Seminário
Unidade 27: Dia 2, 3 Néfi 24–26


Unidade 27: Dia 2

3 Néfi 24–26

Introdução

Em 3 Néfi 24–25, Jesus Cristo cumpriu o mandamento do Pai Celestial de dar ao povo algumas das profecias de Malaquias. Malaquias havia declarado a necessidade de a casa de Israel se arrepender e voltar ao Senhor em preparação para a vinda do Salvador. Conforme registrado em 3 Néfi 26:3, Jesus Cristo explicou ao povo “todas as coisas, do princípio até o tempo em que ele viria em sua glória”. Mórmon então ensinou que aqueles que acreditam no Livro de Mórmon teriam coisas maiores manifestadas a eles (ver 3 Néfi 26:9).

3 Néfi 24:1–6

Jesus Cristo cita as palavras dadas a Malaquias a respeito da Segunda Vinda

Imagem
A Segunda Vinda

Ao recitar algumas das profecias de Malaquias aos nefitas, Jesus Cristo referiu-Se ao fogo e ao sabão. Imagine um fogo flamejante e uma barra de sabão. Pense no que esses dois objetos podem ter em comum como agentes purificadores ou de limpeza.

Leia 3 Néfi 24:2–3. Em 3 Néfi 24:2, Jesus Cristo é comparado ao fogo do refinador e ao sabão do pisoeiro devido ao que Ele vai fazer na Sua Segunda Vinda. Em 3 Néfi 24:3, Ele é comparado ao refinador de prata, que purifica a prata. Para entender esses versículos, é útil saber que o processo para refinar a prata requer que o refinador de prata segure uma peça de prata sobre a parte mais quente do fogo para queimar todas as impurezas. O refinador tem que ficar muito atento à prata, porque se a prata for deixada apenas por alguns minutos a mais nas chamas, ela será destruída. Um pisoeiro é uma pessoa que limpa roupas ou as branqueia usando sabão. Os “filhos de Levi” eram os que possuíam o sacerdócio na antiga Israel; esse termo pode ser usado para todo o povo do Senhor nos dias de hoje.

Pondere sobre o que essas sugestões imaginárias acontecerão na Segunda Vinda de Jesus Cristo. Em suas escrituras, ao lado de 3 Néfi 24:2–3, você pode escrever: Em Sua Segunda Vinda, Jesus Cristo purificará Seu povo.

Leia 3 Néfi 24:5–6 e identifique quem será e quem não será consumido ou destruído na vinda do Salvador. (Observe que nesta passagem os “filhos de Jacó” são o povo do convênio do Senhor na casa de Israel). Esses versículos ensinam o princípio: Jesus Cristo julgará os iníquos na Sua vinda.

  1. Copie o cabeçalho a seguir em seu diário de estudo das escrituras: O que eu preciso fazer para me preparar para a Segunda Vinda de Jesus Cristo. Ao continuar a estudar 3 Néfi 24–26, liste sob esse cabeçalho o que você aprendeu que o ajudará a preparar para a Segunda Vinda de Jesus Cristo.

3 Néfi 24:7–18

Malaquias ensina a casa de Israel como voltar para o Senhor

Imagine que um amigo próximo ou um membro da família não parece estar preocupado sobre como as ações de alguém pode prejudicar essa pessoa no Julgamento, na Segunda Vinda ou na eternidade. Pense sobre o que pode dizer para tentar ajudar essa pessoa. Leia 3 Néfi 24:7 e identifique o que o Senhor disse aos filhos de Jacó que haviam começado a se afastar Dele. O que você acha que significa dizer que as pessoas tinham-se “desviado” das ordenanças do Senhor?

Na Igreja, uma ordenança é um ato sagrado e formal realizado pela autoridade do sacerdócio. Algumas ordenanças são essenciais para nossa exaltação. Essas ordenanças são chamadas “ordenanças de salvação”. Incluem o batismo, a confirmação, a ordenação ao Sacerdócio de Melquisedeque (para os homens), a investidura do templo e o selamento matrimonial. Em cada uma dessas ordenanças, fazemos um solene convênio com o Senhor. Você pode listar as ordenanças de salvação sob o título no seu diário de designações 1. Pense a respeito de como essas ordenanças ajudam a preparar-nos para a Segunda Vinda.

Embora o povo do Senhor tenha se desviado das ordenanças e dos convênios do evangelho, observe a promessa em 3 Néfi 24:7, que o Senhor lhes deu se eles voltassem para Ele. Você pode marcar essa promessa em suas escrituras para ajudá-lo a se lembrar de que, se voltarmos para o Senhor, Ele voltará para nós.

Leia 3 Néfi 24:8–10 e procure um meio pelo qual o Senhor indica que os filhos de Jacó poderiam voltar para Ele e assim se prepararem para a Segunda Vinda. Você pode incluir na lista, sob o título no seu diário de designações 1, pagar o dízimo e as ofertas.

Leia o seguinte conselho do Presidente Gordon B. Hinckley a respeito de pagar o dízimo: “Podemos pagar nosso dízimo. Isso não é tanto uma questão de dinheiro, mas sim, uma questão de fé” (“Levemos Avante Esta Obra”, A Liahona, janeiro de 1986, p. 76).

Pondere por um momento como seu desejo de pagar o dízimo e as ofertas ao Senhor é uma indicação de sua fé Nele. Leia 3 Néfi 24:10–12 e observe as bênçãos para aqueles que pagam um dízimo integral e honesto.

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Quais bênçãos você recebeu por obedecer à lei do dízimo?

    2. Como você acha que guardar o mandamento de pagar seus dízimos e suas ofertas o tem ajudado a se preparar espiritualmente para a Segunda Vinda?

Algumas pessoas na antiga Israel murmuraram dizendo que guardar os mandamentos do Senhor não tinha lhes feito bem algum. Eles sentiam que seus esforços eram em vão e sem propósito (ver 3 Néfi 24:14). Por outro lado, eles argumentavam que os orgulhosos e os iníquos eram “bem-aventurados”, “exaltados” e “libertados” (3 Néfi 24:15). Em outras palavras, essas pessoas clamavam que os iníquos estavam melhores que os justos. O Senhor respondeu a essas reclamações dizendo que aqueles que temem ao Senhor e se lembram do Seu nome e reúnem-se frequentemente para falar uns com os outros, encontrariam seus nomes escritos no “livro de recordações” (3 Néfi 24:16). Eles seriam aqueles que foram preparados para a vinda do Senhor e seriam preservados como Suas próprias “joias” entesouradas (ver 3 Néfi 24:16–17). O Senhor desafiou aqueles que reclamavam a esperar e observar o resultado final quando eles poderiam então “retornar e discernir o justo do ímpio” (3 Néfi 24:18). Eles verão que os justos ficam muito melhor no final.

3 Néfi 25

Jesus Cristo cita a profecia de Malaquias de que Elias voltaria antes da Segunda Vinda

Imagem
Elias Restaurando as Chaves do Poder Selador do Sacerdócio

Leia 3 Néfi 25:1–3 e procure por que a Segunda Vinda será uma bênção para aqueles que são fiéis a Jesus Cristo. A palavra raiz no versículo 1 se refere aos antepassados e ramo se refere à posteridade. Assim, na próxima vida o iníquo não obterá as bênçãos de ser selado aos seus antepassados ou à sua posteridade. Os bezerros que “[crescem] (…) no cevadouro” são um símbolo de filhos que são protegidos, cuidados e têm todas as coisas necessárias para crescerem.

O Salvador compartilhou com os nefitas o que Malaquias escreveu sobre um evento que aconteceria antes da Segunda Vinda e envolveria o profeta Elias do Velho Testamento. Leia 3 Néfi 25:5–6 e procure o que Malaquias ensinou que Elias faria para ajudar a preparar o mundo para a vinda do Senhor.

O retorno de Elias à Terra foi uma parte essencial da Restauração do evangelho. No dia 3 de abril de 1836, Elias apareceu a Joseph Smith e Oliver Cowdery no recém-dedicado Templo de Kirtland (ver D&C 110). Ele conferiu a eles o poder selador do sacerdócio, tornando possível selar as famílias ao longo das diversas gerações. O que você acha que a declaração de que “ele voltará o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais” (3 Néfi 25:6) significa?

Esses versículos ensinam que, à medida que nosso coração se volta para nossos pais, estamos ajudando a preparar a Terra para a Segunda Vinda de Jesus Cristo.

  1. Escreva em seu diário de estudo das escrituras uma experiência que você ou um membro da família tiveram que o ajudou a voltar o coração para seus antepassados. Isso pode incluir ser selado no templo santo, pesquisar sua história da família ou participar do batismo pelos mortos. Se não consegue se lembrar de uma experiência, escreva um breve parágrafo a respeito do seu desejo de participar dessa obra. (No diário de designações 1, você pode escrever: receber as ordenanças do templo para si mesmo e sua família, frequentar o templo e reunir informações sobre a história da família.)

3 Néfi 26

O que precisa ser feito para receber as coisas maiores que Jesus Cristo revelou

Aprendemos em 3 Néfi 26:3 que o Salvador ensinou aos nefitas “todas as coisas que deveriam acontecer sobre a face da Terra”. Leia 3 Néfi 26:6–8 procurando o quanto do sermão do Salvador foi registrado no Livro de Mórmon. Estude 3 Néfi 26:9–11 para descobrir por que Mórmon não incluiu todas as coisas.

O Senhor instruiu Mórmon a incluir apenas uma pequena porção daqueles ensinamentos para testar nossa fé. Com 3 Néfi 26:1–21 aprendemos que, ao acreditarmos no que Deus revelou, estamos nos preparando para receber revelações maiores. Por que você acha que acreditar nas verdades que já recebemos é essencial antes de recebermos verdades adicionais? (Ver Alma 12:9–11). Como podemos mostrar que acreditamos no que o Senhor revelou?

  1. Para aplicar o princípio em negrito acima, responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: O que está fazendo para demonstrar sua crença no Livro de Mórmon?

Conforme registrado no restante de 3 Néfi 26, Mórmon resumiu o ministério do Salvador e seu efeito sobre os nefitas. Leia 3 Néfi 26:13–21 e marque como as pessoas colocaram as palavras de Jesus Cristo em prática.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei 3 Néfi 24–26 e completei esta lição em (data).

    Perguntas adicionais, pensamentos e ideias que gostaria de compartilhar com meu professor: