Seminário
Unidade 25: Dia 4, 3 Néfi 15–16


Unidade 25: Dia 4

3 Néfi 15–16

Introdução

Enquanto continuava a ensinar as pessoas no templo na terra de Abundância, o Salvador declarou que a lei de Moisés foi cumprida Nele e que Ele era a luz e a lei que as pessoas deviam buscar. O Salvador em seguida explicou aos doze discípulos nefitas que as pessoas nas Américas eram algumas daquelas “outras ovelhas” de quem falou ao povo de Jerusalém (ver João 10:14–16). Também prometeu que aqueles que se arrependerem e voltarem para Ele serão contados entre o povo do convênio.

Imagem
Cristo na Terra de Abundância

3 Néfi 15:1–10

O Salvador declara que Ele cumpriu a lei de Moisés

Você já se perguntou alguma vez por que o Senhor nos pede que obedeçamos a certas leis e certos mandamentos, como pagar o dízimo, guardar o Dia do Senhor ou honrar os pais? Enquanto continuava a instruir os nefitas, Jesus Cristo os ensinou o propósito central por trás de Suas leis e de Seus mandamentos. Fique atento a esse propósito ao estudar 3 Néfi 15.

Quando o Salvador terminou de falar à multidão, Ele percebeu que alguns entre eles tinham perguntas. Leia 3 Néfi 15:1–2 e escreva sobre o que as pessoas estavam maravilhadas e se perguntando:

Entender por que os nefitas estavam se maravilhando e se perguntando na declaração do Salvador de que as “coisas antigas” da lei de Moisés haviam passado e “todas as coisas haviam-se tornado novas”, ajuda a entender que por séculos os nefitas haviam conhecido e vivido a lei de Moisés. Suas leis, seus ritos e a organização da igreja tinham como base a lei mosaica, que foi dada nos tempos antigos pelo Jesus Cristo pré-mortal, a fim de preparar o povo para Sua vinda e apontar-lhes Seu sacrifício expiatório. Agora o Legislador Divino estava em pé diante deles, declarando que a Expiação havia sido cumprida (ver 3 Néfi 11:10–14) e que Nele a lei de Moisés foi cumprida (ver 3 Néfi 9:16–20; 12:46–47). Sua declaração de que as coisas antigas da lei de Moisés haviam “passado”, e que as coisas novas substituiriam a lei, mudou repentinamente o modo como deveriam adorar a Deus.

O Salvador respondeu suas dúvidas enfatizando uma doutrina muito importante. Leia 3 Néfi 15:3–5, 9 e marque as frases na resposta do Salvador que podem ter tranquilizado os nefitas de que a fonte da lei não estava mudando.

  1. Responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: Em sua opinião, o que Jesus estava ensinando aos nefitas quando disse: “Eu sou a lei”? (3 Néfi 15:9).

Com os ensinamentos do Salvador nesses versículos, podemos aprender que Jesus Cristo é o objeto de todas as leis e de todos os mandamentos do evangelho. Pense por que essa verdade seria importante para os nefitas enquanto aprendiam que a antiga lei de Moisés estava sendo substituída por uma lei maior e passando por mudanças em seu modo de adorar.

Leia 3 Néfi 15:9–10 e marque o que o Senhor quer que façamos como resultado dessa doutrina. Use o que aprendeu nesses versículos para completar o seguinte princípio: Se nós a Jesus Cristo ao guardar , Ele nos dará .

  1. Pense a respeito de mandamentos como pagar o dízimo, guardar o Dia do Senhor e honrar os pais, e responda às perguntas a seguir em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Como uma pessoa pode seguir os mandamentos e ainda não estar olhando para Cristo?

    2. De que maneira nossa obediência aos mandamentos pode mudar se nosso foco for olhar para Jesus Cristo e não apenas obedecer às regras?

Um meio pelo qual a obediência aos mandamentos pode mudar, se estamos olhando para Cristo, é que nossa motivação para obedecer mudará de obrigação, ou mesmo amor pela regra, para o amor pelo Senhor.

Imagem
Élder Marvin J. Ashton

Leia a declaração a seguir pelo Élder Marvin J. Ashton, do Quórum dos Doze Apóstolos: “Que bênção e consolo espiritual é saber que, se olharmos para nosso Salvador Jesus Cristo e perseverarmos até o fim, a vida eterna e a exaltação podem ser nossa. (…) Deus Se torna mais acessível quando olhamos para Ele. Olhar para Deus nos ensina a servir e a viver sem compulsão [sem ser forçado ou pressionado a fazer algo]” (“Pois Há Muitos Dons”, A Liahona, janeiro de 1988, p. 19).

  1. Escolha um mandamento que você pode ter se perguntado por que precisa obedecer, e pense como guardar esse mandamento pode levá-lo a Jesus Cristo. Você pode estabelecer uma meta para ser mais obediente ao mandamento que escolheu e escrever algumas ideias a respeito de como alcançá-la. Registre seus pensamentos no diário de estudo das escrituras.

3 Néfi 15:11–16:5

Jesus Cristo fala a Seus discípulos a respeito de Suas outras ovelhas

Imagem
A Bíblia Testifica de Jesus Cristo
Imagem
O Livro de Mórmon Testifica de Jesus Cristo

Você já se sentiu esquecido ou sozinho e se perguntou se o Pai Celestial sabia quem era você? Embora possamos nos sentir sozinhos ou, às vezes, sentir menos importante que outras pessoas, Deus cuida do Seu povo e Se manifesta a eles. Fique atento para evidências dessa verdade ao estudar o restante de 3 Néfi 15 e o início de 3 Néfi 16.

Conforme registrado no Novo Testamento e no Livro de Mórmon, Jesus Cristo ministrou entre o povo no Velho Mundo e nas Américas. Leia 3 Néfi 15:11–17 procurando o que o Senhor disse àqueles em Jerusalém sobre Seu povo nas Américas.

“Outras ovelhas” é uma referência a outros seguidores do Pastor, Jesus Cristo. Um aprisco é um curral de ovelhas, mas a palavra aprisco é usada, neste caso, para representar um grupo de pessoas com uma crença comum em Jesus Cristo. De acordo com 3 Néfi 15:17, como o Senhor disse que Se manifestaria a Suas outras ovelhas?

Jesus explicou por que o Pai Celestial Lhe deu o mandamento de não dar mais conhecimento sobre Suas outras ovelhas às pessoas em Jerusalém. Pesquise 3 Néfi 15:18–20 e marque a explicação do Salvador. Ao ver que o Pai reteu dos judeus mais conhecimento sobre os nefitas, devido à iniquidade, podemos aprender um princípio importante em relação ao modo como recebemos conhecimento e verdade do Senhor. Com base nesses versículos, como você completaria o princípio a seguir? Deus nos dá conhecimento e verdade de acordo com nossa .

O Senhor disse aos nefitas que eles eram parte das outras ovelhas das quais falou em Jerusalém. Os judeus pensaram que Ele estava falando dos gentios (não israelitas). Eles não entenderam que os gentios não “ouviriam” a voz do Salvador (ver 3 Néfi 15:21–23).

Leia 3 Néfi 15:24 e procure como o Senhor especificamente assegurou aos nefitas que Se importa com eles.

Leia 3 Néfi 16:1–3 e descubra quem mais ouviu a voz do Salvador. Não temos um registro escriturístico de quem mais o Salvador visitou, mas está claro que Ele visitou outros grupos e os trouxe para Seu “aprisco”.

Como Jesus Cristo mostra que cuida daquelas pessoas que não conseguem ouvir Sua voz? Leia 3 Néfi 15:22–23 e 3 Néfi 16:4, e procure como o Senhor disse que Ele Se manifestaria aos gentios.

Pelo que viu e estudou até aqui em 3 Néfi 15 e 16, qual evidência você encontrou de que Deus cuida de Seu povo e Se manifesta a ele?

Leia 3 Néfi 16:5 e procure o que acontecerá nos últimos dias depois que os gentios obtiverem o conhecimento de Jesus Cristo e do Seu evangelho.

Jesus prometeu bênçãos a todos os Seus filhos — à casa de Israel e aos gentios — dando-lhes Suas palavras conforme escritas pelos nefitas. Os escritos dos nefitas ajudariam a converter os gentios, que os ajudaria a reunir a casa de Israel nos últimos dias (ver 3 Néfi 16:4–5).

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, responda à seguinte pergunta: Qual evidência há em sua vida que prova que Jesus Cristo Se importa com todos nós?

3 Néfi 16:6–20

Jesus Cristo pronuncia bênçãos e alertas aos gentios que vivem nos últimos dias

Você já quis fazer parte de um grupo, clube ou time? Pense em um exemplo específico. O que é necessário para se tornar um membro desse grupo? O maior grupo do qual você pode se tornar membro é o de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o povo do convênio do Senhor.

Leia 3 Néfi 16:6–7 e procure o que acontecerá devido à crença dos gentios e à descrença da casa de Israel nos últimos dias. Pode ser útil entender que também haverá gentios incredulos, nos últimos dias, que vão dispersar e maltratar os membros da casa de Israel (ver 3 Néfi 16:8–9). O Senhor vai retirar Seu evangelho dos iníquos e o revelar aos justos, tanto israelitas quanto gentios, nos últimos dias (ver 3 Néfi 16:10–12).

Leia 3 Néfi 16:13 e procure o que é necessário para fazer parte do povo do convênio do Senhor. Usando o que aprendeu em 3 Néfi 16:13, complete o princípio a seguir: Se nós , então seremos contados entre o Seu povo.

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Como você sabe que faz parte do povo do convênio do Senhor?

    2. Como sua vida tem sido abençoada por ser contado entre o Seu povo?

  2. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei 3 Néfi 15–16 e completei esta lição em (data).

    Perguntas adicionais, pensamentos e ideias que gostaria de compartilhar com meu professor: