Preparação para o templo
Receber Ordenanças e Convênios do Templo


4

Receber Ordenanças e Convênios do Templo

“E sem suas ordenanças e a autoridade do sacerdócio, o poder da divindade não se manifesta aos homens na carne.” (D&C 84:21)

Objetivo

Ajudar os alunos a compreenderem a importância das ordenanças e convênios do templo.

Preparação

  1. Se disponível, passe o filme Juntos para Sempre. (Esse filme faz parte da coletânea Mensagens de Introdução ao Evangelho—53169 059.) A apresentação dura cerca de 27 minutos.

  2. Faça os preparativos necessários para que os alunos cantem “Mais Vontade Dá-me”. (Hinos, nº 75)

Apresentação da Lição

Convide uma pessoa para fazer a oração de abertura.

Pergunte aos alunos se têm alguma dúvida. Use todo o tempo necessário para responder a todas as perguntas da melhor maneira possível, seguindo a orientação do Espírito. Lembre-se de que alguns aspectos do trabalho do templo não devem ser debatidos fora dele.

No Templo, Recebemos Ordenanças e Fazemos Convênios

Explique aos alunos que no templo nós recebemos ordenanças que nos permitirão voltar à presença de Deus. Também fazemos convênios de viver as leis do evangelho. O material seguinte fornecerá informações a respeito de ordenanças e convênios em geral, assim como de ordenanças e convênios do templo em particular.

Ordenanças

Explique-lhes que ordenança é uma cerimônia sagrada que tem um significado e efeito espirituais.

Peça aos alunos que citem algumas ordenanças da Igreja. (Eles podem mencionar a bênção às criancinhas e a cerimônia de dar-lhes nome, batismo, confirmação, o sacramento, ordenanção ao sacerdócio e ordenanças do templo.)

Explique-lhes que as ordenanças realizadas pelo poder do sacerdócio são essenciais à nossa exaltação. É por meio dessas ordenanças que recebemos o poder de Deus em nossa vida.

Peça aos alunos que leiam Doutrina e Convênios 84:19–21.

• O que é necessário para que o poder da divindade se manifeste em nossa vida? (As ordenanças do Sacerdócio de Melquisedeque. O “sacerdócio maior” mencionado nesses versículos é o Sacerdócio de Melquisedeque.)

Peça aos alunos que abram na página 29 de Preparação para Entrar no Templo Sagrado. Peça a um deles que leia em voz alta a seguinte declaração:

“Quão importantes são as ordenanças para nós como membros da Igreja?

Vocês podem ser felizes, redimidos e exaltados sem elas? Resposta: Elas são mais do que aconselháveis ou desejáveis, ou mesmo necessárias. São até mais do que essenciais ou vitais. São cruciais para todos nós.”

“Fazemos convênios de doar daquilo que dispomos em termos de tempo, dinheiro e talento—tudo o que somos e tudo o que possuímos— para o benefício do reino de Deus na Terra.” (Preparação para Entrar no Templo Sagrado, p. 35.)

Convênios

Acentue que um convênio é um acordo sagrado entre Deus e uma pessoa ou grupo de pessoas. Deus estabelece condições específicas e promete abençoar-nos se obedecermos a essas condições. Quando decidimos não obedecer os convênios, não podemos receber as bênçãos, e, em alguns casos, sofremos a penalidade como conseqüência de nossa desobediência. As ordenanças salvadoras do sacerdócio são sempre acompanhadas por convênios.

• Que convênios vocês já fizeram com o Senhor? (Os alunos podem mencionar o convênio do batismo, que é renovado cada vez que tomamos o sacramento.)

• Que convênios fazemos quando somos batizados? (Ver Mosias 18:8–10; D&C 20:37.)

Acentue aos alunos que ao fazermos convênios com Deus, estamos expressando o desejo de servi-Lo e nossa disposição de obedecer a tudo o que Ele nos pedir. Em troca, Deus promete-nos muitas bênçãos maravilhosas. Devemos fazer e cumprir convênios para progredirmos no caminho da vida eterna.

Ordenanças e Convênios do Templo

Explique aos alunos que as ordenanças do templo incluem a investidura e os selamentos (casamento no templo e selamento dos pais aos filhos) tanto para vivos como pelos mortos. A ordenança do batismo pelos mortos, assim como outras ordenanças do sacerdócio, é realizada nos templos. Nas ordenanças do templo, fazemos solenes convênios de dedicar-nos a Deus e ajudarmos a edificar Seu reino na Terra.

O Élder James E. Talmage disse o seguinte a respeito dos convênios que fazemos na investidura:

“As ordenanças da investidura incluem certas obrigações por parte do indivíduo, tal como o convênio e promessa de observar a lei da perfeita virtude e castidade, de ser caritativo, benevolente, tolerante e puro; de devotar tanto os talentos como os meios materiais à propagação da verdade e enaltecimento da raça; de manter dedicação à causa da verdade; e de procurar, por todos os meios, contribuir para a grandiosa preparação, a fim de que a Terra esteja pronta para receber seu Rei—o Senhor Jesus Cristo. Junto com cada convênio e aceitação de cada obrigação, é pronunciada uma promessa de bênção, dependendo da fiel observância das condições.” (A Casa do Senhor, 2ª ed. São Paulo: A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, 1987, p. 75.)

Revise os convênios descritos até aqui e escreva-os no quadro-negro. Saliente que fazemos convênios de sermos justos e puros, e de dedicarmos tudo o que possuímos para a edificação do reino do Senhor. Leia a seguinte declaração:

“Somos um povo de convênios. Fazemos convênios de doar daquilo que dispomos em termos de tempo, dinheiro e talento—tudo o que somos e tudo o que possuímos—para o benefício do reino de Deus na Terra.” (Preparação para Entrar no Templo Sagrado, p. 35.)

• De que maneiras podemos doar “tudo o que somos e tudo o que possuímos” para o reino de Deus?

• O que às vezes impede os membros de doar tudo o que possuem para o reino do Senhor?

Você pode desejar prestar seu testemunho das bênçãos que recebeu por haver feito e cumprido os convênios do templo, ou pedir a outra pessoa que tenha recebido a investidura que preste testemunho.

Devemos Ser Fiéis aos Convênios que Fazemos no Templo

Explique aos alunos que o Senhor declarou: “A qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá”. (Lucas 12:48)

• Como acham que este versículo se aplica aos convênios que fazemos no templo?

Explique aos alunos que o Senhor estabeleceu as ordenanças e convênios do templo para que Seus filhos compreendessem o propósito da vida e se preparassem para as gloriosas oportunidades de vida eterna. Ao recebermos essas bênçãos, assumimos a responsabilidade de viver à altura desse maior conhecimento e oportunidades. Saliente que devemos ser fiéis aos convênios feitos no templo.

• Por que é tão importante que sejamos fiéis aos convênios feitos no templo?

Peça aos alunos que leiam Doutrina e Convênios 82:10.

O Presidente Joseph Fielding Smith ensinou: “Digo-vos que o Senhor não está obrigado, a menos que guardeis o convênio. O Senhor jamais quebra Seu convênio. Quando faz convênio com um de nós, Ele não o quebrará. Se for quebrado, sê-lo-á por nós. Mas quando é quebrado, Ele não tem obrigação alguma de nos dar a bênção, e nós não havemos de recebê-la”. (Doutrinas de Salvação, comp. Por Bruce R. McConkie, 3 vols. São Paulo: Centro Editorial Brasileiro, 1976, 2:255.)

“Eu, o Senhor, estou obrigado quando fazeis o que eu digo; mas quando não o fazeis, não tendes promessa alguma.” (D&C 82:10.)

A Fidelidade a Nossos Convênios Garante-nos Paz e Segurança

Explique aos alunos que o templo é um lugar de paz e um santuário neste mundo conturbado. Se freqüentarmos o templo regularmente e nos mantivermos fiéis a nossos convênios, teremos paz, segurança e orientação em nossa vida.

O Élder Neal A. Maxwell disse: “Se guardarmos nossos convênios, estes nos manterão espiritualmente seguros”. (A Liahona, julho de 1987, p. 71)

• Como os convênios que vocês fizeram os têm ajudado até agora a manterem-se espiritualmente seguros?

Diga que no templo fazemos convênio de viver de modo a sermos dignos de retornar à presença do Pai Celestial e de Jesus Cristo. Às vezes, em meio às dificuldades diárias da vida, chegamos a duvidar se viver assim realmente seria possível.

Peça aos alunos que leiam 1 Néfi 17:3, 13.

• O que essas escrituras nos ensinam a respeito de como o Senhor irá nos ajudar se nos esforçarmos para voltar à Sua presença? Como vocês testemunharam o cumprimento dessas escrituras em sua vida?

O Élder Boyd K. Packer disse: “Depois de entrardes no templo, receberdes vossa investidura e vos ajoelhardes diante do altar para serdes selados, podeis levar a vida simples de uma pessoa comum, lutando contra a tentação, cometendo erros e arrependendo-vos repetidas vezes, mas sempre com o firme propósito de cumprir vossos convênios. (…) Dia virá em que recebereis a bênção: ‘Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor’. (Mateus 25:21)” [Let Not Your Heart Be Troubled (Não Vos Inquieteis), 1991, p. 257.]

O Presidente Howard W. Hunter convidou-nos a irmos ao templo freqüentemente “para termos a bênção pessoal de adorar no templo e sentir a santidade e a segurança proporcionadas por aquele lugar santo e consagrado. O templo é um lugar de beleza, revelação e paz. É a casa do Senhor. O Senhor considera-o sagrado. Deveríamos fazer o mesmo”. (Citado por Jay M. Todd, “Presidente Howard W. Hunter”, Ensign, julho de 1994, p. 5.)

Conclusão

Peça aos alunos que digam o que sentem a respeito da bênção de receber as ordenanças do templo e fazer convênios com o Pai Celestial.

Passe o vídeo Juntos para Sempre, se o tempo permitir e se tiver a fita.

Peça aos membros que cantem “Mais Vontade Dá-me”. Preste testemunho da bênção de receber as ordenanças do templo e do privilégio de fazer convênios com o Pai Celestial.

Convide uma pessoa para fazer a oração de encerramento.