Seminário
Unidade 24: Dia 3, 3 Néfi 6–10


Unidade 24: Dia 3

3 Néfi 6–10

Introdução

Após a libertação milagrosa contra o bando de Gadiânton, os nefitas e lamanitas tiveram paz por três anos. Surge então o orgulho, a distinção de classes e a perseguição que os leva a uma grande iniquidade e, por fim, a derrubada do governo nefita. Os sinais da morte de Jesus Cristo em Jerusalém incluíram grandes destruições que acabaram com muitas cidades nefitas, matando os habitantes iníquos. A escuridão cobriu a terra por três dias. Em meio à escuridão, a voz do Salvador convidou o povo a voltar para Ele. Quando a escuridão dispersou, as lamentações do povo se transformaram em alegria e louvor a Jesus Cristo.

3 Néfi 6–7

Os nefitas se tornam orgulhosos, a Igreja se divide, as combinações secretas destroem o governo e o povo se divide em tribos

Pense em uma época em que você teve que tomar uma decisão se seguiria o profeta ou não. Conforme registrado em 3 Néfi 6–7, alguns dos nefitas vivenciaram os resultados trágicos de rejeitar os profetas, enquanto outros vivenciaram as bênçãos que vem de arrepender-se e dar ouvidos aos servos escolhidos do Senhor.

Como leu em 3 Néfi 5, os nefitas se arrependeram, serviram diligentemente a Deus e foram divinamente libertados das mãos do bando de Gadiânton. Os nefitas então prosperaram por um curto período de tempo. No entanto, o orgulho rapidamente entrou no coração de muitos, o que causou divisões dentro da Igreja. Profetas foram enviados para pregar contra a iniquidade do povo, mas os juízes prenderam-nos e mataram-nos secretamente (ver 3 Néfi 6:4–23). Em um período de aproximadamente seis anos, o povo se submeteu “ao poder de Satanás” (3 Néfi 7:5) e tornou-se tão iníquo que lutaram contra toda retidão. As combinações secretas destroem o governo da terra e fazem com que o povo se divida em tribos.

Apesar da iniquidade do povo, Néfi continuou a testificar contra seus pecados e a chamá-los ao arrependimento (ver 3 Néfi 7:15–20). Leia 3 Néfi 7:21–22 e marque alguns exemplos de como o povo foi abençoado por seguir Néfi. Com esses versículos aprendemos que, se nos arrependermos e seguirmos os servos do Senhor, obteremos a influência do Espírito Santo em nossa vida.

  1. Escreva em seu diário de estudo das escrituras sobre uma época em que você escolheu seguir o conselho do profeta ou de outros líderes do sacerdócio. Que bênçãos você recebeu por isso?

3 Néfi 8:1–18

Grande destruição cumpre o sinal da morte de Jesus Cristo

Imagine o dia em que chegar a Segunda Vinda de Jesus Cristo. Como você acha que vai sentir-se quando isso acontecer? De modo semelhante, os nefitas estavam esperando a vinda de Jesus Cristo havia muito tempo. Samuel, o lamanita, havia profetizado os sinais que aconteceriam na morte de Jesus Cristo (ver Helamã 14:20–27). Leia 3 Néfi 8:3–4 e observe as diferenças em como alguns nefitas se sentiram a respeito dos sinais.

Leia 3 Néfi 8:5–7 e procure o que aconteceu no 34º ano da data dos sinais do nascimento do Salvador. Leia rapidamente 3 Néfi 8:8–18, procurando o que aconteceu aos habitantes das cidades que foram atingidas pelas tempestades e pelos terremotos. Leia 3 Néfi 10:11–12 e marque quem conseguiu sobreviver a essa destruição. Mesmo que os sobreviventes tenham sido a “parte mais justa” dos nefitas, eles ainda precisavam se arrepender e vir a Jesus Cristo.

  1. Use uma página em seu diário de estudo das escrituras para criar um artigo de jornal relatando os eventos em 3 Néfi 8:5–18. Inclua um título, esboce uma imagem e, em seguida, escreva um relato da destruição.

3 Néfi 8:19–25

As trevas cobrem a terra por três dias

Pense em uma época em que você esteve em um local completamente escuro, como uma caverna ou um cômodo sem janelas, quando alguém apagou a luz (ou imagine como seria). Como se sentiu ao estar no escuro e não conseguir enxergar? Leia 3 Néfi 8:19–23 e procure o que aconteceu depois que as tempestades e as destruições cessaram. (Você pode marcar quaisquer palavras ou frases que indicam como severa a escuridão era).

Leia 3 Néfi 8:24–25, procurando o que os nefitas disseram que teria evitado a morte e destruição de tantos de seu povo.

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Como os efeitos do pecado se assemelham a estar na escuridão?

    2. Como o arrependimento se assemelha a deixar a luz entrar no cômodo escuro?

3 Néfi 9:1–14

Na escuridão, a voz de Jesus Cristo convida aqueles que sobreviveram à destruição para se arrependerem e virem a Ele

Durante os três dias de escuridão, a voz do Salvador falou àqueles que haviam sido poupados. Leia 3 Néfi 9:1–2, 7 e procure por que o Salvador disse que essa destruição aconteceu entre o povo. Então leia 3 Néfi 9:13–14 e procure o que o Salvador disse para consolar o povo em seu sofrimento. Você pode marcar as partes desses versículos que são significativas para você.

O Élder C. Scott Grow, dos Setenta, testificou que o Salvador convida a todos nós para virmos a Ele e sermos curados:

Imagem
Élder C. Scott Grow

“Jesus Cristo é o Grande Médico de nossa alma. Com exceção dos pecados de perdição, não há pecado ou transgressão, dor ou pesar, que esteja fora do alcance do poder de cura de Sua Expiação.

Quando pecamos, Satanás nos diz que estamos perdidos. Por outro lado, nosso Redentor oferece redenção a todos, não importa o que tenhamos feito de errado, tanto para vocês quanto para mim” (“O Milagre da Expiação”, A Liahona, maio de 2011, p. 108).

O convite do Salvador em 3 Néfi 9:13 de vir a Ele e receber Seu poder de cura se aplica a cada um de nós. Para que o Salvador nos cure, devemos aceitar Seu convite e vir a Ele, arrepender-nos de nossos pecados e nos converter.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva sobre um aspecto de sua vida que poderia ser beneficiado com o poder de cura do Salvador. O que você precisa fazer para convidá-Lo a curar-lhe?

3 Néfi 9:15–22

A voz do Salvador proclama que, por meio do Seu sacrifício, a lei de Moisés é cumprida

Como parte da lei de Moisés, a qual os nefitas estavam vivendo até aquele momento, o Senhor tinha dado a Seu povo o mandamento de oferecer sacrifícios de animais como exemplo do sacrifício final que Ele, por fim, ofereceria por meio da Sua Expiação. Use as palavras do Salvador em 3 Néfi 9:17 para completar a seguinte sentença: “Eis que por mim vem a redenção e em mim ”.

O Salvador declarou que todas as cerimônias, leis, os ritos e símbolos da lei de Moisés, que haviam sido dados ao povo para se lembrar Dele, foram cumpridos, pois Ele havia completado Seu sacrifício expiatório. Leia 3 Néfi 9:19 e identifique o que o Salvador declarou que os nefitas não deveriam mais oferecer. Depois procure em 3 Néfi 9:20 e marque o que eles deveriam oferecer como sacrifício.

Em sua opinião, o que significa ofertar “um coração quebrantado e um espírito contrito” em sacrifício? O espírito contrito é aquele espírito humilde, ensinável e que se arrepende. Para aprofundar o seu conhecimento do que significa ter um coração quebrantado e um espírito contrito, leia a seguinte declaração do Élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos, e marque as palavras que ele usou para definir “coração quebrantado” e “espírito contrito”:

Imagem
Élder D. Todd Christofferson

“Antigamente, quando as pessoas queriam adorar o Senhor e buscar Suas bênçãos, frequentemente levavam uma dádiva. (…) Ao buscar as bênçãos da conversão, você pode oferecer ao Senhor a dádiva de seu coração quebrantado ou arrependido e seu espírito contrito ou obediente. Na verdade, trata-se da sua própria dádiva: o que você é e em que irá tornar-se.

Há algo em você ou em sua vida que seja impuro ou indigno? Quando se livrar disso, essa será uma dádiva para o Salvador. Há algum bom hábito ou qualidade que esteja faltando em sua vida? Quando adotar isso e fizer com que se torne parte de seu caráter, estará dando uma dádiva ao Senhor” (“Quando Te Converteres”, A Liahona, maio de 2004, p. 11).

Imagem
Quando Ele Soube

Leia 3 Néfi 9:21–22 e procure o que o Salvador ensinou sobre como devemos ser para virmos a Ele.

  1. Pense em algumas crianças que você conhece. Em seu diário de estudo das escrituras, descreva características que as criancinhas têm que precisamos ter para virmos ao Salvador.

Complete o princípio a seguir com as palavras ou frases apropriadas que você vê em 3 Néfi 9:13–14, 20–22: Se viermos a Jesus Cristo com um coração quebrantado e um espírito contrito, Ele . (Existem várias respostas corretas).

  1. Para ajudá-lo a aplicar essa verdade, responda às seguintes perguntas:

    1. Quais atitudes podem nos impedir de oferecer um coração quebrantado e um espírito contrito ao Senhor?

    2. Como você viu o Senhor abençoá-lo ao vir até Ele com um coração arrependido e um espírito obediente?

    3. Como você pode melhor oferecer um coração quebrantado e um espírito contrito ao Senhor?

3 Néfi 10

O Senhor promete reunir Seu povo como uma galinha junta seus pintinhos

Imagem
Quantas Vezes

Após ouvir a voz do Salvador, o povo ficou tão perplexo que houve silêncio na terra por muitas horas. A voz então falou novamente ao povo (ver 3 Néfi 10:1–3). Leia 3 Néfi 10:4–6, e identifique o que o Salvador disse que tentou fazer para proteger e nutrir seu povo. Marque a promessa que o Salvador fez no versículo 6 àqueles que se arrependerem e vierem a Ele de todo o coração.

O Salvador usou a metáfora da galinha ajuntando seus pintinhos sob as asas para protegê-los do perigo. Pense em maneiras como o Salvador é semelhante a uma galinha que procura proteger seus pintinhos do perigo. Além disso, de acordo com 3 Néfi 10:4–6, por que toda a casa de Israel não foi reunida?

Leia 3 Néfi 10:8–10 e procure o que aconteceu após o povo ouvir a voz do Salvador.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje no diário de estudo das escrituras:

    Estudei 3 Néfi 6–10 e completei esta lição em (data).

    Perguntas adicionais, pensamentos e ideias que gostaria de compartilhar com meu professor: