Maio

Os Profetas Nos Ensinam a Viver o Evangelho Restaurado

Esboço para o Tempo de Compartilhar de 2018: Sou um Filho de Deus


Complemente as ideias apresentadas aqui com outras de sua própria autoria. A cada semana, planeje maneiras de (1) identificar a doutrina, (2) ajudar as crianças a compreendê-la e (3) ajudá-las a aplicá-la na vida delas. Pergunte a si mesma: “De que atividades as crianças participarão para aprender e como vou ajudá-las a sentir o Espírito?”

Semanas 1 e 2: O profeta vivo guia a Igreja sob a direção de Jesus Cristo.

Identificar a doutrina (ver gravuras e realizar um jogo): Mostre uma gravura do profeta vivo. Peça a algumas crianças que se revezem em ser o líder para que outras crianças realizem tarefas simples como bater palmas ou bater os pés. Aponte para a gravura do profeta e explique-lhes que ele é o Presidente da Igreja e que devemos seguir o que ele nos pede para fazer. Pergunte: “O profeta segue a quem?” Mostre uma gravura de Jesus Cristo e explique-lhes que o profeta trabalha sob Sua orientação.

Incentivar a compreensão (debater os ensinamentos dos profetas): Mostre às crianças a edição mais recente da revista A Liahona de conferência. Explique-lhes que na conferência geral, o profeta nos ensina o que Jesus Cristo quer que façamos. Selecione frases dos discursos do profeta e convide as crianças a lê-las em voz alta. Façam juntos uma lista de coisas que as crianças podem fazer para seguir o profeta.

Incentivar a aplicação (fazer um desenho): Dê a cada criança um pedaço de papel. Peça a elas que o dobrem ao meio. Diga-lhes que façam um desenho do profeta em um dos lados e no outro desenhem ou escrevam como vão seguir o profeta. Convide as crianças a ficarem de pé e segurar o desenho enquanto cantam o refrão do hino “Segue o Profeta” (MC, pp. 58–59).

Para a semana 2, ensine as crianças sobre algo que o profeta ensinou na última conferência geral. Ao planejar as atividades que usará, pense em como fará para identificar os ensinamentos do profeta e ajudar as crianças a entenderem-nos e aplicarem-nos na vida delas.

Semana 3: Os profetas me ensinam a pagar o dízimo.

Identificar a doutrina (Ler uma escritura e ouvir uma história): Explique-lhes que Malaquias foi um profeta do Velho Testamento que ensinou as pessoas a pagar o dízimo. Peça a uma criança que leia Malaquias 3:10 enquanto as outras crianças prestam atenção nas promessas que temos do Senhor quando pagamos o dízimo. Explique-lhes que “abrir as janelas do céu” refere-se às bênçãos que recebemos ao pagar o dízimo.

Incentivar a compreensão (ver um exemplo prático): Convide dez crianças para ficarem em pé diante da classe. Entregue uma maçã (ou outra fruta) a cada uma delas e peça-lhes que as segurem no alto, como se elas fossem macieiras. Peça a outra criança que “colha” as maçãs e as coloque num cesto. Explique-lhes que o dízimo é um décimo do que ganhamos e que geralmente ele é pago com dinheiro, mas já houve épocas em que as pessoas o pagavam com o que quer que tivessem. Pergunte às crianças quantas maçãs teriam que dar para o bispo para pagar o dízimo.

crianças fingindo colher maçãs

Incentivar a aplicação (debater o dízimo): Mostre uma papeleta e um envelope de dízimo. Discuta o processo de como é pago o dízimo. Convide as crianças a compartilhar como a família delas tem sido abençoada por pagar o dízimo. Preste testemunho das bênçãos que recebemos quando obedecemos aos conselhos do profeta de pagar o dízimo.

Semana 4: Os profetas me ensinam a viver a Palavra de Sabedoria.

Identificar a doutrina (ler uma escritura): Peça às crianças que contem sobre alguma vez que os pais delas as advertiram sobre algum perigo. Pergunte-lhes por que os pais as advertiram. Explique-lhes que o Pai Celestial nos ama e nos adverte sobre o perigo por meio de Seus profetas. Peça às crianças que leiam Doutrina e Convênios 89:4 e peça às crianças que prestem atenção na leitura para descobrir como se chama essa advertência. Explique-lhes que o Profeta Joseph Smith recebeu essa advertência, a Palavra de Sabedoria, como revelação de Deus.

Incentivar a compreensão (ler escrituras): Antes de a Primária começar, coloque as seguintes referências de escrituras embaixo de algumas cadeiras: D&C 89:7, D&C 89:8, D&C 89:9, D&C 89:10, D&C 89:12, D&C 89:16. Explique-lhes que o Pai Celestial nos deu um corpo físico e quer que tomemos conta desse corpo; Ele nos deu a Palavra de Sabedoria para ajudar-nos a saber quais são as coisas que vão ajudar e as coisas que vão prejudicar nosso corpo. Peça às crianças que procurem, embaixo das cadeiras, as referências de escrituras. Convide cada criança que encontrar uma referência a lê-la em voz alta. Debatam o que significa cada versículo. Esclareça que “bebidas fortes” são as bebidas alcoólicas e as “bebidas quentes” são o café e o chá preto.

Incentivar a aplicação (realizar um jogo): Coloque em uma bolsa várias figuras de comidas, bebidas e outros itens que são bons e ruins para o corpo. Peça a uma criança que tire uma figura da bolsa e mostre às outras crianças. Peça a elas que abram a boca se o item for bom ou que cubram a boca se o item for prejudicial. Leiam Doutrina e Convênios 89:18–21 e debatam as bênçãos que recebemos quando seguimos o conselho do profeta de viver a Palavra de Sabedoria.

crianças olhando para as figuras

As crianças podem aprender por meio de atividades divertidas e de movimento, e ainda assim conservar um comportamento reverente.

Auxílios para a líder de música

Um hino para este mês pode ser “Graças Damos, Ó Deus, por um Profeta” (Hinos, nº 9). Seguem algumas ideias que podem ser usadas para ensinar qualquer hino. Embora neste exemplo sejam usadas tiras de papel, em alguns hinos podem ser usadas figuras para ensinar crianças menores.

Escreva cada frase do hino em uma tira de papel de cor diferente (ou escreva cada frase de uma cor). Divida cada frase em duas partes. Use qualquer um dos métodos a seguir para ensinar um hino:

  1. Coloque tiras de papel aleatoriamente na sala. Permita que algumas crianças coloquem as tiras na ordem certa enquanto você e as outras crianças cantam o hino repetidas vezes. Cante e discuta cada frase, até cantar o hino todo.

  2. Comece com as tiras de papel em ordem no quadro. Cante o hino com as crianças. Peça a uma criança que retire uma das tiras e cantem o hino de novo. Repita até que todas as tiras de papel sejam retiradas.

  3. Coloque a primeira parte de cada frase no quadro na ordem correta e a segunda parte de modo aleatório. Cante a primeira parte de uma frase e peça às crianças que encontrem a segunda parte da frase e explique o que a frase significa.

  4. Divida as crianças em dois grupos. Peça a um grupo que cante a primeira parte de cada frase e ao outro grupo que cante a segunda parte. Troque os grupos e repita.

Tiras de Papel

As tiras com as palavras estão disponíveis em sharingtime.LDS.org