Livros e lições
Capítulo 20: Batismo


Capítulo 20

Batismo

Imagem
A Hispanic missionary baptizing a Hispanic man in a large font or pool.

O Mandamento de Sermos Batizados

  • Por que precisamos ser batizados?

Hoje, como nos dias de Jesus, existem certos princípios e ordenanças do evangelho que precisamos aprender e a que precisamos obedecer. Um princípio do evangelho é uma crença ou um ensinamento verdadeiro. Uma ordenança é um rito ou uma cerimônia. Os dois primeiros princípios do evangelho são fé no Senhor Jesus Cristo e arrependimento. O batismo é a primeira ordenança do evangelho. Uma das instruções que o Senhor deu a Seus Apóstolos foi: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado” (Mateus 28:19–20).

Precisamos Ser Batizados para Remissão de Nossos Pecados

Quando colocamos nossa fé em Cristo e nos arrependemos e somos batizados, nossos pecados são perdoados por meio da Expiação de Jesus Cristo.

Aprendemos nas escrituras que João Batista “[batizou] no deserto, e [pregou] o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados” (Marcos 1:4). O Apóstolo Pedro ensinou: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados” (Atos 2:38). Após a conversão de Paulo, Ananias disse a ele: “Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados” (Atos 22:16).

Precisamos Ser Batizados para que Nos Tornemos Membros da Igreja de Jesus Cristo

“Todos aqueles que se humilharem perante de Deus e desejarem ser batizados (…), que verdadeiramente se arrependeram de todos os seus pecados (…) serão recebidos pelo batismo na sua Igreja” (D&C 20:37).

Precisamos Ser Batizados Antes de Recebermos o Dom do Espírito Santo

O Senhor disse: “Se Te voltares para mim e (…) te arrependeres de todas as tuas transgressões e fores batizado, sim, na água, em nome de meu Filho Unigênito (…) receberás o dom do Espírito Santo” (Moisés 6:52).

Precisamos Ser Batizados para Mostrar Obediência

Jesus Cristo não tinha pecado, mas assim mesmo foi batizado. Disse que Seu batismo era necessário para “cumprir toda a justiça” (Mateus 3:15). O profeta Néfi explicou que o Senhor lhe disse: “Segui-me, pois; e fazei as coisas que me vistes fazer. (…) Com todo o coração, agindo sem hipocrisia e sem dolo diante de Deus, mas com verdadeira intenção, arrependendo-vos de vossos pecados, testemunhando ao Pai que estais dispostos a tomar sobre vós o nome de Cristo pelo batismo” (2 Néfi 31:12–13).

Precisamos Ser Batizados para Entrar no Reino Celestial

Jesus disse: “E os que crerem em mim e forem batizados (…) herdarão o reino de Deus. E os que não crerem em mim e não forem batizados, serão condenados” (3 Néfi 11:33–34). O batismo é a porta através da qual entramos no caminho que leva ao reino celestial (ver 2 Néfi 31:17–18).

A Forma Correta do Batismo

  • Como devemos ser batizados?

Existe apenas uma forma correta de batismo. Jesus revelou ao Profeta Joseph Smith que uma pessoa com a autoridade apropriada do sacerdócio para batizar “descerá à água com aquele que se apresentou para o batismo (…). Então imergirá a pessoa na água e depois sairão da água” (D&C 20:73–74). A imersão é necessária. O Apóstolo Paulo ensinou que ser imergido na água e sair dela simboliza a morte, o sepultamento e a ressurreição. Após o batismo, começamos uma nova vida. Paulo disse:

“Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?

De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.

Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição” (Romanos 6:3–5).

O batismo por imersão por alguém com autoridade adequada é a única maneira aceitável de ser batizado.

  • Por que a autoridade para realizar um batismo é importante?

  • De que modo o batismo por imersão se assemelha ao sepultamento e Ressurreição do Salvador?

O Batismo na Idade da Responsabilidade

  • Quem deve ser batizado?

Todo indivíduo que faz oito anos de idade e é responsável por suas ações deve ser batizado. Algumas igrejas ensinam que as criancinhas devem ser batizadas. Isso não está de acordo com os ensinamentos do Salvador. Quando Jesus falou das criancinhas, disse: “[das] tais é o reino dos céus” (Mateus 19:14).

O profeta Mórmon disse que batizar criancinhas era um sério escárnio perante o Senhor, pois elas não são capazes de pecar. Da mesma forma, o batismo não é exigido de pessoas mentalmente incapazes de discernir o bem do mal (ver Morôni 8:9–22).

Todas as outras pessoas devem ser batizadas. Precisamos receber a ordenança do batismo e permanecer fiéis ao convênio que fizemos naquele momento.

  • O que vocês poderiam dizer a um amigo que acredita que os bebês precisam ser batizados?

Fazemos Convênios Quando Somos Batizados

Muitas escrituras ensinam sobre o batismo. Em uma dessas escrituras, o profeta Alma ensinou que a fé e o arrependimento são passos que nos preparam para o batismo. Ele ensinou que, quando somos batizados, fazemos um convênio com o Senhor. Prometemos fazer certas coisas, e o Senhor, por Sua vez, promete abençoar-nos.

Alma explicou que precisamos desejar ser chamados de povo de Deus. Precisamos estar desejosos de ajudar e consolar uns aos outros. Precisamos ser testemunhas de Deus em todos os momentos, em todas as coisas e em todos os lugares. Se fizermos essas coisas e formos batizados, Deus perdoará nossos pecados. Alma disse o seguinte ao povo que acreditou em seus ensinamentos sobre o evangelho:

“Eis aqui as águas de Mórmon (…); e agora, sendo que desejais entrar no rebanho de Deus e ser chamados seu povo, (…) o que vos impede de serdes batizados em nome do Senhor, como um testemunho, perante ele, de que haveis feito convênio com ele de servi-lo e guardar seus mandamentos, para que ele possa derramar seu Espírito com mais abundância sobre vós?” (Mosias 18:8, 10.) O povo bateu palmas de alegria e disse que desejava ser batizado. Alma os batizou nas Águas de Mórmon (ver Mosias 18:7–17).

Alma ensinou que, quando somos batizados, fazemos convênios com o Senhor de:

  1. Entrar para o rebanho de Deus;

  2. Carregar os fardos uns dos outros;

  3. Tornar-nos testemunhas de Deus em todos os momentos e em todos os lugares;

  4. Servir a Deus e guardar Seus mandamentos.

Quando somos batizados e guardamos os convênios do batismo, o Senhor nos promete:

  1. Perdoar nossos pecados (ver Atos 2:38; D&C 49:13);

  2. Derramar Seu Espírito de modo mais abundante sobre nós (ver Mosias 18:10);

  3. Dar-nos diariamente a orientação e a ajuda do Espírito Santo (ver Atos 2:38; D&C 20:77);

  4. Fazer-nos surgir na Primeira Ressurreição (ver Mosias 18:9);

  5. Dar-nos a vida eterna (ver Mosias 18:9).

  • O que você acha que significa carregar os fardos uns dos outros? Ser uma testemunha de Deus em todos os momentos e em todos os lugares?

O Batismo Nos Dá um Novo Começo

Com o batismo, começamos uma vida nova. Essa é a razão por que ele é um novo nascimento. Jesus disse que, a menos que nasçamos da água e do Espírito, não poderemos entrar no reino de Deus (ver João 3:3–5). Esse princípio foi claramente explicado a Adão:

“E sendo que haveis nascido no mundo pela água e sangue e espírito que eu fiz e assim vos haveis transformado de pó em alma vivente, do mesmo modo tereis de nascer de novo no reino do céu, da água e do Espírito, sendo limpos por sangue, sim, o sangue de meu Unigênito” (Moisés 6:59).

O Apóstolo Paulo disse que, após o batismo, devemos começar uma vida nova: “Fomos sepultados com ele pelo batismo (…); assim andemos nós também em novidade de vida” (Romanos 6:4). Uma das grandes bênçãos do batismo é que ele nos oferece um novo princípio no caminho para alcançarmos a nossa meta eterna.

  • De que modo o batismo foi um novo começo para vocês?

Escrituras Adicionais