Seminário
Unidade 32: Dia 3, Morôni 10:1–7, 27–29


Unidade 32: Dia 3

Morôni 10:1–7, 27–29

Introdução

Morôni exortou os lamanitas e todos os outros que viessem a ler seu testemunho a aprender por si mesmos a veracidade de suas palavras perguntando a Deus. Ensinou que o testemunho do Livro de Mórmon e de Jesus Cristo viria pelo poder do Espírito Santo. Morôni declarou com audácia que se encontraria com seus leitores perante o tribunal de Deus, onde Ele confirmaria a veracidade das palavras dele.

Morôni 10:1–7

Morôni nos exorta a adquirir um testemunho do Livro de Mórmon e de Jesus Cristo

Estude as lições introdutórias sobre o Livro de Mórmon na unidade 1 deste manual. Lembra-se do propósito da pedra angular num arco e como ela se relaciona ao Livro de Mórmon? Consulte a introdução do Livro de Mórmon (que se encontra no início do livro) e leia a afirmação do Profeta Joseph Smith no sexto parágrafo.

Imagem
arco com pedra angular

O Profeta Joseph Smith descreveu o Livro de Mórmon como a “pedra fundamental” de nossa religião, ou seja, nosso testemunho do Livro de Mórmon apoia e fortalece nosso testemunho de todas as verdades do evangelho restaurado. Leia o último parágrafo da introdução do Livro de Mórmon e procure as verdades que uma pessoa pode conhecer ao adquirir um testemunho do Livro de Mórmon. Assim como a pedra angular permite que o arco se mantenha de pé, de que maneira seu testemunho é edificado e fortalecido pelo Livro de Mórmon?

Cerca de 1.400 anos antes de Joseph Smith receber as placas de ouro, Morôni concluiu o registro de seu pai escrevendo sua exortação final para aqueles que receberiam o Livro de Mórmon nos últimos dias (ver Morôni 10:1–2). A palavra exortação significa incentivar firmemente alguém. Morôni usou essa palavra oito vezes no capítulo final do Livro de Mórmon. Exortou todos os que recebessem o Livro de Mórmon a buscar um testemunho de sua veracidade e divindade.

Leia Morôni 10:3–4 e identifique as coisas que Morôni disse que devemos fazer para adquirir um testemunho do Livro de Mórmon. Se desejar, marque-as em suas escrituras. Estude as informações a seguir sobre cada coisa que Morôni disse que devemos fazer:

“[Ler] estas coisas”

O primeiro passo para adquirir um testemunho da veracidade do Livro de Mórmon é lê-lo. O Élder Tad R. Callister, da Presidência dos Setenta, contou como uma jovem se beneficiou ao ler o Livro de Mórmon inteiro:

“Uma moça de quatorze anos de idade (…) disse que estivera conversando sobre religião com uma de suas amigas da escola. A amiga perguntou: ‘A que religião você pertence?’

Ela respondeu: ‘A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ou mórmons’.

A amiga replicou: ‘Conheço essa Igreja, e sei que não é verdadeira’.

‘Como você sabe?’ foi a resposta.

‘Porque’, disse a amiga, ‘pesquisei a respeito dela.’

‘Você já leu o Livro de Mórmon?’

‘Não’, foi a resposta. ‘Não li.’

Ao que a jovem respondeu com doçura: ‘Então, você não pesquisou a minha Igreja, porque eu li todas as páginas do Livro de Mórmon e sei que é verdadeiro’” (“O Livro de Mórmon — Um Livro de Deus”, A Liahona, novembro de 2011, p. 74).

A seu ver, por que a leitura do Livro de Mórmon é necessária para a aquisição de um testemunho de sua veracidade?

“[Lembrar] quão misericordioso tem sido o Senhor”

O próximo passo no processo é “[lembrar] quão misericordioso tem sido o Senhor”. Recordar as misericórdias do Senhor em nossa vida pode enternecer nosso coração e nos preparar para receber o Espírito Santo. Pense em ocasiões em que você sentiu a misericórdia do Senhor em sua vida.

No início do Livro de Mórmon, Néfi declarou que por meio de seus escritos ele nos mostraria exemplos da terna misericórdia do Senhor (ver 1 Néfi 1:20). No fim do Livro de Mórmon, Morôni pediu que nos lembrássemos das misericórdias do Senhor para conosco (ver Morôni 10:3). Você pode anotar a referência remissiva de 1 Néfi 1:20 ao lado de Morôni 10:3.

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. Que evidências da misericórdia do Senhor você já presenciou em sua vida?

    2. Em sua opinião, como o fato de recordar a misericórdia do Senhor ajuda alguém a receber um testemunho do Livro de Mórmon?

O fato de recordar a misericórdia do Senhor para com os outros e nós mesmos pode nos preparar para ponderar a mensagem do Livro de Mórmon para nós.

“[Meditar] sobre isto em vosso coração”

O próximo passo ensinado por Morôni é “[meditar] sobre isto [no] coração”. O Élder Marvin J. Ashton, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou como a reflexão pode nos ajudar a receber o Espírito Santo em nossa vida:

Imagem
Élder Marvin J. Ashton

“Quando estudo as escrituras, sinto-me desafiado e tocado pelo verbo meditar, usado com bastante frequência no Livro de Mórmon. Os dicionários dizem que meditar significa examinar mentalmente, refletir profundamente, ponderar, deliberar. (…) Morôni empregou esse termo ao encerrar seu registro [ver Morôni 10:3].

Ao meditarmos, damos ao Espírito a oportunidade de inspirar e guiar. A meditação é um forte elo entre o coração e a mente. Ao lermos as escrituras, nosso coração e nossa mente são tocados. Se usarmos o dom de meditar, poderemos avaliar essas verdades eternas e perceber como incorporá-las em nossos atos cotidianos. (…)

A meditação é uma atividade mental progressiva. É uma dádiva grandiosa para aqueles que aprenderam a tirar proveito dela. Encontraremos compreensão, discernimento e aplicações práticas se usarmos o dom da meditação” (“There Are Many Gifts”, Ensign, novembro de 1987, p. 20).

Imagem
rapaz lendo
  1. Responda a uma das seguintes perguntas (ou a ambas) em seu diário de estudo das escrituras:

    1. De que maneira a meditação durante o estudo do Livro de Mórmon já o ajudou a sentir o Espírito Santo?

    2. Ao estudar as escrituras, o que você pode fazer para meditar de modo mais consistente e eficaz?

“[Perguntar] com um coração sincero e com real intenção, tendo fé em Cristo”

Quando as pessoas “[oram] sinceramente e com real intenção”, isso quer dizer que elas “[têm] a intenção de colocar em prática a resposta que receberem de Deus” (Pregar Meu Evangelho, 2004, p. 115).

Um homem chamado Rodolfo Armando Pérez Bonilla aprendeu a importância de orar com real intenção. Foi batizado aos nove anos de idade, mas sua família não era ativa na Igreja. Ao chegar à adolescência, começou a pensar no evangelho e teve a seguinte experiência:

“Às vezes orava para saber o que era certo, mas tratava-se mais de um pensamento passageiro do que uma pergunta sincera. Então, certa noite decidi orar com ‘real intenção’.

Eu disse ao Pai Celestial que desejava conhecê-Lo e fazer parte de Sua Igreja verdadeira. Prometi: ‘Se me mostrares que Joseph Smith é um profeta verdadeiro e que o Livro de Mórmon é verdadeiro, farei tudo o que desejares de mim. Se A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias for a igreja verdadeira, eu a seguirei e jamais a deixarei’.

Não tive nenhuma manifestação espetacular, mas me senti em paz e fui dormir. Várias horas depois acordei com um pensamento bem nítido: ‘Joseph Smith é um profeta verdadeiro, e o Livro de Mórmon é verdadeiro’. Esse pensamento veio acompanhado de uma paz indescritível. Adormeci de novo e mais tarde acordei com o mesmo pensamento e sentimento.

Desde esse dia, nunca mais duvidei que Joseph Smith fosse um profeta verdadeiro. Sei que esta é a obra do Salvador e que o Pai Celestial responderá a nossas súplicas sinceras” (“Como Eu Sei”, A Liahona, outubro de 2011, p. 64).

  1. Pense no quanto você deseja ter um testemunho forte da veracidade do Livro de Mórmon. Escreva em seu diário de estudo das escrituras algumas coisas que você já fez para adquirir um testemunho do Livro de Mórmon. Em seguida, escreva o que você pode fazer para adquirir um testemunho mais forte do Livro de Mórmon.

Imagem
moça orando

Leia Morôni 10:4 e identifique o que Morôni testificou que Deus faria por aqueles que seguissem esse processo de ler, lembrar, meditar e perguntar. Você pode marcar essa promessa em suas escrituras. (Morôni 10:4–5 é uma passagem de domínio das escrituras.)

Leia Morôni 10:5–7 e identifique o que mais Morôni prometeu que podemos saber por meio do Espírito Santo.

Um princípio que podemos aprender com Morôni 10:3–7 é: Se buscarmos com fé, poderemos receber um testemunho do Livro de Mórmon e de Jesus Cristo por meio do Espírito Santo. Você pode escrever isso em suas escrituras ao lado desses versículos.

  1. Faça o seguinte em seu diário de estudo das escrituras.

    1. Registre como o empenho de ler, lembrar, meditar e orar neste ano fortaleceu seu testemunho do Livro de Mórmon e as verdades que ele ensina ou como ajudou você a adquirir um testemunho dele.

    2. Pense numa ocasião em que você sentiu o Espírito Santo testificar para você da veracidade do Livro de Mórmon ou de outra verdade do evangelho. É importante lembrar que a maioria das revelações não chega de maneira espetacular. A maioria das pessoas sente inspirações serenas e sutis do Espírito Santo, como uma sensação cálida e tranquila ou uma confirmação da verdade. O Espírito também pode testificar das verdades do evangelho linha sobre linha, ajudando-nos a aprender as verdades gradualmente ao longo do tempo. Escreva sobre uma ocasião em que você sentiu o testemunho confirmador do Espírito Santo.

Morôni 10:27–29

Morôni testificou que nos veria no tribunal de Deus

Leia Morôni 10:27–29 e pense em como esses versículos ensinam a seguinte verdade: Aqueles que receberem o Livro de Mórmon responderão a Deus pela maneira como o trataram. Imagine que você tenha a oportunidade de encontrar-se com Morôni no tribunal de Deus. Pense no que diria a ele sobre o Livro de Mórmon e como ele influenciou sua vida.

Imagem
ícone de domínio das escrituras
Domínio das Escrituras — Morôni 10:4–5

Caso memorize Morôni 10:4–5, isso será de grande valia para levar a mensagem do Livro de Mórmon às pessoas. Pense na possibilidade de reservar um pouco de tempo agora para decorar essa passagem palavra por palavra. Uma estratégia é lê-la em voz alta várias vezes. Em seguida, escreva-a palavra por palavra três vezes numa folha ou em seu diário de estudo das escrituras. Quando terminar, veja se consegue recitar esses versículos de cor.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Morôni 10:1–7, 27–29 e completei esta lição em (data).

    Perguntas adicionais, pensamentos e ideias que gostaria de compartilhar com meu professor: