Lição 108

Helamã 5

O Livro de Mórmon Manual do Professor do Seminário


Introdução

Os nefitas continuaram na iniquidade até que a maioria deles escolheu a iniquidade em vez da retidão. Néfi e Leí dedicaram-se à pregação da palavra de Deus. O pai deles, Helamã, ensinara-os a recordar seu Redentor e fazer Dele o alicerce de sua vida. Depois de ensinar os nefitas, Néfi e Leí pregaram aos lamanitas, que os atiraram na prisão. O Senhor os libertou miraculosamente, e a maioria dos lamanitas arrependeu-se e converteu-se ao evangelho.

Sugestões Didáticas

Helamã 5:1–13

Helamã aconselha seus filhos a guardar os mandamentos de Deus, pregar o evangelho e lembrar-se do poder redentor de Jesus Cristo.

Antes da aula, prepare seis tiras de papel para mostrar aos alunos. Na primeira delas, escreva seu nome. As outras cinco tiras devem conter as seguintes palavras e frases: Pais, A Expiação de Jesus Cristo, Profetas, O arrependimento leva à salvação e Guardar os mandamentos.

Entregue a cada aluno uma folha de papel. Explique-lhes que vai mostrar brevemente seis tiras de papel com inscrições. Em seguida, eles vão escrever, de memória, essas palavras. Mostre aos alunos uma tira de papel de cada vez.

Peça-lhes que escrevam as palavras que recordarem. Em seguida, volte a mostrar as seis tiras de papel. Pergunte:

  • Foi fácil ou difícil lembrar essas palavras e frases?

  • Em sua opinião, que diferença fez o fato de serem avisados com antecedência que precisariam lembrar o que estava escrito nas tiras de papel?

Peça a um aluno que leia a declaração a seguir do Presidente Spencer W. Kimball. Peça que a classe preste atenção no que ele disse sobre a importância de recordar os ensinamentos do evangelho que recebemos:

Presidente Spencer W. Kimball

“Sabem qual é a palavra mais importante do dicionário? Pode ser o verbo lembrar. Como todos assumimos convênios — sabemos o que fazer e como o fazer — nossa maior necessidade é lembrar” (“Circles of Exaltation” [Círculos de Exaltação, discurso para os educadores religiosos do SEI, 28 de junho de 1968], p. 5, si.LDS.org).

Explique aos alunos que hoje aprenderão sobre dois homens que fizeram a diferença na vida de milhares de pessoas por terem recordado certas verdades e agido de acordo com elas. Incentive-os a refletir durante a aula de hoje sobre o que acham que o Senhor deseja que lembrem.

Resuma Helamã 5:1–4. Explique-lhes que, devido à iniquidade do povo, Néfi renunciou ao cargo de juiz supremo a fim de dedicar-se, com seu irmão Leí, à pregação da palavra de Deus.

Escreva estas referências de escritura no quadro. (Não inclua as palavras que estão entre parênteses.)

Helamã 5:5–7 (Guardar os mandamentos; recordar o exemplo de retidão dos antepassados.)

Helamã 5:9–11 (Recordar a Expiação de Cristo; lembrar que não podemos ser salvos em nossos pecados, mas podemos ser salvos de nossos pecados por meio do arrependimento e do poder da Expiação.)

Helamã 5:12 (Recordar que Jesus Cristo deve ser nosso alicerce.)

Peça que os alunos façam uma leitura rápida dos versículos alistados no quadro à procura do verbo lembrar. Se desejar, sugira que marquem esse verbo a cada vez que aparecer. Em seguida, dê aos alunos alguns minutos para fazer uma leitura silenciosa dessas passagens, à procura do que Helamã queria que seus filhos lembrassem. Peça aos alunos que relatem o que encontraram. Se desejar, escreva as respostas deles no quadro ao lado das respectivas referências das escrituras.

Para ajudar os alunos a analisar e compreender esses versículos, faça as perguntas a seguir:

  • Como o fato de lembrar o exemplo justo de alguém pode ajudá-los a “[praticar] o bem”?

  • O que vocês fazem para se lembrar da Expiação de Jesus Cristo?

Escreva a seguinte frase no quadro: Se nós … , Satanás não terá poder sobre nós.

Peça que um aluno leia Helamã 5:12 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura, à procura de uma maneira de completar a frase do quadro. Mesmo que os alunos usem palavras diferentes, certifique-se de que expressem que, se edificarmos nosso alicerce sobre Jesus Cristo, Satanás não terá poder sobre nós. Se desejar, peça que os alunos marquem trechos de Helamã 5:12 que expressem esse princípio. Saliente que Helamã 5:12 é uma passagem de domínio das escrituras. Você pode sugerir aos alunos que marquem essa passagem de modo chamativo para conseguirem localizá-la facilmente.

Para ajudar os alunos a compreender o princípio ensinado nesse versículo, construa uma pequena torre com objetos (como blocos ou livros) e faça perguntas como estas:

  • Por que é essencial que um edifício tenha um alicerce firme?

  • Em sua opinião, o que significa construir nosso alicerce sobre os ensinamentos de Jesus Cristo?

  • Que promessas são feitas àqueles que constroem seu alicerce sobre a “rocha de nosso Redentor”?

  • O que podemos fazer para construir nosso alicerce sobre a rocha que é Jesus Cristo? (Se desejar, pergunte aos alunos como as verdades ensinadas em Helamã 5:6–11 são exemplos de maneiras de edificarmos nosso alicerce sobre Jesus Cristo.)

Você pode ressaltar que o fato de edificarmos nosso alicerce sobre o Salvador não impedirá os ataques de Satanás, mas nos dará forças para vencê-los.

  • Em que ocasiões vocês conseguiram resistir a tentações ou suportar provações porque seu alicerce estava edificado sobre Jesus Cristo?

Preste testemunho da força que recebeu por ter construído seu alicerce sobre a rocha de Jesus Cristo. Dê aos alunos tempo para escrever num caderno ou diário de estudo das escrituras uma maneira pela qual se empenharão com mais afinco para edificar seu alicerce sobre a rocha de seu Redentor.

Helamã 5:14–52

O Senhor protege Néfi e Leí na prisão, e muitos lamanitas se convertem.

Resuma Helamã 5:14–19 explicando que Néfi e Leí pregaram o evangelho com grande poder entre os nefitas e lamanitas. O resultado foi que muitos dissidentes nefitas voltaram para a fé. Em Zaraenla e regiões adjacentes, 8.000 lamanitas foram batizados.

Copie a seguinte tabela no quadro. Divida a classe em duplas e peça a cada uma delas que copie a tabela numa folha de papel. Oriente as duplas a trabalhar juntas para ler as passagens relacionadas na tabela e depois fazer um desenho simples ou redigir um breve resumo do que cada passagem descreve. (Enquanto os alunos copiam a tabela, incentive-os a deixar bastante espaço embaixo de cada referência das escrituras para seus desenhos ou resumos.)

Helamã 5:20–21

Helamã 5:22–25

Helamã 5:26–28

Helamã 5:29–34

Helamã 5:35–41

Helamã 5:42–44

Depois de dar-lhes tempo suficiente, peça aos alunos que mostrem e expliquem brevemente seus desenhos ou resumos a outra dupla de alunos. Para ajudar os alunos a aprofundar sua compreensão desses versículos, faça as seguintes perguntas:

  • Quando os lamanitas foram envoltos por trevas, o que a voz os instou a fazer? (Ver Helamã 5:29, 32.)

  • Como Helamã 5:30 descreve a voz?

  • Quando vocês ouviram ou sentiram os sussurros da “voz mansa, de perfeita suavidade”?

  • O que Aminadabe ensinou seus irmãos a fazer a fim de remover a nuvem de escuridão? (Ver Helamã 5:41.)

  • O que aconteceu quando os lamanitas acataram o conselho de Aminadabe e exerceram fé em Cristo? (Ver Helamã 5:43–44.)

Peça que os alunos façam uma leitura silenciosa de Helamã 5:44–47 em busca de palavras que descrevam alguns frutos do arrependimento.

  • O que vocês aprenderam com esses versículos sobre o arrependimento? (Ajude os alunos a identificar a seguinte verdade: Quando exercemos fé em Jesus Cristo e nos arrependemos de nossos pecados, o Espírito Santo encherá nosso coração de paz e alegria.)

Resuma Helamã 5:48–52 explicando que os lamanitas e os dissidentes nefitas que receberam esse milagre saíram para ministrar ao povo e “a maior parte dos lamanitas” se converteu ao evangelho.

Incentive os alunos a refletir se sentem paz e alegria em sua vida no momento. Caso não sintam, peça-lhes que reflitam sobre o que podem fazer para construir seu alicerce sobre Jesus Cristo e dissipar as nuvens de escuridão que os circundam.

ícone de domínio das escriturasHelamã 5:12Domínio das Escrituras —

Peça aos alunos que leiam Helamã 5:12. Para ajudá-los a memorizar esse versículo, dê-lhes uma folha de papel em branco. Peça que escrevam o versículo no papel usando somente desenhos e letras isoladas. Para palavras que sugiram imagens (como rocha, alicerce, vento, granizo e tempestade), oriente-os a fazer desenhos simples. Para palavras que não sugiram imagens (como agora e meus), oriente-os a escrever a primeira letra das palavras. Peça aos alunos que pratiquem recitar o versículo usando apenas as imagens e letras que desenharam e escreveram. Você também pode convidá-los a trocar as folhas entre si e recitar o versículo usando os papéis nos quais os colegas desenharam ou escreveram. Incentive os alunos a levar a folha para casa e colocá-la num lugar em que as verão com frequência a fim de continuarem o esforço para memorizar a passagem.

Observação: Devido à natureza e à extensão da lição de hoje, você pode usar essa atividade em outro dia, quando tiver mais tempo.

Comentários e Informações Históricas

Helamã 5:12. Como podemos resistir à “fúria [dos] ventos” do adversário?

O Presidente Spencer W. Kimball ensinou que devemos agarrar-nos ao evangelho de Jesus Cristo quando o adversário investir contra nós:

“Nós também nos defrontamos com forças intensas e destrutivas que o adversário lança sobre nós. Ondas de pecado, iniquidade, imoralidade, degradação, tirania, falsidade, conspiração e desonestidade ameaçam a todos nós. Elas chegam com grande força e velocidade e nos destruirão se não estivermos vigilantes.

Mas há um toque de advertência para nós. Convém que estejamos alertas e atentos e fujamos do mal para garantirmos a vida eterna. Sem ajuda não podemos resistir. Precisamos retirar-nos e alcançar um terreno alto ou agarrar-nos com firmeza ao que pode nos impedir de ser arrastados pela correnteza. É ao evangelho de Jesus Cristo que devemos nos apegar para ter segurança. É nossa proteção para qualquer força que o mal porventura arregimentar. Um profeta inspirado do Livro de Mórmon aconselhou seu povo: ‘Lembrai-vos de que é sobre a rocha nosso Redentor, que é Cristo, o Filho de Deus, que deveis construir os vossos alicerces; para que, quando o diabo lançar a fúria de seus ventos, sim, seus dardos no torvelinho, sim, quando todo o seu granizo e violenta tempestade vos açoitarem, isso não tenha poder para vos arrastar ao abismo da miséria e angústia sem fim’ (Helamã 5:12)” (“Hold Fast to the Iron Rod” [Apegar-se à Barra de Ferro], Ensign, novembro de 1978, p. 6).