Seminário
Unidade 28: Dia 3, Mórmon 3–6


Unidade 28: Dia 3

Mórmon 3–6

Introdução

Depois de retomar suas terras dos lamanitas, os nefitas prepararam-se novamente para a batalha. Mórmon suplicou aos nefitas que se arrependessem. No entanto, eles vangloriaram-se de sua própria força e juraram vingar seus irmãos mortos. Como o Senhor proibira seu povo de buscar vingança, Mórmon recusou-se a comandar o exército nefita e eles foram derrotados. Já que os nefitas persistiram em iniquidade, Deus derramou Seus juízos sobre eles, e os lamanitas começaram a varrê-los da face da Terra. Por fim, Mórmon voltou a comandar os nefitas nas batalhas, mas como eles se recusaram a arrepender-se, foram destruídos pelos lamanitas. Mórmon lamentou a queda deles e a recusa de voltarem-se para Jesus Cristo. Ele profetizou que o registro do povo viria à luz nos últimos dias e incentivou aqueles que viriam a lê-lo a arrepender-se e preparar-se para seu próprio julgamento diante de Deus.

Mórmon 3–4

Como a iniquidade dos nefitas aumenta, Mórmon se recusa a comandar seus exércitos, e os lamanitas começam a varrer os nefitas da Terra

Alguma vez você já sentiu que o Senhor desejava que você mudasse algo em sua vida? Você acha que Ele o incentivou ou ajudou a mudar algo em sua vida sem você perceber?

Durante a época de Mórmon, os nefitas muitas vezes não conseguiam perceber ou valorizar como o Senhor estava influenciando suas batalhas com os lamanitas. Depois que os nefitas firmaram um tratado com os lamanitas e os ladrões de Gadiânton, o Senhor permitiu-lhes viver sem conflitos por dez anos. Durante esses anos eles se prepararam fisicamente para os ataques seguintes (ver Mórmon 2:28; 3:1).

Leia Mórmon 3:2–3 e descubra de qual maneira o Senhor esperava que os nefitas se preparassem melhor para os ataques lamanitas. Qual foi a reação dos nefitas? De acordo com Mórmon 3:3, por que o Senhor poupou os nefitas em suas batalhas recentes apesar de sua iniquidade?

Conforme registrado em Mórmon 3:4–8, o Senhor protegeu os nefitas mais duas vezes no campo de batalha. Uma verdade doutrinária que podemos aprender com a interação do Senhor com a nação nefita iníqua é que, em Sua misericórdia, o Senhor nos dá oportunidades suficientes para nos arrependermos de nossos pecados. Essas oportunidades são uma demonstração da paciência e bondade de Deus e de Seu desejo de que todos os Seus filhos vivam de modo a fazer jus à plenitude das bênçãos da Expiação.

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras (você pode responder a elas em seu diário pessoal caso as respostas sejam sagradas ou confidenciais):

    1. De que forma o Senhor o incentivou a arrepender-se e lhe deu oportunidades de fazê-lo? O que isso lhe ensina sobre o caráter Dele?

    2. O que você pode fazer para não ignorar esse incentivo nem endurecer o coração contra Ele, como fizeram os nefitas em Mórmon 3:3?

Você pode receber oportunidades e convites do Senhor para fazer mudanças em sua vida com mais frequência do que imagina. Eles podem chegar, por exemplo, quando você toma o sacramento ou quando sente uma inspiração do Espírito Santo para melhorar a si mesmo ou servir ao próximo. Ao procurar essas oportunidades e aproveitá-las fazendo mudanças rapidamente, você convidará o poder redentor do Senhor em sua vida. Para ajudá-lo a compreender a resistência dos nefitas às tentativas do Senhor para redimi-los, leia Mórmon 3:9–10 e identifique qual foi a reação deles às múltiplas vitórias sobre os lamanitas. (Ao ler, pode ser útil lembrar que o verbo vingar no versículo 9 significa ir à desforra.)

Como os nefitas reagiram após suas vitórias sobre os lamanitas? Leia Mórmon 3:11–13 e veja como Mórmon reagiu ao juramento de vingança do exército.

Mórmon vinha comandando os exércitos nefitas há mais de 30 anos, apesar da grande iniquidade do povo. O que a recusa de Mórmon em comandar o exército naquela ocasião nos ensina sobre a gravidade do desejo de vingança?

Leia Mórmon 3:14–16 e assinale trechos que mostrem o que o Senhor ensinou a Mórmon sobre a vingança (ou o desejo de vingança). Uma verdade que aprendemos com esses versículos é que o Senhor nos proíbe de buscar vingança.

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Você já sentiu vontade de se vingar de alguém por algo que lhe fez? A seu ver, por que essa reação é ruim ou perigosa? Quem você acha que seria mais prejudicado por seu desejo de vingança?

    2. Por que devemos deixar o julgamento e a vingança nas mãos do Senhor em vez de procurarmos fazer justiça com as próprias mãos?

Embora saibamos que devemos deixar de lado os sentimentos de vingança e tenhamos o desejo de fazê-lo, muitas vezes é difícil superar esses sentimentos quando surgem. Ao ler os seguintes conselhos do Presidente James E. Faust, da Primeira Presidência, sublinhe trechos que possam ajudá-lo a saber o que fazer para vencer os sentimentos de vingança quando se deparar com eles:

Imagem
Presidente James E. Faust

“Precisamos reconhecer os nossos sentimentos de raiva. É preciso humildade para fazer isso, mas se nos ajoelharmos e pedirmos ao Pai Celestial que nos conceda a disposição de perdoar, Ele nos ajudará. O Senhor exige que ‘perdoemos todos os homens’ [D&C 64:10] para o nosso próprio bem, porque ‘o ódio retarda o crescimento espiritual’ [Orson F. Whitney, Gospel Themes, 1914, p. 144]. Somente quando nos livramos do ódio e da amargura é que o Senhor pode consolar nosso coração. (…)

Quando sofremos uma tragédia, não devemos reagir buscando vingança pessoal, mas, sim, deixar que a justiça siga seu curso e depois esquecer. Não é fácil esquecer e tirar de nosso coração os ressentimentos que o afligem. O Salvador ofereceu a todos nós uma paz preciosa por meio de Sua Expiação, mas só podemos alcançá-la se estivermos dispostos a eliminar os sentimentos negativos de raiva, rancor ou vingança. Para todos nós que perdoamos ‘aqueles que transgrediram contra nós’ [Tradução de Joseph Smith, Mateus 6:13], mesmo aqueles que cometeram crimes graves, a Expiação proporciona alguma paz e consolo” (“O Poder de Cura do Perdão”, A Liahona, maio de 2007, p. 69).

Reflita sobre como você pode aplicar esse conselho de abandonar qualquer rancor, raiva ou sentimento desagradável que porventura tenha em relação aos outros.

Depois de se recusar a comandar os exércitos nefitas, Mórmon voltou sua atenção para escrever para aqueles que leriam suas palavras nos últimos dias. Ele queria que cada um de nós se arrependesse e se preparasse para “comparecer perante o tribunal de Cristo” (ver Mórmon 3:18–22).

Leia Mórmon 4:1–2 e identifique o que aconteceu com o exército nefita ao buscar vingar-se dos lamanitas. Leia Mórmon 4:4 e identifique por que os exércitos nefitas não prevaleceram (venceram). Leia Mórmon 4:5 e identifique quaisquer verdades sobre os resultados da persistência na iniquidade. O que você encontrou?

Uma das verdades que você pode ter visto é que os julgamentos de Deus sobrevieram aos iníquos. Com frequência “é pelos iníquos que são os iníquos punidos” (Mórmon 4:5). Os iníquos rejeitam o auxílio de Deus e recusam-se a buscar Sua proteção divina. Leia Mórmon 4:11–14, 18  e identifique como os juízos de Deus recaíram sobre os nefitas.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, responda às seguintes perguntas:

    1. Em sua opinião, qual é a parte mais triste da situação dos nefitas em Mórmon 3–4?

    2. Como as doutrinas ou verdades que você estudou até hoje podem estar inter-relacionadas? (Reflita sobre a relação entre o arrependimento, a vingança e os julgamentos de Deus.)

Pondere o que o Senhor gostaria que você fizesse para aplicar essas verdades.

Mórmon 5–6

Mórmon decide comandar de novo o exército nefita, mas os lamanitas vencem; Mórmon lamenta a destruição de seu povo

Existe diferença entre a dor resultante da morte de alguém que tenha levado uma vida justa e a de alguém que morreu após uma vida de iniquidade? A seu ver, qual é a diferença?

Depois de se recusar por mais de 13 anos a comandar os exércitos nefitas, Mórmon reassumiu o comando. No entanto, ele comandou-os sem esperança, pois as pessoas se recusavam a se arrepender e a invocar a ajuda do Senhor. Depois de repelir algumas ondas de ataques lamanitas, os nefitas fugiram. Aqueles que não conseguiram fugir rápido o suficiente foram destruídos. Mórmon escreveu uma carta ao rei dos lamanitas pedindo que desse tempo para que os nefitas se reunissem para uma batalha final (ver Mórmon 5:1–7; 6:1–6).

Leia Mórmon 6:7–11 e tente compreender a tristeza de Mórmon ao presenciar a destruição de seu povo. A seu ver, por que a morte pode causar medo àqueles que estão vivendo em iniquidade?

  1. Leia Mórmon 6:16–22 e responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Por que os profetas, líderes e pais nos incentivam ao arrependimento com tanta diligência?

    2. De que maneira a esperança do abraço do Senhor ajuda você a se arrepender? (Ver Mórmon 6:17.)

Pondere se há algo em sua vida que leve o Senhor a desejar que você se arrependa. Você pode escrever sobre isso em seu diário pessoal e traçar metas para conseguir arrepender-se.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Mórmon 3–6 e completei esta lição em (data).

    Perguntas adicionais, pensamentos e ideias que gostaria de compartilhar com meu professor: