Seminário
Unidade 30: Dia 1, Éter 4–5


Unidade 30: Dia 1

Éter 4–5

Introdução

O Senhor mandou Morôni escrever e depois selar o registro da visão do irmão de Jarede. Morôni explicou que esses escritos seriam revelados quando os homens tivessem tanta fé quanto o irmão de Jarede. Além disso, Morôni profetizou que três testemunhas testificariam da veracidade do Livro de Mórmon nos últimos dias.

Éter 4:1–7

Morôni registra e sela o relato completo da visão do irmão de Jarede

Pense num objeto que tenha um valor especial para você e sua família e que você queira manter fora do alcance de crianças pequenas. O que uma criança precisaria aprender ou fazer antes de você lhe confiar esse objeto?

Da mesma forma, o Senhor tem verdades valiosas que deseja nos transmitir, mas espera o momento em que estaremos preparados para recebê-las. Ao estudar Éter 4, identifique o que Morôni ensinou que pode ajudar você a se preparar para receber mais verdades e mais orientações do Senhor.

Ao ler Éter 3, verá que o Senhor mostrou ao irmão de Jarede uma visão de todos os habitantes da Terra — passados, presentes e futuros — e todas as coisas relativas ao mundo. Em seguida o irmão de Jarede recebeu o mandamento de registrar o que vira e de selar seus escritos. Leia Éter 4:4–5 e procure a descrição feita por Morôni do que foi mostrado a Jarede. Morôni escreveu sobre o que o irmão de Jarede viu e também recebeu o mandamento do Senhor de selar o relato da visão para que viesse à luz no devido tempo do Senhor. A visão mencionada nesses versículos está incluída no que costuma chamar-se de parte selada do Livro de Mórmon.

Morôni profetizou sobre as condições necessárias para que as revelações dadas ao irmão de Jarede fossem manifestadas. Você pode marcar essas condições em Éter 4:6–7.

  1. Para ajudar você a refletir sobre o significado de “[exercer fé no Senhor], como fez o irmão de Jarede”, (Éter 4:7), examine Éter 1–3 e enumere em seu diário de estudo das escrituras as maneiras pelas quais o irmão de Jarede demonstrou fé e confiança no Senhor. Também escolha e descreva um desses exemplos que mais o tenham impressionado e explique por quê.

Assim como você só confiaria um objeto valioso a uma criança sob certas condições, o Senhor só confia verdades adicionais a Seus filhos se mostrarmos nossa preparação espiritual, crermos nas verdades preciosas que Ele já revelou e exercermos fé Nele.

Éter 4:8–19

Morôni ensina o que precisamos fazer para receber revelações adicionais.

Olhe as cortinas ou persianas da janela no recinto em que você se encontra. Pense em como elas limitam o que você enxerga.

Morôni utilizou o símbolo do véu, que é semelhante a uma cortina, para ensinar princípios que governam como cada um de nós pode receber revelação. Leia Éter 4:15 e encontre a frase em que aparece a palavra véu. Observe que Morôni comparou a descrença a um véu. De que maneira a descrença se assemelha a um véu?

Pode ser útil prestar atenção ao simbolismo do verbo rasgar em Éter 4:15. Imagine como seria se você conseguisse rasgar o véu que o separa do conhecimento do Senhor.

Imagem
véu rasgado ao meio

Morôni descreveu as coisas que ajudam a “[rasgar] esse véu de incredulidade” e nos permitem receber mais revelações. Ele começou nos alertando sobre uma atitude que nos impede de receber revelações adicionais. Leia Éter 4:8 e marque o que levaria o Senhor a “não [mostrar] coisas maiores”.

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Em sua opinião, o que significa “lutar com a palavra do Senhor”? (Éter 4:8).

    2. De que maneira um jovem de hoje pode “lutar com a palavra do Senhor”?

Morôni incluiu as próprias palavras do Senhor para descrever como receber revelações adicionais Dele. Consulte Éter 4:11, 13–15 e marque trechos que ensinem o que precisamos fazer para favorecer as revelações do Senhor e qual será a resposta Dele se assim procedermos.

Que princípios você aprendeu com esses versículos relativos à revelação e à maneira de convidá-la para sua vida? Você pode escrever um princípio que aprendeu com esses versículos em suas escrituras ao lado de Éter 4:11.

Um princípio importante que podemos aprender com os conselhos do Senhor é que, se exercermos grande fé na palavra do Senhor, Ele vai, em Seu devido tempo e a Sua maneira, abençoar-nos com revelações adicionais.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, explique por que você acha necessário mostrar fé na palavra de Deus que você já recebeu antes de receber mais revelações do Senhor. Em seguida, avalie a si mesmo numa escala de 1 a 10 (10 sendo “muito eficaz”) sobre como você acha que está exercendo fé no Senhor ao buscar e seguir Sua palavra em cada uma das seguintes áreas:

    1. Oração diária

    2. Obediência aos sussurros recebidos do Espírito Santo

    3. Apoio e obediência aos líderes de seu ramo e distrito ou sua ala e estaca.

    4. Estudo da palavra de Deus na Igreja ou no seminário

    5. Estudo pessoal das escrituras

    6. Obediência às palavras dos profetas e aos mandamentos

  2. Em seu diário de estudo das escrituras, descreva como a obediência ao Senhor numa das áreas mencionadas acima lhe permitiu receber mais revelações do Senhor.

Reflita sobre como você pode assimilar esse princípio do exercício da fé na palavra do Senhor em seu empenho para convidar revelações adicionais e orientação do Senhor.

Éter 5

Morôni declara que três testemunhas verão as placas e prestarão testemunho delas

Imagem
anjo mostra as placas de ouro a Joseph Smith, Oliver Cowdery e David Whitmer

Leia Éter 5:1–3. O que Morôni escreveu nesses versículos ao Profeta Joseph Smith — a pessoa que um dia traduziria o registro contido nas placas? Imagine o que Joseph Smith deve ter sentido ao encontrar esses versículos durante a tradução do Livro de Mórmon.

Imagem
Presidente Henry B. Eyring

Leia a seguinte citação do Presidente Henry B. Eyring, da Primeira Presidência, e procure um trecho que lhe chame a atenção no tocante ao depoimento das Três Testemunhas: “As Três Testemunhas jamais negaram seu testemunho sobre o Livro de Mórmon. Não podiam fazê-lo, porque sabiam que era verdadeiro. Fizeram sacrifícios e enfrentaram dificuldades muito maiores do que a maioria das pessoas tem conhecimento. Oliver Cowdery prestou esse mesmo testemunho da origem divina do Livro de Mórmon, em seu leito de morte. (…) O fato de terem continuado a afirmar aquilo que tinham visto e ouvido naquela maravilhosa experiência, durante seu longo período de afastamento da Igreja e de Joseph, torna seu testemunho ainda mais vigoroso” (“Um Testemunho Duradouro da Missão do Profeta Joseph”, A Liahona, novembro de 2003, p. 89).

De acordo com Éter 5:2–3, o que o Profeta Joseph Smith teria o privilégio de fazer com as placas?

  1. Assim como os três homens que tiveram o privilégio de testemunhar a realidade das placas de ouro, você também pode ser uma testemunha da veracidade do Livro de Mórmon. Em seu diário de estudo das escrituras, registre algumas maneiras pelas quais você também pode ser uma testemunha do Livro de Mórmon. Além disso, escreva como seu testemunho do Livro de Mórmon pode influenciar outras pessoas.

Em espírito de oração, procure oportunidades de prestar seu testemunho do Livro de Mórmon a alguém nesta semana.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Éter 4–5 e completei esta lição em (data).

    Perguntas adicionais, pensamentos e ideias que gostaria de compartilhar com meu professor: