Seminário
Unidade 10: Dia 3, Enos


Unidade 10: Dia 3

Enos

Introdução

Depois de refletir sobre as palavras do pai, Enos ora e recebe a remissão de seus pecados. Então, ele orou pelo bem-estar espiritual dos nefitas e dos lamanitas e passou sua vida trabalhando para a salvação deles.

Enos 1:1–8

Depois de refletir sobre as palavras do pai, Enos ora e recebe a remissão de seus pecados

Leia Enos 1:1, 3 e observe a influência que Jacó teve sobre Enos. Embora Enos fosse filho e neto de profetas, ele ainda precisou vivenciar o poder da Expiação de Jesus Cristo por si mesmo.

Pense em uma ocasião em que você sentiu muita fome. Circule abaixo algumas palavras que descrevam o que você sente quando está com fome:

  • vazio

  • fraco

  • insatisfeito

  • faminto

  • dor

  • ansioso

  • desejo

Marque a frase “minha alma ficou faminta” em Enos 1:4. Em sua opinião, o que isso significa?

A frase “minha alma ficou faminta” pode envolver sentimentos como um vazio espiritual ou dor ou o desejo de sentir-se espiritualmente satisfeito. Enos escreveu sobre uma ocasião em que sentiu essa fome espiritual. Ele escreveu que as palavras de seu pai “[penetraram-lhe] profundamente o coração” (Enos 1:3). Ao refletir sobre essas palavras, teve desejos que o levaram a agir com fé. Suas ações fiéis trouxeram mudanças em sua vida e as bênçãos do Senhor.

Imagem
Enos Orando
  1. Comece uma série de exercícios que vai ajudá-lo a entender o que aconteceu com Enos e a relacionar isso com sua vida, dividindo uma página de seu diário de estudo das escrituras em seis seções e intitulando cada seção da seguinte forma:

O que Enos desejava:

O que eu desejo:

O que Enos fez:

O que preciso fazer:

A experiência de Enos:

Minha experiência:

  1. Leia Enos 1:2–3 e procure frases que indicam o que Enos desejava ter em sua vida. Escreva essas frases na seção marcada “O que Enos desejava” no quadro de seu diário de estudo das escrituras.

O desejo de Enos pela remissão de seus pecados nos ajuda a entender o que ele quis dizer em Enos 1:4 quando escreveu: “Minha alma ficou faminta”. Além de fome de perdão, Enos também desejou “a vida eterna e a alegria dos santos” (Enos 1:3). Ele queria sentir a felicidade que advém de ser digno de estar com o Senhor e com outros que são justos.

  1. Reflita se você tem alguns dos mesmos sentimentos de fome espiritual que Enos descreveu. No quadro de seu diário de estudo das escrituras, na seção marcada “O que eu desejo”, escreva sobre alguns dos desejos espirituais pelos quais você anseia na vida.

Os desejos de Enos o levaram a exercer a fé e a agir. Em Enos 1:2, identifique e marque a palavra que Enos usou para descrever o esforço que fez. Observe que Enos não lutou com Deus mas perante Deus em oração. Essa luta envolve uma luta mental e espiritual para mostrar ao Pai Celestial a sinceridade de nossos desejos e de nossa disposição de nos arrepender e fazer as mudanças necessárias em nossa vida. Em Enos 1:4, Enos registrou alguns detalhes, descrevendo sua luta.

  1. Leia Enos 1:4 e marque as coisas que Enos fez para mostrar que era sincero ao buscar a remissão de seus pecados. Relacione o que você identificar em “O que Enos fez” no quadro de seu diário de estudo das escrituras.

A palavra súplica em Enos 1:4 significa um pedido humilde feito com grande desejo. Nossas orações podem não ser tão longas quanto a de Enos, mas precisam ser sinceras.

  1. No quadro de seu diário de estudo das escrituras, na seção “O que preciso fazer” escreva seus pensamentos sobre como você pode mostrar sinceridade ao Senhor ao orar e ao buscar Suas bênçãos espirituais.

  2. O empenho fiel e sincero de Enos trouxe grandes bênçãos a sua vida. Leia Enos 1:5–8 e marque a experiência de Enos. Aliste essas coisas na seção “A experiência de Enos”, no quadro de seu diário de estudo das escrituras. Ao ler os versículos 5 e 6, observe como Enos soube que havia sido perdoado. A voz mencionada no versículo 5 foi uma voz que veio à mente de Enos (ver Enos 1:10).

Enos 1:7–8 ensina que, se exercermos fé em Jesus Cristo, nossos pecados podem ser perdoados e podemos tornar-nos íntegros. Nosso desejo de melhorar, nossas orações sinceras e nossos esforços para nos arrepender são maneiras pelas quais podemos mostrar fé em Jesus Cristo.

O Presidente Dieter F. Uchtdorf, da Primeira Presidência, explicou como a nossa culpa pode ser eliminada ao exercermos fé em Jesus Cristo e nos arrependermos de nossos pecados:

Imagem
Presidente Dieter F. Uchtdorf

“Uma vez que estejamos sinceramente arrependidos, Cristo retirará o fardo da culpa por nossos pecados. Saberemos por nós mesmos que fomos perdoados e estamos limpos. O Espírito Santo será prova disso: Ele é o Santificador, não há maior testemunho de perdão do que esse. (…)

[O Senhor] declarou: ‘Eis que aquele que se arrependeu de seus pecados é perdoado e eu, o Senhor, deles não mais me lembro’ (D&C 58:42).

Satanás tentará fazer-nos acreditar que nossos pecados não foram perdoados porque nos lembramos deles. Satanás é mentiroso; ele tenta turvar nossa visão e desviar-nos do caminho do arrependimento e do perdão. Deus não nos prometeu que não nos lembraríamos de nossos pecados. Essa lembrança ajuda-nos a evitar que cometamos os mesmos erros novamente. Mas se permanecermos firmes e fiéis, a lembrança de nossos pecados será suavizada com o tempo. Isso faz parte do processo necessário de cura e santificação” (“O Ponto de Retorno Seguro”, A Liahona, maio de 2007, p. 99).

Para ajudá-lo a aplicar as palavras do Presidente Uchtdorf, reflita sobre as seguintes perguntas: Quando você sentiu que o Senhor o perdoou de seus pecados? Como você soube que havia sido perdoado? Você sentiu recentemente o perdão do Senhor?

  1. Depois de refletir sobre as perguntas acima, registre na seção “Minha experiência” no quadro de seu diário de estudo das escrituras o que você sentiu ao receber o perdão. Ou você pode escrever sobre o que espera sentir ao exercer fé em Jesus Cristo.

Enos 1:9–27

Enos ora pelos nefitas e lamanitas e trabalha com outras pessoas pela salvação deles

Imagem
círculos concêntricos

Este desenho ilustra a oração de Enos. Ele orou primeiro por si mesmo e depois expandiu suas orações para incluir outros. Leia Enos 1:9–10 e marque em suas escrituras por quem Enos orou em segundo lugar. Leia Enos 1:11–14 e marque por quem Enos orou em terceiro lugar.

  1. Responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: Com base na descrição feita por Enos das intenções dos lamanitas em Enos 1:14, o que o impressionou nessa oração que ele fez por eles?

Aprendemos com o exemplo de Enos que ao vivenciar as bênçãos da Expiação de Cristo, procuramos ajudar outras pessoas a receber a salvação. Para ajudá-lo a lembrar dessa verdade, você pode escrever toda ou parte da seguinte declaração do Presidente Howard W. Hunter na margem de suas escrituras:

Imagem
Presidente Howard W. Hunter

“Toda vez que sentimos as bênçãos da Expiação em nossa vida, não podemos deixar de preocupar-nos com o bem-estar de nossos irmãos. (…)

“Uma grande evidência da conversão pessoal é o desejo de compartilhar o evangelho com os outros” [The Teachings of Howard W. Hunter [Os Ensinamentos de Howard W. Hunter], Clyde J. Williams, 1997, pp. 248–249].

Leia Enos 1:19–20, 26 e marque palavras ou frases que mostrem a sinceridade dos desejos de Enos para com os nefitas e os lamanitas depois de ter orado por eles.

Leia Enos 1:27 e procure evidências da alegria que Enos sentiu por seus esforços e pela garantia de vida eterna que ele recebeu.

  1. Para ajudá-lo a aplicar o que aprendeu nesta lição, ore para decidir uma ou mais maneiras pelas quais você pode seguir o exemplo de Enos. Escolha uma declaração abaixo e complete-a em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Como Enos, desejo receber a remissão de meus pecados. Vou mostrar ao Senhor que sou sincero nesse desejo fazendo o seguinte: …

    2. Como Enos, desejo ajudar os membros de minha família e amigos a achegarem-se a Jesus Cristo. Uma pessoa que vou procurar ajudar é (nome da pessoa). Vou procurar ajudar essa pessoa fazendo o seguinte: …

    3. Enos orou pelos lamanitas, que poderiam ser considerados seus inimigos. Como Enos, quero mostrar o amor do Senhor para aqueles que são rudes comigo. Uma maneira pela qual vou fazer isso é …

Procure cumprir o que você escreveu em seu diário de estudo das escrituras. Se você exercer fé na Expiação de Jesus Cristo e se arrepender, poderá sentir o perdão, a alegria e um desejo maior de ajudar os outros.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Enos 1 e completei esta lição em (data).

    Perguntas adicionais, pensamentos e ideias que gostaria de compartilhar com meu professor: