2017
Entender Sua Bênção Patriarcal
Abril 2017


Entender Sua Bênção Patriarcal

As autoras moram em Illinois, EUA, e Nova York, EUA, respectivamente.

Identificar cada parte de sua bênção pode ajudá-lo a encontrar orientação para sua vida.

Imagem
man with a map in a maze

Man in maze © Digital Vision Vections/Getty Images

A vida é cheia de águas desconhecidas: Que escola devo frequentar? O que devo estudar? Devo servir missão? Com quem devo me casar? Se recebesse um mapa pessoal para guiá-lo nas decisões da vida, você o seguiria?

O Pai Celestial e Jesus Cristo nos deram esse mapa — a bênção patriarcal — para nos dar orientação em nossa vida. Embora tenhamos recebido o dom do arbítrio para tomar decisões de nossa livre e espontânea vontade, a bênção patriarcal pode lançar luz sobre quais caminhos vão trazer mais felicidade.

Mas não basta simplesmente ter um mapa. Precisamos estudar, entender e aplicar o conteúdo do mapa. Da mesma forma, quando você passa a entender a linguagem usada em sua bênção patriarcal — seu próprio guia pessoal para a vida —, conseguirá discernir o que você é aos olhos de Deus e o que pode se tornar.

Descobrir Sua Linhagem

Acima de tudo, sua bênção patriarcal declara a sua linhagem, ou a qual das 12 tribos de Jacó (que mais tarde foi chamado de Israel) você pertence. Apesar de nem todos sermos descendentes literais de Jacó, as escrituras nos ensinam que os membros da Igreja são adotados na casa de Israel: “Pois todos os que receberem este Evangelho serão chamados segundo o teu nome, e contados como tua semente; e levantar-se-ão e abençoar-te-ão como seu pai” (Abraão 2:10).

Shelisa Schroeppel, de Utah, EUA, diz: “Ao saber que pertenço à casa de Jacó, entendo melhor meu propósito nesta vida e por que recebo certos chamados na Igreja”.

Sua bênção patriarcal também pode descrever quaisquer bênçãos relacionadas à sua tribo específica. Por exemplo, muitos membros da Igreja pertencem à tribo de Efraim, uma tribo que tem a responsabilidade especial de divulgar a mensagem do evangelho restaurado ao mundo (ver Deuteronômio 33:13–17; D&C 133:26–34).

Encontrar Conselhos Pessoais

Quando usado corretamente, um mapa evita que um viajante se perca. Da mesma forma, durante essa jornada terrena, sua bênção patriarcal pode oferecer conselhos e orientação para sua vida. Ela não lhe diz simplesmente o que fazer, mas pode oferecer-lhe entendimento pessoal sobre quais caminhos, se seguidos com fé, podem ajudá-lo a saber quando sua vida está em harmonia com a vontade do Pai Celestial. Ao estudar sua bênção patriarcal e procurar viver de modo que convide o Espírito do Senhor, você pode encontrar segurança, alegria e orientação.

Gabriel Paredes, de Lima, Peru, conta: “Alguns dos conselhos que me foram dados em minha bênção só pude aplicar plenamente com minha família depois de ser selado à minha esposa.

Recentemente nos indagamos sobre o que poderíamos fazer para fortalecer e edificar nossa nova família. Nossa pergunta foi respondida por meio de minha bênção patriarcal. Nela sou aconselhado a priorizar o respeito, a tolerância e a amar minha família, pois esses são alguns dos alicerces importantes do evangelho de Jesus Cristo.

Ao nos concentrarmos nisso, minha mulher e eu conseguimos superar os problemas. Ainda temos algumas dificuldades em nossa família, mas somos felizes. Senti como se o Senhor estivesse me lembrando de como eu poderia ter a família que Ele me prometeu. Sei que o Senhor fala por meio de bênçãos patriarcais e que os conselhos contidos nelas devem ser usados em nossa vida”.

Seguir as Admoestações

Um mapa não indica necessariamente todos os perigos do caminho, mas felizmente as bênçãos patriarcais costumam nos dar advertências para proteger-nos durante o trajeto. Algumas dessas admoestações ajudam a proteger-nos da influência de Satanás, outras podem nos indicar como podemos vencer o homem natural dentro de nós.

Para Caitlin Carr, de Utah, algumas das admoestações em sua bênção patriarcal não ficaram claras de imediato, mas o estudo posterior de sua bênção deu-lhe um novo entendimento.

“Quando recebi minha bênção patriarcal, fui advertida sobre as pessoas que tentariam me afastar da verdade com uma conversa agradável. Não prestei muita atenção nisso, pois tinha uma firme crença nas doutrinas que me foram ensinadas.

No entanto, no ano seguinte, fui confrontada com ideias e filosofias que, no início, pareciam ter como base o amor e a justiça, mas não tinham. Essas mensagens pareciam vir de todos os lugares: da mídia, escola, até mesmo de amigos íntimos. Apesar de saber que essas filosofias eram contrárias ao plano de Deus, tive vontade de apoiar essas novas ideias do mundo e a Igreja. Logo percebi que ‘ninguém pode servir a dois senhores’ (Mateus 6:24) e que eu não deveria confiar na sabedoria dos homens. O Pai Celestial resolveu minhas dúvidas por meio das escrituras e me deu paz à mente e ao coração. Como resultado, meu testemunho foi fortalecido e tornei-me mais firme em defender o que sei ser verdade.”

Desenvolver Dons e Talentos

Sua bênção patriarcal também pode mencionar dons e talentos espirituais que o Senhor lhe deu para edificar Seu reino. Se sua bênção menciona um talento que você desconhece, deve ser porque talvez você ainda não teve a oportunidade de descobri-lo ou desenvolvê-lo. Por meio da busca diligente e da ajuda do Senhor, você pode crescer para incorporar esse talento com muitos outros.

Desenvolver seus talentos o ajuda a reconhecer as coisas extraordinárias com as quais você contribui para a obra do Senhor. Johanna Blackwell, da Califórnia, EUA, pensa nos dons e talentos em sua bênção quando se sente tentada a comparar-se com outras pessoas: “Ao ler as palavras de minha bênção patriarcal, lembro-me de que fui abençoada com dons de que pessoalmente precisava para vencer as provações e participar da aceleração da obra do Senhor.

Minha bênção fala da minha capacidade de amar, perdoar e ter a coragem de interagir com as pessoas ao meu redor. Ao praticar esses dons, o Senhor me abençoou com um desejo maior de encontrar novas pessoas e culturas e me relacionar com elas. Consequentemente, meu testemunho de que somos todos filhos de um Pai Celestial amoroso cresceu, e tenho conseguido servir ao próximo à medida que cada um de nós busca se tornar mais semelhante a Cristo”.

Imagem
points on the map

Buscar as Bênçãos Prometidas

Por fim, nossa bênção patriarcal revela bênçãos prometidas pelo Pai Celestial para nós se permanecermos fiéis a Ele. Não há garantia alguma de quando essas promessas serão cumpridas, mas podemos saber que, se formos obedientes ao evangelho, elas o serão, seja nesta vida ou na próxima.

Sergio Gutierrez, de Nevada, EUA, recorre a uma promessa em sua bênção patriarcal sempre que se sente preocupado com seus planos futuros de carreira: “Às vezes, fico ansioso com a incerteza do meu futuro, mas há uma promessa em minha bênção patriarcal que sempre me traz serenidade. Essa promessa me ajuda a saber que, enquanto eu me empenhar e permanecer fiel, terei os recursos necessários para poder cuidar de minha família e edificar a Igreja. Ainda não sei exatamente qual carreira quero abraçar, mas essa promessa me traz fé e confiança”.

Se você já se perguntou qual é a vontade do Pai Celestial para você, não está sozinho. O Senhor sabia que você ia se deparar na vida com diversas opções de caminhos a seguir, então lhe concedeu um mapa pessoal para manter sua vida em harmonia com Seu evangelho. A bênção patriarcal não pode decidir por nós, mas pode nos conduzir à nossa própria revelação pessoal. Por meio da bênção patriarcal, ficamos sabendo como nos encaixamos no plano do Senhor para coligar Israel ao tomarmos conhecimento de nossa tribo. Recebemos conselhos pessoais, advertências, promessas e aprendemos sobre os dons e talentos únicos que o Pai Celestial nos deu para servi-Lo. Se você tentar viver de acordo com todos esses elementos de sua própria bênção patriarcal, poderá saber que suas decisões estão em harmonia com a vontade do Senhor para sua vida.