“Minha Alma Já Não Sofre”

O Livro de Mórmon: Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, 1999


Objetivo

Inspirar os alunos a aplicarem continuamente o princípio do arrependimento, converterem-se e proclamarem o evangelho.

Preparação

  1. 1.

    Leia e pondere as escrituras a seguir e ore a respeito delas:

    1. a.

      Mosias 25. O povo de Lími e o povo de Alma unem-se ao povo de Mosias na terra de Zaraenla. Lími e seu povo são batizados. O rei Mosias autoriza Alma a organizar a Igreja de Deus em toda a terra de Zaraenla.

    2. b.

      Mosias 26; 27:1–7. Muitos membros da Igreja são induzidos ao pecado por incrédulos. O Senhor diz a Alma que quem se arrepender será perdoado, mas quem não se arrepender não será contado com o povo da Igreja. Mosias envia uma proclamação proibindo os crentes e descrentes de perseguirem-se mutuamente.

    3. c.

      Mosias 27:8–31; Alma 36:6–23. Alma, o filho, e os quatro filhos de Mosias procuram destruir a Igreja de Deus. Em resposta às orações de seus pais e de outros membros da Igreja, um anjo aparece a eles. Alma, o filho, e os filhos de Mosias são convertidos. Alma, o filho, testifica de sua conversão.

    4. d.

      Mosias 27:32–28:20; Alma 36:24. Alma, o filho, e os filhos de Mosias dedicam-se à pregação do evangelho.

  2. 2.

    Peça a um aluno que prepare um breve resumo dos eventos que culminaram com a conversão de Alma, o filho, e dos filhos de Mosias. (Mosias 27:8–24)

  3. 3.

    Se a gravura A Conversão de Alma, o Filho estiver à disposição, prepare-se para utilizá-la na aula. (Pacote de Gravuras do Evangelho 321)

Sugestões para a Apresentação da Lição

Atividade Motivadora

Se for adequado, use a atividade a seguir ou uma de sua própria escolha para dar início à aula.

Pergunte aos alunos:

• Quantos de vocês são conversos?

Lembre que costumamos utilizar o termo converso para nos referirmos a uma pessoa que se batizou na Igreja depois da idade de oito anos. Contudo, de certo modo, todos nós devemos ser conversos. Cada um de nós, independentemente de quando se tenha batizado, deve adquirir seu próprio testemunho do evangelho de Jesus Cristo. Para algumas pessoas, essa conversão é repentina e extraordinária, mas para a maioria é um processo sutil e gradual. Algumas pessoas se convertem com facilidade, enquanto outras precisam fazer um grande esforço para desenvolver esse testemunho e compromisso. (Observe que a lição 22 vai mostrar mais a fundo o processo de conversão.)

Esta lição fala de cinco rapazes que, apesar de serem filhos de líderes fiéis da Igreja, tiveram de ter sua própria experiência de conversão ao evangelho de Jesus Cristo.

Discussão e Aplicação das Escrituras

Em espírito de oração, escolha as passagens das escrituras, as perguntas e demais tópicos da lição que melhor venham a atender às necessidades dos alunos. Discuta como as escrituras selecionadas podem aplicar-se à vida prática e incentive os alunos a relatar experiências relacionadas com os princípios contidos nas escrituras.

1. O povo de Lími e o povo de Alma unem-se ao povo de Mosias na terra de Zaraenla.

Discuta Mosias 25. Peça aos alunos que leiam alguns versículos em voz alta. Explique-lhes que o povo de Lími e o povo de Alma se uniram ao povo do rei Mosias em Zaraenla. (Mosias 22:11–14; 24:20, 23–25) Ajude os alunos a entender que agora havia quatro grupos unidos em Zaraenla sob o reinado do rei Mosias:

  1. a.

    O povo de Lími, que descendia de Zênife e das outras pessoas que voltaram de Zaraenla para a terra de Néfi.

  2. b.

    O povo de Alma, que se separara do grupo que descendia de Zênife durante o reinado de Noé.

  3. c.

    Os nefitas que haviam permanecido em Zaraenla.

  4. d.

    Os mulequitas, que eram os residentes originais de Zaraenla.

Explique-lhes que todas essas pessoas agora se autodenominavam nefitas. (Mosias 25:12–13)

• Mosias reuniu o povo em Zaraenla e leu os registros do povo de Lími e do povo de Alma para eles. (Mosias 25:5–6) Como o povo de Zaraenla reagiu ao conteúdo desses registros? (Ver Mosias 25:7–11.) Como a reação deles demonstra a caridade que tinham?

• Como vocês já se beneficiaram do estudo dos relatos do povo de Lími e de Alma?

• Depois que terminou de ler os registros, Mosias convidou Alma para falar. (Mosias 25:14) Sobre o que Alma falou? (Ver Mosias 25:15–16.) Por que era importante que o povo se lembrasse de quem os livrara do cativeiro? Que efeito os ensinamentos de Alma tiveram sobre Lími e seu povo? (Ver Mosias 25:17–18.)

• Mosias autorizou Alma a “[organizar] igrejas por toda a terra de Zaraenla”. (Mosias 25:19–20) Como as pessoas conseguiram permanecer como “uma só igreja” depois de se reunirem em congregações diferentes? (Ver Mosias 25:21–24.) Como o exemplo deles pode ajudar-nos hoje quando nos deparamos com o desafio de permanecermos unidos em uma Igreja mundial?

2. Muitos membros da Igreja são induzidos ao pecado por incrédulos.

Leia e discuta alguns versículos de Mosias 26; 27:1–7.

• Por que muitos da “nova geração” se recusavam a unir-se à Igreja? (Ver Mosias 26:1–4.) Como as gerações mais velhas podem ajudar os jovens a adquirir um testemunho de Jesus Cristo e de Seu evangelho? Como as gerações mais velhas podem ajudar as mais novas a sentir o amor de Deus e a compreender sua relação com Ele?

• Os incrédulos induziram muitos membros da Igreja ao pecado. Qual era a responsabilidade de Alma para com as pessoas que haviam pecado? (Ver Mosias 26:6–8.) Qual é a responsabilidade que o Senhor confiou aos líderes atuais da Igreja para ajudar os membros que cometeram pecados graves?

• Quem Alma consultou quando Mosias se recusou a julgar as pessoas que haviam pecado? (Ver Mosias 26:10–14.) Como vocês já receberam orientação em suas responsabilidades quando buscaram o Senhor em oração?

• O que o Senhor orientou Alma a fazer com as pessoas que haviam pecado? (Ver Mosias 26:29–30, 32.) Por que a confissão é um passo importante no processo do arrependimento? Por que é importante “[perdoar] uns aos outros”? (Mosias 26:31) Como vocês já foram abençoados por perdoar alguém ou por serem perdoados?

• Embora a Igreja tenha “[começado] novamente a ter paz e a prosperar”, os membros da Igreja eram muito perseguidos pelos incrédulos. (Mosias 26:37–38; 27:1) O que o rei Mosias fez quando os membros da Igreja se queixaram dessa perseguição? (Ver Mosias 27:1–5.) De que forma os membros da Igreja são perseguidos hoje em dia? Quais são algumas maneiras produtivas de lidarmos com a perseguição?

3. Alma, o filho, e os filhos de Mosias são visitados por um anjo.

Leia e discuta alguns versículos de Mosias 27:8–31; Alma 36:6–23. Expliquelhes que mesmo depois que Mosias enviou uma proclamação proibindo a perseguição, alguns incrédulos continuaram tentando destruir a Igreja. Entre eles, estavam os quatro filhos de Mosias e um dos filhos de Alma. (Mosias 27:8–9)

Peça ao aluno previamente designado que resuma os eventos que culminaram com a conversão de Alma, o filho, e dos filhos de Mosias. (Mosias 27:8–24) Se for utilizar a gravura de Alma, o filho, este é o momento de mostrá-la.

• Por que o Senhor enviou um anjo para falar com Alma, o filho, e seus companheiros? (Ver Mosias 27:14.) Como a oração pode ajudar-nos quando um ente querido se afasta do evangelho?Quando era Comissário de Educação da Igreja, Jeffrey R. Holland disse: “Talvez não haja angústia no espírito humano que se compare à angústia de um pai ou mãe que teme pela alma de um filho. (…) [Mas] os pais jamais podem perder as esperanças nem deixar de se importar ou de crer. Certamente, nunca devem parar de orar. Às vezes, a oração pode ser a única e última medida a tomar — mas é a mais poderosa de todas”. (“Alma, Filho de Alma”, Ensign, março de 1977, pp. 80–81)

• Quais são alguns dos meios utilizados pelo Senhor para enviar auxílio em resposta às orações dos justos em favor de entes queridos que se desviaram da verdade? (Ajude os alunos a entender que o Senhor nem sempre enviará um anjo, como fez no caso de Alma, mas pode fornecer auxílio de inúmeras outras formas. Pode enviar um líder ou amigo sensato, mestres familiares ou professoras visitantes dedicados ou um discurso inspirado para influenciar a vida das pessoas por quem oramos.) Como vocês já viram o poder da oração ajudar em uma situação que parecia irremediável?

• O que o anjo disse a Alma, o filho? (Ver Mosias 27:13–17.) O que aconteceu com Alma, o filho, depois que o anjo partiu? (Ver Mosias 27:18–19.) Qual foi a reação de Alma ao ouvir sobre a experiência que seu filho teve com o anjo? (Ver Mosias 27:20.) Por que ele se regozijou?

Explique-lhes que vários anos após sua conversão, Alma narrou a experiência a seu filho Helamã. (Alma 36:6–24) Utilizando os relatos de Mosias 27 e Alma 36, ajude os alunos a compararem os sentimentos de Alma antes e depois de ser perdoado. (Peça a alguns alunos que estudem o relato de Mosias 27 enquanto outros estudam o de Alma 36.) Resuma a discussão em um quadro como o que está abaixo:

Antes

Depois

Carnal e decaído, para ser lançado fora. (Mosias 27:25–27; Alma 36:11)

Redimido por Deus, nascido do Espírito (Mosias 27:24–25; Alma 36:23)

Havia passado por muitas tribulações (Mosias 27:28)

Tirado de um fogo eterno (Mosias 27:28)

No fel da amargura e nos laços da iniqüidade (Mosias 27:29)

Redimido do fel da amargura e dos laços da iniqüidade (Mosias 27:29)

No mais escuro abismo (Mosias 27:29)

Contemplou a maravilhosa luz de Deus (Mosias 27:29)

Atormentado com um suplício eterno (Mosias 27:29)

Sua alma não sofria mais (Mosias 27:29)

Perturbado pela lembrança de tantos pecados (Alma 36:17)

Não era mais atormentado pela lembrança de seus pecados (Alma 36:19)

Dores intensas e cruciantes (Alma 36:20–21)

Sentiu uma alegria bela e doce (Alma 36:20–21)

A alma atormentada pela simples idéia de entrar na presença de Deus (Alma 36:14–15)

Sua alma sentia o desejo de estar na presença de Deus (Alma 36:22)

• O que fez com que Alma fosse aliviado de seu sofrimento? (Ver Alma 36:17–18.)

• Como as experiências de Alma podem ser comparadas com nossas próprias experiências de conversão? (Ver a citação abaixo, onde está uma possível resposta.)

O Élder Bruce R. McConkie disse: “Alma serve de exemplo para nós. O horror pelo pecado que o dominou deveria ser sentido por todos os membros que se afastam do reino; assim, o arrependimento seria garantido, como aconteceu com nosso amigo nefita”. (A New Witness for the Articles of Faith [1985], p. 229)

4. Alma e os filhos de Mosias dedicam-se à pregação do evangelho.

Leia e discuta alguns versículos de Mosias 27:32–28:20; Alma 36:24.

• O que Alma, o filho, e os filhos de Mosias fizeram depois de sua conversão? (Ver Mosias 27:32–37.) Como isso demonstrou que eles estavam verdadeiramente convertidos? Como nossas ações refletem a sinceridade e profundidade de nossa conversão?

• Por que os filhos de Mosias e seus companheiros queriam pregar o evangelho aos lamanitas? (Ver Mosias 28:1–3 e a citação abaixo.) Que promessas o Senhor fez ao rei Mosias com relação ao trabalho missionário de seus filhos? (Ver Mosias 28:6–7.)

O Élder L. Tom Perry disse: “Após a conversão, sentimos o desejo de compartilhar, nem tanto por um senso de obrigação, ainda que essa responsabilidade recaia sobre o sacerdócio, mas motivados por um amor sincero e gratidão pelo que recebemos. Quando essa ‘pérola de grande valor’ chega a nossa vida, não conseguimos contentar-nos em apenas admirá-la sozinhos. Precisamos compartilhá-la! (Conference Report, abril de 1984, p. 106; ou Ensign, maio de 1984, p. 79)

• Ao nos convertermos, como podemos aumentar nosso compromisso de pregar o evangelho?

Conclusão

Diga que cada um de nós deve passar pela experiência de sua própria conversão. Embora possa ser mais sutil e gradual do que a conversão de Alma e dos filhos de Mosias, terá os mesmos resultados.

Leia Mosias 27:29. Ressalte que por meio do arrependimento e da expiação de Jesus Cristo, podemos receber o perdão para que nossa alma “não [sofra]” mais. Então, podemos tornar-nos instrumentos nas mãos do Senhor para abençoar a vida das pessoas.

Conforme a orientação do Espírito, preste testemunho das verdades ensinadas na aula.

Sugestão Didática Adicional

Sugere-se o seguinte material para complementar a lição. Você pode utilizar uma ou mais dessas idéias como parte da aula.

“Enganaram, com suas palavras lisonjeiras, a muitos” (Mosias 26:6)

• Como Alma, o filho, e os filhos de Mosias, junto com os incrédulos, conseguiram induzir muitos membros da Igreja ao pecado? (Ver Mosias 26:6; 27:8–9.) Como a lisonja pode enganar-nos e afastar-nos? Por que é importante que tenhamos cuidado com quem permitimos que nos influencie? (Ver a citação abaixo.) Como um alicerce de fé em Jesus Cristo pode ajudar a evitar que sejamos influenciados pelas palavras lisonjeiras dos incrédulos?

O Élder Ezra Taft Benson disse: “Buscamos os aplausos do mundo, gostamos de ser honrados pelos homens a quem o mundo honra. Contudo, há um grande perigo nisso, pois muitas vezes, a fim de receber essas glórias, precisamos unir nossas forças a influências e práticas malignas e segui-las, pois foram elas que trouxeram alguns desses homens a posições de proeminência. (…) Hoje em dia, estamos sendo atacados pelas lisonjas de homens eminentes do mundo”. (Conference Report, outubro de 1964, p. 57; ou Improvement Era, dezembro de 1964, p. 1067)