Seminário
Unidade 32: Dia 4, Morôni 10:8–26, 30–34


Unidade 32: Dia 4

Morôni 10:8–26, 30–34

Introdução

Depois de ensinar sobre como adquirir um testemunho da veracidade de todas as coisas por meio do Espírito Santo, Morôni exortou aqueles que lessem suas palavras a reconhecer e receber dons espirituais. Morôni encerrou o registro do Livro de Mórmon exortando todos a virem a Jesus Cristo, a se apegarem a toda boa dádiva que Ele oferece e a serem aperfeiçoados Nele.

Morôni 10:8–26

Morôni ensina sobre os dons do Espírito e seu propósito na obra do Senhor

Pense numa ocasião em que o Pai Celestial o abençoou para conseguir fazer algo que não poderia ter feito sozinho. Em seu último capítulo, Morôni prestou testemunho do auxílio e da força que o Senhor pode nos proporcionar. Leia Morôni 10:8 e procure o trecho que descreve os dons ou as bênçãos espirituais que o Pai Celestial concede a Seus filhos fiéis.

Os “dons de Deus” mencionados por Morôni em Morôni 10:8 também são conhecidos como “dons do Espírito” ou “dons espirituais”. Você pode marcar a expressão “dons de Deus” em suas escrituras. Escreva a seguinte verdade em suas escrituras ao lado de Morôni 10:8: Deus concede dons do Espírito para o benefício de Seus filhos. O verbo “beneficiar” significa favorecer ou ajudar.

Leia Morôni 10:9–16 e marque cada dom espiritual mencionado por Morôni. É importante saber que os dons espirituais citados por Morôni não passam de alguns exemplos dos muitos dons espirituais existentes. O Élder Marvin J. Ashton, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou que “Deus conferiu a cada um de nós um ou mais talentos especiais”:

Imagem
Élder Marvin J. Ashton

“A meu ver, uma das maiores tragédias da vida é quando uma pessoa acha que não possui talentos ou dons. (…) Se concluirmos que não temos dons ao nos julgarmos pela estatura, a inteligência, as notas escolares, as riquezas materiais, a posição social ou a aparência externa estaremos sendo não só injustos, mas também insensatos. (…)

(…) De modo aleatório, citarei alguns dons que, apesar de nem sempre serem evidentes ou notados, são muito importantes. Entre esses dons podem estar os seus — dons não tão visíveis, mas ainda assim reais e valiosos.

Examinemos alguns desses dons menos perceptíveis: o dom de pedir; o dom de ouvir; o dom de escutar e acatar a voz mansa e delicada; o dom de chorar; o dom de evitar contendas; o dom de ser agradável; o dom de evitar vãs repetições; o dom de buscar a retidão; o dom de não julgar; o dom de buscar a orientação de Deus; o dom de ser discípulo; o dom de se importar com o próximo; o dom de ser capaz de ponderar; o dom de orar; o dom de prestar um testemunho vigoroso; e o dom de receber o Espírito Santo.

Devemos lembrar que a todo homem é concedido um dom pelo Espírito de Deus [ver D&C 46:11–12]. Temos o direito e a responsabilidade de aceitar nossos dons e partilhá-los. Os dons e poderes de Deus estão ao alcance de todos nós” (“There Are Many Gifts”, Ensign, novembro de 1987, p. 20).

Leia Morôni 10:17 e observe o ensinamento de Morôni de que todos os membros fiéis da Igreja possuem pelo menos um dom espiritual (ver também D&C 46:11). O Élder Robert D. Hales, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou que “os dons do Espírito (…) ajudarão todos nós a alcançarmos a meta da vida eterna.

Imagem
Élder Robert D. Hales

“Esses dons do Espírito estão circunscritos no dom do Espírito Santo. O Espírito Santo é o terceiro membro da Trindade eterna e é identificado como o Espírito Santo. O Espírito Santo é um dom de Deus que nos ajuda a tomar as decisões que nos permitirão encontrar e cumprir nossa missão. (…)

Nestes últimos dias, foi-nos concedido um entendimento dos dons do Espírito por revelação, que se encontra na seção 46 de Doutrina e Convênios. A Seção 46 identifica, da seguinte maneira, dons específicos do Espírito Santo:

‘Pois a todos não são dados todos os dons; pois há muitos dons e a cada homem é dado um dom pelo Espírito de Deus’ (v. 11).

Foi-nos indicado claramente que todos nós temos um dom ou vários. Será que sabemos qual dom nos foi concedido? Estamos tentando descobrir quais são nossos dons?” (“Gifts of the Spirit”, Ensign, fevereiro de 2002, p. 12).

  1. Pense nos dons espirituais que você recebeu de Deus e depois responda a duas das seguintes perguntas (ou a todas elas) em seu diário de estudo das escrituras:

    1. De que maneira você já se beneficiou com os dons do Espírito que recebeu?

    2. Que exemplos de dons espirituais você vê na Igreja hoje?

    3. Como você pode usar seus dons espirituais para abençoar outras pessoas? De que maneira sua vida já foi abençoada por dons alheios?

Pense em como os dons espirituais se manifestaram claramente no surgimento do Livro de Mórmon. Nos espaços abaixo, identifique os dons espirituais visíveis na vida de Joseph Smith, conforme mostrados em cada imagem:

Imagem
Primeira Visão

Morôni 10:11

Imagem
Morôni Aparece a Joseph Smith em Seu Quarto

Morôni 10:14

Imagem
Joseph Smith Recebe as Placas de Ouro

Morôni 10:16

Morôni prestou testemunho de que precisamos ter fé para receber dons espirituais. Ele ensinou que Deus “opera com poder, de acordo com a fé dos filhos dos homens, o mesmo hoje e amanhã e para sempre” (Morôni 10:7). Leia Morôni 10:19, 24 e identifique o que impede as pessoas de receber e reconhecer os dons espirituais.

  1. Escreva em seu diário de estudo das escrituras por que você acha que as pessoas descrentes não conseguem reconhecer ou receber o poder e os dons de Deus.

Leia Morôni 10:20–23. Identifique o que Morôni ensinou sobre os importantes dons da fé, da esperança e da caridade. Ele testificou que o dom espiritual da fé leva a uma bênção maravilhosa. Consulte o versículo 23 para encontrar essa bênção. Observe que a palavra conveniente significa “desejável” e a frase “todas as coisas que me são convenientes” pode significar “todas as coisas que eu desejar que faças”. Você pode marcar a frase em Morôni 10:23 que ensine o seguinte princípio: Se tivermos fé, conseguiremos fazer o que o Pai Celestial deseja que façamos.

  1. Para ajudar você a reconhecer como esse princípio já se cumpriu ou pode cumprir-se em sua vida, escreva algumas frases em seu diário de estudo das escrituras em resposta a uma das seguintes frases (ou a ambas):

    1. Vivenciei a promessa feita em Morôni 10:23 quando …

    2. A promessa que se encontra em Morôni 10:23 pode me ajudar com …

  2. Pense nos dois princípios que você aprendeu em Morôni 10:8–26: Deus concede dons do Espírito para o benefício de Seus filhos. Se tivermos fé, conseguiremos fazer o que o Pai Celestial deseja que façamos. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. De que maneira o conhecimento desses dois princípios pode ajudar você neste momento em sua vida?

    2. De que maneira esses princípios podem ajudar você com oportunidades que poderão vir no futuro?

Morôni 10:30–34

Morôni encerra Seu registro convidando todos a virem a Cristo e serem aperfeiçoados Nele

Imagem
Presidente James E. Faust

Você acha possível ser perfeito nesta vida? O Presidente James E. Faust, da Primeira Presidência, explicou o mandamento de nos tornarmos perfeitos: “A perfeição é uma meta eterna. Embora não nos seja possível ser perfeitos na mortalidade, o empenho para isso é um mandamento que, por meio da Expiação, poderemos cumprir um dia” (“This Is Our Day”, Ensign, maio de 1999, p. 19).

Como o Presidente Faust ensinou, a perfeição é uma meta pela qual podemos trabalhar agora e alcançar na vida vindoura, com o auxílio do Senhor. Morôni concluiu seu testemunho ensinando o que podemos fazer para convidar o poder purificador do Salvador para nossa vida agora e para sermos, um dia, aperfeiçoados por meio de Sua Expiação.

  1. Faça o seguinte quadro em seu diário de estudo das escrituras:

    O que posso fazer

    O que Deus promete

    Leia Morôni 10:30–33 à procura (a) do que precisamos fazer para nos tornarmos puros e, por fim, perfeitos e (b) do que Deus promete fazer para nos ajudar. Registre o que você encontrar na respectiva coluna de seu quadro.

Escreva a seguinte afirmação abaixo do quadro em seu diário de estudo das escrituras ao lado de Morôni 10:32–33: Se nos achegarmos a Jesus Cristo, poderemos ser purificados e aperfeiçoados por meio de Sua Expiação.

Vir a Cristo é um processo para a vida toda. Começamos crendo Nele e depois buscando humildemente Sua influência em nossa vida. O processo continua quando aceitamos o evangelho, aceitamo-Lo como nosso Salvador, arrependemo-nos, fazemos convênio com Ele por meio das ordenanças do evangelho e perseveramos fielmente na obediência a Seus mandamentos no decorrer da vida. Em última análise, teremos vindo a Cristo quando tivermos nos tornado como Ele é. Aí poderemos viver com Ele nas eternidades.

O Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, resumiu o convite final de Morôni para virmos a Cristo, que se encontra em Morôni 10:30–33:

Imagem
Élder Jeffrey R. Holland

“O [testemunho final] de Morôni destaca a fé em Cristo, a esperança em Cristo, a caridade de Cristo, com a oração para que essas três grandiosas virtudes cristãs, esses três sublimes princípios cristãos, nos levem à pureza. (…)

A súplica final, conclusiva e solitária da pedra angular de nossa religião e do livro mais correto jamais escrito é que não toquemos em coisas impuras, que permaneçamos santos e sem manchas, que sejamos puros. E essa pureza só pode ser alcançada por meio do sangue do Cordeiro que tomou sobre Si nossas dores e carregou nossos pesares, o Cordeiro que foi ferido por nossas transgressões e moído por nossas iniquidades, o Cordeiro que foi desprezado e afligido, mas do Qual não fizemos caso (ver Mosias 14). (…)

Pureza — por meio do sangue do Cordeiro. Essa é a súplica do [Livro de Mórmon]” (“A Standard unto My People” [Simpósio do SEI sobre o Livro de Mórmon, 9 de agosto de 1994, p. 15, si.LDS.org).

Leia Morôni 10:32–33 e marque trechos que salientem que a única maneira pela qual podemos ser perfeitos é “em Cristo”. Isso significa que não podemos alcançar a perfeição sozinhos, precisamos valer-nos do poder e da graça da Expiação do Salvador. Pondere por que necessitamos da Expiação de Jesus Cristo para nos tornarmos puros e perfeitos. Você pode marcar trechos de Morôni 10:32–33 que você considere alentadores ao empenhar-se para ser puro e alcançar a meta eterna da perfeição.

Releia o que você escreveu abaixo de “O que posso fazer” no quadro em seu diário de estudo das escrituras. Escolha uma ação que lá aparece e reflita sobre como você pode ser mais diligente nessa área de sua vida.

Leia Morôni 10:34 e procure evidências da fé que Morôni tinha em Jesus Cristo e de sua esperança em alcançar a vida eterna. Nós também podemos ter fé e esperança ao fazermos da leitura do Livro de Mórmon um objetivo para toda a vida e aplicarmos as verdades ensinadas em suas páginas.

  1. Ao concluir este curso de estudo do Livro de Mórmon, responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras e esteja preparado para relatar suas respostas ao professor:

    1. Que diferença o estudo do Livro de Mórmon fez em sua vida neste ano?

    2. Que lições ou princípios ajudaram você a “vir a Cristo” e fortaleceram sua fé no Salvador?

    3. Qual é seu testemunho do Livro de Mórmon?

  2. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Morôni 10:8–26, 30–34 e completei esta lição em (data).

    Perguntas adicionais, pensamentos e ideias que gostaria de compartilhar com meu professor:

Imagem
Morôni Oculta as Placas no Monte Cumora