2016
Ser um Verdadeiro Herói
Dezembro de 2016


Ser um Verdadeiro Herói

Prosseguir com firmeza não é um esporte para espectadores. Erga-se e ponha-se em ação!

Imagem
young man

Pense em seu super-herói favorito. Pronto, ação! Pensou num impetuoso espadachim enfrentando adversários insuperáveis? Ou talvez num charmoso aventureiro com um corte de cabelo perfeito? Pensou em alguém das escrituras?

Que tal Néfi, Noé, Abis ou Pedro? Eles não lutaram contra exércitos só com os punhos e uma frase feita sagaz, mas são o que poderíamos chamar de verdadeiros heróis. Exerceram fé, confiaram em Deus e seguiram em frente. Puseram-se em ação.

Você já deixou de começar algo por não ter recebido orientações diretas, dadas passo a passo? Talvez haja alguém em sua classe ou em seu quórum que não esteja vindo à igreja. Você hesita em ajudar essas pessoas por não ter certeza de como exatamente fazê-lo? A inspiração é importante, e sempre devemos buscá-la. Mas isso não significa que vamos ficar sentados esperando uma mensagem de texto de um anjo antes de sairmos para fazer o bem. O Pai Celestial quer que você faça amizade com essa pessoa. Deseja que nos apresentemos e nos ponhamos em ação.

E se Néfi, Noé, Abis e Pedro tivessem esperado? Todos tinham coisas difíceis para fazer. Suponha que eles tenham decidido sentar-se e esperar com um refrigerante e biscoitos a chegada de mais instruções. As coisas teriam sido bem diferentes…

Esperar e Ver?

Imagem
scripture figures

Eu irei esperar antes de cumprir as ordens do Senhor, porque sei que o Senhor nunca dá ordens aos filhos dos homens sem antes preparar um caminho pelo qual suas ordens possam ser cumpridas, por isso não farei nada até saber exatamente qual é esse caminho” (versão não existente de 1 Néfi 3:7).

Logo depois de a família de Leí ter deixado sua casa em Jerusalém, o Senhor ordenou que os filhos de Leí voltassem e pegassem as placas de Labão. Mas, pelo que sabemos, Ele não lhes deu nenhuma dica de como fazê-lo. Tudo que Néfi e seus irmãos sabiam era que o Senhor havia ordenado que fossem buscar as placas. Alguma vez você já sentiu que não tinha a menor ideia de como fazer as coisas esperadas de você? (Talvez esse seja um dos motivos pelos quais Lamã e Lemuel reclamaram!) Coube a Néfi a tarefa de usar o cérebro, exercer fé e agir. Mas e se ele tivesse ficado ocioso e desperdiçado tempo? E se Néfi tivesse se recusado a mover-se até que Deus lhe desse um plano? Era muito difícil pegar as placas! Ele e os irmãos tentaram duas vezes e fracassaram! E se Néfi tivesse simplesmente se encostado nas muralhas de Jerusalém, esperando que Deus lhe dissesse o que fazer?

As placas ainda estariam no tesouro de Labão. Felizmente Néfi não esperou.

Em vez disso, seguiu o Espírito, “não sabendo de antemão o que deveria fazer. Não obstante, [seguiu] em frente” (1 Néfi 4:6–7; grifo do autor). Ele não esperou, não permitiu que as coisas que desconhecia o impedissem de agir. Ele sabia que Deus proveria um meio, e estava certo. Assim que Néfi começou a se mexer, a agir e a prosseguir com firmeza, o Senhor o guiou e o ajudou.

Imagem
Nephi

Mas por quê?

“E Noé questionou tudo o que o Senhor lhe ordenara” (versão não existente de Gênesis 7:5).

Às vezes, Deus não dá instruções exatas. Veja Noé, por exemplo. Ao ordenar a Noé que construísse uma arca, Deus forneceu as medidas, explicou quais materiais deveriam ser usados e até deu a Noé uma lista de passageiros. Você pode ter recebido uma inspiração específica assim, e todos recebemos mandamentos específicos, como os princípios contidos no livreto Para o Vigor da Juventude. Mas, mesmo que não saiba exatamente o que deve fazer, ainda assim você hesita? Você já foi tentado a questionar o Senhor em vez de obedecer a Ele?

E se Noé tivesse ouvido o Senhor e depois perguntado: “Mas por quê? Não entendo”. E se tivesse se deitado no sofá e se recusado a mover-se até entender exatamente o motivo pelo qual o Senhor estava enviando um dilúvio, questionando o tempo todo se as instruções eram mesmo de Deus?

Teria havido um dilúvio, mas será que teria havido uma arca? E quanto à raça humana? É realmente muito bom que Noé não tenha ficado sentado, questionando tudo.

Em vez disso, “fez conforme tudo o que o Senhor lhe ordenara” (Gênesis 7:5). Ele não questionou, mas agiu com fé. Se forem feitas no espírito correto, as perguntas são algo bom. Podem ajudar-nos a crescer e conduzir-nos a mais verdade. Mas, quando nos recusamos a fazer coisa alguma até recebermos as respostas que desejamos, o questionamento pode nos impedir de progredir. Noé pode ter tido muitas dúvidas, mas não deixou que elas o impedissem de agir. Mesmo que parecesse estranho, ele construiu o navio em terra seca, reuniu todos os animais e entrou na arca com a família dele. E quando começou a chover, provavelmente ficou feliz por tê-lo feito. Noé agiu com fé, e Deus abençoou a ele e a toda a sua família.

Imagem
Noah building the ark

Aguardar e Observar?

Quando viu que todos os servos de Lamôni haviam caído por terra (…), ela soube que era o poder de Deus; e acreditando que (…), contemplando esta cena, [outros] seriam levados a acreditar no poder de Deus, ela ficou aguardando que outra pessoa reunisse o povo” (versão não existente de Alma 19:17).

Abis era uma mulher lamanita. Convertera-se ao Senhor muitos anos antes, mas, como morava entre lamanitas descrentes, manteve isso em segredo. Quando Amon ensinou o evangelho ao rei Lamôni, o rei e sua família foram subjugados pelo poder do Senhor. Abis reconheceu que aquela era uma oportunidade para que seus amigos e vizinhos finalmente vissem o poder de Deus e acreditassem. Cabia a ela reunir o povo para testemunhar o milagre.

Mas e se ela não tivesse feito isso? Após muitos anos ocultando sua fé, era um pouco amedrontador correr de casa em casa contando isso a todos! Já teve a inspiração de dizer algo, mas ficou nervoso? Às vezes é difícil compartilhar nossas crenças! E se Abis tivesse simplesmente aguardado, na esperança de que as pessoas chegassem ali por acaso? Ou que outra pessoa dissesse algo?

Ora, então ninguém teria se reunido para ver o rei Lamôni e sua família caídos ali como mortos nem o modo milagroso como recobraram os sentidos. Não teriam estado ali para ouvir o rei Lamôni, a rainha e Amon ensinarem o evangelho.

Foi bom que ela não tenha ficado esperando. Em vez disso, ela “correu, (…) de casa em casa, comunicando o sucedido ao povo” (Alma 19:17; grifo do autor). Ela tinha um testemunho do Senhor e não permitiu que o temor a impedisse de agir. Não esperou que outra pessoa dissesse algo. Quando teve a oportunidade, não hesitou — ela correu! Abis agiu, e o Senhor lhe concedeu a bênção de ver muitos de seus conterrâneos convertidos ao evangelho (ver Alma 19).

Ouvir o Mundo?

Imagem
Peter walking on water

“E [Jesus] disse: Vem. E Pedro, sentando-se no barco, não andou sobre as águas para ir ter com Jesus” (versão não existente de Mateus 14:29).

Por ser pescador, Pedro conhecia muito a respeito de barcos. Sabia, por exemplo, que, quando há uma violenta tempestade no mar, devemos permanecer no barco. Sabia que as pessoas que desciam para a água afundavam de imediato. Consegue imaginar o que ele deve ter pensado quando viu Cristo andando sobre as águas?

Mas e se ele tivesse ficado no barco? Todos sabem que as pessoas não conseguem andar sobre as águas. E se Pedro tivesse se concentrado apenas no que o mundo “sabia”? Às vezes, os ensinamentos de Cristo e de Seus profetas parecem contrariar o que o mundo diz. E o mundo é muito persuasivo e convincente. E se Pedro tivesse dito a Cristo que andar sobre as águas era algo que contrariava a ciência e a lógica? E se Pedro tivesse ficado com medo demais para descer do barco e andar até Cristo?

Teria perdido a chance de compartilhar uma experiência incrível com o Mestre. Teria perdido a oportunidade de fortalecer sua fé e poderia ter até questionado sua fé no futuro, quando precisasse agir com determinação. Foi bom que Pedro não tenha permanecido no barco. A despeito das ondas, da tempestade e de sua experiência no mar, Pedro quis descer do barco e andar até Cristo. A despeito de tudo o que o mundo “sabia”, Pedro andou sobre as águas. Mesmo quando hesitou, Cristo estava ali para dar-lhe a mão (ver Mateus 14:28–31).

Eu? Um Verdadeiro Herói?

Imagem
young women

Você foi enviado para cá a fim de ser o herói de sua vida repleta de ação! Isso não significa pular de edifícios que explodem ou dirigir carros em fuga todos os dias. Significa fazer escolhas, agir e prosseguir com firmeza.

O Senhor ensina que devemos “ocupar-nos zelosamente numa boa causa”. Ele não diz exatamente qual deve ser essa boa causa, mas quer que “[façamos] muitas coisas de [nossa] livre e espontânea vontade e [realizemos] muita retidão” (D&C 58:27). Isso significa que Ele confia que você faça suas próprias escolhas e decida como vai fazer o bem. Muitas vezes, a ajuda vem depois de termos exercido fé e dado esses primeiros passos.

O Senhor sempre está a nosso lado para guiar-nos quando precisamos, mas, se nos recusarmos a agir e a prosseguir com firmeza por nós mesmos, esperando que Deus nos diga todos os mínimos detalhes do que temos de fazer, seremos um “servo indolente e não sábio” (ver D&C 58:26). E quem quer ser um servo indolente quando podemos ser um herói?