“Nunca o Homem Creu em Mim Como Tu Creste”

O Livro de Mórmon: Manual do Professor de Doutrina do Evangelho, 1999


Objetivo

Ajudar os alunos a compreender com o exemplo do irmão de Jarede como a fé pode permitir nosso ingresso na presença do Senhor para toda a eternidade.

Preparação

  1. 1.

    Leia e pondere as seguintes escrituras e ore a respeito delas:

    1. a.

      Éter 1. O Senhor atende aos pedidos do irmão de Jarede e promete conduzir os jareditas à terra prometida.

    2. b.

      Éter 2. Os jareditas iniciam sua jornada rumo à terra prometida.

    3. c.

      Éter 3. O irmão de Jarede vê Jesus Cristo.

    4. d.

      Éter 4. Morôni sela os escritos do irmão de Jarede até que os gentios se arrependam e exerçam fé.

    5. e.

      Éter 6:1–12. Os jareditas viajam para a terra prometida e quando chegam, louvam ao Senhor por Suas ternas misericórdias para com eles.

  2. 2.

    Leitura suplementar: Gênesis 11:1–9; Mosias 8:7–11.

  3. 3.

    Se a gravura O Irmão de Jarede Vê o Dedo do Senhor estiver à disposição, prepare-se para utilizá-la durante a aula. (62478 059; Pacote de Gravuras do Evangelho 318)

Sugestões para a Apresentação da Lição

Atividade Motivadora

Se for adequado, use a seguinte atividade ou outra de sua própria escolha para dar início à aula.

Conte a seguinte história aos alunos:

“Enquanto estava residindo em Kirtland, a esposa do Élder Reynolds Cahoon teve um filho. Certo dia, quando o Profeta Joseph Smith passou pela porta deles, o Élder Cahoon convidou o Profeta para entrar e abençoar o bebê e dar-lhe um nome. Joseph o fez e deu-lhe o nome de Mahônri Moriâncumer. Quando terminou a bênção, pôs a criança na cama e, virando-se para o Élder Cahoon, disse: ‘O nome que dei a seu filho é o nome do irmão de Jarede; o Senhor acabou de me revelá-lo’. O Élder William F. Cahoon (…) ouviu o Profeta fazer essa declaração a seu pai e essa foi a primeira vez que o nome do irmão de Jarede foi conhecido na Igreja nesta dispensação”. (George Reynolds, “The Jaredites”, Juvenile Instructor, 1º de maio de 1892, p. 282)

Explique-lhes que, nesta lição, vamos estudar a respeito do irmão de Jarede, Mahônri Moriâncumer, sobre quem o Senhor falou: “Nunca o homem creu em mim como tu creste”. (Éter 3:15) Devido a sua fé, os jareditas foram abençoados por terem sua língua preservada depois da torre de Babel e foram guiados em segurança para a terra prometida. Seu exemplo pode aumentar nosso entendimento da importância e poder da fé.

Discussão e Aplicação das Escrituras

Em espírito de oração, escolha as passagens das escrituras, perguntas e outros tópicos da lição que melhor venham a atender às necessidades dos alunos. Discuta como as escrituras selecionadas podem aplicar-se à vida prática e incentive os alunos a relatar experiências relacionadas com os princípios contidos nas escrituras.

1. O Senhor atende aos pedidos do irmão de Jarede.

Discuta Éter 1. Peça aos alunos que leiam alguns versículos em voz alta. Diga que o profeta Éter escreveu o registro dos jareditas, que saíram da Babilônia quando o Senhor confundiu a língua do povo que estava tentando construir a torre de Babel. (Éter 1:33–43; ver também Gênesis 11:1–9.) Éter escreveu esse registro em 24 placas de ouro, que posteriormente foi descoberto pelo povo de Lími. (Mosias 8:7–11) O livro de Éter contém o resumo de Morôni do registro de Éter.

• Quando o povo foi disperso e sua língua confundida, Jarede pediu a seu irmão que orasse ao Senhor. Que tipo de pessoa era o irmão de Jarede? (Ver Éter 1:34.)

• Atendendo aos pedidos de Jarede, o irmão de Jarede “clamou ao Senhor”. (Éter 1:34–39) Qual é a diferença entre “[clamar] ao Senhor” e meramente fazer uma oração? O que podemos fazer para tornar nossas orações mais eficazes? (Ver Alma 34:17–28.)

• A cada vez que o irmão de Jarede orou, o Senhor “teve compaixão” dele e de seu povo. (Éter 1:35, 37, 40) Como vocês já sentiram a compaixão do Senhor em resposta a suas orações?

• Que preparativos o Senhor orientou o povo a fazer? (Ver Éter 1:41–42.) Por que o Senhor prometeu guiar os jareditas à terra prometida? (Ver Éter 1:43. Observe as palavras do Senhor: “Porque me invocaste este longo tempo”.) O que podemos aprender sobre o poder da oração com esse exemplo?

2. Os jareditas iniciam sua jornada rumo à terra prometida.

Leia e discuta alguns versículos de Éter 2.

• O Senhor prometeu conduzir os jareditas à “terra da promissão, que fora escolhida entre todas as outras terras”. (Éter 2:7) Para quem o Senhor havia preservado essa terra escolhida? (Ver Éter 2:7.) Que advertência o Senhor fez ao irmão de Jarede com relação à terra prometida? (Ver Éter 2:8.)

• O que Morôni disse com respeito aos decretos de Deus relativos à terra da promissão? (Ver Éter 2:9–12. Ressalte que a advertência e a promessa eram para todas as pessoas que iriam habitar nas Américas, não apenas para os jareditas.)

• Quando chegaram ao litoral, os jareditas armaram suas tendas e lá permaneceram pelo espaço de quatro anos. (Éter 2:13) Ao fim dos quatro anos, o Senhor falou ao irmão de Jarede. Por que o Senhor o repreendeu? (Ver Éter 2:14.) Por que às vezes negligenciamos nossas orações para o Senhor?

• O irmão de Jarede arrependeu-se e começou a construir barcos para cruzar o mar. (Éter 2:15–17) Que problemas o irmão de Jarede teve depois que os barcos já estavam construídos? (Ver Éter 2:19.) O que o Senhor instruiu o irmão de Jarede a fazer para que houvesse ar para respirar nos barcos? (Ver Éter 2:20.)

• Qual foi a resposta do Senhor quando o irmão de Jarede perguntou como iluminar os barcos? (Ver Éter 2:23–25.) O que podemos aprender com isso? (Ver a citação abaixo.) Por que é importante, além de pedir a ajuda do Senhor, fazer tudo o que estiver ao nosso alcance?

O Élder Russell M. Nelson disse que já ouviu o Presidente Gordon B. Hinckley dizer várias vezes: “A única maneira pela qual consigo fazer com que as coisas sejam feitas é ajoelhando-me e pedindo ajuda, depois me levantando e saindo para trabalhar”. (A Liahona, janeiro de 1998, p. 17)

• Na sua opinião, como o desafio da iluminação dos barcos ajudou o irmão de Jarede a crescer? De que forma os desafios e dificuldades de nossa vida nos ajudam?

3. O irmão de Jarede vê Jesus Cristo.

Leia e discuta alguns versículos de Éter 3.

• Como o irmão de Jarede se propôs a resolver o problema de iluminação nos barcos? (Ver Éter 3:1–5.) Como isso demonstrou sua humildade e fé? (Peça aos alunos que identifiquem as palavras ou frases proferidas pelo irmão de Jarede que mostrem sua humildade e fé.)

• Quando o irmão de Jarede terminou de falar, o Senhor tocou as pedras, uma a uma, com o dedo. (Éter 3:6) Por que o irmão de Jarede foi tomado de medo quando viu o dedo do Senhor? (Ver Éter 3:6–8. Se for utilizar a gravura do irmão de Jarede vendo o dedo do Senhor, mostre-a agora.) O que o Senhor disse sobre a fé do irmão de Jarede? (Ver Éter 3:9.)

• Que pergunta o Senhor fez antes de mostrar-se para o irmão de Jarede? (Ver Éter 3:11.) Como a resposta de Jarede é uma demonstração de sua grande fé? (Ver Éter 3:12. Ele aceitou as palavras do Senhor mesmo antes de ouvi-las.) O que podemos fazer para seguir o exemplo dele?

• Como o Senhor descreveu a Si próprio para o irmão de Jarede? (Ver Éter 3:13–14. Peça a um aluno que leia esses versículos em voz alta.) O que precisou acontecer para que o irmão de Jarede fosse admitido à presença do Senhor? O que é necessário para permanecermos na presença do Senhor eternamente?

• O que o Senhor mostrou ao irmão de Jarede? (Ver Éter 3:15–18, 25–26.) O que o Senhor orientou o irmão de Jarede a fazer depois que ele viu essas coisas? (Ver Éter 3:21–24, 27–28; 4:1.)

4. Morôni sela os escritos do irmão de Jarede.

Leia e discuta alguns versículos de Éter 4.

• Como Morôni descreveu a visão do irmão de Jarede? (Ver Éter 4:4.) O que o Senhor ordenou que Morôni fizesse com o registro do irmão de Jarede e os intérpretes? (Ver Éter 4:3, 5.) Quando poderemos receber esses registros? (Ver Éter 4:6–7. Teremos acesso a eles quando tivermos uma fé tão grande quanto a do irmão de Jarede e nos santificarmos.)

• O que o Senhor ensinou sobre as pessoas que negarem Suas palavras nos últimos dias? (Ver Éter 4:8, 10, 12.) Que bênçãos receberão as pessoas que crerem nas palavras do Senhor? (Ver Éter 4:11.) De que forma o Espírito Santo os ajuda a saber que as palavras do Senhor são verdadeiras?

• O Senhor exortou os gentios e a casa de Israel a virem a Ele e receberem grandes bênçãos e conhecimento. (Éter 4:13–14) Segundo Ele, o que precisamos fazer para vir a Ele? (Ver Éter 4:15, 18.) Que bênçãos Ele prometeu aos que fizerem essas coisas? (Ver Éter 4:15–19.)

5. Os jareditas viajam rumo à terra da promissão.

Leia e discuta alguns versículos de Éter 6:1–12. Explique que esses versículos dão continuidade ao registro da viagem dos jareditas para a terra da promissão. Discuta como essa jornada para a terra prometida pode ser comparada a nossa passagem pela vida terrena.

• O Senhor fez com que as pedras dos barcos “brilhassem na escuridão, para fornecer luz aos homens, mulheres e crianças”. (Éter 6:3) Que “luzes” o Senhor forneceu para guiar-nos em nossa jornada terrena?O que os jareditas fizeram depois de providenciar todos os preparativos que podiam para a viagem? (Ver Éter 6:4. Eles depositaram toda a sua confiança no Senhor.) Como podemos demonstrar esse mesmo tipo de confiança no Senhor?

• Enquanto os ventos sopravam e os barcos eram impelidos para a terra prometida, o que os jareditas faziam durante todo o dia e a noite? (Ver Éter 6:8–9.) Quais são algumas das formas pelas quais podemos louvar ao Senhor?

• O que os jareditas fizeram quando chegaram à terra da promissão? (Ver Éter 6:12.) Que semelhança isso pode ter com nosso retorno à presença do Pai Celestial?

Conclusão

Leia a seguinte declaração do Élder Jeffrey R. Holland:

“Pode ser que o irmão de Jarede não acreditasse muito em si mesmo, mas a crença que tinha em Deus era extraordinária. Nesse fato, há esperança para todos nós. Sua fé não conhecia dúvidas ou limites. (…) De uma vez por todas, tornou-se claro que as pessoas normais, que enfrentam dificuldades comuns, podem romper o véu da descrença e entrar nos domínios da eternidade”. (Christ and the New Covenant [1997], p. 29)

Conforme a orientação do Espírito, preste testemunho das verdades ensinadas na aula.

Sugestão Didática Adicional

Sugere-se o seguinte material para complementar a lição. Você pode utilizálo durante a aula.

Ensinamentos contidos em Éter 5

• A quem se dirige Éter 5? (Joseph Smith) Quem eram as três testemunhas mencionadas por Morôni em Éter 5:3? (Oliver Cowdery, David Whitmer e Martin Harris. Ver o Depoimento de Três Testemunhas nas páginas introdutórias do Livro de Mórmon.) De que forma o testemunho contido no Depoimento de Três Testemunhas ajudou a aumentar seu testemunho do Livro de Mórmon?