Testemunho

Manual de Sacerdócio Aarônico 1, 1992


Objetivo

Cada rapaz deverá entender que o testemunho é adquirido através de estudo cuidadoso, da oração e da obediência aos mandamentos de Deus.

Preparação

  1. 1.

    Materiais necessários:

    1. a.

      Obras-padrão para cada rapaz

    2. b.

      Lápis para marcar as escrituras

    3. c.

      Um lápis preto ou caneta para cada rapaz

  2. 2.

    Peça a alguém que tenha um forte testemunho, como por exemplo o pai de um dos rapazes, que conte sua experiência de como obteve um testemunho e que explique como isso é bom em sua vida atual. Peça-lhe que não leve mais de cinco minutos.

  3. 3.

    Faça uma cópia do lembrete “Questionário sobre o Testemunho” para cada rapaz.

Sugestão para o desenvolvimento da lição

O Que É um Testemunho?

Atividade

Dê a cada rapaz uma cópia do “Questionário sobre o Testemunho” e um lápis ou caneta. Peça aos rapazes que respondam às afirmações colocando verdadeiro ou falso, “V” ou “F”, na frente de cada número:

Questionário sobre o Testemunho

______ 1. É fácil para todos adquirir um testemunho. (Falso.)

______ 2. Devemos ter uma visão ou ouvir uma voz para receber um testemunho real. (Falso.)

______ 3. Cada rapaz deve esforçar-se para obter seu próprio testemunho da veracidade do evangelho. (Verdadeiro.)

______ 4. Uma parte essencial do testemunho é saber que Joseph Smith é o profeta de Deus por meio do qual o evangelho foi restaurado. (Verdadeiro.)

______ 5. Outra parte básica do testemunho é saber que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a única igreja verdadeira hoje. (Verdadeiro.)

______ 6. Algumas pessoas adquirem testemunho do evangelho mais rapidamente que outras; entretanto, isso não significa que sejam mais justas. (Verdadeiro.)

______ 7. Um testemunho é também saber que Jesus Cristo é o Filho de Deus e Salvador do mundo. (Verdadeiro.)

______ 8. Cada profeta da Igreja teve que adquirir seu próprio testemunho do evangelho. (Verdadeiro.)

______ 9. O Senhor nos dará um testemunho sem o menor esforço de nossa parte. (Falso.)

______ 10. Um testemunho vem pela revelação do Espírito Santo. (Verdadeiro.)

______ 11. O testemunho verdadeiro sempre chega de repente e não gradualmente. (Falso.)

______ 12. Se seus pais tiverem um testemunho, automaticamente você também receberá um. (Falso.)

______ 13. Você deve apenas compartilhar o testemunho nas reuniões de jejum e testemunho. (Falso.)

______ 14. Uma pessoa nascida na Igreja não precisa preocupar-se com seu testemunho. (Falso.)

______ 15. Uma vez que você tem um testemunho, deve continuar a estudar, orar e viver dignamente para que ele cresça. (Verdadeiro.)

Releia as afirmações e peça aos rapazes que indiquem suas respostas. Dê-lhes as respostas corretas e permita que haja um breve debate, se necessário. Explique que a aula os ajudará a entender melhor as respostas.

Debate

• O que é um testemunho do evangelho?

Deixe que os rapazes respondam, ajudando-os a entender que um testemunho é um conhecimento pessoal de que os ensinamentos de Jesus Cristo são verdadeiros.

• Quais são algumas verdades que você deve saber como parte do testemunho?

Citação

O Élder Charles Didier definiu o testemunho da seguinte maneira:

“[Testemunho] é saber, pelo poder do Espírito Santo, que Deus vive e é o mesmo ontem, hoje e para sempre (vide D&C 20:12) e que “a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (João 17:3). Testemunho não é apenas uma prova de que Jesus é o Cristo, mas também uma declaração ou afirmativa de que Joseph Smith viu o Pai e o Filho; uma convicção de que o Livro de Mórmon tem origem divina e é um outro testamento de Jesus Cristo; e um conhecimento de que a Igreja de Jesus Cristo, com seu evangelho e santo sacerdócio, foi restaurada em verdade e realidade”. (“Testemunho”, A Liahona, janeiro de 1992, p.70.)

Cada um Precisa Ter Seu Próprio Testemunho

Citação e debate

Explique que cada jovem enfrentará dificuldades e precisará ter seu próprio testemunho para ajudá-lo a vencê-las. Leia a seguinte declaração do Presidente Heber C. Kimball:

“Para enfrentar as dificuldades que virão, será necessário que você tenha um conhecimento da veracidade desta obra por si mesmo. As dificuldades serão de tal natureza que o homem ou mulher que não tenha esse conhecimento pessoal ou testemunho cairá. Se você não adquiriu um testemunho, viva retamente e clame ao Senhor e não pare até que o tenha adquirido. Se não fizer isso, não suportará.

… Tempo virá em que nenhum homem ou mulher poderá permanecer firme com luz emprestada (o testemunho de outra pessoa.) Cada um terá que ser guiado pela luz que está dentro de si mesmo. Se não a tiver, como poderá suportar?” (Orson F. Whitney, Life of Heber C. Kimball, [Salt Lake City: Bookcraft, 1945], p.450.)

• Por que cada pessoa precisará de seu próprio testemunho do evangelho? (Para poder vencer os problemas que enfrentará.)

• Em que situações você precisaria saber que o evangelho é verdadeiro? (Para ajudá-lo a cumprir os mandamentos, quando fala com outros a respeito do evangelho, quando ensina a respeito de Cristo, quando cumpre uma missão, quando enfrenta a tentação.)

Pergunta para meditar

É possível ter um testemunho sem o saber?

Lembre aos rapazes que uma das afirmações do questionário feito no início da aula era que cada profeta da Igreja teve que ganhar seu próprio testemunho do evangelho. Explique que cada um deles o fez, mas precisou ter o desejo e esforçar-se para obter um testemunho, exatamente como qualquer outra pessoa necessita.

História e debate

Explique que Joseph F. Smith, que se tornou o sexto Presidente da Igreja, cumpriu sua primeira missão quando tinha quinze anos. Peça a um rapaz que leia a seguinte história de como o Presidente Joseph F. Smith obteve testemunho.

“Quando era menino e iniciei o ministério, freqüentemente pedia ao Senhor que me mostrasse alguma coisa maravilhosa, a fim de que pudesse receber um testemunho. Mas o Senhor recusou-me as maravilhas e mostrou-me a verdade, linha sobre linha, preceito sobre preceito, aqui um pouco e lá um pouco, até que me fez saber a verdade da cabeça aos pés…Ele não precisou mandar um anjo dos céus para fazer isso…Através dos sussurros da voz mansa e delicada do Espírito do Deus vivo, ele me deu o testemunho que possuo.” (Doutrina do Evangelho, quinta edição, [Salt Lake City: Deseret Book, 1939], p.7.)

• Como Joseph F. Smith esperava obter um testemunho no início? (Recebendo uma visão.)

Explique que, mais tarde, no decorrer da vida, quando era Presidente da Igreja, Joseph F. Smith realmente recebeu manifestações maravilhosas do Senhor. Ele recebeu a visão da redenção dos mortos, que pode agora ser encontrada em Doutrina e Convênios, seção 138.

• Como se desenvolveu o testemunho do Presidente Smith? (Através dos sussurros da voz mansa e delicada do Espírito Santo.)

Citação

Explique que muitas pessoas recebem o testemunho aos poucos, ou linha sobre linha. O Presidente Marion G. Romney fez a seguinte declaração a respeito do testemunho:

“Às vezes, o testemunho chega a uma pessoa bem devagarinho, no decurso de um longo período de tempo. Não me recordo de um testemunho chegado a mim rapidamente…Não posso recordar-me de quando não possuí um testemunho. Certamente tem sido fortalecido através dos anos, mas nunca me lembro de quando não acreditei. Todavia, venha o testemunho rapidamente ou aos poucos, sempre faz alguma coisa para uma pessoa. Ela fica diferente depois de recebê-lo.” (“Como Obter um Testemunho”, A Liahona, outubro de 1976, p.3.)

História

Explique que outro profeta obteve seu testemunho de maneira semelhante. O Presidente David O. McKay freqüentemente falava de seus esforços em procurar um testemunho. Peça a um rapaz que leia a seguinte história:

“Um dia, ainda na juventude, estava recolhendo o gado. Enquanto subia uma colina íngreme, parei para que meu cavalo pudesse descansar, e lá, mais uma vez, senti em mim um desejo intenso de receber uma manifestação da veracidade do evangelho restaurado. Desmontei, joguei as rédeas sobre a cabeça do cavalo e lá, debaixo de um arbusto, orei a Deus que me declarasse a veracidade de sua revelação a Joseph Smith. Tenho certeza de que orei com fervor e sinceridade e com tanta fé quanto um jovem poderia reunir.

No final da oração, levantei-me, joguei as rédeas sobre a cabeça de meu pônei, e subi na sela. Quando reiniciei a marcha pela trilha, lembro-me de ter dito a mim mesmo: ‘Não recebi nenhuma manifestação espiritual. Se quiser ser honesto comigo mesmo, tenho que dizer que sou o mesmo rapaz que era antes de orar.’

O Senhor não achou apropriado dar-me uma resposta naquela ocasião, mas em 1899, depois de ter sido indicado como presidente da Conferência Escocesa, a manifestação espiritual pela qual eu tinha orado quando adolescente, veio como conseqüência natural do cumprimento do dever.”(Clare Middlemiss, comp., Cherished Experiences from the Writings of President David O. McKay [Salt Lake City: Deseret Book Company, 1976], pp. 6-7).

Debate

• O que o Presidente McKay quis dizer ao afirmar: “A manifestação espiritual pela qual eu tinha orado… veio como conseqüência natural do cumprimento do dever?”

Deixe que os rapazes respondam, ajudando-os a entender que a oração do Presidente McKay foi respondida pelo Espírito, à medida que fazia seu trabalho no sacerdócio.

• De que maneira as experiências do Presidente Joseph F. Smith e do Presidente David O. McKay foram semelhantes para obter um testemunho? (Nenhum dos testemunhos veio após o primeiro pedido; ambos tiveram um forte desejo de obter um testemunho; ambos esperavam maravilhas; ambos viveram retamente e receberam um testemunho de maneira simples.)

O Portador do Sacerdócio Aarônico Pode Fortalecer Seu Testemunho através da Oração e Esforço

Escritura, quadro-negro e debate

Saliente que as escrituras explicam como uma pessoa pode chegar a conhecer a verdade.

Peça a três rapazes que leiam as seguintes escrituras, enquanto os outros acompanham:

Alma 32:27; Morôni 10:3-5; João 7:17.

Escreva-as no quadro-negro e sugira que os rapazes marquem essas escrituras. À medida que as escrituras são lidas, peça aos rapazes que identifiquem os passos para se descobrir a verdade. Coloque os passos no quadro-negro. As respostas possíveis devem ser as seguintes:

  1. 1.

    Desejar sinceramente.

  2. 2.

    Ler e estudar.

  3. 3.

    Pensar e ponderar as escrituras no coração.

  4. 4.

    Orar sinceramente.

    1. a.

      Pedir ao Pai Celestial em nome de Jesus Cristo

    2. b.

      Perguntar com um coração sincero e com o desejo de saber.

    3. c.

      Pedir para sentir se é verdade, com fé em Jesus Cristo.

    4. d.

      Meditar depois de orar para ouvir o Espírito.

  5. 5.

    Cumprir os mandamentos.

  6. 6.

    O poder do Espírito Santo manifestará a verdade.

Ajude os rapazes a entenderem que talvez já tenham um testemunho a respeito de alguns princípios do evangelho.

• Quais são alguns princípios ou ensinamentos do evangelho que você sabe que são verdadeiros? (A Palavra de Sabedoria, o dízimo, ser honesto, etc.)

Explique que quando sabemos que determinado ensinamento é verdadeiro, nós o tornamos parte de nossos pensamentos e atitudes. Temos então um testemunho a respeito daquele ensinamento.

Escrituras e debate

• Como o Espírito Santo pode testificar que alguma coisa é verdadeira?

Peça a um rapaz que leia Doutrina e Convênios 8:2-3. Explique que o Espírito Santo pode fazer-nos sentir algo cálido e ardente quando alguma coisa for verdadeira.

Peça a um rapaz que leia Doutrina e Convênios 6:22-23.

• O que esta escritura nos diz a respeito da maneira como o Espírito Santo às vezes se comunica conosco?

Orador convidado Apresente o orador convidado, que deve contar aos rapazes como adquiriu um testemunho.

Conclusão

Testemunho e desafio

Preste testemunho do Salvador e da veracidade do evangelho. Testifique que cada jovem pode adquirir seu próprio testemunho por meio da oração, do estudo e também da obediência aos mandamentos de Deus.

Desafie cada rapaz a seguir os passos mostrados na aula para obter um testemunho. Ressalte que talvez não obtenham uma resposta imediata às orações. Entretanto, se continuarem a cumprir seus deveres do sacerdócio, serão por fim abençoados com o firme testemunho que desejam.

Testemunho

______ 1. É fácil para todos adquirir um testemunho.

______ 2. Devemos ter uma visão ou ouvir uma voz para receber um testemunho real.

______ 3. Cada rapaz deve esforçar-se para obter seu próprio testemunho da veracidade do evangelho.

______ 4. Uma parte essencial do testemunho é saber que Joseph Smith é o profeta de Deus por meio do qual o evangelho foi restaurado.

______ 5. Outra parte básica do testemunho é saber que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a única igreja verdadeira hoje.

______ 6. Algumas pessoas adquirem testemunho do evangelho mais rapidamente que outras; entretanto, isso não significa que sejam mais justas.

______ 7. Um testemunho é também saber que Jesus Cristo é o Filho de Deus e Salvador do mundo.

______ 8. Cada profeta da Igreja teve que adquirir seu próprio testemunho do evangelho.

______ 9. O Senhor nos dará um testemunho sem o menor esforço de nossa parte.

______ 10. Um testemunho vem por revelação do Espírito Santo.

______ 11. O testemunho verdadeiro sempre chega de repente e não gradualmente.

______ 12. Se seus pais tiverem um testemunho, automaticamente você também receberá um.

______ 13. Você deve compartilhar seu testemunho apenas nas reuniões de jejum e testemunho.

______ 14. Uma pessoa nascida na Igreja não precisa preocupar-se com seu testemunho.

______ 15. Uma vez que você tem um testemunho, deve continuar a estudar, orar e viver dignamente para que ele cresça.