Seminário
Unidade 23: Dia 2, Helamã 11–12


Unidade 23: Dia 2

Helamã 11–12

Introdução

Helamã 11–12 cobre 14 anos de história nefita e mostra o povo passando por um ciclo de retidão e iniquidade. Devido ao orgulho, as pessoas recusaram-se a arrepender-se das iniquidades. Néfi selou os céus, causando seca e fome. A seca e fome humilharam as pessoas e elas arrependeram-se e voltaram-se para o Senhor. Como não haviam escolhido ser humildes, as pessoas começaram facilmente a esquecer do Senhor seu Deus até perceberem o quanto precisavam da Sua ajuda. Em Sua misericórdia, Deus castiga Seu povo para trazê-los ao arrependimento e à salvação.

Helamã 11

Os nefitas passam por um ciclo de retidão e iniquidade

  1. Desenhe o ciclo de retidão e iniquidade a seguir em seu diário de estudo das escrituras. Esse ciclo é frequentemente chamado de “ciclo do orgulho”. Observe que o elemento número 4 do ciclo está faltando no diagrama. O que você acha que seria necessário para levar um povo da destruição e do sofrimento à retidão e prosperidade? Ao estudar Helamã 11 procure informações que possam ajudá-lo a preencher esse passo no ciclo.

    Imagem
    Rightous Cycle

Conforme leu em Helamã 10, o povo não ouviu as palavras que Deus deixou por meio do profeta Néfi. Revise Helamã 10:18 e identifique onde você acha que os nefitas estavam no ciclo do orgulho naquela época (o fim do 71º ano do reinado dos juízes).

A atividade de escritura a seguir o ajudará a ver este ciclo de retidão e iniquidade entre o povo do Livro de Mórmon durante os 14 anos de sua história. No gráfico a seguir, leia as referências de escritura de Helamã 11, escreva uma breve descrição das condições nefitas e escreva nos números mostrando onde os colocaria no ciclo do orgulho. Dois exemplos são fornecidos para você. Procure palavras que o ajudarão a preencher os quatro passos que estão faltando no ciclo que desenhou em seu diário de estudo das escrituras.

Ano do Governo dos Juízes

Helamã 11

Uma Breve Descrição da Condição dos Nefitas

Posição no Ciclo

72–73

versículos 1–2

Aumentam as contendas e guerras, e o bando secreto dos ladrões prosseguem com sua obra de destruição.

2, 3

73–75

versículos 3–6

75

versículos 7, 9–12

76–77

versículos 17–18, 20–21

O povo regozijou-se e glorificou a Deus; eles eram justos e prosperaram novamente.

4, 1

78–79

versículos 22–23

80

versículos 24–26

80–81

versículos 27–30, 32–35

82–85

versículos 36–37

Conforme mostrado na atividade de escritura, o elemento 4 no ciclo do orgulho é “humildade e arrependimento”. Escreva isso no gráfico em seu diário de estudo das escrituras.

  1. O ciclo do orgulho não é apenas uma reflexão de uma sociedade. Ele pode ser visto também na vida familiar ou de uma pessoa. Entender como ele funciona pode nos ajudar a evitá-lo. Escreva em seu diário de estudo das escrituras o que pensa ser necessário para que você evite entrar nas fases “orgulho e iniquidade” ou “destruição e sofrimento” do ciclo.

Você pode escrever o princípio a seguir em sua escritura ao lado de Helamã 11: Por meio da humildade e do arrependimento podemos evitar o orgulho e a destruição. Você pode marcar em Helamã 11:4 o que Néfi esperava que a fome fizesse por seu povo.

Pense em respostas para as seguintes perguntas:

  • Uma sociedade, família ou pessoa precisa seguir o ciclo do orgulho?

  • O que você acha que uma sociedade, família ou pessoa precisa fazer para evitar ser pega no ciclo do orgulho?

O Élder Richard G. Scott, do Quórum dos Doze Apóstolos, disse o seguinte a respeito da oração de Néfi: “O Senhor ouviu as súplicas do Seu servo [em Helamã 11:10–14] e fez a fome cessar, mas apenas no ano seguinte. Esse evento ilustra que o Senhor ouve nossas súplicas imediatamente, mas as responde quando, em Sua sabedoria, seremos mais beneficiados por Sua resposta” (“Nephi, Son of Helaman”, Heroes from the Book of Mormon [“Néfi, Filho de Helamã”, Heróis do Livro de Mórmon], 1995, p. 154).

O Presidente Ezra Taft Benson ensinou a respeito do que podemos fazer para evitar sermos pegos pelo ciclo do orgulho:

Imagem
Presidente Ezra Taft Benson

“Deus terá um povo humilde. Podemos escolher ser humildes ou podemos ser compelidos a ser humildes. Alma disse: ‘Benditos são os que se humilham sem serem compelidos a ser humildes’. (Alma 32:16).

Que possamos escolher ser humildes.

Podemos ser humildes voluntariamente vencendo a inimizade [ódio] para com nossos irmãos, estimando-os como a nós próprios e elevando-os até onde estamos, ou mais alto ainda. (…)

Podemos escolher nos humilhar ao receber conselhos ou castigos. (…)

Podemos escolher ser humildes perdoando aqueles que nos ofenderam. (…)

Podemos escolher ser humildes prestando serviços altruístas. (…)

Podemos ser humildes ao servir missões e pregar a palavra que faz com que outras pessoas se humilhem. (…)

Podemos ser humildes voluntariamente indo mais frequentemente ao templo.

Podemos ser humildes ao confessar e abandonar nossos pecados e nascermos de Deus. (…)

Podemos escolher nos humilhar amando a Deus, submetendo nossa vontade à Dele e colocando-O em primeiro lugar em nossa vida. (…)

Que possamos escolher ser humildes. Podemos fazê-lo. Sei que podemos” (“Acaultelai-Vos do Orgulho”, a Liahona, julho de 1989, p. 3).

Helamã 12

Mórmon explica por que o Senhor castiga as pessoas

Imagine que você seja o profeta Mórmon e tenha terminado de escrever sobre 14 anos da história nefita encontrada em Helamã 11. Como você completaria a declaração a seguir: “E assim podemos ver ”.

Leia Helamã 12:1 e identifique o que Mórmon queria que víssemos. Pense no que Mórmon quis dizer quando disse: “quão inconstante é o coração dos filhos dos homens”.

Estude Helamã 12:2–3 e identifique outras lições que Mórmon queria que aprendêssemos. Preste muita atenção nas frases “vemos” (versículo 2) e “assim vemos” (versículo 3).

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Por que você acha que é tão fácil para aqueles que estão prosperando esquecer-se do Senhor?

    2. Quais exemplos de facilidade e prosperidade em nossos dias podem levar uma pessoa a esquecer-se de Deus?

    3. Você conhece pessoas ou grupos de pessoas que se esqueceram do Senhor em sua prosperidade?

Algumas das lições que Mórmon queria que seus leitores aprendessem são: Se não formos cuidadosos, nossa prosperidade pode nos levar a esquecer o Senhor e o Senhor castiga Seu povo para fazê-lo lembrar-se Dele.

Imagem
Élder D. Todd Christofferson

O Élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou sobre por que o Senhor nos castiga:

“Embora seja difícil de suportar, devemos realmente ficar felizes por Deus considerar válidos o tempo e o trabalho exigidos para corrigir-nos.

A repreensão divina tem, no mínimo, três propósitos: (1) persuadir-nos a arrepender-nos, (2) aperfeiçoar-nos e santificar-nos, e (3) às vezes, redirecionar o curso de nossa vida para um caminho que Deus sabe ser melhor” (“Eu Repreendo e Castigo a Todos Quantos Amo”, A Liahona, maio de 2011, p. 97).

Qual desses propósitos você sente que reflete a intenção do Senhor ao castigar os nefitas e os lamanitas como relatado em Helamã 11–12? Para qual propósito ele usou o castigo em sua vida?

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Leia Helamã 12:4–6 e procure outras descrições daqueles que se esquecem de Deus. Quais são as atitudes pessoais que impedem as pessoas de lembrar-se de Deus?

    2. Leia Helamã 12:7–13. Por que Mórmon disse “os filhos dos homens (…) são até menos que o pó da terra”? O que o pó faz que as pessoas às vezes não estão dispostas a fazer?

Imagem
Jeová Cria a Terra
Imagem
Presidente Joseph Fielding Smith

O Presidente Joseph Fielding Smith ensinou: “Esse profeta [Mórmon] não quis dizer que o Senhor tem muita consideração pelo pó da terra ou que Ele o ama mais do que ama seus filhos. (…) O que Ele quer dizer é que o pó da terra é obediente. Ele vai de um lugar para outro conforme o Senhor mandar. Todas as coisas estão em harmonia com Suas leis. Até onde eu sei, tudo no Universo obedece à lei que lhe foi dada, exceto o homem. Para onde quer que olhemos veremos lei e ordem, os elementos obedecem à lei que lhes foi dada, fiéis a sua função, mas o homem se rebela e desse modo se torna menos do que o pó da terra porque rejeita os conselhos do Senhor” (Conference Report, abril de 1929, p. 55).

Mórmon entendeu que as pessoas que têm Deus como guia são mais do que o pó da terra. A analogia foi feita para chamar a atenção daqueles que são orgulhosos, rejeitam a voz do Senhor e são duros de coração. Conforme registrado em Helamã 12:9–20, Mórmon nos lembra do grandioso poder do Senhor sobre os elementos físicos — todos eles se movem conforme Seu comando. Pondere por um instante a respeito do seu grau de obediência aos mandamentos do Senhor. Como sua disposição em obedecer a Seus mandamentos demonstra humildade? De que modo o fato de você usar o arbítrio para desobedecer Suas palavras demonstra orgulho?

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva o princípio a seguir:

    1. E assim vi Helamã 11–12 …

    2. Portanto, vou …

Preste testemunho de que, se nos lembrarmos do Senhor, dermos ouvidos a Sua voz e nos arrependermos, estaremos expressando nossa humildade e fé Nele. Por Sua vez, Ele cumprirá Sua promessa de nos abençoar e nos fazer prosperar e por fim nos concederá a vida eterna.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Helamã 11–12 e completei esta lição em (data).

    Perguntas adicionais, pensamentos e ideias que gostaria de compartilhar com meu professor: