Março

Jesus Cristo É Nosso Salvador

Esboço para o Tempo de Compartilhar de 2018: Sou um Filho de Deus


Complemente as ideias apresentadas aqui com outras de sua própria autoria. A cada semana, planeje maneiras de (1) identificar a doutrina, (2) ajudar as crianças a compreendê-la e (3) ajudá-las a aplicá-la na vida delas. Pergunte a si mesma: “De que atividades as crianças participarão para aprender e como vou ajudá-las a sentir o Espírito?”

Semana 1: Jesus Cristo ensinou o evangelho e deixou um exemplo para nós.

Identificar a doutrina (atividade física): Convide diferentes crianças a escolher uma ação para realizar. Faça com que as outras crianças a sigam. Explique-lhes que ao seguirmos as ações de outra pessoa, estamos seguindo o exemplo dela. Pergunte quem deixou o exemplo perfeito para seguirmos (Jesus Cristo). Convide as crianças a dizerem juntas “Jesus Cristo deixou o exemplo para nós”.

Incentivar a compreensão (ler as escrituras): Coloque no quadro gravuras dos seguintes eventos: Cristo sendo batizado, Cristo com crianças, Cristo orando e Cristo ensinando. Leiam juntos uma das seguintes passagens de escritura e peça às crianças que expliquem o que Cristo está ensinando na escritura: Marcos 16:15; João 13:34–35; 3 Néfi 11:37; 3 Néfi 18:19. Aponte, devagar, para cada figura e convide as crianças a ficarem de pé quando você apontar para a figura que melhor representa Cristo fazendo o que Ele nos ensinou na escritura que você acabou de ler. Faça a mesma coisa com as outras escrituras.

Professora apontando para figuras

Reverência: É mais provável que as crianças fiquem reverentes, caso se envolvam no aprendizado. Nesta atividade, se elas ficarem de pé e sentarem-se de modo reverente, isso vai ajudá-las a continuar prestando atenção.

Incentivar a aplicação (fazer um desenho): Dê a cada criança um pedaço de papel e convide-as a fazer um desenho delas mesmas seguindo o exemplo de Cristo. Por exemplo, uma criança pode desenhar a si mesma sendo batizada, ensinando o evangelho a um amigo ou ajudando alguém. Convide algumas crianças para compartilhar seus desenhos com as outras e incentive-as a mostrar os desenhos para a família delas.

Semana 2: Por causa da Expiação de Cristo, posso me arrepender e viver novamente com Deus.

Identificar a doutrina (preencher as lacunas): Antes de a Primária começar, escreva no quadro: Por causa da ____________ de Cristo, posso me _______________ e viver novamente com ________”. Escreva as palavras Expiação, arrepender e Deus em tiras separadas de papel e cole-as debaixo de três cadeiras da classe. Peça às crianças que procurem as tiras de papel e coloquem-nas no lugar certo no quadro. Leiam a frase juntos.

Incentivar a compreensão (ler as escrituras e responder perguntas): Coloque no quadro gravuras de Cristo no Getsêmani e durante a Crucificação. Cubra as gravuras com vários pedaços pequenos de papel. Em cada um dos pedaços de papel, escreva uma pergunta sobre o evento das gravuras e uma referência de escritura de Mateus 26–27 ou Lucas 22–23 onde a resposta pode ser encontrada. (Por exemplo: Qual é o nome do lugar onde Jesus foi para orar? Mateus 26:36.) Divida as crianças em dois grupos e peça a cada grupo que procure uma das referências das escrituras e encontre a resposta da pergunta. Peça aos dois grupos que compartilhem as respostas e tirem os pedaços de papel correspondentes para que a gravura vá aparecendo.

Crianças lendo as escrituras

A fim de adaptar as atividades com leitura para as crianças menores, peça-lhes que ouçam enquanto você lê e que fiquem de pé ao escutarem uma palavra ou frase específica.

Incentivar a aplicação (ver um exemplo prático): Discuta com as crianças o significado das palavras Expiação e arrependimento, e explique-lhes como a Expiação pode nos abençoar (ver Sempre Fiéis: Tópicos do Evangelho, 2004, pp. 18–22, 77–83). Mostre um presente para as crianças. Peça a uma criança que tente dar um presente a outra criança e peça a essa outra que se recuse a recebê-lo. Explique-lhes que, quando não aceitamos um presente que nos é oferecido, não podemos desfrutar as bênçãos do presente. Peça às crianças que ouçam o que devem fazer para receber o presente da Expiação enquanto vocês leem juntos Doutrina e Convênios 19:16.

Semana 3: Por Jesus ter ressuscitado, vou ressuscitar também.

Identificar a doutrina (ouvir uma história): Use a ilustração da página 123 do manual do berçário (ver instruções na página 121) para contar a história da Ressurreição (ver João 19:41–42; 20:1, 11–18). Explique-lhes que quando Jesus Cristo ressuscitou, Seu corpo e Seu espírito foram reunidos; isso tornou possível a todos ressuscitar. Peça às crianças que digam: “Por Jesus ter ressuscitado, vou ressuscitar também”.

Incentivar a compreensão (debater os sentimentos): Faça, no quadro, uma lista de palavras que descrevam como os discípulos devem ter se sentido no dia em que Jesus morreu (tais como pesarosos, tristes, chateados e desesperados). Peça às crianças que sugiram as palavras opostas (tais como felicidade, alegria, esperança e ), e escreva-as no quadro. Explique-lhes que foram esses os sentimentos dos discípulos quando Jesus ressuscitou. Discuta algumas das bênçãos que recebem por saber que vamos ressuscitar (ver Isaías 25:8; Alma 22:14).

Incentivar a aplicação (compartilhar os sentimentos): Escreva no quadro: “Sinto-me grato por Jesus ter ressuscitado porque (…)”. Convide um membro da ala que perdeu um ente querido a vir à Primária e compartilhar brevemente o motivo de ele ou ela sentir-se grato(a) pela Ressurreição. Pergunte às crianças se elas conhecem alguém que faleceu e convide-as a fechar os olhos e pensar nessa pessoa. Convide algumas crianças a ficar de pé, completar a frase no quadro e compartilhar o que a Ressurreição significa para elas.

Semana 4: Jesus Cristo é nosso Salvador.

Identificar a doutrina (discutir a palavra “Salvador”): Mostre alguns objetos e gravuras que representem pessoas que podem salvar sua vida (como um médico, um policial ou um salva-vidas), e debata como eles podem nos salvar. Mostre uma figura de Jesus e explique-lhes que Ele é o único com poder de salvar-nos das consequências eternas da morte e do pecado. Escreva no quadro: “Jesus Cristo é nosso Salvador” e leia com as crianças, colocando ênfase na palavra “Salvador”.

Incentivar a compreensão e a aplicação (ouvir uma história das escrituras): Conte para as crianças algumas histórias sobre pessoas que foram salvas do pecado pelo Salvador (por exemplo, Alma, o filho, [ver Alma 36:6–24], Enos [ver Enos 1:1–8], Zeezrom [ver Alma 15:3–12], o pai de Lamôni [ver Alma 22:1–26], ou o homem que foi levado até Jesus [ver Lucas 5:17–26]). Explique-lhes que por meio da Expiação de Jesus Cristo, todos nós podemos ser salvos do pecado. Testifique-lhes que Jesus Cristo é nosso Salvador e convide algumas crianças a prestarem testemunho Dele.