecer com exatidão e, em suas batalhas, não duvidaram que o Pai Celestial os protegeria (ver Alma 56:45–48).

Mórmon

Quando tinha 15 anos, o Senhor o visitou porque ele era humilde, puro e íntegro apesar da iniquidade das pessoas a seu redor. Também aos 15 anos, Mórmon se tornou líder de um exército. Mais tarde, foi-lhe confiada a guarda das escrituras (ver Mórmon 1–2).

Joseph Smith

Aos 14 anos de idade, ele examinou as escrituras e orou para saber a qual igreja deveria se filiar. O Senhor o chamou para restaurar o evangelho e a Igreja de Jesus Cristo. Joseph dedicou toda a sua vida ao cumprimento dessa designação apesar de muitos obstáculos e dificuldades. Aos 17 anos, foi visitado pelo anjo Morôni, que lhe mostrou as placas de ouro. Mesmo quando jovem, Joseph Smith foi um vigoroso professor e um grande exemplo para as pessoas a seu redor (ver Joseph Smith—História 1).

Seu Dia

A época de rapazes e moças admiráveis já passou? Não! O anjo Morôni contou a Joseph Smith que a profecia de Joel estava prestes a ser cumprida:

“[Eu, o Senhor] derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.

E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito” (Joel 2:28–29; ver Joseph Smith—História 1:41).