2018
O que todo portador do Sacerdócio Aarônico precisa entender
Maio de 2018


O que todo portador do Sacerdócio Aarônico precisa entender

Sua ordenação ao Sacerdócio Aarônico é essencial para ajudar os filhos de Deus a receber o poder da Expiação de Cristo.

Irmãos, é um privilégio estar com vocês nesta conferência histórica. Quando eu era um novo presidente de missão, estava animado para receber nosso primeiro grupo de missionários. Alguns de nossos missionários mais experientes se preparavam para uma breve reunião que eu teria com eles. Percebi que eles haviam colocado cadeiras de crianças em um semicírculo.

“E essas cadeiras pequenas são para quê?”, perguntei.

Os missionários, um tanto envergonhados, disseram: “São para os novos missionários”.

Acredito que o modo como vemos as outras pessoas tem um impacto significativo na percepção delas a respeito de quem são e de quem podem se tornar.1 Nossos novos missionários se sentaram em cadeiras de adultos naquele dia.

Receio que às vezes, figurativamente falando, damos cadeiras de crianças para que nossos rapazes do Sacerdócio Aarônico se sentem, em vez de ajudá-los a ver que Deus lhes concedeu uma responsabilidade sagrada e um trabalho vital para realizar.

O presidente Thomas S. Monson nos ensinou que os rapazes precisam entender “o que significa (…) ser portadores do sacerdócio de Deus. Eles precisam ser conduzidos a uma compreensão espiritual da santidade do chamado a que foram ordenados”.2

Hoje, oro para que o Espírito Santo nos conduza a uma maior compreensão do poder e da santidade do Sacerdócio Aarônico e nos inspire a nos concentrarmos em nossos deveres do sacerdócio com mais diligência. Minha mensagem é para todos os portadores do Sacerdócio Aarônico, incluindo aqueles que também portam o Sacerdócio de Melquisedeque.

O élder Dale G. Renlund ensinou que o propósito do sacerdócio é conceder a todos os filhos de Deus acesso ao poder da Expiação de Jesus Cristo.3 Para receber o poder da Expiação de Cristo em nossa vida, devemos acreditar Nele, arrepender-nos de nossos pecados, fazer e guardar convênios por meio de ordenanças e receber o Espírito Santo.4 Esses não são princípios com os quais nos envolvemos apenas uma vez; em vez disso, eles funcionam juntos, reforçando e edificando um ao outro em um processo contínuo de crescente progresso para “[virmos] a Cristo, e [sermos] aperfeiçoados nele”.5

Então, qual é o papel do Sacerdócio Aarônico nisso? Como ele nos ajuda a ter acesso ao poder da Expiação de Cristo? Acredito que a resposta se encontra nas chaves do Sacerdócio Aarônico — as chaves do ministério de anjos e do evangelho preparatório.6

O ministério de anjos

Vamos começar com um aspecto do ministério de anjos. Antes de os filhos de Deus terem fé em Jesus Cristo, eles precisam conhecê-Lo e aprender Seu evangelho. Como o apóstolo Paulo disse:

“Como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?

E como pregarão, se não forem enviados? (…)

De sorte que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir, pela palavra de Deus”.7

Desde o início dos tempos, Deus “enviou anjos para ministrarem entre os filhos dos homens e darem-lhes instruções relativas à vinda de Cristo”.8 Anjos são seres celestiais portadores da mensagem de Deus.9 Tanto em hebreu quanto em grego, a raiz da palavra anjo significa “mensageiro”.10

De um modo muito semelhante ao que os anjos são enviados por Deus para declarar Sua palavra e edificar a fé, nós, portadores do Sacerdócio Aarônico, fomos ordenados a “ensinar e convidar todos a virem a Cristo”.11 Pregar o evangelho é um dever do sacerdócio. E o poder associado a esse dever não é apenas para profetas ou só para missionários. Ele é para vocês!12

Então, como conseguimos esse poder? Como um diácono de 12 anos, ou qualquer um de nós, leva a fé em Cristo ao coração dos filhos de Deus? Começamos entesourando Sua palavra para que seu poder esteja em nós.13 Ele promete que, se fizermos isso, teremos “o poder de Deus para convencer os homens”.14 Pode ser uma oportunidade de ensinar em uma reunião do quórum ou de visitar o lar de um membro. Pode ser algo menos formal, como uma conversa com um amigo ou com um membro da família. Em qualquer dessas situações, se estivermos preparados, poderemos ensinar o evangelho da mesma maneira que os anjos ensinam: pelo poder do Espírito Santo.15

Imagem
Jacob e irmão Holmes

Ouvi recentemente Jacob, um portador do Sacerdócio Aarônico de Papua-Nova Guiné, testificar sobre o poder do Livro de Mórmon e como ele o ajudou a resistir ao mal e a seguir o Espírito. Suas palavras ampliaram minha fé e a fé de outras pessoas. Minha fé também aumentou quando ouvi portadores do Sacerdócio Aarônico ensinarem e testificarem em suas reuniões de quórum.

Rapazes, vocês são mensageiros autorizados. Por meio de suas palavras e ações, vocês podem levar a fé em Cristo ao coração dos filhos de Deus.16 Conforme disse o presidente Russell M. Nelson: “Para [eles] sereis como um anjo ministrador”.17

O evangelho preparatório

Uma maior fé em Cristo sempre leva a um desejo de mudar ou de se arrepender.18 Portanto, é algo lógico que a chave para o ministério de anjos seja acompanhada pela chave do evangelho preparatório, “o evangelho do arrependimento e do batismo e da remissão de pecados”.19

Ao estudarem seus deveres no Sacerdócio Aarônico, vocês verão uma clara responsabilidade de convidar outras pessoas a se arrependerem e a melhorarem.20 Isso não significa que devemos ficar na esquina gritando: “Arrependei-vos!” Na maioria das vezes, significa que nos arrependemos, perdoamos e, ao ministrar a outras pessoas, oferecemos a esperança e a paz provenientes do arrependimento — porque nós mesmos as vivenciamos.

Estive com portadores do Sacerdócio Aarônico enquanto eles visitavam seus colegas de quórum. Testemunhei como seu cuidado suaviza o coração e ajuda seus irmãos a sentir o amor de Deus. Ouvi um rapaz prestar testemunho para seus colegas sobre o poder do arrependimento. Ao fazê-lo, corações foram enternecidos, compromissos foram feitos e o poder de cura por meio de Cristo foi sentido.

O presidente Gordon B. Hinckley ensinou: “Arrepender-se é uma coisa, e outra é obter a remissão de nossos pecados ou ser perdoado. O poder para consegui-lo é inerente ao Sacerdócio Aarônico”.21 As ordenanças do Sacerdócio Aarônico de batismo e de sacramento testemunham e completam nosso arrependimento para a remissão de pecados.22 O presidente Dallin H. Oaks explicou isso desta maneira: “Recebemos o mandamento de arrependermo-nos de nossos pecados, buscarmos o Senhor com o coração quebrantado e o espírito contrito e tomar o sacramento (…). Quando renovamos o convênio batismal desse modo, o Senhor renova o efeito purificador de nosso batismo”.23

Irmãos, é um privilégio sagrado administrar as ordenanças que levam a remissão de pecados ao coração arrependido por meio do poder da Expiação do Salvador.24

Recentemente me falaram a respeito de um sacerdote que tem dificuldade de se expressar e que abençoou o sacramento pela primeira vez. Ao fazê-lo, um poderoso espírito foi sentido por ele e pela congregação. Mais tarde na reunião, ele prestou um testemunho simples, mas claro, do poder de Deus que ele sentiu durante a ordenança.

Imagem
Quórum de sacerdotes com a família Mbuelongo

Em Sydney, Austrália, quatro membros de um quórum de sacerdotes batizaram membros da família Mbuelongo. A mãe de um desses sacerdotes relatou a mim como essa experiência impactou profundamente seu filho. Esses sacerdotes passaram a entender o que significa ser “comissionado por Jesus Cristo”.25

Como sabem, os sacerdotes agora podem ser batizadores no templo. Meu filho de 17 anos recentemente me batizou em favor de alguns de nossos antepassados. Ambos sentimos uma profunda gratidão pelo Sacerdócio Aarônico e pelo privilégio de agir para a salvação dos filhos de Deus.

Rapazes, ao se envolverem diligentemente em seus deveres do sacerdócio, vocês participam com Deus em Sua obra de “levar a efeito a imortalidade e vida eterna do homem”.26 Experiências como essas aumentam seu desejo de ensinar arrependimento e batizar conversos como missionários e os preparam para isso. Elas também os preparam para sua vida inteira de serviço no Sacerdócio de Melquisedeque.

João Batista, nosso exemplo

Portadores do Sacerdócio Aarônico, temos o privilégio e o dever de ser conservos de João Batista. João foi enviado como mensageiro autorizado para prestar testemunho de Cristo e para convidar todas as pessoas a se arrependerem e a serem batizadas, ou seja, ele exerceu as chaves do Sacerdócio Aarônico das quais temos falado. João então declarou: “E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu (…); ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo”.27

Assim, o Sacerdócio Aarônico, com as chaves do ministério de anjos e do evangelho preparatório, prepara o caminho para os filhos de Deus receberem, por meio do Sacerdócio de Melquisedeque, o dom do Espírito Santo, a maior dádiva que podemos receber nesta vida.28

Que grande responsabilidade Deus concedeu aos portadores do Sacerdócio Aarônico!

Um convite e uma promessa

Pais e líderes do sacerdócio, conseguem sentir a importância do conselho do presidente Monson de ajudar os rapazes a entender “o que significa (…) ser portadores do sacerdócio de Deus”?29 Entender e magnificar o Sacerdócio Aarônico vai ajudá-los a se prepararem para ser portadores do Sacerdócio de Melquisedeque, missionários poderosos e maridos e pais dignos. Por meio do serviço que prestarem, eles não apenas entenderão, mas sentirão a realidade do poder do sacerdócio, o poder para agir em nome de Cristo para a salvação dos filhos de Deus.

Rapazes, Deus tem uma obra para vocês realizarem.30 Sua ordenação ao Sacerdócio Aarônico é essencial para ajudar os filhos de Deus a receber o poder da Expiação de Cristo. Prometo-lhes que, ao colocarem esses deveres sagrados no centro de sua vida, vocês sentirão o poder de Deus como jamais sentiram. Vocês entenderão sua identidade como filhos de Deus, chamados com uma santa vocação para fazer Sua obra. E, assim como João Batista, vocês ajudarão a preparar o caminho para o retorno de Seu Filho. Presto testemunho dessas verdades em nome de Jesus Cristo. Amém.