Seminário
Unidade 26: Dia 3, 3 Néfi 19


Unidade 26: Dia 3

3 Néfi 19

Introdução

Os eventos registrados em 3 Néfi 11–18 aconteceram todos durante um dia. Na conclusão daquele dia, a notícia da visita do Salvador e do Seu retorno no dia seguinte se espalhou entre o povo e eles “labutaram afanosamente toda aquela noite, a fim de poderem estar, na manhã seguinte, no lugar onde Jesus apareceria à multidão” (3 Néfi 19:3). Na manhã, os doze discípulos ensinaram o povo e oraram com eles. Néfi então batizou os doze discípulos e eles receberam o Espírito Santo e foram envoltos por anjos. Durante esta manifestação, Jesus Cristo apareceu e ordenou aos discípulos que orassem e Ele também orou ao Pai em favor da multidão. Por causa da sua fé, os discípulos ficaram plenos do Espírito Santo. Eles foram purificados e tornaram-se um com o Pai e o Filho.

3 Néfi 19:1–14

Os doze discípulos ministram às pessoas como o Salvador ordenou

Imagine como teria se sentido e o que teria feito se soubesse que amanhã Jesus Cristo viria a um templo distante de você. Quanto se empenharia para conseguir chegar lá? Você gostaria de levar outras pessoas com você? O que fariam para preparar-se para isso?

Leia 3 Néfi 19:1–3, procurando a reação dos nefitas à promessa do Salvador de que Ele voltaria no dia seguinte. Depois de a multidão se reunir, os doze discípulos dividiram a multidão em doze grupos e começaram a ensiná-los. Eles instruíram a multidão a se ajoelhar em oração e os ensinou as mesmas verdades que o Salvador havia ensinado no dia anterior (ver 3 Néfi 19:4–7).

  1. Leia 3 Néfi 19:8–9 e responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. O que os discípulos mais desejavam? Por sua experiência, por que o dom do Espírito Santo é tão desejável?

    2. Os doze discípulos foram instruídos a dirigir os assuntos da Igreja nas Américas depois que o Salvador partisse. Por que era essencial que eles tivessem o Espírito Santo para guiá-los?

Depois de completar a designação do diário de estudo das escrituras, pondere sobre estas perguntas: Quais são algumas coisas que você mais deseja quando ora? Com que frequência você ora para obter o Espírito Santo?

Leia 3 Néfi 19:10–12 e procure o que os discípulos fizeram depois de orar. O batismo descrito nos versículos 10–12 foi o segundo batismo para os doze discípulos. A Igreja estava estabelecida entre os nefitas havia muitos anos e esses irmãos do sacerdócio haviam sido batizados anteriormente, mesmo que seu primeiro batismo não esteja registrado nas escrituras. Esse segundo batismo foi uma circunstância especial, conforme explicado pelo Presidente Joseph Fielding Smith: “O Salvador mandou que Néfi e o povo fossem novamente batizados, porque haviam organizado novamente a Igreja segundo o evangelho. Antes disso, estava organizada de acordo com a lei [de Moisés]” (Doutrinas de Salvação, ed. Bruce R. McConkie, 3 vols., 1954–1956, 2:332).

Tenha em mente que os discípulos e os outros nefitas eram dignos de estar na presença do Salvador. Leia 3 Néfi 19:13 procurando o que os discípulos nefitas receberam por terem desejos justos.

  1. Faça uma lista em seu diário de estudo das escrituras das bênçãos que vêm à vida da pessoa que tem o dom do Espírito Santo e vive dignamente para ter Sua companhia. Depois compare sua lista com a seguinte citação do Élder Robert D. Hales, do Quórum dos Doze Apóstolos, e acrescente na sua lista ideias novas que encontrar:

    Imagem
    Élder Robert D. Hales

    “O Espírito Santo concede-nos força e coragem para conduzirmos nossa vida à maneira do reino de Deus e é a fonte de nosso testemunho do Pai e do Filho. (…)

    Precisamos do Espírito Santo como nosso companheiro constante para ajudar-nos a fazer escolhas melhores nas decisões com que nos deparamos no dia a dia. Nossos rapazes e nossas moças são bombardeados com as coisas vis do mundo. A companhia do Espírito lhes dará forças para resistir ao mal e, quando necessário, para arrependerem-se e voltarem ao caminho estreito e apertado. Nenhum de nós está imune às tentações do adversário. Todos precisamos do fortalecimento proporcionado pelo Espírito Santo. (…) Com o auxílio do Espírito Santo, os membros da família poderão fazer escolhas sábias, escolhas que os ajudarão a regressar juntos para a presença do Pai Celestial e Seu Filho Jesus Cristo para viverem com Eles eternamente” (“O Convênio do Batismo: Estar no Reino e Ser do Reino” A Liahona, janeiro 2001, p. 6).

Com base em seu estudo de 3 Néfi 19:1–14, pense qual é a bênção que você mais quer na vida e por que a quer.

Complete o princípio declarado a seguir com base em 3 Néfi 19:9, 13: Por meio dos desejos sinceros e da oração, podemos ser .

3 Néfi 19:14–36

O Salvador aparece e ora para que o povo seja purificado pela fé

Imagem
Jesus Ora com os Nefitas

Leia 3 Néfi 19:14–16 para saber o que aconteceu depois de os doze discípulos terem sido batizados e ficado plenos do Espírito Santo.

Depois de os discípulos e a multidão terem se ajoelhado, o Salvador ordena a Seus doze discípulos que orem. Leia o relato da oração deles em 3 Néfi 19:17–18, 24–26, 30. Esse é o único local registrado nas escrituras em que as pessoas oram diretamente para Jesus Cristo. Em nossas orações, oramos para Deus, o Pai, em nome do Seu Filho, Jesus Cristo. Não existe nenhum lugar nas escrituras que nos ensina a orar para Jesus.

O Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos, sugeriu um motivo pelo qual os discípulos podem ter orado para Jesus nesse momento único: “Jesus já os havia ensinado a orar em seu nome ao Pai, o que eles fizeram primeiro [ver 3 Néfi 19:8–9]. (…) Mas desta vez, eles ‘oraram a Jesus, chamando-o seu Senhor e seu Deus’. [3 Néfi 19:18.] Jesus estava presente diante deles como o símbolo do Pai. Ao vê-lo, era como se vissem o Pai; ao orar para Ele, era como se orassem ao Pai. Foi uma situação única e especial” (The Promised Messiah: The First Coming of Christ [O Messias Prometido: A Primeira Vinda de Cristo], 1978, pp. 560–561). O próprio Salvador disse: “E oram a mim porque estou com eles” (3 Néfi 19:22).

  1. Enquanto estavam ajoelhados, eles testemunharam Jesus Cristo oferecer três orações distintas por Seus discípulos e por eles. Copie o gráfico a seguir no seu diário de estudo das escrituras. Leia as referências das escrituras designadas e complete o gráfico.

Passagem de Escritura

O que as pessoas pediram em oração?

Como você pode aplicar o que aprendeu com a oração do Salvador em sua vida?

3 Néfi 19:19–23

3 Néfi 19:27–29

3 Néfi 19:31–34

Leia 3 Néfi 19:24. O que você acha que significa “não repetiam muitas palavras”? Em relação a orações as quais nos são dadas as palavras para sabermos sobre o que devemos orar, o Élder Bruce R.McConkie ensinou: “As orações perfeitas são aquelas inspiradas, nas quais o Espírito revela as palavras que devem ser usadas” (Mormon Doctrine, 2ª ed., 1966, p. 586).

Para ajudá-lo a entender melhor alguns dos princípios que o Salvador ensinou em Suas orações, revise 3 Néfi 19:28 e marque palavras ou frases que ensinem esse princípio: Ao exercermos fé em Jesus Cristo, podemos ser purificados. Contemple os meios pelos quais os discípulos exerceram fé durante as experiências registradas em 3 Néfi 19. Como resultado de sua fé, os discípulos ficaram plenos do Espírito Santo (ver 3 Néfi 19:13) e receber o Espírito Santo é necessário para ser purificado.

Imagem
Presidente MarionG. Romney

Leia a declaração a seguir do Presidente Marion G. Romney, da Primeira Presidência, e procure o que significa ser purificado: “‘Então vem o batismo de fogo e do Espírito Santo’. [2 Néfi 31:13.] Esse batismo de fogo e do Espírito Santo falado aqui por Néfi afeta a grande mudança no coração dos homens citados por Alma [ver Alma 5:14]. Ele os converte da carnalidade para a espiritualidade. Ele limpa, cura e purifica a alma. (…) A fé no Senhor Jesus Cristo, o arrependimento e o batismo por água são todos preliminares e pré-requisitos para ele, mas o batismo de fogo é a consumação [o final]. Para recebê-lo é preciso ter as vestimentas lavadas no sangue expiatório de Jesus Cristo” (Learning for the Eternities [Aprendizagem para as Eternidades], compilado por George J. Romney, 1977, p. 133).

  1. Pense no que significa ser purificado e responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: Como exercer fé em Jesus Cristo nos ajuda a nos tornarmos puros e limpos?

Jesus ofereceu uma grandiosa oração na véspera do Seu sacrifício expiatório que foi muito semelhante às orações que Ele ofereceu entre os nefitas no segundo dia da Sua visita. Leia 3 Néfi 19:23, 29 e João 17:9, 11, 21–22. Marque a frase “para que sejamos um”. Pondere como Jesus Cristo e o Pai são um. O que aprendemos com esses versículos a respeito de como podemos ser um com Jesus Cristo?

Imagem
Élder D. Todd Christofferson

Um dos princípios ensinados nesses versículos é: Por intermédio da fé, podemos ser purificados e tornarmo-nos um com Jesus Cristo, assim como Ele e o Pai são um. Leia a declaração a seguir do Élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos, a respeito de como podemos ser um com o Pai e com o Filho: “Sem dúvida não seremos um com Deus e Cristo enquanto não fizermos com que a vontade e o interesse Deles sejam o nosso maior desejo. Essa submissão não é conseguida num dia, mas por meio do Santo Espírito, o Senhor irá ensinar-nos, se estivermos dispostos, até que, com o tempo, possamos dizer verdadeiramente que Ele está em nós, tal como o Pai está Nele. Muitas vezes eu tremo ao pensar no que possa vir a ser exigido, mas sei que somente nessa perfeita união poderemos encontrar a plenitude da alegria” (“Para Que Sejam Um em Nós” A Liahona, novembro de 2002, p. 71).

Encerre o estudo de hoje lendo e ponderando 3 Néfi 19:35–36.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei 3 Néfi 19 e completei esta lição em (data).

    Perguntas adicionais, pensamentos e ideias que gostaria de compartilhar com meu professor: