“Todas as Coisas Mostram que Existe um Deus”

O Livro de Mórmon: Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, 1999


Objetivo

Ajudar os alunos a aprenderem a reconhecer e refutar falsas doutrinas e a permanecerem fiéis a seu testemunho de Jesus Cristo.

Preparação

  1. 1.

    Leia e pondere as escrituras a seguir e ore a respeito delas:

    1. a.

      Alma 30:1–18. Corior, um anticristo, desvia o coração de muitos em Zaraenla ao pregar que “nenhum Cristo haveria” e que “nada que o homem fizesse seria crime”.

    2. b.

      Alma 30:19–60. Corior tenta pregar na terra de Jérson e Gideão. As pessoas recusam-se a ouvi-lo e levam-no diante de seus líderes. Corior é levado a Alma, que presta testemunho da vinda de Cristo e da existência de Deus. Corior pede um sinal e fica mudo.

    3. c.

      Alma 31. Alma chefia uma missão para tentar reconverter os zoramitas apóstatas, que adotaram falsas crenças e uma forma orgulhosa de adoração.

  2. 2.

    Peça a um aluno que se prepare para ler em voz alta Alma 31:15–18 e a outro que se prepare para ler em voz alta Alma 31:26–35.

Sugestões para a Apresentação da Lição

Atividade Motivadora

Se for adequado, use a seguinte atividade ou outra de sua própria escolha para dar início à aula.

Peça aos alunos que pensem em um lugar que existe, mas que nunca visitaram.

• Por que vocês acreditam que esse lugar existe?

Explique-lhes que nesta lição estudaremos sobre um homem que afirmou que não podemos saber de coisas que não vimos. Corior argumentou que uma pessoa que não vira a Deus não poderia saber que Ele existia. Contudo, assim como temos o relato de outras pessoas para ajudar-nos a saber sobre lugares que nunca vimos, temos o testemunho dos profetas, das escrituras e do dom do Espírito Santo para ajudar-nos a saber que Deus realmente existe e que Seu evangelho é verdadeiro.

Ressalte que os ensinamentos de Corior são comuns no mundo de hoje. Se compreendermos como as pessoas reagiram às suas falsidades, teremos mais facilidade para enfrentar esse tipo de falsas filosofias e idéias.

Discussão e Aplicação das Escrituras

Em espírito de oração, escolha as passagens das escrituras, as perguntas e outros tópicos da lição que melhor venham a atender às necessidades dos alunos. Discuta como as escrituras selecionadas podem aplicar-se à vida prática e incentive os alunos a relatar experiências relacionadas com os princípios contidos nas escrituras.

1. Corior desvia o coração de muitos em Zaraenla.

Discuta Alma 30:1–18. Peça aos alunos que leiam alguns versículos em voz alta. Explique-lhes que, depois de fixarem o povo de Amon na terra de Jérson e expulsarem os guerreiros lamanitas da terra, os nefitas viveram em paz durante o décimo sexto ano do governo dos juízes e na maior parte do décimo sétimo.

• O que aconteceu perto do décimo sétimo ano para interromper a paz do povo? (Ver Alma 30:6, 12.) O que é um anticristo? (Ver o Guia para Estudo das Escrituras, “Anticristo”, pp. 18–19, que esclarece que anticristo é “toda pessoa ou tudo aquilo que seja uma representação falsa do verdadeiro plano de salvação do evangelho e que, aberta ou secretamente, se oponha a Cristo”.)

• Quais são alguns dos falsos ensinamentos que Corior espalhou entre o povo de Zaraenla? (Peça aos alunos que leiam Alma 30:12–18 para encontrar respostas para essa pergunta. Algumas possíveis respostas estão abaixo.)

  1. a.

    Não haverá Cristo algum. “Não podeis saber de coisas que não vedes; não podeis, portanto, saber que haverá um Cristo”. (Alma 30:12–15) Se tiver utilizado a atividade motivadora, faça menção a ela e fale brevemente de algumas coisas que sabemos da existência, embora não as tenhamos visto.

  2. b.

    “Nenhum homem pode saber de qualquer coisa que esteja por acontecer.” (Alma 30:13) Ressalte que era uma contradição Corior dizer que ninguém poderia saber de coisas futuras e ao mesmo tempo declarar que não haveria um Cristo.

  3. c.

    Crer na expiação “é efeito de uma mente desvairada”. (Alma 30:16)

  4. d.

    “Cada homem [prospera] segundo sua aptidão e cada homem [conquista] segundo sua força.” (Alma 30:17)

  5. e.

    “Nada que o homem [fizer é] crime.” (Alma 30:17)

  6. f.

    “Quando o homem [morre], tudo se [acaba].” (Alma 30:18)

• Como os ensinamentos de Corior influenciaram as pessoas que o ouviram? (Ver Alma 30:18.) Por que essas idéias induziram o povo ao pecado? De que forma nossas escolhas diárias são influenciadas por nosso conhecimento de Jesus Cristo, da expiação e da vida após a morte?

2. Corior é levado a Alma, que testifica da vinda de Cristo.

Leia e discuta alguns versículos de Alma 30:19–60. Explique-lhes que depois de divulgar suas falsas idéias em Zaraenla, Corior tentou fazer o mesmo entre o povo de Jérson e Gideão. Contudo, ao contrário do povo de Zaraenla, as pessoas desses locais deram um bom exemplo de como devemos agir quando confrontados por alguém como Corior. Escreva no quadro- negro a frase Lidar com Coriores Modernos. Embaixo dela, escreva as idéias contidas nesta seção à medida que forem discutidas.

• O que o povo de Amon fez quando Corior tentou espalhar suas falsas idéias no meio deles? (Ver Alma 30:19–21.) Como a atitude deles demonstrou que eles eram mais “prudentes” que os nefitas de Zaraenla? (O povo de Zaraenla ouviu Corior; o povo de Amon e o povo de Gideão, não.) Como podemos usar de sabedoria e discernimento em situações semelhantes? (Embaixo da frase que está no quadro, escreva Ser prudente.)

• Que falsas acusações Corior fez contra os líderes da Igreja? (Ver Alma 30:23–24, 27–28, 31.) Por que vocês acham que ele fez isso? De que forma a obediência a nossos líderes da Igreja pode libertar-nos em vez de restringir-nos, como dizia Corior?

• Como Alma respondeu às acusações de Corior contra os líderes da Igreja? (Ver Alma 30:32–35. Escreva no quadro-negro Conhecer a verdade.) Como conhecer a verdade pode ajudar-nos quando nos depararmos com ensinamentos falsos?

• Como Alma respondeu à afirmação de Corior de que Deus não existia? (Ver Alma 30:39. Escreva no quadro-negro Prestar o testemunho pessoal.) De que forma somos abençoados quando prestamos nosso testemunho de Jesus Cristo?

• O que Alma conseguiu discernir a respeito de Corior? (Ver Alma 30:42.) Como podemos distinguir os ensinamentos verdadeiros dos falsos? (Ver Morôni 10:5. Escreva no quadro-negro Buscar a orientação do Espírito Santo.)

• Quando Corior pediu um sinal da existência de Deus, que sinais Alma citou para evidenciar que Deus vive? (Ver Alma 30:44. Alma citou o testemunho de “todos estes irmãos”, os profetas, as escrituras e “todas as coisas”. Escreva no quadro-negro Ensinar a verdade que vem dos profetas e das escrituras.) Como essas evidências ajudaram a fortalecer sua fé?

• Mesmo depois do testemunho de Alma, Corior continuou a pedir um sinal. (Alma 30:45) Que sinal ele recebeu? (Ver Alma 30:49–50.) Por que lhe foi dado esse sinal? (Ver Alma 30:47.) Depois de reconhecer que fora enganado, Corior expôs o motivo pelo qual seguira o diabo. Qual foi ele? (Ver Alma 30:53.)

• Qual foi o fim de Corior? (Ver Alma 30:54–56, 58–59.) Por que vocês acham que Mórmon inseriu a história de Corior em seu resumo das placas? O que essa história nos ensina sobre o destino dos que pervertem os caminhos do Senhor? (Ver Alma 30:60.)

3. Alma chefia uma missão para tentar reconverter os zoramitas apóstatas.

Leia e discuta alguns versículos de Alma 31.

• Por que Alma resolveu sair para reconverter os zoramitas? (Ver Alma 31:1–6. Ele estava triste pelo fato de eles adorarem ídolos. Além disso, os nefitas estavam receosos de que os zoramitas viessem a unir-se aos lamanitas.) Por que Alma achava que ele e seus irmãos deveriam pregar a palavra de Deus? (Ver Alma 31:5.) Como vocês já viram a palavra de Deus provocar mudanças na vida das pessoas?

• Os zoramitas haviam sido membros da Igreja, mas “haviam cometido grandes erros”. (Alma 31:8–9) Por que eles caíram em apostasia? (Ver Alma 31:9–11.) O que podemos fazer para evitar a apostasia individual?

• O que Alma e seus irmãos verificaram quanto à forma de adoração dos zoramitas? (Ver Alma 31:12–23. Ressalte que, além de terem uma forma equivocada de adoração, os zoramitas “voltavam para casa, não falando mais em seu Deus até que se reunissem novamente”.) Qual foi a reação de Alma e seus irmãos quando viram essa falsa forma de adoração?

Explique-lhes que o capítulo 31 contém duas orações: a dos zoramitas e a de Alma. Peça aos alunos previamente designados que leiam essas orações. (Ver “Preparação”, item 2.) Peça aos alunos que pensem na diferença entre as duas orações à medida que elas forem lidas. Alguns dos pontos principais de cada oração estão relacionados na próxima página.

A Oração dos Zoramitas

Deus foi, é e sempre será um espírito. (Alma 31:15) “Não cremos nas tradições de nossos irmãos.” (Alma 31:16) “Nenhum Cristo haverá.” (Alma 31:16) “[Seremos] salvos”, mas todos ao nosso redor serão “lançados no inferno”. (Alma 31:17) Os outros são “desencaminhados por tolas tradições”. (Alma 31:17) “[Somos] um povo eleito e santo.” (Alma 31:18)

A Oração de Alma

“Dá-me forças para suportar minhas fraquezas.” (Alma 31:30)

“Consola minha alma em Cristo.” (Alma 31:31)

“Faze com que eu tenha êxito, assim como os companheiros que estão comigo.” (Alma 31:32)

“Conforta [a alma de meus companheiros] em Cristo.” (Alma 31:32) Ajuda-nos a trazer os zoramitas “novamente a ti”. (Alma 31:34–35) A alma dos zoramitas é preciosa. (Alma 31:35) “Dá-nos (…) poder e sabedoria.” (Alma 31:35)

• Em que aspectos a oração de Alma diferia da dos zoramitas? (Compare o orgulho, egoísmo e descrença dos zoramitas com a fé, a humildade e o amor ao próximo que Alma possuía.)

• Que atitudes dos zoramitas constituíam os maiores obstáculos para que tivessem fé em Cristo? (Ver Alma 31:24–29.) Como o orgulho prejudica nossa adoração? (Ver Alma 15:17; 34:38; D&C 59:21.) Por que o orgulho é um obstáculo para a salvação?

• O coração de Alma estava triste em virtude da iniqüidade dos zoramitas. Ele orou fervorosamente para que ele e seus irmãos conseguissem trazê-los “novamente a (…) Cristo”. (Alma 31:24, 34) Que responsabilidade temos hoje de ajudar as pessoas que se afastaram dos ensinamentos de Jesus Cristo? (Ver 3 Néfi 18:32.) Como a oração pode ajudar-nos em nosso trabalho missionário ou nossos demais cargos?

• Como Alma e seus irmãos foram abençoados? (Ver Alma 31:38.) Como o Senhor vai ajudar-nos se orarmos com fé e pedirmos o que for correto? (Peça aos alunos que relatem experiências em que o Senhor os abençoou quando oraram com fé.)

Conclusão

Ressalte que filosofias como as de Corior e dos zoramitas são amplamente difundidas hoje em dia. Na escola, no trabalho, nos meios de comunicação e às vezes em casa, há pessoas pregando as falsas doutrinas de Corior a fim de “[interromper nosso] regozijo”. (Alma 30:22) Da mesma forma muitas pessoas hoje em dia, assim como os zoramitas, põem o coração nas “coisas vãs do mundo”? (Alma 31:27) Incentive os alunos a fortalecerem-se por meio do estudo diligente do Livro de Mórmon, da oração diária e da obediência contínua aos mandamentos de Deus.

Conforme a orientação do Espírito, preste testemunho das verdades ensinadas na aula.