2017
Aprender com Toda a Alma
August 2017


Aprender com Toda a Alma

O Senhor está atuando com poder em Sua Igreja para que vocês obtenham a instrução que Ele deseja que vocês tenham.

Imagem
young woman and young man looking at computer screen

Esta mensagem é para os jovens e os jovens adultos da Igreja do Senhor. Há muitos anos, tive uma forte inspiração a respeito de vocês e a respeito desta época. Foi como se eu visse as crianças da Primária do mundo inteiro. Eu sabia que elas fariam e cumpririam convênios com o Senhor. Sabia também que o Senhor as abençoaria com oportunidades de profundo aprendizado, tanto espiritual quanto secular, e as desenvolveria para que se tornassem um poderoso exército para edificar Seu reino e preparar a Terra para Seu retorno.

Vocês são aquelas crianças, e este é seu dia.

É um dia grandioso no reino de Deus, um dia repleto de oportunidades para que vocês aprendam, cresçam e sintam alegria e felicidade. Há dificuldades importantes, sem dúvida. No entanto, por meio dos poderes de redenção e fortalecimento que advêm da Expiação de Jesus Cristo, por meio de Seu glorioso evangelho e Sua Igreja verdadeira e viva, o Senhor continua a abrir portas e a preparar o caminho para que vocês se arrependam, aprendam profundamente, cresçam espiritualmente e se tornem mais convertidos a Ele. O Senhor está preparando Seu reino e Seu povo para Seu retorno, e vocês da nova geração desempenham um papel central nessa grande obra.

Este é um dia de milagres. Novas tecnologias possibilitam que o aprendizado e a instrução floresçam. Isso se aplica tanto ao conhecimento secular quanto ao espiritual. O Senhor está atuando com poder em Sua Igreja para que vocês obtenham a instrução que Ele deseja que vocês tenham.

Tudo isso faz parte do mandamento que o Senhor deu ao Profeta Joseph Smith (1805–1844) no início da Restauração: “É a minha vontade que (…) [obtenhais] um conhecimento de história, e de países, e de reinos, de leis de Deus e do homem; e tudo isso para a salvação de Sião” (D&C 93:53).

Esse mandamento adquiriu urgência em nossos dias à medida que o Senhor acelera Sua obra. Agora é a época de vocês aproveitarem as oportunidades de aquisição de instrução que estão diante de vocês e o potencial para aprendizado e crescimento que está em vocês.

Estas palavras do Presidente Thomas S. Monson deveriam soar em seus ouvidos todos os dias:

“Exorto-[os] a estudarem”.1

“Seus talentos se ampliarão à medida que estudarem e aprenderem.”2

“Cada um de vocês (…) tem a oportunidade de aprender e crescer. Expandam seu conhecimento, tanto intelectual como espiritual, até a completa estatura de seu potencial divino.”3

Aprendizado Profundo

O aprendizado que permite que vocês se elevem “até a completa estatura de seu potencial divino” é o que chamarei de aprendizado profundo: o aprendizado com toda a alma — a mente, o coração, o corpo e o espírito imortal. O aprendizado profundo se aplica a todo tipo de conhecimento, tanto o espiritual quanto o secular. O aprendizado é profundo quando aumenta sua capacidade de fazer três coisas: (1) saber e entender; (2) agir de modo eficaz e justo; e (3) tornar-se mais semelhante a nosso Pai Celestial.4

Como o Senhor ensinou ao Profeta Joseph, o aprendizado profundo precisa ser feito à maneira do Senhor, por meio de revelação e inspiração na Luz de Cristo e pelo poder do Espírito Santo, por meio de estudo diligente e ativo, e pelo ensino mútuo, acompanhados da graça de Jesus Cristo. Isso se aplica a qualquer tipo de conhecimento. Aqui estão os mandamentos do Senhor sobre o aprendizado profundo:

“Buscai diligentemente e ensinai-vos uns aos outros palavras de sabedoria; sim, nos melhores livros buscai palavras de sabedoria; procurai conhecimento, sim, pelo estudo e também pela fé” (D&C 88:118).

“Ensinai diligentemente e minha graça acompanhar-vos-á, para que sejais instruídos mais perfeitamente em teoria, em princípio, em doutrina, na lei do evangelho, em todas as coisas pertinentes ao reino de Deus, que vos convém compreender” (D&C 88:78).

O Conhecimento Espiritual Tem Prioridade

Imagem
young woman holding scriptures

O aprendizado profundo, em qualquer campo de estudo, é inerentemente uma experiência espiritual, ancorada em um alicerce de fé em Jesus Cristo, arrependimento e obediência a Seus mandamentos para que o Espírito Santo possa ensiná-los. O aprendizado profundo não é fácil, mas vale a pena o esforço! Se realmente desejarem aprender profundamente, se o seu coração e sua mente estiverem receptivos ao aprendizado, e se vocês puserem esse desejo em prática, o Senhor vai abençoá-los. Quando fizerem sua parte — orar com fé, preparar-se, estudar, envolver-se ativamente e fazer o melhor que podem —, o Espírito Santo vai ensiná-los, magnificar sua capacidade de aplicar o que aprenderam e ajudá-los a tornarem-se o que o Senhor deseja que se tornem. “A própria salvação”, ensinou o Presidente Joseph F. Smith (1838–1918), “por meio da Expiação de Cristo, é um processo de educação. (…) O conhecimento é um meio de progresso eterno”.5

Esse processo se aplica a qualquer situação em que estejam e a qualquer tipo de conhecimento. Contudo, o conhecimento mais importante que precisam adquirir é o conhecimento das coisas de Deus. O conhecimento espiritual, portanto, deve ocupar o primeiro lugar em seu coração e em suas prioridades. O Profeta Joseph Smith enfatizou a primazia do conhecimento espiritual com estas palavras: “O homem é salvo na mesma proporção em que adquire conhecimento, porque, se não adquirir conhecimento, será levado cativo por algum poder maligno no outro mundo, porque os espíritos malignos terão mais conhecimento e consequentemente mais poder do que muitos homens que estão na Terra. Por isso precisamos de revelação para ajudar-nos e dar-nos conhecimento das coisas de Deus”.6

É verdade que o evangelho engloba toda a verdade,7 mas o conhecimento e o entendimento das verdades claras e simples do evangelho de Jesus Cristo precisam ser o seu alicerce para todo aprendizado profundo. Ao colocarem o conhecimento espiritual em primeiro lugar na mente e no coração, vocês estarão garantindo que confiarão no Senhor e no Santo Espírito em seu aprendizado, que verão tudo o que estudam à luz de Seu evangelho e que continuarão a aprender profundamente por toda a vida.

Aprendizado Profundo por Toda a Vida

O aprendizado profundo tanto de conhecimento espiritual quanto secular é um mandamento do Senhor. Imaginem o que aconteceria se vocês parassem de aprender. E se eu tivesse parado de aprender quando me formei na faculdade, em meados da década de 1970? Não teria nenhuma perspectiva nova nem revelação dos profetas vivos, das escrituras ou do Espírito Santo. Nada saberia sobre os avanços contínuos em tecnologia, saúde, assuntos mundiais, normas governamentais ou educação. Não teria havido nenhum crescimento pessoal ou espiritual por meio do arrependimento e do aprendizado pela experiência.

Quando fui reitor da Universidade Brigham Young–Idaho, sempre perguntavam à minha mulher: “Como você conheceu o Presidente Clark?” A resposta que ela dava geralmente começava assim: “Ele não era o Presidente Clark quando o conheci”. Se eu não tivesse continuado a aprender, teria ficado mais velho, mas ainda seria o jovem de 25 anos que a irmã Clark conheceu quando me formei na faculdade — o que não seria uma coisa boa para a irmã Clark nem para a nossa família!

Se vocês pararem de aprender, não poderão se tornar mais instruídos, mais eficazes, mais úteis, mais fiéis nem mais semelhantes a seu Pai Celestial.

Sua experiência com o aprendizado na juventude e no início da vida adulta estabelece o alicerce para uma vida inteira de aprendizado. Se vocês desenvolverem a capacidade de aprender profundamente à maneira do Senhor — por meio do Espírito e com estudo diligente e ativo —, isso lhes será uma grande bênção.

Um ponto-chave para colher essa bênção é manter o coração e a mente receptivos ao aprendizado. Aqui estão três coisas que vocês podem fazer para estarem sempre prontos a aprender:

  1. Peçam ao Senhor que os abençoe com o desejo de aprender profundamente.

    Se já tiverem o desejo de aprender profundamente, ótimo. Se ainda não, peçam ao Senhor esse dom. O Senhor vai educar seus desejos para que queiram aprender o que e do modo como Ele deseja que aprendam por toda a vida. No plano do Senhor, o modo como Ele deseja que aprendam — pelo Espírito, com estudo diligente — é tão importante quanto o que Ele deseja que aprendam.

  2. Façam do arrependimento uma parte central de sua vida.

    O arrependimento é um processo divino. É a maneira de mudar, crescer e melhorar por meio do poder redentor e fortalecedor da Expiação de Jesus Cristo. Se o arrependimento for um ponto central de sua vida, vocês sempre estarão de joelhos, humilhando-se perante o Senhor, buscando Sua ajuda para saber como utilizar seu tempo e como servi-Lo.

  3. Frequentem o templo sempre que puderem.

    O templo é casa de revelação e aprendizado do Senhor. Se o frequentarem assiduamente, levando consigo suas perguntas e seu desejo de aprender, o próprio Senhor vai ensiná-los.

Vencer a Oposição ao Aprendizado Profundo

Imagem
young man with tablet

O aprendizado profundo agora vai prepará-los para uma vida inteira de aprendizado. Contudo, sei que vocês enfrentam obstáculos e até franca oposição ao aprendizado que o Senhor deseja que obtenham. O medo, o desânimo, a preguiça, a dificuldade de leitura, a falta de apoio ou de oportunidades, as tradições culturais e familiares, as preocupações com as despesas, as tentações do mundo, as ideias falsas sobre educação e muitas outras coisas podem atrapalhar seu caminho.8

Sei que alguns de vocês enfrentam várias dessas coisas, e elas parecem barreiras intransponíveis ao aprendizado.

Presto meu testemunho de que, não importa onde morem, não importa quais sejam suas circunstâncias, o Senhor Jesus Cristo está com vocês contra toda essa oposição com Seu amor redentor e Seu infinito poder. Por meio de Seu sacrifício expiatório, Ele vivenciou e venceu tudo o que poderia bloquear o progresso de vocês rumo à vida eterna. Com a força e o poder Dele, vocês podem vencer tudo o que se colocar entre vocês e o aprendizado que o Senhor deseja que obtenham.

Esta é a promessa Dele para vocês, e Suas promessas são verdadeiras: “Achegai-vos a mim e achegar-me-ei a vós; procurai-me diligentemente e achar-me-eis; pedi e recebereis; batei e ser-vos-á aberto” (D&C 88:63; ver também Mateus 7:7).

Conclusão

Este é realmente um dia grandioso no reino de Deus. O Senhor está acelerando Seu trabalho, e temos visto um milagre após outro à medida que o Senhor atua com poder para abrir maravilhosas oportunidades para que vocês tenham um aprendizado profundo.

O Senhor está atuando em sua vida para abençoá-los e prepará-los. Oro para que ajam com fé em Jesus Cristo de modo a aproveitarem todas as oportunidades de aprendizado profundo, a crescerem em conhecimento e entendimento, a levarem a efeito Seus propósitos justos e a tornarem-se o que vocês nasceram para ser.

Notas

  1. Thomas S. Monson, “Se Estiverdes Preparados Não Temereis”, A Liahona, novembro de 2004, p. 116.

  2. Thomas S. Monson, “Três Metas para Guiá-las”, A Liahona, novembro de 2007, p. 119.

  3. Thomas S. Monson, “A Grande Força da Sociedade de Socorro”, A Liahona, janeiro de 1998, p. 108.

  4. O padrão de “saber, fazer, ser” tem sido amplamente usado como estrutura para o desenvolvimento de liderança e no debate do plano do Senhor para o desenvolvimento espiritual de Seus filhos. Ver Thomas S. Monson, “Aprender, Fazer e Ser”, A Liahona, novembro de 2008, p. 60; e Dallin H. Oaks, “O Desafio de Tornar-se”, A Liahona, janeiro de 2001, p. 40. Para uma análise profunda de cada um dos elementos desse padrão, ver a série de três volumes escrita por David A. Bednar, Increase in Learning [Aumentar o Aprendizado], 2011; Act in Doctrine [Agir na Doutrina], 2012; e Power to Become [Poder de Tornar-se], 2014.

  5. Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph F. Smith, 1998, p. 314.

  6. Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 278.

  7. Esta citação de Brigham Young capta muito bem a ideia: “A religião de Jesus Cristo não somente torna as pessoas familiarizadas com as coisas de Deus, desenvolvendo no íntimo delas a virtude moral e a pureza, mas também lhes proporciona todo o incentivo e persuasão possíveis para que cresçam em conhecimento e inteligência em todos os ramos da mecânica ou no campo artístico e científico. Toda a sabedoria, todas as artes e ciências do mundo pertencem a Deus e têm como propósito o benefício de Seu povo” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Brigham Young, 1997, p. 193).

  8. Aqui está um exemplo de uma ideia falsa gerada por tradições culturais que pode afetar os jovens adultos: Há uma geração, uma pessoa que morasse num país desenvolvido poderia encontrar um bom emprego com um bom salário, suficiente para sustentar uma família se tivesse cursado parte do Ensino Médio ou, ainda melhor, concluído o Ensino Médio. Essa ideia ainda persiste, a despeito do fato de que, para a maioria das pessoas, na maioria dos países desenvolvidos, e até no mundo em desenvolvimento, esses dias não existem mais. A instrução formal e o aprendizado além do Ensino Médio em campos que estejam em grande demanda, seja por meio de um diploma de curso técnico ou universitário (e em alguns campos uma pós-graduação), tornaram-se essenciais para sustentar uma família, garantir uma aposentadoria e estabelecer um alicerce secular para o serviço na Igreja.