Seminário
Unidade 29: Dia 2, Mórmon 9


Unidade 29: Dia 2

Mórmon 9

Introdução

Morôni terminou o registro de seu pai exortando aqueles que não creem em Jesus Cristo a voltarem-se para Deus por meio do arrependimento. Ele ensinou que Deus é um Deus de milagres e que não muda. Ensinou também que os milagres só cessam quando as pessoas deixam de ter fé. Incentivou todos os homens a orarem ao Pai em nome de Jesus Cristo para receber as coisas de que precisam.

Mórmon 9:1–6

Morôni convida aqueles que não creem em Jesus Cristo a se arrepender

Imagine o que você pensaria e sentiria se fosse entrar na presença de Deus hoje. A seu ver, como os iníquos se sentiriam na presença Dele? Leia Mórmon 9:1–5 e observe que Morôni descreveu o que acabará por acontecer quando as pessoas que escolheram não crer em Jesus Cristo forem finalmente levadas à presença de Deus.

O Presidente Joseph Fielding Smith explicou que muitas pessoas creem erroneamente que vão se sentir à vontade na presença de Deus mesmo que não tiverem se arrependido de seus pecados:

Imagem
Presidente Joseph Fielding Smith

“Não pode haver salvação sem arrependimento. O homem não pode entrar no reino de Deus com seus pecados. Seria muito incoerente um homem ir à presença do Pai e habitar na presença de Deus com seus pecados. (…)

Penso que há um grande número de pessoas na Terra, muitas delas talvez na Igreja — pelo menos algumas — que têm a ideia de que podem passar esta vida como bem lhes aprouver, violando os mandamentos do Senhor e que, mesmo assim, um dia, chegarão a Sua presença. Pensam que vão arrepender-se, talvez no mundo espiritual.

Elas deveriam ler estas palavras de Morôni: ‘Supondes que habitareis com ele, [Cristo], tendo a consciência de vossa culpa? Supondes que podereis ser felizes habitando com aquele santo Ser, quando vossa alma está atormentada pela consciência da culpa de haverdes sempre violado Suas leis?

‘Eis que eu vos digo que seríeis mais miseráveis habitando com um Deus santo e justo, conscientes de vossa imundície perante ele, do que se habitásseis com as almas condenadas, no inferno. Pois eis que quando fordes levados a ver vossa nudez perante Deus e também a glória de Deus e a santidade de Jesus Cristo, uma chama de fogo inextinguível acender-se-á em vós’ [Mórmon 9:3–5]” (Doutrinas de Salvação, comp. por Bruce R. McConkie, 3 volumes [tradução atualizada] [1954–1956], vol. 2, pp. 195–196).

  1. Responda à seguinte pergunta em seu diário de estudo das escrituras: A seu ver, por que é errado adiar o arrependimento nesta vida, acreditando que é possível arrepender-se na próxima vida? (Você pode usar o que aprendeu em Mórmon 9:1–5; Alma 12:14; e Alma 34:32–34 em sua resposta.)

Leia Mórmon 9:6 para saber o que os “descrentes” precisam fazer para evitar a angústia descrita por Morôni. Se desejar, marque as palavras de Mórmon 9:6 que descrevem a condição das pessoas que se voltam para Deus e Lhe pedem perdão. Com esse versículo aprendemos: Se nos arrependermos e invocarmos a Deus, estaremos sem mancha ao entrarmos em Sua presença. Você pode marcar esse princípio em seu diário de estudo das escrituras.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva algumas frases que expressem como você imagina que se sentiria na presença de Deus se soubesse que tinha se tornado puro e imaculado por meio da Expiação do Salvador.

Por meio do arrependimento e da retidão, você pode se preparar para se sentir à vontade na presença de Deus. Pondere a coisa mais importante que você acha que pode fazer agora para estar preparado para o encontro com Deus.

Mórmon 9:7–20

Morôni declara que Deus realiza milagres e responde às orações dos fiéis

Imagem
Cristo Cura um Cego

Você já testemunhou ou vivenciou um milagre? Escreva sua definição da palavra milagre:

Consulte a palavra milagre no Guia para Estudo das Escrituras para esclarecer ou aprofundar sua definição. Em sua opinião, por que algumas pessoas hoje não creem em milagres?

Conforme registrado em Mórmon 9:7–8, Morôni escreveu para pessoas nos últimos dias que negariam que Deus vive, que Ele dá revelações e que derrama dádivas sobre os fiéis. Morôni ensinou com eloquência que há um Deus e que Ele é o mesmo “ontem, hoje e para sempre” (Mórmon 9:9). Ele continua a fazer milagres entre os fiéis de todas as épocas. Leia Mórmon 9:9–11, 15–19 e identifique o que Morôni ensinou sobre a natureza de Deus a fim de ajudar as pessoas a crer que Deus ainda faz milagres.

  1. Em seu diário de estudo das escrituras, escreva o que você aprendeu em Mórmon 9:9–11, 15–19 sobre a natureza de Deus. Escreva também sua resposta à seguinte pergunta: O que esses versículos lhe ensinam sobre a vontade e a capacidade de Deus de realizar milagres na vida das pessoas hoje em dia?

Leia Mórmon 9:20 e procure razões para algumas pessoas não vivenciarem milagres.

As palavras de Morôni registradas em Mórmon 9:9–19 ensinam este princípio: Como Deus é imutável, faz milagres de acordo com a fé de Seus filhos. Você pode escrever esse princípio ao lado de Mórmon 9:19–20 em suas escrituras.

Podemos vivenciar o poder milagroso de Deus em muitos aspectos de nossa vida. Depois de estudar alguns grandes milagres descritos nas escrituras, a irmã Sydney S. Reynolds, que serviu na presidência geral da Primária, ensinou:

“Tão importantes quanto esses ‘milagres extraordinários’ são os pequenos ‘milagres particulares’ que ensinam cada um de nós a ter fé no Senhor. Tais milagres acontecem quando reconhecemos os sussurros do Espírito e damos ouvidos a eles em nossa vida diária. (…)

Creio que todos nós podemos prestar testemunho desses pequenos milagres. Conheço crianças que oram pedindo ajuda para encontrar uma coisa perdida, e encontram-na. Conheço jovens que se armam de coragem para serem testemunhas de Deus e sentem Sua mão e Seu auxílio. Conheço amigos que pagam o dízimo, usando todo o dinheiro que têm, e depois conseguem pagar suas mensalidades ou aluguel, ou comprar comida para toda a família. Podemos contar experiências de orações que foram atendidas e de bênçãos do sacerdócio que proporcionaram coragem, consolo e saúde. Esses milagres diários fazem-nos conhecer a mão do Senhor em nossa vida” (“Um Deus de Milagres”, A Liahona, julho de 2001, p. 12).

  1. Escreva em seu diário de estudo das escrituras sobre uma experiência vivida por você ou algum conhecido seu que confirme que Deus ainda é um Deus de milagres hoje.

Mórmon 9:21–37

Morôni ensina sobre a oração e sobre o propósito do registro nefita

Imagem
menina orando

Você consegue se lembrar de um momento em que sentiu que o Pai Celestial lhe deu a ajuda de que precisava por ter orado? Leia Mórmon 9:21 e procure saber o que Morôni ensinou sobre pedir ajuda ao Pai Celestial em oração.

Leia a seguinte declaração e identifique o significa orar em nome de Cristo: “Oramos em nome de Cristo quando nossa mente é a mente de Cristo e nossos desejos são os desejos de Cristo — quando Suas palavras estiverem em nós (João 15:7). Em seguida pedimos coisas que Deus pode conceder-nos. Muitas orações permanecem sem resposta porque não estão absolutamente em nome de Cristo; em nada representam Sua mente, mas brotam do egoísmo do coração do homem” (Dicionário Bíblico, em inglês, “Prayer” [Oração]).

Tendo em mente o que acabou de ler, pense em suas próprias orações. O que você pode fazer para orar mais plenamente em nome de Jesus Cristo?

Para dar um exemplo de pessoas que acreditaram no Salvador e conseguiram operar milagres, Morôni citou o que Jesus Cristo ensinou a Seus discípulos nefitas. Conforme registrado em Mórmon 9:22–25, o Salvador mandou Seus discípulos irem por todo o mundo e pregarem o evangelho e prometeu que “sinais seguirão os que crerem” (Mórmon 9:24). Em seguida, Morôni continuou seus ensinamentos sobre a oração.

  1. Leia Mórmon 9:27–29 e identifique o que Morôni ensinou sobre a maneira como devemos orar com fé. Escreva o que identificar em seu diário de estudo das escrituras. Em seguida, escreva algumas frases que descrevem como você pode usar um desses ensinamentos para melhorar suas orações.

Você pode escrever o seguinte princípio em suas escrituras ao lado de Mórmon 9:27: Se orarmos com fé ao Pai Celestial em nome de Jesus Cristo, Ele nos concederá bênçãos que nos ajudarão a operar nossa salvação.

Ao encerrar suas palavras, Morôni expressou preocupação de que algumas pessoas nos últimos dias rejeitariam o Livro de Mórmon por causa das imperfeições de seus autores (ver Mórmon 9:30–34). Leia Mórmon 9:35–37 e identifique o que Morôni declarou a respeito dos propósitos do Livro de Mórmon.

Pense em como o surgimento do Livro de Mórmon demonstra que Deus é um Deus de milagres e que responde às orações.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Mórmon 9 e completei esta lição em (data).

    Perguntas adicionais, pensamentos e ideias que gostaria de compartilhar com meu professor: