Seminário
Unidade 26: Dia 4, 3 Néfi 20–22


Unidade 26: Dia 4

3 Néfi 20–22

Introdução

Durante o segundo dia do Seu ministério entre os nefitas, Jesus Cristo administrou novamente o sacramento para o povo. Ele testificou que nos últimos dias o Pai cumpriria Seu convênio de coligar Israel e abençoar todas as nações da Terra. Ele também explicou que o surgimento do Livro de Mórmon nos últimos dias seria um sinal de que o Pai havia começado a cumprir esse convênio.

3 Néfi 20:1–9

O Salvador administra novamente o sacramento ao povo

Se você é um rapaz e porta o Sacerdócio Aarônico, pondere sobre as seguintes perguntas: O que significa para você poder administrar o sacramento? Como você demonstra para o Senhor que entende a natureza sagrada dessa ordenança?

Se você for um rapaz que ainda não possui o sacerdócio ou se você for uma moça pondere nas seguintes perguntas: Como você se sente quando vê rapazes dignos que administram o sacramento? O que você faz durante a administração do sacramento que mostra seu entendimento a respeito da natureza sagrada dele?

Conforme registrado em 3 Néfi 20:3–5, no início do segundo dia de Seu ministério entre os nefitas, o Salvador milagrosamente proveu pão e vinho para administrar o sacramento novamente. Leia 3 Néfi 20:1 e identifique o que Ele pediu ao povo que fizesse um pouco antes de preparar e distribuir o sacramento. Como você acha que o fato de orar em pensamento pode afetar sua experiência semanal de partilhar do sacramento?

Leia 3 Néfi 20:8. Observe que os nefitas usaram vinho desta vez, mas a prática atual da Igreja é usar água (ver D&C 27:2). Também observe o que o pão e a água representam. Quando partilhamos regularmente do sacramento, mostramos nosso desejo de fazer com que a Expiação do Salvador seja parte de nossa vida.

De acordo com 3 Néfi 20:8, o que Jesus Cristo prometeu àqueles que partilharam do sacramento? Pense a respeito do tamanho da porção do pão e da água no sacramento. Se você estivesse fisicamente com fome e com sede, o pão e a água do sacramento satisfariam sua fome e sede? Para entender melhor como podemos nos saciar ao partilhar o sacramento, leia 3 Néfi 20:9 e termine esse princípio: Se partilhamos dignamente do sacramento, podemos ficar cheios do .

Leia a declaração a seguir do Élder Dallin H. Oaks, do Quórum dos Doze Apóstolos, e sublinhe as maneiras de como você pode ser abençoado ao ficar cheio do Espírito que são mencionadas por ele:

Imagem
Élder Dallin H. Oaks

“(…) qualifiquemo-nos para a promessa do Salvador de que, participando do sacramento, ficaremos satisfeitos (3 Néfi 20:8; ver também 3 Néfi 18:9), o que significa que ficaremos ‘cheios do Espírito’ (3 Néfi 20:9). Esse Espírito — o Espírito Santo — é nosso consolador, nosso orientador, nosso comunicador, nosso intérprete, nossa testemunha e nosso purificador — Aquele que nos guia de modo infalível e nos santifica para nossa jornada mortal rumo à vida eterna.

(…) O aparentemente pequeno ato de renovar os convênios batismais de forma consciente e com reverência traz a renovação das bênçãos do batismo pela água e pelo Espírito, para que possamos ter sempre conosco o Seu Espírito. Dessa forma, todos nós seremos guiados, e dessa forma, todos poderemos ser purificados” (“Ter Sempre Consigo o Seu Espírito”, A Liahona, janeiro de 1997, p. 63).

  1. Pense em uma ocasião em que sentiu o Espírito Santo enquanto partilhava do sacramento. Leia as orações sacramentais em Morôni 4:3 e 5:2. Como partilhar do sacramento todas as semanas o ajuda a ficar cheio do Espírito Santo? Escreva algumas destas maneiras em seu diário de estudo das escrituras.

3 Néfi 20:10–46

O Salvador ensina aos nefitas a respeito dos convênios que seriam cumpridos nos últimos dias

Pense a respeito de algumas das suas qualidades mais importantes. Em quais tipos de qualidade você focou? São características físicas, traços de personalidade ou qualidades espirituais?

Leia a seguinte declaração feita pelo Élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, e marque como ele define quem somos: “Vocês talvez gostem de música, de atletismo ou de mecânica e algum dia talvez trabalhem num ofício, numa profissão ou nas artes em geral. Por mais importantes que essas atividades e ocupações sejam, elas não definem quem somos. Primeiro e acima de tudo, somos seres espirituais. Somos filhos [e filhas] de Deus e semente de Abraão” (“Tornar-se um Missionário”, A Liahona, novembro de 2005, p. 44).

Ser a semente de Abraão significa que somos literalmente descendentes de Abraão ou que nos tornamos seus filhos e filhas por meio da obediência às leis e ordenanças do evangelho de Jesus Cristo. Todos recebem as mesmas promessas e os mesmos convênios que Deus fez com Abraão.

Conforme registrado em 3 Néfi 20:11–13, o Salvador ensinou aos nefitas a respeito dos convênios e das promessas feitas a Abraão e seus descendentes, que são a casa de Israel. Ele ensinou que o Pai cumprirá Seu convênio de coligar a casa de Israel nos últimos dias. Leia 3 Néfi 20:13 e observe que conhecimento a casa de Israel obterá como parte essencial da sua coligação. Por que você acha que esse conhecimento é essencial?

Leia 3 Néfi 20:25–26 e identifique o que o Salvador ensinou a respeito de como os descendentes de Leí foram abençoados devido ao convênio que o Pai fez com Abraão. O Salvador enfatizou que o Pai O enviou para visitar os nefitas e salvá-los do pecado “porque [eles eram] os filhos do convênio” (3 Néfi 20:26).

  1. Escreva em seu diário de estudo das escrituras a respeito de como você foi abençoado pelo convênio que fez com o Pai Celestial no batismo. Por ter sido batizado como membro da Igreja, você é a semente de Abraão e tem a responsabilidade de ajudar a cumprir o convênio que Deus fez com Abraão.

Leia 3 Néfi 20:27 e marque frases que ensinam o seguinte princípio: Como semente de Abraão, temos uma responsabilidade por convênio de abençoar todas as pessoas da Terra.

Imagem
Élder David A. Bednar

Ao ler a seguinte declaração feita pelo Élder David A. Bednar, procure de que maneira — como semente de Abraão — devemos abençoar todas as pessoas da Terra: “Vocês e eu, hoje e sempre, devemos abençoar todos os povos de todas as nações da Terra. Vocês e eu, hoje e sempre, devemos prestar testemunho de Jesus Cristo e declarar a mensagem da Restauração. Vocês e eu, hoje e sempre, devemos convidar todos a receberem as ordenanças de salvação. Proclamar o evangelho não é uma obrigação de tempo parcial do sacerdócio. Não é simplesmente uma atividade na qual nos engajamos por um tempo limitado nem uma designação a cumprir como membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Mais precisamente, a obra missionária é uma manifestação de nossa identidade e herança espiritual. Fomos preordenados na existência pré-mortal e nascemos na mortalidade para cumprir o convênio e a promessa que Deus fez a Abraão. Estamos aqui na Terra nesta época para magnificar o sacerdócio e para pregar o evangelho. É isso o que somos, e é por isso que estamos aqui — hoje e sempre” (“Tornar-se um Missionário”, p. 44).

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. O que você pode fazer agora, como jovem, para abençoar outras pessoas no mundo?

    2. Por que você acha importante entender que você é parte da semente de Abraão?

3 Néfi 21–22

Jesus Cristo prediz os sinais da coligação da casa de Israel nos últimos dias

Conforme registrado em 3 Néfi 21–22, o Salvador ensinou aos nefitas muitas coisas sobre os últimos dias: a época em que o evangelho seria restaurado à Terra e os santos se preparariam para Sua Segunda Vinda.

  1. Para ajudá-lo a descobrir o que o Salvador ensinou a respeito da coligação de Israel nos últimos dias, conforme registrado em 3 Néfi 21–22, leia todas as escrituras na coluna esquerda da tabela a seguir. Então escolha duas das perguntas na coluna à direita para responder em seu diário de estudo das escrituras.

Versículos

Perguntas

Leia 3 Néfi 21:1–2, 7. Quando o Livro de Mórmon vier à luz, nos últimos dias, será um sinal de que o Pai começou a coligar a casa de Israel.

  1. Quando você viu o Livro de Mórmon levar (ou reunir) alguém, inclusive você mesmo, a Jesus Cristo e aos convênios do evangelho?

Leia 3 Néfi 21:9. A frase “uma obra grande e maravilhosa” refere-se à Restauração do evangelho de Jesus Cristo.

  1. O que você acha que é grande e maravilhoso a respeito da Restauração do evangelho de Jesus Cristo?

Leia 3 Néfi 21:10–11 e pondere como essa descrição se encaixa com a do Profeta Joseph Smith.

  1. Por que é essencial acreditar nas palavras do Senhor que foram trazidas por meio do Profeta Joseph Smith?

Leia 3 Néfi 21:22. Se as pessoas se arrependerem e não endurecerem o coração, elas serão contadas entre a casa de Israel.

  1. Por que você acha que o arrependimento é necessário para que uma pessoa se junte ao povo do convênio de Deus?

Leia 3 Néfi 22:7–10 e procure as promessas que o Salvador fez para Seu povo do convênio que volta para Ele após esquecer dos convênios que fez com Ele.

  1. Por que você acha que é importante entender que o Senhor mostra bondade e misericórdia eterna àqueles que se desviaram Dele?

Pense em alguém com quem você pode compartilhar seu testemunho de Jesus Cristo, do Livro de Mórmon, da Restauração do evangelho e da missão do Profeta Joseph Smith para ajudar essa pessoa a receber as bênçãos do evangelho restaurado. Pondere também como você pode incentivar outras pessoas a vir ao Senhor, inclusive aqueles que antes haviam sido fiéis ao evangelho, mas não são mais. Se pensar em uma pessoa específica, faça uma meta de agir de acordo com as instruções que recebeu.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei 3 Néfi 20–22 e completei esta lição em (data).

    Perguntas adicionais, pensamentos e ideias que gostaria de compartilhar com meu professor: