Seminário
Unidade 13: Dia 4, Mosias 25


Unidade 13: Dia 4

Mosias 25

Introdução

Conforme registrado em Mosias 25, o povo de Lími e os seguidores de Alma viajaram a Zaraenla para se unirem com segurança sob o domínio do rei Mosias. Ao se unirem, esses grupos de nefitas reconheceram a bondade de Deus e Seu poder para libertá-los. Eles também estabeleceram uma Igreja unificada. Ao estudar esta lição, você pode ser beneficiado ao pensar em como você tem visto a bondade de Deus em sua vida e as bênçãos por pertencer à verdadeira Igreja de Jesus Cristo.

Mosias 25:1–13

Aqueles que se reuniram em Zaraenla se unem e passam a ser chamados de nefitas

Leia a seguinte história sobre uma jovem que foi protegida por ouvir o Espírito Santo, durante uma caminhada com seu grupo de moças:

“No caminho de volta, eu estava com um grupo mais lento, cinco meninas e nosso líder. Eles estavam ocupados tirando fotos, então decidi seguir em frente. Enquanto eu descia a colina, ouvi uma vaca [que parecia estar morrendo]. Uma voz de advertência firme, mas silenciosa, disse: ‘Volte’. Quase a ignorei, mas ela veio de novo. Dessa vez, escutei e voltei ao grupo. Quando começamos a descer, vimos dois enormes touros negros subindo veloz e ferozmente a encosta. O maior deles começou a patear o chão, ao nos encarar. (…) Ficamos extremamente assustadas, mas nosso líder do sacerdócio distraiu a atenção dele, e conseguimos passar por cima de uma cerca, para nossa segurança.

Quando voltamos ao acampamento, dei-me conta de que, se não tivesse dado ouvidos ao aviso do Espírito, eu poderia ter me ferido gravemente ou até morrido. Eu sabia que o Pai Celestial Se importava comigo pessoalmente e me protegera. Sinto-me muito grata ao Senhor por aquele alerta. Isso fortaleceu meu testemunho e fez-me sentir mais amor pelo Senhor” (Marissa W.,“Turn Back”, New Era, novembro de 2010, p. 47)

Como ouvir ou ler as experiências de outras pessoas que ilustram a bondade e o poder de Deus na vida delas o fortalece?

Imagem
diagrama de viagens

Tendo o povo de Lími e o povo de Alma se unido ao povo de Zarahemla, o rei Mosias fez com que os registros deles fossem lidos para todo o povo (ver Mosias 25:1–6). Examine Mosias 25:7, para saber como o povo do rei Mosias reagiu ao ouvir os relatos das interações de Deus com esses povos.

  1. Para cada um dos quatro versículos Mosias 25:8–11, registre em seu diário de estudo das escrituras a reação do povo ao ouvir o relato de seus irmãos. Por exemplo, em Mosias 25:8, quando viram aqueles que foram libertados da escravidão lamanita, as pessoas “encheram-se de grande alegria”.

    1. Mosias 25:8

    2. Mosias 25:9

    3. Mosias 25:10

    4. Mosias 25:11

Você pode escrever o seguinte princípio na margem de suas escrituras em Mosias 25:8–11: Ao estudarmos os relatos das interações de Deus com outros povos, podemos sentir alegria e gratidão pela bondade de Deus.

Pense em possíveis fontes das quais você poderia aprender com outras pessoas que vivenciaram a bondade de Deus. Essas fontes podem incluir as escrituras, a história da Igreja, as revistas da Igreja, os discursos de conferência geral, seus próprios registros familiares, as reuniões de testemunho e as aulas da Escola Dominical, do sacerdócio e das Moças. Pense em uma ocasião em que você aprendeu sobre a bondade de Deus em alguma dessas fontes. Em seguida, pondere suas respostas para as seguintes perguntas:

  • Já passei por alguma experiência em que o fato de aprender sobre a bondade de Deus para com os outros me ajudou a sentir alegria ou gratidão?

  • Quais são alguns dos possíveis efeitos, a longo prazo, se estudei regularmente experiências sobre a bondade de Deus em Suas interações com outras pessoas — seja nas escrituras ou em outras fontes?

Durante a próxima semana, você pode procurar em umas das fontes sugeridas uma história sobre a bondade de Deus que o encha de admiração, assombro, alegria ou gratidão. Você pode escrever em seu diário pessoal o que você aprendeu e como isso influenciou você. Também pode usar essa história em uma noite familiar para ensinar sua família sobre a bondade de Deus, ou compartilhar a história com sua classe de seminário ou com um amigo.

Mosias 25:14–24

Alma estabelece igrejas de Deus em toda a terra dos nefitas

Depois de Mosias ter terminado de falar ao povo e de ler os registros para eles, Alma lhes dirigiu a palavra. Leia Mosias 25:14–16 e identifique o que Alma ensinou. Escreva no manual as respostas para as seguintes perguntas:

  • De que maneira o que Alma ensinou serviria como um resumo adequado das experiências do povo de Lími, bem como dos seguidores de Alma?

  • Por que você acha que foi importante para o povo ouvir as palavras de Alma depois de ter ouvido a história do povo de Zênife?

Antes de continuar a ler Mosias 25, pense em uma ocasião em que você foi a uma ala ou um ramo da Igreja que não era a sua ala ou o seu ramo. Pense nas semelhanças que você notou entre sua ala ou seu ramo e aquela unidade que você visitou.

Leia Mosias 25:17–22 para saber como a Igreja era dirigida entre os nefitas na época de Alma. A referência a “igrejas” em Mosias 25:21 é semelhante à maneira pela qual nos referimos às alas e aos ramos na Igreja atualmente. Assim como nos dias de Alma, Deus chama líderes para dirigir Sua Igreja atualmente.

Imagem
reunião sacramental

Em Mosias 23:16 você aprendeu que Alma “foi o seu sumo sacerdote” e “o fundador da igreja deles” (Mosias 23:16). O Presidente Joseph Fielding Smith explicou: “O corpo principal dos nefitas, sob o rei Mosias segundo, ainda estava intacto na terra de Zaraenla. A referência declarando que Alma foi o fundador da igreja deles se refere apenas aos refugiados que fugiam da terra da primeira herança dos nefitas. No decorrer do tempo eles encontraram o caminho de volta para o corpo principal da Igreja e Alma foi consagrado como o sumo sacerdote sobre a Igreja em todas as terras ocupadas pelos nefitas” (Answers to Gospel Questions, comp. Joseph Fielding Smith Jr., 5 vols., 1957–1966, volume 3, pp. 39–40).

  1. Escreva respostas curtas para as seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras.

    1. De que maneira a Igreja dos nefitas se assemelha à Igreja atualmente?

    2. Por que você acha que é importante que os líderes fossem chamados por Alma, que tinha autoridade de Deus?

    3. Por que é importante que os líderes ensinem as mesmas verdades a todos os membros da Igreja no mundo todo?

Ao ler Mosias 25:23–24, procure frases que descrevam aqueles que se filiaram à Igreja de Cristo e que também descrevam os membros da Igreja do Senhor atualmente. Um princípio que aprendemos com esses versículos é: Ao tomarmos sobre nós o nome de Jesus Cristo e vivermos de modo condizente, o Senhor derrama Seu Espírito sobre nós.

  1. Escreva respostas para as seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras.

    1. De que maneira as frases em Mosias 25:23–24 que descrevem os membros da Igreja, que são nefitas, se aplicam igualmente aos membros da Igreja atualmente?

    2. Como a lembrança de que você tomou sobre si o nome de Jesus Cristo faz diferença em seus pensamentos e em suas escolhas diárias?

Observe em Mosias 25:24 que “o Senhor derramou seu Espírito sobre” Seu povo. O Élder Joseph B. Wirthlin, do Quórum dos Doze Apóstolos, salientou o valor do dom do Espírito Santo para os membros da Igreja:

Imagem
Élder Joseph B. Wirthlin

“O dom do Espírito Santo, que é o direito de receber a companhia constante do Espírito Santo, é obtido mediante a condição de fé em Cristo, arrependimento, batismo por imersão e a imposição de mãos por servos autorizados investidos do Sacerdócio de Melquisedeque. É o dom mais precioso que existe à disposição dos membros dignos da Igreja do Senhor.

(…) É a fonte do testemunho e dos dons espirituais. Ilumina a mente, enche nossa alma de alegria, ensina-nos todas as coisas e faz-nos lembrar de tudo o que aprendemos e esquecemos. O Espírito Santo também “[mostra-nos] todas as coisas que [devemos] fazer” [2 Néfi 32:5]” (“ O Indescritível Dom”, A Liahona, maio de 2003, p. 26).

  1. Responda às seguintes perguntas em seu diário de estudo das escrituras:

    1. De que forma sua participação na Igreja de Jesus Cristo o ajuda a sentir o Espírito?

    2. O que você pode fazer para aumentar sua fidelidade e suas ações justas, de modo a se sentir ainda mais próximo do Espírito?

Procure uma oportunidade de compartilhar com alguém como o dom do Espírito Santo tem abençoado sua vida. As bênçãos que você vivenciou por meio do Espírito Santo podem aumentar à medida que se esforçar para ser digno de Sua companhia.

  1. Escreva o seguinte no final das designações de hoje em seu diário de estudo das escrituras:

    Estudei Mosias 25 e completei essa lição em (data).

    Perguntas adicionais, pensamentos e ideias que gostaria de compartilhar com meu professor: