Seminário
Unidade 25: Dia 1, 3 Néfi 11:18–3 Néfi 12


Unidade 25: Dia 1

3 Néfi 11:18–12:48

Introdução

Após o povo que estava no templo na terra de Abundância ter sentido individualmente as marcas das feridas no lado, nas mãos e nos pés de Jesus Cristo, o Salvador deu a Néfi e a outros o poder para batizar. O Salvador alertou o povo para evitar a contenda e prometeu que aqueles que vivessem o evangelho herdariam o reino de Deus. Ele também os ensinou a receber as bênçãos do Seu evangelho e os instruiu a influenciar outras pessoas para o bem. O Salvador declarou que Ele havia cumprido a lei de Moisés e deu ao povo uma lei maior a fim de prepará-los para tornarem-se como Ele e o Pai Celestial são.

3 Néfi 11:18–30

Jesus Cristo dá a Néfi e a outros o poder para batizar e denuncia as contendas

Você se lembra dos pensamentos e sentimentos que teve ao se preparar para seu batismo, ou já viu algum amigo ou membro da família se preparar para ser batizado? Muitas pessoas têm perguntas como: “Quem pode me batizar?” e “Como a ordenança do batismo é realizada?” Pense em como responderia a essas perguntas.

Ao estudar 3 Néfi 11:1–17, você aprendeu sobre a aparição de Jesus Cristo à “multidão de nefitas nos arredores do templo que ficava na terra de Abundância” (3 Néfi 11:1). Essas pessoas sentiram as marcas de Suas feridas e se tornaram testemunhas pessoais de Sua Ressurreição e divindade. Imediatamente após essa experiência, o Salvador as ensinou a respeito do batismo, incluindo quem poderia batizar e como o batismo deveria ser realizado.

Leia 3 Néfi 11:18–22, 24–25 e escreva uma resposta para a pergunta: “Quem pode me batizar?”

Conforme registrado em 3 Néfi 11, com base no que o Salvador disse e fez, podemos aprender que: O batismo deve ser realizado por uma pessoa que possua a devida autoridade. As revelações modernas esclarecem que o batismo pode ser realizado apenas por uma pessoa que porta o ofício de sacerdote no Sacerdócio Aarônico (ver D&C 20:46) ou que porte o Sacerdócio de Melquisedeque (ver D&C 20:38–39; 107:10–11). Além disso, ele deve agir sob a direção de um líder do sacerdócio que possua as chaves do sacerdócio necessárias para autorizar a ordenança (como o bispo, o presidente de ramo, o presidente de missão ou as Autoridades Gerais).

Imagem
Batismo

Leia 3 Néfi 11:23–27 e escreva uma resposta para a pergunta: “Como a ordenança do batismo é realizada?”

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva por que você acha que o batismo deve ser feito da maneira que foi determinada pelo Senhor. O que acontece se as palavras da ordenança batismal não forem ditas corretamente ou se a pessoa que estiver sendo batizada não for completamemnte imersa sob água?

  2. Responda a uma ou mais perguntas a seguir em seu diário de estudo das escrituras:

    1. O que você se lembra sobre a razão de você ter sido batizado e sobre a reunião batismal? Quem batizou você? Quantos anos você tinha? Quais sentimentos você teve quando foi batizado? O que significa para você ter sido batizado por uma pessoa portadora da devida autoridade e da maneira determinada pelo Senhor?

    2. Você viu alguém sendo batizado recentemente? Quais sentimentos você teve?

    3. Se você porta o ofício de sacerdote no Sacerdócio Aarônico, como se sente por saber que tem a autoridade para batizar? Se você já teve a oportunidade de batizar alguém, o que sentiu e aprendeu durante a experiência?

Conforme registrado em 3 Néfi 11:28–30, o Senhor aconselhou o povo a não disputar ou contender (discutir) uns com os outros acerca do batismo ou de outros pontos de doutrina. Ele ensinou que a contenda é do diabo e deve ser cessada.

3 Néfi 11:31–41

Jesus Cristo declara Sua doutrina

Pense em algo que fez hoje (uma ação) que resultou em uma consequência positiva. Escreva a ação e a consequência nos lados apropriados do diagrama a seguir. Depois pense em algo que fez hoje que resultou em uma consequência negativa.

Imagem
seta

O relacionamento de uma ação com uma consequência às vezes é chamada de lei da colheita. As revelações modernas a descrevem dessa maneira: “Pois o que semeardes, isso colhereis; portanto, se semeardes o bem, colhereis o bem como vossa recompensa” (D&C 6:33).

Leia 3 Néfi 11:31 e identifique o que Jesus Cristo disse que ia declarar às pessoas.

  1. Conforme registrado em 3 Néfi 11:32–39, Jesus Cristo declarou Sua doutrina, “que o Pai [Lhe] deu” (3 Néfi 11:32). Copie o gráfico a seguir em seu diário de estudo das escrituras. Leia cada referência de escritura e identifique as ações e consequências que Jesus Cristo ensinou estar relacionadas à Sua doutrina. Registre em seu diário de estudo das escrituras o que encontrou no gráfico.

    Ações

    Consequências

    3 Néfi 11:32–34

    3 Néfi 11:35–36

    3 Néfi 11:37–38

    3 Néfi 11:39–40

De acordo com seu gráfico, quais são as ações-chave que Jesus Cristo ensinou e que todos os filhos do Pai Celestial devem realizar para entrar no reino do céu?

Você pode ter notado que 3 Néfi 11:32 declara que o Espírito Santo testifica sobre o Pai Celestial e sobre Jesus Cristo. Pense no momento mais recente em que o Espírito Santo testificou a você sobre a realidade e o amor do Pai Celestial e Jesus Cristo.

3 Néfi 12:1–16

Jesus Cristo ensina a multidão sobre as bênçãos que recebemos quando vivemos Seu evangelho

Imagem
Jesus Ensina no Hemisfério Ocidental

Marque verdadeiro ou falso a seguir circulando as respostas das perguntas abaixo:

  • O Pai Celestial quer que sejamos perfeitos.

  • Precisamos ser perfeitos nesta vida para entrar no reino celestial.

  • Podemos tornar-nos perfeitos.

Para ajudar a verificar suas respostas, leia primeiro 3 Néfi 12:48. (Essa é uma passagem de domínio de escritura. Você pode marcá-la de modo distinto para conseguir localizá-la no futuro).

Imagem
Élder Russell M. Nelson

Como é possível ser perfeito? O Élder Russell M. Nelson, do Quórum dos Doze Apóstolos, disse o seguinte a respeito do mandamento de ser perfeito: “Não devemos ficar desanimados se nossos sinceros esforços em alcançar a perfeição nos parecem hoje árduos e infinitos. A perfeição é incompleta nesta vida. A plena perfeição só será alcançada depois da Ressurreição, e somente por intermédio do Senhor. Está reservada a todos os que O amam e guardam Seus mandamentos” (“Perfeição Incompleta” A Liahona, janeiro de 1996, p. 95).

Pense na seguinte pergunta: O que você acha que significa que a perfeição vem “somente por intermédio do Senhor”?

Olhe novamente as perguntas verdadeiro-falso que acabou de fazer e mude quaisquer respostas com base no que aprendeu com 3 Néfi 12:48 e com a declaração do Élder Nelson.

Os ensinamentos de Jesus Cristo em 3 Néfi 12–14 às vezes são chamados de “sermão no templo” porque eles se assemelham e frequentemente aumentam nosso conhecimento do famoso Sermão da Montanha proferido pelo Salvador (ver Mateus 5–7). O Presidente Harold B. Lee ensinou: “No Sermão da Montanha, o Mestre revelou-nos um pouco de Seu próprio caráter, que era perfeito, pode-se dizer que essa foi uma ‘autobiografia Sua, cujas sílabas, uma a uma, veem-se escritas claramente em tudo o que Ele fez’, e, com isso, Ele deixou-nos um mapa para nossa própria vida” (Decisions for Successful Living, 1973, pp. 55 56). Ao estudar 3 Nephi 12–14, procure meios pelos quais o Salvador quer que você busque perfeição.

Como no Sermão da Montanha, o Salvador começou seu sermão aos nefitas com várias bem-aventuranças — declarações da condição abençoada e feliz daqueles que são fiéis (ver 3 Néfi 12:1–12). Ao lê-las, procure os atributos que o Salvador nos exorta a desenvolver e quais bênçãos Ele promete como resultado por fazê-lo. Ao ler, você pode marcar esses atributos e as bênçãos recebidas. Pode ser útil saber que pobre de espírito (3 Néfi 12:3) significa ser humilde e dependente do Senhor, chorar (3 Néfi 12:4) significa um sentimento de pesar por nossos pecados que levam ao arrependimento e ser manso (3 Néfi 12:5) pode significar ser humilde e gentil, ser submisso à vontade de Deus ou ser paciente ao sofrer a injúria sem ressentimento.

  1. Identifique um atributo que acabou de ler e que você está se esforçando ou se esforçará para obter. Registre em seu diário de estudo das escrituras quais bênçãos está recebendo ou espera receber ao desenvolver esse atributo.

Das muitas verdades em 3 Néfi 12:1–12, aprendemos que se vivemos de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo, seremos abençoados e estaremos preparados para entrar no reino do céu. Ao fazê-lo, também seremos um exemplo ou uma luz para o mundo (ver 3 Néfi 12:14–16).

3 Néfi 12:17–48

Jesus Cristo ensina à multidão a lei mais elevada que os ajudará a tornarem-se como Ele e o Pai Celestial

Jesus Cristo ensinou aos nefitas como virem a Ele por meio do arrependimento e da obediência aos Seus mandamentos (ver 3 Néfi 12:19–20). No restante de 3 Néfi 12, Ele menciona partes da lei de Moisés e os ensina uma lei maior. Ele apresentou partes da lei de Moisés com frases como “Ouvistes o que foi dito pelos antigos” ou “foi escrito”. Ele então apresentou a lei nova e maior, que queria que vivêssemos atualmente, com a frase “Digo-vos, porém (…)”

  1. Leia as referências das escrituras a seguir e escreva no diário de estudo das escrituras quais comportamentos o Salvador mencionou que levariam à perfeição:

    1. 3 Néfi 12:21–22. Pode ser útil entender que a palavra raca é um termo depreciativo que expressa desprezo, antipatia ou ódio.

    2. 3 Néfi 12:23–24. Use a nota de rodapé 24a para ajudar a descobrir o que significa se reconciliar com alguém.

    3. 3 Néfi 12:25. Pode ser útil entender que “Concilia-te depressa com o teu adversário” se refere a resolver rapidamente conflitos com outras pessoas para que eles não piorem e se transformem em problemas ainda maiores. O Élder David E. Sorensen, enquanto servia como membro dos Setenta, ensinou: “Em nenhum lugar esse princípio se aplica tanto quanto em nossa família” (“O Perdão Transforma a Amargura em Amor” A Liahona, maio de 2003, p. 10).

    4. 3 Néfi 12:27–30. Pode ser útil entender que cobiçar se refere a um desejo impróprio, diabólico e egoísta.

    5. 3 Néfi 12:38–42.

    6. 3 Néfi 12:43–45.

Um princípio que podemos aprender com esses versículos em 3 Néfi 12 é: Ao virmos a Cristo e guardarmos Seus mandamentos, podemos nos tornar mais semelhantes a Ele e a nosso Pai Celestial, que são perfeitos.

Imagem
Presidente James E. Faust

Embora não atinjamos a perfeição nesta vida, o Presidente James E. Faust, da Primeira Presidência, explicou que devemos nos esforçar para fazer progresso em direção à perfeição agora para que possamos alcançá-la na próxima vida: “A perfeição é uma meta eterna. Embora não possamos ser perfeitos na mortalidade, recebemos o mandamento de esforçar-nos para alcançá-la, algo que conseguiremos fazer por meio da Expiação” (“Este É o Nosso Dia A Liahona, julho de 1999, p. 19).

Imagem
ícone de domínio das escrituras
Domínio das Escrituras — 3 Néfi 12:48

  1. Veja se você consegue memorizar perfeitamente 3 Néfi 12:48. Escreva a passagem em seu diário de estudo das escrituras quando a tiver memorizado.

Lembre-se, o Senhor não espera que nos tornemos perfeitos em todas as coisas durante nossa vida mortal, mas aos nos esforçamos diligentemente para segui-Lo e partilhar das bênçãos da Expiação, podemos finalmente nos tornar perfeitos.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje no diário de estudo das escrituras:

    Estudei 3 Néfi 11:18–12:48 e completei esta lição em (data).

    Perguntas adicionais, pensamentos e ideias que gostaria de compartilhar com meu professor: