2019
Dois níveis de fé
Janeiro de 2019


Dois níveis de fé

Extraído do discurso “The Faith to Reap” [Fé para ceifar], proferido em um devocional na Universidade Brigham Young–Idaho, em 17 de março de 2015.

A fé em Jesus Cristo e em Sua Expiação é a fé para ceifar. É a fé no poder Dele, não no seu.

Imagem
paintings of wheat and Jesus in Gethsemane

The Golden Harvest, de David Merrill, gentilmente cedido pelo Museu de História da Igreja

CRISTO ORANDO NO JARDIM DO GETSÊMANI, DE HERMANN CLEMENTZ

Havia poucos dias que Leí e sua família estavam no deserto quando o Senhor lhe disse que enviasse seus filhos de volta a Jerusalém para buscar as placas de latão de Labão. Não costumamos elogiar os dois filhos rebeldes de Leí, Lamã e Lemuel, mas eles estavam realmente dispostos a ir. Tinham fé suficiente para tentar.

Lamã e mais tarde Lemuel e seus irmãos pediram as placas a Labão. Os irmãos perderam a fortuna da família e quase a vida ao fazê-lo. Naquele momento, a fé que Lamã e Lemuel tinham falhou e eles estavam prestes a desistir. Néfi, por outro lado, superou o desânimo e enfrentou o perigo.

“Assim como vive o Senhor e vivemos nós, não desceremos para o deserto onde está nosso pai até havermos cumprido o que o Senhor nos ordenou.

Sejamos, portanto, fiéis aos mandamentos do Senhor” (1 Néfi 3:15–16).

Néfi então exerceu grande fé, obteve as placas de Labão e retornou com os irmãos a seu pai no deserto.

Parece haver dois níveis distintos de fé. O primeiro nível é a fé para tentar, a fé para lançar nossa foice. O segundo nível é a fé para realizar. É mais do que a fé para lançar sua foice — é a fé para ceifar, para colher.

Lamã e Lemuel tinham fé para tentar, mas Néfi tinha fé para realizar. Lamã e Lemuel tinham fé suficiente para lançar sua foice, mas Néfi tinha fé suficiente para ceifar.

Essa distinção sutil entre a fé para lançar sua foice e a fé para ceifar fará toda a diferença em sua vida. Para vivermos novamente com o Pai Celestial e levarmos uma vida produtiva e alegre na Terra, precisamos desenvolver a fé para ceifar.

Recebemos promessas maravilhosas do Senhor — promessas de felicidade e alegria nesta vida e exaltação no futuro. Mas os desafios e problemas do cotidiano tendem a destruir nossa esperança. Nossa terra prometida parece tão longe, tão improvável, que começamos a duvidar.

“Para mim, é impossível alcançar esse objetivo ou receber essa bênção”, pensamos. “Sem dúvida, o Senhor estava pensando em outra pessoa quando fez essas promessas.”

Não, Ele estava pensando em você e em mim. Precisamos apenas de fé suficiente para receber nossas bênçãos — uma fé tão forte que pode transformar nossas promessas futuras em realidades presentes. Precisamos de fé para ceifar.

O que é essa fé exatamente e como podemos desenvolvê-la?

Ter fé em Jesus Cristo

Em primeiro lugar, ao contrário da fé para lançar sua foice, a fé para ceifar não é fé em si mesmo. Não é o mesmo que autoconfiança ou atitude mental positiva. Nem mesmo é fé em sua família ou seus amigos, o que não deixa de ser bom. A fé para ceifar é a fé em Jesus Cristo e em Sua Expiação. É a fé no poder Dele, não no seu.

Quando fui chamado como presidente da Estaca Mesa Arizona Maricopa, o élder W. Mack Lawrence, na época setenta autoridade geral, convidou a mim e à minha mulher para o escritório do presidente da estaca e fez o chamado. Aceitei obedientemente. Em seguida, ele nos convidou para entrar na sala do sumo conselho e, em espírito de oração, refletir sobre alguns homens para recomendar como meus conselheiros. Quando entrei na sala, vi as fotos de todos os presidentes que anteriormente haviam servido na estaca desde que foi organizada e fiquei desanimado. Eles foram grandes líderes tanto na Igreja quanto na comunidade.

Olhei para minha mulher e disse: “Kathleen, acho que não consigo fazer isso. Não estou no nível deles”.

Ela disse: “Bem, não diga isso para mim. É melhor falar com o élder Lawrence”.

Para minha surpresa, quando lhe disse que achava que não poderia realizar o chamado, o élder Lawrence respondeu: “Bem, suponho que você esteja certo”.

Mas em seguida ele disse: “Você não pode realizá-lo, irmão Andersen, mas o Senhor pode. Ele tem o poder de realizar o trabalho Dele e, se você for digno e trabalhar com afinco, Ele o realizará. Você vai ver”.

E foi o que Ele fez.

A fé para lançar sua foice é a fé para tentar. É a fé em si mesmo e ela desaparece assim que as coisas ficam difíceis. E então começamos a duvidar. Mas a fé para ceifar é a fé no Senhor Jesus Cristo. Ela nunca desanima.

Alinhar sua vontade com a de Deus

Imagem
woman looking up

Para exercer a fé para ceifar, precisamos estar certos de que nossos desejos e objetivos são condizentes com a vontade de Deus. Nunca poderemos exercer fé para ceifar se Deus não concordar com a colheita. Para ter Sua ajuda, precisamos alinhar nossa vontade com a Dele.

Como o profeta Néfi, no livro de Helamã, era um homem justo e fiel, o Senhor lhe disse: “Te abençoarei para sempre e te farei poderoso em palavras e ações, em fé e obras; sim, para que todas as coisas se realizem segundo tua palavra”. É uma promessa e tanto. Depois o Senhor acrescentou: “Pois nada pedirás que seja contrário à minha vontade” (Helamã 10:5).

E Morôni nos relata o seguinte: “E Cristo disse: Se tiverdes fé em mim, tereis poder para fazer tudo quanto me parecer conveniente” (Morôni 7:33).

Ajustar nossos desejos com a vontade de Deus é um pré-requisito para possuir a fé para ceifar.

Quando meus filhos eram mais novos, jogavam no time de basquete do colégio. Naquela época, costumavam fazer uma oração em equipe antes de iniciar cada jogo. Enquanto observava da arquibancada, eu ficava tentando imaginar o que eles pediam em sua oração. Se eles oravam para ganhar o jogo, suas orações não tinham fé para ceifar. Isso foi claramente evidenciado pelo número de partidas que eles perderam. O Senhor parecia não compartilhar do desejo deles de necessariamente vencer todos os jogos.

Em outras palavras, Deus nos ajudará a alcançar apenas as metas que são boas para nós. Isso acontece porque Ele nos ama e sabe melhor do que nós o que será para nosso bem. E devemos ser gratos por isso. Devemos orar todos os dias para que o Pai Celestial nos abençoe com desejos justos para alinhar nossa vontade à Dele. Precisamos aprender a orar como o Senhor fez no Jardim do Getsêmani para que a vontade de Deus, não a nossa, seja feita (ver Lucas 22:42). Só então podemos exercer a fé para ceifar.

Trabalhar

O terceiro pré-requisito da fé para ceifar é trabalhar. O apóstolo Tiago deixa claro que a fé sem as obras é morta. A fé para lançar nossa foice exige que acreditemos, mas a fé para ceifar exige mais do que acreditar. Até os demônios creem, escreveu Tiago, e estremecem (ver Tiago 2:17, 19).

Ouvi uma história sobre um pai que notou sua filha ajoelhada ao lado da cama, orando para que o Pai Celestial protegesse os passarinhos e os impedisse de entrar em uma armadilha que seu irmão havia construído e colocado no quintal. Mais tarde naquele dia, o pai ficou preocupado. Ele sabia que a arapuca era boa. Ele havia ajudado seu filho a construí-la.

“Ouvi você orando esta manhã para que o Pai Celestial protegesse os passarinhos da armadilha do seu irmão”, disse ele à filha. “Mas às vezes coisas tristes acontecem mesmo quando oramos para que não aconteçam.”

Ela respondeu: “Tenho certeza de que ele não vai pegar nenhum passarinho, papai”.

“Admiro sua fé, querida”, elogiou o pai. “Mas, se ele pegar alguns pássaros, espero que não prejudique sua fé.”

“Ele não vai, papai”, garantiu ela. “Sei que ele não vai.”

O pai perguntou: “Como pode ter uma fé tão grande?”

“Porque depois que orei”, respondeu a filha, “saí, chutei a armadilha e a deixei em pedaços”.

É bom orar pedindo bênçãos ao Pai Celestial. Mas, depois de dizer amém, temos que pôr mãos à obra. Não podemos esperar que o Senhor guie nossos passos se não estivermos dispostos a mover os pés. Nem devemos pedir a Ele que faça por nós o que podemos e devemos fazer por nós mesmos.

Devemos trabalhar para alcançar nossas metas justas e devemos nos esforçar ao máximo para guardar os mandamentos. O verdadeiro poder de nossos convênios e o verdadeiro poder da fé para ceifar são realizados não quando concluímos com certeza que Deus cumpre Suas promessas, mas sim, quando concluímos com certeza que cumprimos as nossas. Essa grande verdade é o que converte promessas futuras em realidades presentes. Precisamos trabalhar.

Não desanime com seus fracassos ou erros, mas seja constante em seu empenho e seja determinado. A fé para ceifar não requer perfeição, mas requer persistência.

Convido-o a desenvolver a fé para ceifar. Coloque sua fé firmemente em nosso Salvador, Jesus Cristo, e em Sua Expiação. Certifique-se de que seus desejos estejam alinhados e em conformidade com a vontade Dele. Depois, trabalhe com todo o coração, poder, mente e força, com determinação e persistência inabaláveis. Não há desafio, não há problema, não há barreira que não ceda à fé para ceifar.